Carregando...

O próximo Xbox terá um recurso importante que o PS5 não pode igualar

Muitos são os rumores de console por aí sejam para o PlayStation 5 da Sony ou seu rival criado pela Microsoft para competirem em categorias semelhantes. Chamado Project Scarlett, por enquanto, deve concorrer em poder com o PS5. Isso porque a Microsoft e a Sony irão adquirir chips personalizados da AMD. A Microsoft tem algumas cartas na mesa que são bem conhecidas e que podem ser vantagens do Xbox Scarlett que você não terá no PS5.

A retrocompatibilidade é um recurso essencial para os dois consoles de jogos, e a Microsoft parece ter uma vantagem quando se trata disso – a Sony disse que está trabalhando nisso também para o PS5. Mas a Microsoft também está desenvolvendo um recurso ainda mais útil, que a Sony não pode replicar com facilidade.

O Phil SPencer do Xbox disse ao site Stevivor no XO19 que o Xbox Scarlett oferecerá suporte ao Xbox Play Anywhere. O que isso significa é que você poderá jogar alguns jogos do Xbox no Xbox One, PC e Xbox Scarlett sem perder nenhum progresso ou conquistas.

“Nosso objetivo para nossos jogos first party é que seus direitos sejam gerados por gerações e suas conquistas se movam efetivamente onde seu jogo for salvo”, disse o executivo.

O detalhe crucial aqui é a integração de jogos para PC com o universo Xbox. O Windows 10 é o sistema operacional que alimenta a maioria dos jogos de PC, e é por isso que a Microsoft tem essa vantagem significativa sobre a Sony.

Dito isto, esse recurso do Xbox Scarlett pode não ser perceptível inicialmente e pode levar algum tempo para que alguns jogadores o descubram. Halo Infinite será o primeiro jogo a ser executado nos três dispositivos. Da mesma forma, Gears 5 e Sea of ​​Thieves também funcionarão no PC, Xbox One e Scarlett. Provavelmente, mais jogos virão com o suporte do Xbox Play Anywhere no futuro.

“[Xbox] 360 para One não deveria ter sido [dois silos independentes] também”, disse Spencer. “Conversamos sobre o quão importante o digital seria nesta geração e, no entanto, não transferimos as compras digitais que você fez no 360 diretamente para o Xbox One. Eu sempre pensei que isso era uma falta.

No entanto, enquanto os jogos desenvolvidos pelos estúdios da Microsoft podem ser fornecidos com o suporte do Xbox Play Anywhere embutido, cabe a desenvolvedores terceirizados adicioná-los às suas próprias criações. Spencer disse esperar que outros também apoiem ​​o recurso.

Na prática, o Xbox Play Anywhere  permite que os jogadores do Xbox One, Xbox Scarlett e PCs compre um único jogo e joguem em todas as plataformas, e se quiserem contra pessoas em plataformas diferentes. Phil Spencer lamentou que isso não foi colocado no Xbox 360. Você também compra um jogo e na verdade leva duas cópias, uma para o Xbox compatível e outra para o PC através da loja da Microsoft.

Enquanto Spencer falou longamente sobre o Xbox Scarlett nos últimos dias, a Microsoft ainda precisa nos dizer será chamado seu próximo console, seu hardware e mostrar seu design.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.