Carregando...

O Windows 10X poderá substituir o Windows 10 em nossos PCs tradicionais?

Durante sua conferência na semana passada, a Microsoft apresentou muitos produtos e um novo sistema operacional: Windows 10X. No momento, tal sistema está voltado exclusivamente para PCs de duas telas, mas isso também pode acontecer em PCs tradicionais. Então, o Windows 10X é o futuro do Windows 10?

Se você acompanha regularmente nossas notícias, provavelmente conhece o Windows Core OS. Com este, a Microsoft quer modularizar seu sistema operacional para implementá-lo facilmente a diferentes produtos e torná-lo mais leve. O Windows 10X, que equipará o Surface Neo, usa essa base, mas não é o único produto: o HoloLens 2 e o Surface Hub 2X também usam o Windows Core OS com uma interface de Shell própria. Para obter informações, os codinomes são: Santorini para Surface Neo, Oasis Composer para HoloLens 2 e Aruba para Surface Hub 2X.

Windows 10X em novos PCs?

Eu estava falando sobre isso recentemente com vários desenvolvedores e muitos de nós pensam a mesma coisa: o Windows 10X provavelmente virá em PCs e tablets tradicionais … mas provavelmente nunca como uma atualização do Windows 10. Segundo fontes próximas à Microsoft, a empresa está atualmente trabalhando no Project Pegasus. O objetivo é trazer o Windows 10X para dispositivos mais tradicionais: PCs, tablets e laptops. No entanto, isso deve ser reservado apenas para novos dispositivos comercializados por OEMs – fabricantes como HP, Dell, Lenovo, Samsung, etc.

Como o Windows 10 já está instalado em mais de 900 milhões de dispositivos, seria muito arriscado para a Microsoft oferecer uma atualização para o Windows 10X. Isso seria de pouco interesse para usuários que já possuem todos os recursos do sistema operacional atual. Não, os dois sistemas operacionais poderiam coexistir, e pode-se imaginar que o Windows 10 permaneceria para os profissionais, criativos e jogadores, enquanto o Windows 10X seria para todos no futuro. De alguma forma, seria um concorrente do Chrome OS.

Se você é um pouco técnico e deseja ir além, aconselho a ler este artigo do Windows Central que podemos resumir em algo que concordo plenamente: o Windows 10X pode substituir o atual Windows 10 se ele integrar todos os seus recursos no futuro, mas não será oferecido como uma atualização. O atual Windows 10 pode, portanto, desaparecer naturalmente, quando o PC atual estiver no fim da vida útil.

Ainda existem alguns mistérios: o Windows 10X manterá seu nome quando chegar aos PCs tradicionais? A interface (sem bloco dinâmico/live tiles) será padronizada entre o Windows 10 e o Windows 10X? A longo prazo, o Windows 10 sobreviverá ou será completamente substituído por uma versão modular? Se for esse o caso, será possível instalá-lo em seu PC atual via ISO, por exemplo? Ainda são muitas perguntas …

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.