O sucesso do Surface Phone terá muito pouco a ver com o próprio telefone

BEIJING, CHINA - SEPTEMBER 25:  (CHINA OUT) CEO of Microsoft Satya Nadella gives a lecture about dream, struggle and creation at Tsinghua University on September 25, 2014 in Beijing, China. CEO of Microsoft Satya Nadella visited China for the first time on Thursday.  (Photo by ChinaFotoPress/ChinaFotoPress via Getty Images)

Embora nunca foi explicitamente confirmado, o CEO Satya Nadella afirmou que criará um aparelho que vai além de um smartphones e que seria “o dispositivo móvel definitivo”  em recentes declarações. Além disso, o Diretor de Marketing, Chris Capossela, recentemente reafirmou tudo isso e ainda disse que a nova categoria deve ser lançada este ano.

O Windows Central acredita que a nova categoria será chamada de “Ultramobile” e o funcionamento do Windows 10 completo em processadores ARM para rodar programas Win32 através do Projeto Centennial será ao importantíssimo para a diferenciação deste dispositivo. Entretanto, para ter o sucesso, outros fatores colaborarão.

O Surface Phone, quando for lançado, será um produto pronto

Não seria mais lógico você pensar que este seria o melhor momento para inundar o mercado de Lumias e tentar coletar o maior número de aplicativos possíveis para o Windows Phone? A Microsoft está tão confiante assim no seu Surface Phone ao ponto de dar “stand-bye” nos seus smartphones? Sim, e talvez não seja difícil entender isso.

A Microsoft frisou que tal aparelho será o “dispositivo móvel definitivo” e criará uma nova categoria de aparelhos, assim como aconteceu com o Surface Pro e Surface Book. Logo, não espere algo que dependerá dos outros para que seja sucesso. Ele tem que ser diferente e motivar a compra de imediato. Por exemplo, o Lumia 950/XL foi duramente criticado pela ausência de aplicativos suportados no modo Continuum na época. Hoje, um mais de um ano depois, a coisa mudou bastante de figura, inclusive temos o Twitter, Facebook, Instagram, VLC, Messenger, e tantos outros. O Surface Phone não pode ter este erro.

A Microsoft tem que ter um celular que faça sucesso, e ela sabe disso. Entretanto, para participar do mercado mobile, a Redmond precisa levar a sua nova visão de um PC em uma releitura de “smartphone”. Além disso, para atingir o sucesso é necessário o investimentos em Pontes de Apps, AI/ Bots, parceria com fabricantes, UWP e o maior diferencial: Continuum. Afinal, os desktops é a área na qual a empresa domina por excelência.

Essa é a fórmula que a Microsoft deve alcançar ao lançar seu próximo celular. Explicaremos abaixo a razão

Apps

logo-wp10-outro

A Microsoft está fechando parceria com estúdio de jogos e desenvolvedores de programas para PCs para levar suas obras para Windows Store. Sim, são especulados cerca de 8 a 16 milhões de programas x86, e uma vasto legado que não para de crescer.

A exemplo,  40% dos jogos da Steam entraram em 2016. Apesar de considerarmos o UWP como alto “moderno”, o “EXE” é algo bastante atual e não algo empoeirado. Respeite as duas linguagens!

Destarte, a Microsoft tem se utilizado de pontes como Westminster (Web), IslandWood (iOS) e Centennial (Win32) para caprichar sua loja. É esperado que com a chegada do Windows 10 aos dispositivos ARM tais pontes sejam reforçadas.

AI e Bots

Skype-uwp-wp

 

Você pode até não acreditar, mas eles são tidos como o futuro dos aplicativos. Sim, você um dia fará tudo por bots ou inteligência artificial. É por esta razão que a Apple, Microsoft, Google, Nokia, Facebook, Samsung, etc… estão todas entrando neste barco.

Em 2016, Satya Nadella criou uma divisão específica para isso na Microsoft.

Parcerias

hp-elite-x3-mario

A saída dos Lumias tem uma razão principal: A Microsoft precisa parar de concorrer com seus parceiros, ela é a dona do software e tal competição se torna desleal.

A Microsoft deverá utilizar o modelo Surface para os celulares. Dessa forma, espere algo como o lançamento de um produto top de linha, o melhor no mercado, e  que coloque suas parceira para criar algo a altura ou algo com preços mais competitivos. Atualmente temos visto algumas parceiras neste sentido como a HP, Alcatel, Vaio… Mas isso precisa ser ampliado para o mundo.

Como o Surface Phone deverá ser um “Surface de bolso“, um verdadeiro smartphone com poderes de PC, logo pode ser que não seja tão difícil coletar mais apoio. Pelo menos, na CES 2017, vimos muitos produtos seguindo este tendência.

UWP

windows-10-unificacao

A Microsoft está focada na Plataforma Universal, afinal, um app ou jogo recém criado por ela está praticamente pronto para tudo que rode Windows 10. Esta  é uma das ideias mais geniais que vimos nos últimos tempos.

Com o Xbox em mãos, e o promisor Scorpio não será difícil a longo prazo trazer incríveis jogos para o UWP – Projeto Helix, lembra?

Aqui não tem outra, é a força dos PCs, 2 em 1, Hololens, Xbox, tablet e  futuramente o  Surface Phone ( e seus clones), afinal, estes deverão ser os PCs mais baratos dispositivos no mercado, além de que todo mundo anda com um smartphone nos dias de hoje.

“Celular PC” foi só o início

snapdragon-835

A Microsoft na WinHec anunciou o “Celular PC” que seria um dispositivo compacto ou não, de no mínimo 6 polegadas até 14, com Windows 10 completo e que roda em processadores ARM. Além disso, ele suportaria rede 4G/5G e eSIM.

Estes PCs rodarão apps Win32 e UWP e devem ajustar o mercado para a chegada de nova categoria de aparelhos alá Surface Phone.

Operadoras e Marketing

ipad_vs_surface_

Ao redor do mundo, as operadoras mantêm fortes laços com os consumidores, e a Microsoft precisará disso. Além do mais, o marketing agressivo que ocorrer com os Surfaces, esperamos que funcione no Surface Phone também.

O que um Surface Phone pode fazer e um iPhone não? Piadas agressivas podem sair disso.

Em suma

No geral, o aspecto do telefone certamente não será o carro chefe de tal produto, mas isso não quer dizer que ele não funcionará bem como este. Para seu sucesso, o sacrifício da linha Lumia em prol de uma abertura para conquistar parceiros foi necessário. No momento atual, o legado do Windows é mais valor que o UWP e neste ano devemos ver isso ganhar enormes proporções. É necessário ter apoio das operadores e marketing agressivo também ajudaria bastante.

O Surface Phone ou Surface Ultramovel  deve ser a forma mais barata de se ter um PC. Não esperem que o da Microsoft seja barato, não será, mas os smartphones não são nada mais que “notebooks com especificações horríveis”, ou pelo menos eram. A ideia é colocar os fabricantes parceiros para trabalhar!

Na CES 2017 nós vimos alguns PCs portáteis interessantes, vai ser ainda interessante a geração de dispositivos pós lançamento do Surface Phone. Sim, estou preparado para algo “definitivo” Microsoft.

44 comments on “O sucesso do Surface Phone terá muito pouco a ver com o próprio telefone

  1. |OFF| Galera ! não consigo fazer download de nenhum app na Store … fica lá eternamente e não baixa nada, e também quando coloco pra checar atualização de app se deixa fica o dia todo lá.
    build 14977
    Alguém sabe como resolver isso..

    1. PC ou celular, se for em celular, só sei que isso acontece quando esses aps estão salvos no SD card. Resolve-se isso movendo os mesmos apps problemáticos para memória interna, aí atualiza corretamente. Agora em PC, vou ficar devendo.

      1. celular brother , e essa parte aqui também tem haver com cartão (sd32gb)
        * não consigo fazer download de nenhum app na Store … fica lá eternamente e não baixa nada

        1. Pois tente alterar o local de salvamento dos apps. Coloca na memória interna. Depois move para o cartão se quiser. Comigo deu certo.

  2. Do jeito que as coisas estão indo para o lado mobile, cada vez mais o sistema perdendo mercado em varios países, acho que esse Site vai ter que fazer materias só sobre a versão desktop do Windows 10, os Surface, nunca vai ser lançados na America do sul e Brasil, devido a nova estrategia da Microsoft, os Lumias não são mais fabricados, nenhuma marca famosa lançou e tem interesse em lançar nada com o W10m, cada vez mais os usuarios que curtiam o sistema estão em debandada para a concorrência, realmente, depois de tudo isso que esta acontecendo, estou começando a visualizar a estrategia do Nadella, o Windows 10 mobile vai ser ou é só para fans mesmo que gostam do sistema e não curtem o Android ou a Apple, ou seja, mercado de nicho mesmo, isso se a Microsoft não vir a publico algum dia e fechar o setor mobile, mas tem muitos meses ainda para ver oque vai acontecer.

    1. Até parece que você não leu a matéria. MS vai fazer sucesso com o Surface Phone lá fora para dar coragem nas OEM’s parceiras. OEM’s que são elas operantes no Brasil: Alcatel, HP e Acer…
      O Surface Book ou Surface PRO não estão disponíveis aqui no Brasil, mas seus clones sim, graças à essas fabricantes.
      Pensar na porcentagem do Windows 10 Mobile no mundo para tirar conclusões é algo patetico.

    1. O ceo do Snapchat parece uma criança, eu no lugar dele estaria em todas as plataformas possíveis procurando me firma ao máximo no mercado. Ele fica e esnobando a Microsoft parecendo um hater!

  3. Digo isso com muita certeza, Windows 10 Mobile tem uma interface totalmente desagradável. Microsoft tem que toma vergonha na cara e reinventar essa interface nem que copie na cara dura android/iOS. Procurar uma interface mais agradável para quem já está acostumado na concorrência.

    1. eu não acho isso , e ainda falo a interface ios é uma porcaria…. tudo com dificuldade de achar principalmente em configurações…. e eu não quero um celular que só funcione certas coisas com um idêntico tipo o bluetooth… além de que a interface do ios é quase a mesma após 10 anos credo!

    2. EU já acho a interface do Android confusa. Tenho aqui na empresa diretores com Android “puro” (Motorola), Android “customizado” (Samsung) e WM. O WM é o mais intuitivo, com melhor “curva de aprendizado”… a ÚNICA coisa que “dói” é a falta de apps… 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *