Carregando...

O novo sistema operacional da Microsoft pode não chegar antes de 2020

O novo sistema operacional intitulado Windows Core OS (WCOS) pode não estar presente no evento Build 2019, a mais importante conferência da Microsoft para os desenvolvedores e que deverá ser realizada em poucos dias. Estas informações foram obtidas a partir de fontes de Tom Warren do The Verge e do site Windows Central.

O Windows Core OS e sua versão light para PC chamada Windows Lite, contrariando as expectativas, podem não fazer parte dos tópicos que serão discutidos durante a Build 2019. De acordo com alguns rumores, a Microsoft pode ter optado por não falar (ainda) sobre nova versão do Windows. A razão mais plausível se deve ao estado de desenvolvimento do novo sistema operacional, provavelmente ainda está inacabado.

Outra indicação por parte do Windows Central confirmaria o atraso no Windows Lite, adicionando uma possível explicação. O novo sistema operacional não será apresentado em breve porque ainda falta suporte completo para programas Win32 (programas e jogos tradicionais). Portanto, a Microsoft ainda estaria trabalhando nesta frente e espera iniciar testes internos neste verão americano (inverno no Brasil) com uma possível apresentação apenas no final de 2019 ou diretamente com um lançamento público não antes de 2020 a bordo de novos dispositivos.

Surface Hub e seu novo sistema (WCOS)

O famoso insider WalkingCat deu a sugestão para que anunciassem na Build 2019 mesmo, afirmado que seria mais apropriado do que anunciar já em algum produto no final do ano:

Embora não deva fazer parte do grande evento Build 2019, o WCOS deve ser oficialmente apresentado este ano, talvez em um evento Microsoft dedicado até o final de 2019, para estrear a bordo do HoloLens 2 e do Surface Hub 2X em suas respectivas variantes. Este sistema deverá ser algo modular, mais rápido e tornar o Windows mais acessível a uma nova variedade de dispositivos.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.