O nome da próxima geração do Xbox é mais simples do que você pensa: é apenas “Xbox”

A próxima geração do Xbox teve um grande anúncio na semana passada, com uma primeira olhada e um nome: Xbox Series X. Este faz parte da quarta geração do Xbox da Microsoft, seguindo as gerações do Xbox original, Xbox 360 e Xbox One.

É uma lista diferentes de nomes, especialmente em comparação com a simplicidade absoluta da linha PlayStation da Sony, que começa com o PlayStation 1 em 1995 e vai até o próximo PlayStation 5, programado para 2020. Mas havia algo de especial na maneira como a Microsoft revelou o nome da Series X – preste atenção a imagem acima. Você conseguiu notar?

“The New” é minúsculo, seguido de “XBOX” em letras grandes e, em seguida, “SERIES X” em letras de tamanho médio abaixo disso. Abaixo, você verá melhor:

Após uma inspeção mais detalhada, parece que “Xbox” é a marca e “Series X” é o modelo – como se o nome a seguir para os consoles Xbox fosse simplesmente “Xbox”. Isso foi explicado pela Microsoft e acontece por uma boa razão para isso.

“O nome que estamos levando para a próxima geração é simplesmente Xbox“, disse um representante da Microsoft ao Business Insider, “e no The Game Awards você viu esse nome ganhar vida através do Xbox Series X”.

Como a primeira geração do Xbox, a próxima é simplesmente chamada de “Xbox”.

É uma mudança de nome básica, mas significativa que pode ajudar a simplificar a linha Xbox para consumidores interessados. Também esclarece a intenção da Microsoft com sua linha de console.

“Semelhante ao que os fãs viram nas gerações anteriores, o nome ‘Xbox Series X’ permite espaço para consoles adicionais no futuro“, disse o representante da Microsoft.

Atualmente, existem dois modelos do Xbox One: o Xbox One X e o Xbox One S. Ambos foram lançados após o Xbox One original, lançado em novembro de 2013.

Por vários anos, a Microsoft também ofereceu o Xbox One, que parecia diferente dos dois consoles vistos acima. Todos esses três consoles fazem parte da geração “Xbox One”, que acompanha desde 2013 até os dias atuais. Todos eles jogam os mesmos jogos do Xbox One, embora o Xbox One X seja tecnicamente muito mais poderoso do que as outras duas caixas.

Confuso ainda?

É exatamente por isso que a Microsoft está simplificando sua convenção de nomenclatura daqui para frente. Ao mesmo tempo, é claro, a declaração indica que a Microsoft já está trabalhando em outras versões do Xbox para a próxima geração – algo que se alinha com os repetidos rumores de um Xbox sem disco e de preço mais baixo. A Microsoft não confirmou um novo console além do “Series X” no entanto. “Estamos empolgados em oferecer aos fãs um vislumbre da próxima geração de jogos com o Xbox Series X”, disse o representante, “Mas além disso, não temos mais nada a compartilhar”.

Uma coisa é clara: esse nome da “Série X” não é tão importante – é apenas o Xbox a partir de agora.

133 comments on “O nome da próxima geração do Xbox é mais simples do que você pensa: é apenas “Xbox”

    1. Exatamente. Eles já tinham avisado isso antes e muita gente não entendeu direito na época. Provavelmente todos os futuros consoles serão somente Xbox e fazendo parte de uma dessas “series”. Os futuros consoles serão SEMPRE compatíveis entre si, seja em acessórios ou jogos. Isso também faz parte do que a MS tinha falado sobre a aproximação dos consoles com o PC, já que essas são características que já encontramos lá há tempos.

    1. Toxel tá quase em falência, não sei de onde eles arrumam grana pra manter aquele pessoal, a IGN ainda se mantém pela sede internacional, se não fosse isso, é outra que estava a beira da falência também.

      1. Deixem de ser trouxas isso é mundo real e leis trabalhistas valem, a NZN está cada vez mais revitalizando a redação dele e mandando o pessoal mais antigo embora.
        Foi assim com o Guilherme Dias, Bruno Micali e assim por diante, é uma decisão da empresa que vem desde os tempos de desligar totalmente as relações com Curitiba e focar cada vez mais em São Paulo.
        Deixem essa mania de perseguição de lado, eles não tem nada contra a marca Xbox, essa síndrome de vcs acerca de uma “mídia sonysta” é ridículo bicho!
        Agora a IGN Brasil sim tem falhado diversas vezes, essa merece ser cobrada!
        Prestem atenção: Cobrar é diferente de atacar, não sei se vocês sabem a diferença.

        1. Falou, falou e não disse nada.
          Típico.
          Prove que a Voxel não favorece o PlayStation em algumas materias. Porque o que mais vejo em canais de Xbox são gente com provas (em imagens) que mostram um tratamento diferenciado em prol do console da Sony.
          Mostre pra gente onde eles tratam os dois consoles iguais. Se conseguir, claro.
          No aguardo.

          1. Cara, eles tem vídeos da história do Xbox, as análises de jogos da MS feito por eles sempre são boas (bem feitas, abordadando todos os aspectos), são super acessíveis pelo twitter e inclusive na polêmica do TGA o Próprio autor da análise de Death Stranding me explicou numa boa como funcionava a votação de modo que no fosse manipulada.
            Me chama no whats (41) 98511-0086 que eu mostro.
            Já vi fã de nintendo atacando eles, de Xbox… uma mania de perseguição na maioria das vezes infundada e que não vai dar em nada.
            Já pensou em cvs com o jornalista sobre um jogo? perguntar? já consegui falar com vários sempre com muita educação e debater inclusive, sabe pq? eles não são estrelas do rock, apenas seres humanos normais e acessíveis.
            N posso mandar por aqui (pc do trabalho haha), mas me chama lá no whats que te mostro certinho.
            O próprio Guilherme Dias que trabalhava lá adora Halo por exemplo, tem Xone e assina o Gamepass veja só…
            Enfim, chama lá e eu te mando os prints.

          2. Ok, mas e a garota que criticou os gráficos de GodFall e foi demitida essa semana?
            Eai?
            Se ela tivesse falado mal dos gráficos de Hellblade seria demitida?
            Muuuuita coincidencia

        2. Pra mim, um jornalista que processa um canal de games porque ouviu um xingamento ali tem que ir a falência mesmo. Ainda mais cobrando 30 mil, eles só querem ver a desgraça do cara.

          1. Bicho, se fosse só um xingamento tudo bem.
            Acho engraçado essa visão:
            Saiu uma sentença condenatória julgando o pedido do autor PROCEDENTE após apelação, as vezes até um acórdão com mais de um voto.
            Mas a culpa é do autor da ação que exigiu fazer valer o direito perante a lei e não do ofensor que cometeu um ato tipificado.
            Vai nessa, blz, mas não faz sentido nenhum.

          1. Os caras mordidos pra caramba com o novo console ??? “ainnn não adianta potência sem jogos ainnnn”, é sempre a msma historinha ??

        1. a nzn pedeu a mão em muita coisa esse ano, pra mim o desligamento do bruno micali foi uma baita perda!
          Vale dar uma olhada no canal pessoal novo dele:
          “fala mica!”

    1. Tipo, se tiver um novo console junto no lançamento, faz sentido, mas se não tiver nada, apenas um, não faria nenhum sentido esse nome, mesmo que fosse atualizar depois, a Sony faz isso desde que o mundo é mundo, não precisa colocar esse series na frente.

  1. OFF: Não sei se já foi noticiado, mas The Witcher 3 vai entrar no catálogo do Game Pass no dia 19/12!!!! É isso mesmo! The Witcher 3! Um dos melhores jogos da geração, senão o melhor!

      1. SHOW de bola!
        Eu nem tinha visto. Só fiquei sabendo que entraria no catálogo… Daí acabei vendo em uma live… Fiquei bem feliz com essa notícia! Vlw!

        1. cara eu tenho 30h deste jogo e aina n estou nem na metade, quando vir ao gamepass volto a jogar, to doido para retomar a aventura, ainda mais agora que entro em férias dia 06/01!!

  2. Acho que o phill está errando em ficar vazando informações. Japonês não é bobo cara. Estão “comendo quietos”.

    Vazar informação de hardware não é uma boa tática…. concorrente, sabendo do conteúdo, faz melhor.

  3. Isso mesmo. É um reboot da marca. Seguindo esse conceito, o nome do novo console ficaria Xbox X. Simples e direto. Mas poderia ser Xbox 1, 10, C, Z, enfim, desde que fique evidenciado o nome Xbox.

      1. Acredito que usaram o X justamente devido ao Xbox One X. o X já definia qual era a versão mais potente, premium da marca. Se seguir a lógica o Lockhart será um Series S ou Series D (all-Digital).

    1. Em uma pesquisa recente descobri que o X360 só não foi batizado de “Xbox 2” porque poderia induzir o consumidor a achar que o “Xbox 2” seria inferior ao Playstation 3 por causa dos números, pois 3 seria melhor que 2.

          1. Dizem que ela pulou o 9 mais por uma questão de programação, pois os aplicativos mais antigos poderiam “ver” o sistema como Windows 9x.

          2. Eles queriam mostrar que era algo novo e diferente do Windows 8/8.1 . “Windows 9” seria só “a próxima versão”. Windows 10 é “um salto a partir do Windows 8”. Assim como eles mudaram o esquema de nomes do windows depois do Vista pra dar a ideia de que o 7 era algo novo e completamente diferente. Também tem o fato de que eles queriam na verdade chamar de “Windows One”, pra fazer um ecossistema entre Windows One, Xbox One, OneDrive e OneNote (inicialmente o Office 365 seria chamado Office One também pra dar a noção de ecossistema), só que já existe “Windows 1” e isso poderia criar problemas com programação (da mesma forma que Windows 9 poderia criar problemas com Windows 9x). No final eu acho que 10 é sempre um número marcante, e quando você chega no 8 em versão de algum software você sempre vai ter a opção de ir pro 9 ou fazer uma jogada de marqueting e falar “por** melhorei tanto esse negócio que decidi chamar de 10 logo!”

          1. É pq a principal concorrente era a Samsung com o Note (ou Galaxy) 10. E ela lançaria o iPhone 9. (Se nao me falhe a memória dos numeros)

      1. Pior q faz sentido isso, vc pega um pai desinformado e olha Playstation 3 ou XBOX 2 o cara vai dizer Playstation pq tem o 3, já presenciei coisa parecida com celular só por conta de um número, a galera mais casual não entende bem e acaba fazendo comprando gato por lebre.

        1. Hehe. Mas nem sempre é assim. Hoje sabemos que o Mega Drive III da Tec Toy tem sua construção bem inferior comparado com o Mega Drive II Americano, mas na época esse “III” fez muito sucesso.

        2. Lembro disso quando estava vendendo minha geforce 4 4600ti e o cara pechinchando falando que tinha placa melhor mais barata e nova. No fim, após várias explicações eu falei “beleza, compra lá a sua FX 5200 e seja feliz”.

    2. Também tive a impressão de que a recepção piorou agora que foram tentar explicar, já tá cheio de veículo de mídia divulgando a fala do representante da Microsoft ao Business Insider e os comentários não estão sendo muito amistosos.

    1. Ou Haterbox, a plataforma ideal para o juninho de 12 anos que está de férias na escola deixar seus jogos como Fortnite, Cod, Fifa e aquele Uncharted 4 da olx além de um GoW que encheu o saco do pai o ano todo para ganhar e ir em site de qualidade questionável encher o saco de donos da plataforma alheia criticando o tão irrelevante H A T E R B O X afinal de conta, ele é irrelevate e flop, por isso eu não posso parar de falar dele o tempo todo ainda que isso signifique um desejo interno de possuir um, mas não ter grana para comprá-lo!!!
      Boa Juninho!!!
      Agora vai lá zerar Uncharted 4 pela 998998989879878979878946864784 vez ok?

        1. Cara em momento algum eu questionei a qualidade do jogo uncharted, só ir la no meu tt (@sou1pug) e ver, foi um dos melhores games que zerei o ano todo.
          Mas a gama de multiplayer do Xbox aliás, apenas do que está disponível no gamepass dão uma surra no MP de uncharted por exemplo, jogo este que valeu cada segundo pela campanha PERFEITA… mas enfim, questão de gosto.
          Além do que GoW, SpiderMan, Detroit, Horizon não tem o Multi, terminou a história, fez umas 2 vezes NO MÁXIMO o new gameplus e pronto, fim.
          Pra gente que trabalha e estuda o dia todo talvez isso seja mta coisa, mas para o muleque que tá de férias da escola, bom… no máximo 1 ou 2 meses.

  4. Apesar de algumas pessoas estarem criticando no Twitter, utilizar o nome “XBOX” como nome base é uma estratégia muito inteligente. Como grande parte das pessoas se refere a plataforma quando vão pesquisar ou comentar sobre o console da Microsoft? XBOX.

    Se possui alguma dúvida, pesquise no Google Trends e verá a diferença exorbitante entre “Xbox” e “Xbox One”. Da mesma forma, “PS4” é muito mais pesquisado do que “Playstation 4”.

    O termo “Xbox” também é 10/15x mais pesquisado que o termo “Playstation 4”, e está quase empatado com o termo “PS4” (perde por uns 5%)

    Ou seja, o que a Microsoft quer é popularizar ainda mais esse termo. Na minha opinião, foi muito bem pensado, e os dados do Google mostram isso.

  5. Vai ser igual carro. O mesmo nome com modelo diferenciado pelo ano.

    É fim de gerações no Xbox.

    A diferença vai ser que um terá “ABS, Direção, Banco de couro, etc” . E os Xbox mais antigos podem parar de receber games novos depois de alguns anos.

      1. Depois dou block. Zé Roela aqui na minha lista não aparece.

        Mas antes, na boa, na educação e moralidade… vai achar o que fazer, Zé. Sua raiva é ridícula e infantil. Cresce e vire um homem. Aceite o que a vida tem de melhor e seja feliz.

        Esse rancor não te faz bem, só cria discórdia com você mesmo. Aposto que vai dormir olhando site da concorrência para tentar, eu disse tentar pois não conseguiu ainda, achar algo que satisfaça a sua necessidade pessoal.

        Deve ser muito triste ser você… por isso eu bloqueio Zé Roela, gente tóxica e sem vida.

  6. Próximo Playstation vai se chamar Playstation 5 – caixistas: “Lixo, falta de originalidade”;
    Próximo Xbox vai se chamar Xbox: – caixistas: “Demais, Phil gênio”.

      1. Não espere coerência da maioria dos caixistas desse site….se o videogame fosse com formato e cor de cocô, e se chamasse Xbox Merda, ainda assim eles adorariam e achariam lindo !! rssss

  7. Devido a popularização dos celulares no mundo, muitas pessoas praticamente entendem essas nomenclaturas, e olha que temos centenas de modelos no mercado.

  8. a única coisa que me interessa é saber se a ms vai continuar liberando todos os jogos p pc e mendigo pass. ms é amiga da garotada, dá o .. e não cobra nada… kkkk?

  9. Já pensou se a linha Xbox seguisse por ordem de lançamento desde o primeiro Xbox clássico ? Tipo Xbox 1, Xbox 2, Xbox 3 e Xbox 4 ? Seria o máximo ! Mas parabéns pelo trabalho da macrosofit pelos seus consoles ! Estou muito satisfeito ! Espero ver mais exclusivos diferentes ,sem ser Forza ,halo e guears !!!! Boa sorte Phill spense ! ???

  10. Opinião a parte, e estou sendo o mais sincero e coerente possível, pra mim, é um tiro no pé ! Acham que leigo ou pai que compra console pro filho vai saber a diferença de um pro outro? Não consigo entender porque não batizar com um nome para destacar dos outros, para que todos saibam que é o mais avançado e da nova geração….não é questão de se adaptar ou se acostumar com o nome, mas é questão de marketing mesmo, de vc saber vender o console, diferenciar para que TODOS SAIBAM QUAL É….do lado da Sony fica fácil, por conta da numeração, agora do lado da Microsoft não…

    A Nintendo fez uma pesquisa e descobriu que 1 dos motivos para o Wii u ter fracassado, foi o nome que confundiu mais que ajudou. Muita gente achou que fosse o mesmo videogame, porém com um tablet…isso não foi eu quem diz, foram pesquisas.

    Só resta desejar sorte a Microsoft

  11. Eu só queria que eles esclarecessem de uma vez por todas até quando o One X vai aguentar e se ele vai de algum modo acompanhar a geração seguinte por ter sido lançado no fim de 2017 (2 anos de vida agora).
    Se eles confirmarem que os games virão tanto para One X quanto Series X eu migro para o One X!!
    (Óbvio que estaria ciente de contar com menos gráficos e fps, mas se o One X funcionasse como FAT eu migrava de boassa).

    1. Então, se o One X funcionar como “fat” até entendo, caso contrário é meio tiro no pé mesmo…
      Mas n acho que o nome seja decisivo, a apresentação do Series X foi bem clara para a comunidade e o público gamer no geral (aquela maioria entusiasta que compra nos três primeiros anos da Gen) ou seja, creio que se vier com exclusivos first party de peso na line up do console, com gamepass, retro e sendo mais poderoso… é difícil apenas o nome apagar todo o resto entende?
      Compreendo e concordo plenamente com o seu ponto de vista e acho problemática a decisão, todavia reitero, se o resto do checklist ser cumprido acho muito pouco provável o pessoal confundir.

      1. Acho que vc não entendeu…pra quem acompanha videogame é ligado em notícias, é muito facil, mas o cara que é leigo, ou o pai e a mãe que só vai comprar o videogame pro filho, é complicado…

        Falo por mim mesmo. Ja ajudei uma senhora aqui no trabalho a comprar um Xone pro filho dela…sabem qual ela ia comprar, achando que estava correto?? o 360 !!

        Nem falo mais nada…

        1. Isso é bem vrd, eu conheço uma boa quantidade de pessoas que nem conhecem o Xbox One, tenho tentado vender o meu Fat, e quando ofereço ele geralmente as pessoas casuais acham estranho pois conhecem o X360 e não o One

  12. Cara, eu achei que isso já era meio óbvio. Já tem rumor rolando tem tempo que vai ter mais de um console, e como foi mostrado na matéria tem diferença grande de tamanho das letras na revelação do nome. Series é a mesma coisa que série ou modelo ou coisas relacionadas a isso. Series X é tipo, linha X ou modelo X. Então é óbvio que se os rumores de versões diferentes for real eles vão anunciar um Series S ou qualquer outra letra. Então os modelos lançados vão ser somente Xbox e pronto. Mas acho que provavelmente as pessoas devem adotar o método de abreviação pra esses modelos diferentes. Acho que Xbox SX vai pegar pro Series X e se o outro for Series S talvez chamem de Xbox SS.

  13. Suspeitei desde o princípio hahaa… Quando vi escrito Series X, jah peguei a msg na hora…
    Imagino a E3 2020, Microsoft apresentando o Series S….

  14. Cara! Pensei a mesma coisa! A marca Xbox, a partir da próxima geração, vai ser só “Xbox” a MS so precisa disso! Menos confusão na hora de falar o console e muito mais prático!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *