Surge o Office fruto do Projeto Centennial na loja do Windows 10

projeto-Centennial-nero

O link da Windows Store do Microsoft Office desenvolvido como parte do Projeto Centennial vazou na Internet.

Na BUILD 2015, a Microsoft anunciou os seus planos em desenvolver “pontes” que portavam apps das mais distintas fontes como web, Android, iOS e Win32/.NET. No final das contas, a ponte do Android foi colocada para escanteio, enquanto as outras seguem firme e forte, e um exemplo disso é que o Office completo do desktop está sendo transformado em um aplicativo universal graças ao Projeto Centennial.

O app vazado é simplesmente chamado de “Centennial Office Test1″ e com tamanho de 961,7 MB.

Pelos ícones dos aplicativos parece ser de versões mais antigas do Office. Você pode baixar o aplicativo, mas todos estão em “branco” e não funcionam ainda. Talvez necessite de uma atualização Redstone.

O Projeto Centennial é responsável por trazer os programas tradicionais do desktop à loja do Windows 10. Dessa forma, os benefícios são muitos, a exemplo uma instalação/desinstalação simplificada (esqueçam algo como na foto acima), não causar lentidão do computador, e todos outros benefícios que os apps universais ofertam.

Você pode conferir e baixa-lo aqui.

[appbox windowsstore 9nblggh6h420]

16 comments on “Surge o Office fruto do Projeto Centennial na loja do Windows 10

        1. É que até hoje os programs executáveis possuem essa tela de instalação tão conhecida ao longo da histórias dos PCs, mas que ao serem portados pelo Projeto Centennial e virarem apps perdem isso, e a desinstalação é mais simples. Viram apps universais.

  1. Não conhecia esse projeto, muito interessante. Mas essa portabilidade não afetaria o desempenho e funcionalidades dependendo do programa?

    (e pra programas que não desinstalam por bem, Revo Uninstaller Pro neles :v)

      1. As vezes é melhor desinstalar por terceiros, mesmo que o programa seja de fácil desinstalação. No caso do Revo ele desinstala e faz uma limpeza de qualquer rastro, coisa que assistente padrão de desinstalação não faz.

    1. A casca do programa (visual) tanto no desktop como em forma de App será a mesma. A diferença é que convertido, ele funciona em cima do .net, com um maior controle contra vírus, ataques, etc. Já o desktop funciona em código nativo, com as APIs win32 e outras, e sem muito controle de segurança.
      O desempenho será o mesmo em máquinas modernas, mas um pouco mais lento em máquinas antigas, pois estas primeiro tem q rodar o .net decentemente antes de rodar um App da Windows Store.

      1. Só em pensar que tive um e troquei pelo 930, que por sinal estou satisfeito, mas que pretendo pegar o 1520 novamente, pois o Windows 10 ficou muito interessante nele.

  2. Ótima notícia, seria interessante ver alguns jogos, mesmo que mais antigos nesse projeto, não acharia ruim ver um need for speed sendo portado, ou resident evil 4.

  3. Mas não seria o centennial apenas uma solução para remover a necessidade de instaladores para aplicativos de desktop? Ainda acho que estes apps não virariam universais, pelo menos em celular não rodaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *