O nome definitivo do próximo Xbox deverá refletir suas habilidades

O tempo passa rápido, e não falta muito para a E3 2020, quando possivelmente devemos ver a revelação do próximo Xbox, que tem nome temporário de “Project Scarlett”. Entretanto, qual nome final dessa máquina? Descobrimos agora que ela pretende refletir os recursos do console.

A próxima geração de consoles da Microsoft é até agora conhecida sob o título de Project Scarlett. Obviamente, como no Project Scorpio (Xbox One X), esse nome não será o nome final de vendas do console. Como o novo console Xbox será chamado, apenas um punhado de pessoas provavelmente conhece dentro da Microsoft no momento.

Em uma entrevista ao Stevior, Phil Spencer, chefe do Xbox, foi perguntado sobre o nome final do Projeto Scarlett. Segundo Spencer, o nome refletirá as habilidades e o propósito. Assim como no Xbox 360 e no Xbox One, não é difícil encontrar um nome adequado, pois eles refletem o objetivo.

“Nossa nomeação é baseada no que acreditamos, no que são as habilidades. O Xbox 360 era sobre a experiência de entretenimento em volta (360 graus) da caixa, que é o foco dessa experiência de entretenimento. O Xbox One, se você se lembra da nossa marca desde cedo, estava “sempre participando, tudo em um”. Esses nomes foram realmente criados com base no propósito da caixa”.

Em particular, o Project Scarlett se manterá por conta própria e não buscará uma continuidade, como a Sony faz com o PlayStation, apenas para se conectar à marca. Então, podemos descartar “Xbox Two”.

85 comments on “O nome definitivo do próximo Xbox deverá refletir suas habilidades

      1. Blogão, a melhor notícia de ontem pra hoje são as especificações do Scarlett Lockhart/Anaconda e vc não colocou rapaz? Os sonystas fanáticos estão em pânico com os 12tflops do xbox, tu viu lá?

      2. Se a Nintendo tivesse feito um console menos exótico em vez do 64 e simplesmente tivesse chamado de Super Nintendo 2, tudo teria sido diferente, mas pelo menos ela é coerente aqui, se vai usar nome diferente, faz nome diferente pra valer, não ficar só arranjando um sobrenome a cada geração e mantendo o nome original como a Microsoft faz, e o pior, os sobrenomes até aqui são relacionados a números (360, One), o que deixa a identidade mais vaga ainda. Pelo menos funcionou bem pro 360 justamente por ser número literal mesmo (e por alguma razão, sinto relação entre xbox 360 e nintendo 64), mas tá na hora de eles tomarem uma decisão, ou mudam o nome da plataforma (abandonar “xbox”), ou taquem logo um número aí. A Microsoft faz muita coisa boa, mas se tem uma coisa que eles são cagados é com conceito de nomenclatura e identidade. Basta ver o Windows: 95, 98, XP, Vista, 7, 8, 10, 10X.
        Que porra é essa?

          1. Tava indo bem, na minha opinião, mas Neo e Duo cagaram forte. São nomes que não dizem bosta nenhuma, aliás, pior ainda pro Duo, que pelo menos lembra o conceito de 2 alguma coisa, mas aí tem o Neo, que é basicamente o mesmo produto, com tamanho diferente. Poderia ser um Duo XL, sei lá. Pra mim, os que funcionam melhor são o Surface book e o Surface Studio, que são meus sonhos de consumo.

        1. Cara usa teu juizo; qual palavra tu sente mais força? Nintendo 64 ou super Nintendo? O nome Nintendo 64 não te traz uma sensação de poder? (64 bits) fica muito mais superior ao nome super Nintendo; era essa a ideia; na época era o console mais poderoso do mundo,!

      1. Só que pra isso ser coerente como a Nintendo faz, teria que trocar xbox por outra coisa e seguindo um nome diferente a cada geração. Vc não joga Wii Switch, e nem jogou Cube Wii. Ela troca nomes, não adiciona sobrenomes.

        Além disso, eu percebo que a fidelização dos clientes/fãs tem muito a ver com a solidez da identidade. Tanto que o WiiU ficou bostão já partindo daí.

          1. Xbox, Xbox II, Xbox III, manteria bem melhor. Xbox One é um nome ruim.
            Sobrenome é pra gente, pra produto fica merda.

            E cara, nintendo é o nome da empresa, Aí vc teria que colocar Microsoft Xbox One X pra comparação ser equivalente.

          2. Vamos fazer um exercício: onde vc sente mais continuidade, confiança e solidez, na política de nomes da Nintendo ou na da Sony?

      2. Só que pra isso ser coerente como a Nintendo faz, teria que trocar xbox por outra coisa e seguindo um nome diferente a cada geração. Vc não joga Wii Switch, e nem jogou Cube Wii. Ela troca nomes, não adiciona sobrenomes.

        Além disso, eu percebo que a fidelização dos clientes/fãs tem muito a ver com a solidez da identidade. Tanto que o WiiU ficou bostão já partindo daí.

      3. Só que pra isso ser coerente como a Nintendo faz, teria que trocar xbox por outra coisa e seguindo um nome diferente a cada geração. Vc não joga Wii Switch, e nem jogou Cube Wii. Ela troca nomes, não adiciona sobrenomes.

        Além disso, eu percebo que a fidelização dos clientes/fãs tem muito a ver com a solidez da identidade. Tanto que o WiiU ficou bostão já partindo daí.

    1. Se o problema da numeração é pelo fato da MS ter receio de deixar o número inferior ao número do playstation, daria pra alcançar essa numeração, se fosse considerado o “Xbox One X” como uma numeração própria: Xbox Classico = Xbox 1, Xbox 360 = Xbox 2, Xbox One = Xbox 3, Xbox One X = Xbox 4. O próximo seria o Xbox 5

    1. To apostando nesse nome também, e acho que teria um marketing bem simples até sobre esse nome. Dá a ideia de infinidade, e ele vai ter retro com todas as gerações de Xbox e vai ser lançado logo agora que vai começar a era do streaming, o que pode fazer com que ele rode jogos mesmo depois que o hardware não tiver mais força pra isso. Pode também dar a ideia de ilimitado.

  1. Não sei de onde tiraram que o nome seria Xbox Two, além do nome horrível, essa possibilidade foi descartada do Xbox 360 justamente pra não parecer um console atrasado perto do Playstation 3, nome deve ser Xbox Infinite, o mais provável até agora.

      1. Eles não queriam deixar igual mas também não queriam deixar “Xbox 2”, o pessoal mais desavisado, que é a maioria, iria achar que o console era uma geração inferior só por causa do numero, 360 além de não definir o numero do console, ficou bonito e nem deixou parecendo ser inferior ao PS3.

        1. Cara, eu sei desse lance aí todo, mas é aí que está: se vc tem um produto vencedor, vc não pode se pautar e algo tão fundamental assim pelo concorrente. É pequenez.

          1. É mas é o pai do garoto que não entende porra nenhuma de tecnologia, muito menos de vídeo game é quem vai comprar o produto, pra esse Sr. o número 5 se torna mais atrativo que o 2.

          2. True, comentei cm a minha mãe de comprar o ps1 classic ela já sabia na hora q era velho(não é velho o classic mas ela associou ao ps1 original) agr se falo de wii, one, 360 que for ela tem dificuldades para saber se é novo ou velho, play tem essa vantagem numerica para leigos (que normalmente são quem compra os consoles, vulgo pais das gurizada, famosa galera q dava polystation por ser leiga e pelo nome parecer kk)

          3. Fala isso pra empresas de smartphones.

            Além disso, o que é melhor pro pai leigo, um número ou um esquema conceitual filosófico modernista?

          4. Pois é, mas o Xbox não era um produto vencedor, o Playstation 2 tava muito mais popular, tem gente que nem sabe que o primeiro Xbox existe, ele tinha que chegar mostrando que tava ali lado a lado e não como um produto inferior, se tivesse um nome como Xbox 2, muita gente iria achar que era um console da geração ps2, poderia ser um erro grave, apesar de bobo, agora que todo mundo sabe o que é Xbox ele pode inventar o nome que quiser.

  2. Xbox Infinite eu achei muito massa a ideia, tinha visto até uma Logo escrito Xbox e o Infinite composto pelo O e o X formando o 8 deitado ou simbolo do infinito kkkk

  3. Xbox enterra de vez no budigo do sonysta. Nome que agregaria ao marketing e faria jus a realidade. Ou Xbox Sony sua vagabunda passa as fraldas pumpers!

  4. Esse significado do nome “One” foi explicado pela Microsoft VÁRIAS vezes. O que sempre me irritava é quando pessoas chamavam o próximo Xbox de “Two”, fazendo alusão ao “One” como numero 1, logo o próximo seria o 2. Tá errado!

    Essa palavra do inglês não é só sobre número, mas tem significado de único, unificado, etc. É uma curiosidade boba, mas caixista deveria saber disso caramba. 😉

  5. Podiam por Xbox infinit para combar cm o halo, fica um nome lgl tb e pode-se dizer que o nome significa que “você terá infinitos jogos cm o gamepass!”

  6. Por mim poderia deixar x box scarlet, e o inferior x box lockhart. Mas como estão comentando colocar nomes diferentes em produtos complica um pouco pra quem é menos antenado e talvez fosse melhor uma uniformização que nem acontece com os smartphones.

  7. Eu iria dropar o subtitulo que vem junto com o nome Xbox
    Só o nome “Xbox” já é forte o sufciente. Por mim, chamaria de Xbox + o nome do seu modelo: como Xbox S2, Xbox X2, etc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *