Carregando...
5 1

O Segredo das Gigantes: Nokia Lumia com Android e o Surface Phone

O Segredo das Gigantes: Nokia Lumia com Android e o Surface Phone

lumia_android

Foi veiculado a notícia de que a Nokia teria criado um “Lumia” com Android mas o projeto teria sido engavetado. De acordo com o NY Times, uma “equipe dentro da Nokia tinha o Android rodando em dispositivos Lumia da empresa” isso teria ocorrido antes da união entra a Microsoft e a Nokia.

O projeto era secreto, mas a Microsoft o conhecia. Não tem nenhum indício que a Nokia levaria este projeto adiante, mas era sabido que a parceria entra as duas empresas acabaria em 2014 e este projeto poderia renascer ou não. Na época, a Nokia tinha um plano B, o Android. Mas não era só a Nokia que tinha um segundo plano, a Microsoft também, o misterioso Surface Phone.

surface-phone-new-2013-490x275

Por que a Nokia não lançou o Lumia com Android? Dentre alguns motivos, foi destaque a facilidade com que o sistema é executado em aparelhos com hardware modestos, inclusive o próprio Windows Phone 7, este trunfo o Android não atendia e até hoje não atende. A Nokia precisava de um sistema que garantisse a melhor experiência final ao usuário final. A partir daí a parceria se consolidou, o Surface Phone foi engavetado e a Nokia abriu mão em definitivo do Android.Surface_phone (1)

A Microsoft correu atrás da Nokia, o Google por outro lado, por ter um grande número de fabricantes não enxergou ameça, ficou inerte. Erro do Google, ele poderia ter entrado na briga pela Nokia e ter prejudicado o Windows Phone. Ponto para a Microsoft conseguiu se aliar a empresa de grande nome e qualidade.

E o futuro? Não sabemos. Mas podemos afirmar que com a aquisição da Nokia e o dinheiro da Microsoft, o Windows Phone ganhou segurança. O Surface Phone um dia sairá da gaveta, claro que deve demorar, mas que vai sair da gaveta vai. Só que agora criado pela Microsoft e pela Nokia. O Lumia com Android esta hora já deve ter sido queimado por Bill Gates e Ballmer.

 

Ps: Talvez esta última foto seja realmente do projeto inicial do Surface Phone, mais aqui.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.