[OPINIÃO] Windows 10 Mobile e Xbox One se beneficiarão muito mais com Anniversary Update

redstone-logo-vermelho

Na semana passada, ficamos sabendo que a Microsoft deverá lançar uma atualização para comemorar o aniversário do Windows 10, chamada de “Anniversary Update“. Esta atualização irá trazer muitos recursos para o Windows 10, contudo, acreditamos que duas ramificações do novo sistema operacional da Microsoft deverão ser ainda mais beneficiadas, e  estas são: Xbox One e Windows 10 Mobile.

Nós já falamos diversas vezes aqui, mas agora até o próprio Satya Nadella ratificou: O Windows é um, Windows não é múltiplo. Dessa forma, a Microsoft não conta mais a participação do seu sistema de forma individual, pois não existem vários sistemas, existe apenas um, Windows 10. E é verdade.

Você deve exausto em saber que os aplicativos universais (UWP) são o novo paradigma do novo sistema operacional, ou seja, quando a Microsoft coloca o Xbox One na conta dos mais de 270 milhões de dispositivos com Windows 10,  a empresa não está enrolando para preencher números, o Xbox realmente terá a Windows Store e rodar aplicativos UWP, e é isso o que importa.

Para os desenvolvedores, o que importa é o número de usuários, e para os usuários o que importa é qualidade do sistema e dos aplicativos. Desse modo, a estratégia universal tente da a satisfazer ambos.

Quanto ao Windows Phone, vimos sua participação na Europa despencar, sem nenhuma novidade. Apesar disso, pode parecer loucura, mas a oferta de aplicativos nunca esteve tão farta para o sistema operacional móvel, graças a proposta universal. A Microsoft reduziu consideravelmente os funcionários da divisão móvel, reduziu drasticamente o número de dispositivos no mercado, além disso a distribuição global não melhorou – achamos até que piorou. Novamente, isso não é segredo, a empresa de Redmond quer abrir espaço para mais fabricantes, mas isso é assunto para outra matéria, uma outra estratégia…

A nova arma poderosa dos aplicativos universais

Project-Centennial-blu

O Windows 10 desktop vai muito bem, obrigado. O sistema está como o preferido da Steam, cresceu muito bem no público empresarial e avança a um ritmo mais que satisfatório, mas tem alguns de “seus filhos” que podem aprender com o pai.

A Microsoft possui algo que nenhuma empresa têm, mas que todas gigantes de software sonharam: vasta quantidade de programas e jogos. Se você busca algo mais robusto ou grandes games, você tem boa chance de encontrá-los no Windows.

Enquanto a empresa cria “pontes” para portar aplicativos de outras plataformas e oferece o Xamarin de graça, somado ao seu poder de fogo dos programas Win32 pode ser que isso torne a sua loja imbatível. E se você ainda não percebeu aonde queremos chegar, um dos pontos cruciais do Windows 10 Anniversary Update foi o anúncio oficial do Projeto Centennial.

O Projeto Centennial permite converter programas e jogos do desktop para aplicativos universais e assim ficarem disponíveis na loja da Microsoft. De forma que, ao se transformarem em UWP usufruirão de vários benefícios como Xbox app, Xbox Live, facilidade de desinstalar e instalar programas, não devem causar lentidão no PC, download confiável, atualizações centralizadas, etc.

Do lado da caixa

Xbox-One-Vendas

Na Build 2016, vimos Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da Microsoft, anunciar jogos antigos e novos convertidos para aplicativos universais. É louco, já pensou um console que roda jogos de PCs, inclusive todo o vasto legado do Windows, e ainda os joguinhos de sucesso dos dispositivos móveis? Achou pouco?

E se você comprasse um jogo no seu celular e pudesse jogar no Xbox One? Afinal, o crossbuy é marca registrada dos aplicativos universais.

Retrocapatibilidade infinita também está na pauta, um console que possui jogos atemporais. Será uma máquina de jogos que rodará tudo, a um custo mais baixo que um PC. Bem, essa é a teoria, e é isso o que o Projeto Centennial pode oferecer.

No mais, o console ganhará suporte para teclado e mouse. Não será muito difícil fazê-lo se comportar como se um verdadeiro PC fosse.

Do lado do “caixão”

xiaomi-umi-touch-w10m

Windows Phone, tadinho, respira por aparelhos. Quem nunca ouviu isso? Bem, se você acompanha esse site sabe que é mentira. Sabe ainda que durante este ano teremos pelo menos uma atualização excelente apelidada de Anniversary e que os aplicativos estão entrando.

Windows Phone não foi a estrela da Build 2016, não foi utilizado pela Microsoft para atrair os desenvolvedores, logo, ele tá morto? Errado, como disse acima pelo CEO da Microsoft: Windows é um só, não existe vários Windows. Windows 10 Mobile só morre se o Windows 10 morrer, os caras unificaram tudo, já era, agora é só evolução. Conte a participação do Windows 10 Mobile em conjunto com os 270 milhões de dispositivos, e pronto. É unificado!

Sem mais delongas, a Microsoft pretende investir no Continuum, algo que transformará seu computador em um PC, afirmou Nadella. Entenda, não é algo “semelhante” com o PC. A Microsoft vai transformar o smartphone em um PC, segundo o CEO.

Em resumo, a empresa quer poucos aparelhos da própria, focar no Continuum, focar em outras fabricantes, transformar celular em PC,  largar a marca Lumia e encher a lojas de apps universais.

Na verdade, devemos ver o um ou mais modelos de Surface Phone em 2017.

Razoes para 2017:

  1. Projeto Centennial está muito recente, a Microsoft terá o ano para além de aprimorar a oferta de aplicativos universais portados de outras plataformas, também trabalhará para que muitos programas/jogos Win32 cheguem para a loja.
  2. A Intel vai lançar apenas no final deste ano uma nova linha de processadores. E a Microsoft irá utilizá-la, não só para o Surface Phone, mas também para a nova geração de Surface Book, Surface e Surface Pro.

Enquanto o Google e a Apple podem copiar fielmente o recurso Continuum, algo extremamente difícil de acontecer,  pois o Continuum não é um mero espelhamento de aplicativos. A coisa ainda fica mais difícil se o smartphone da empresa rodar o legado do Windows. É poder demais para um smartphone. É talvez conseguir a loja mais rica e que nenhum celular sonhou até então.

Claro que devemos ter mais “surpresas” com a nova linha Surface, além dessa acima. Nós já percebemos na MWC 2016 que muitas fabricantes de PCs já estão apoiando o Windows 10 Mobile, e a tendência é aumentar com o avanço Projeto Centennial. É questão de honra para Nadella transformar o “Surface Phone” em uma tendência assim como o Surface é.

nexdock-review

xbox-phone

Percebam como o Projeto Centennial pode ser todo o diferencial da Windows Store e fará uma reviravolta no Xbox One e nos smartphones – se Nadella estiver certo. Entretanto, é bom saber que normalmente ele acerta.

O público gamers, empresarial, comerciantes, consumidores comuns, entre outros poderão  ficar contentes com um smartphone deste nível. Além disso, a Microsoft espera mirar isso em mercados emergentes, onde os computadores não estão tão presentes como em “países desenvolvidos”.

Podem anotar, a combinação Projeto Centennial & Continuum ainda vai dar o que falar!

O que você acha da Windows Store no Xbox One? E o Projeto Centennial nos smartphones Windows pode ser um grande diferencial? Comente 😉

100 comments on “[OPINIÃO] Windows 10 Mobile e Xbox One se beneficiarão muito mais com Anniversary Update

    1. oito meses de windows 10 e já podemos dizer q melhorou, a adesão ainda não é grande justamente pq o windows 7 ainda reina, o importante agora é a microsoft focar em tornar o windows 10 versão pc um sucesso para q os devs abandonem o .exe e entrem de cabeça no uwp até lá ainda terá gente q não terá interesse, spotify é um exemplo.

  1. faço Sistema da Informação na PUC Minas essa semana tivemos uma palestra de Xamarin, e eles enfatizaram muito sobre a portabilidade de apps/códigos para Windows 10 (UWP), e já marcaram um curso para os alunos sobre Xamarin e nesse sábado vamos ter um curso de Azure, MS ta investindo pesado no UWP e na portabilidade de códigos.

  2. Comentei exatamente isso no face, as pessoas precisam aprender a ver as coisas pra frente e não no agora, a Microsoft não joga para perder e o Windows 10 mobile vai surpreender daqui um tempo, quem viver verá!

    1. Grande parte das pessoas vêem apenas o hoje, o agora, por isso a maioria é empregado e não patrão (sei que isso pode ofender alguns mas é um fato), esse pensamento “limitado” impede muitas vezes de perceber uma estratégia.
      Uma empresa, ainda mais uma gigante como a MS, não pode pensar apenas no presente, tem que pensar 2~3 anos a frente (ou até mais), pensar na próxima “jogada” com muita antecedência (como no xadrez mesmo). A historia mostra que quem antecipa uma tendência e lança um bom produto tem muito mais chance de sucesso.

      1. Exatamente, tenho essa outra visão por ser empresário, nos negócios precisamos ver o agora mas focarmos no futuro, as pessoas que hoje criticam a Microsoft amanhã serão surpreendidas com um crescimento do sistema mobile, o plano deles é audacioso e vai ser um grande sucesso.

        1. Ué, basta comprar o que te atende oras, ninguém é obrigado a comprar nada e eu alias acredito que esse seja o maior erro de muitos por aqui, esperar pelo futuro do sistema, basicamente o que estão fazendo é uma aposta e como toda aposta pode dar errada.

          As decisões da MS até aqui fazem parte dessa estratégia e eles sabiam dos resultados imediatos, nem precisa entender de mercado pra saber que sem produto pra vender a tendência é as pessoas comprarem outras marcas (e nesse caso outros sistemas pois tem poucas marcas que usam o W10M), coisa que está acontecendo agora.

      2. VOCÊ É LOUCO ???
        OU ESTÁ TOMANDO OS MESMOS REMÉDINHOS DA PRESIDANTA ???
        AONDE ISTO ??

        NO RIO DE JANEIRO ESTÃO ACABANDO AS LOJAS QUE FORAM DA NOKIA POR TANTOS ANOS

        MAIS UMA LOJA MICROSOFT FECHADA,

        A EXCELENTE LOJA NOKIA “MICROSOFT”, QUE HÁ MUITOS ANOS ATENDIA A POPULAÇÃO DE NITERÓI E REGIÃO, NO PLAZZA SHOOPING

        FOI FECHADA SEM NENHUM AVISO …

        DEPOIS DE VENDER SUAS FABRICAS NOKIAS NO BRASIL AGORA ESTÁ FECHANDO TAMBÉM AS ANTIGAS LOJAS NOKIA, QUE FUNCIONARAM COM BANDEIRA MICROSOFT, POR POUQUÍSSIMO TEMPO

        NO ENTANTO AS LOJAS ” IOS” NÃO PARAM DE ABRIR EM CADA ESQUINA E EM CADA ANDAR DO MESMO SHOPPING.

    2. Microsoft nao joga pra perder? kkkkkkkkkk
      cara..por favor.
      Mas em questao de futuro, pode até ser, mas me responsa: O windows phone PODE ter um futuro brilhante (ouço isso ha taaaanto tempo zzzzzZZZZ), beleza. Mas e o agora? Vale a pena ter um lumia agora?
      R: Se voce quiser viver da esperança no futuro, sim.

      1. Com certeza vale, uso um Lumia 640 e EU não tenho nenhum tipo de problema relatado por muitos, os bugs que alguns tinham no lançamento já foram corrigidos e outros que venham a aparecer também serão corrigidos, os erros com o tempo vão diminuir. Comparo o Windows 10 mobile com o Windows Vista, ambos foram lançados inacabados. O Vista era um sistema extremamente pesado, cheio de erros, bem problemático mas com o passar do tempo foi recebendo atualizações que foram arrumando as coisas, se você hoje instalar o Vista e instalar as atualizações que foram lançadas pra ele nem irá reconhecer o sistema pois ele ficou redondinho e o mesmo vai acontecer com o 10 mobile. Nem um SO é lançado pronto, todos de qualquer fabricante sempre tem que fazer ajustes e correções, android, iOS, Linux, isso não é exclusividade da Microsoft.

        1. E apps de qualidade?
          Isso ainda é a grande pedra no sapato do windows mobile. Nao mencione apps de terceiro. Tubecast é bom? Otimo, mas substitutos decente para Facebook, messenger? Nao tem. Os do WP são péssimos. Podem nao ser para você, nao é problema algum, mas para 98% dos usuarios do mundo? O Windows phone ja conta com uma participação ridicula de menos de 2% e grande parte desse fato se devem aos apps sim. Enquanto o windows phone nao tiver todos apps e apps decentes, nao vai valer para mais de 98% das pessoas do mundo.

          E eu nao to nem mencionando bugs. Isso é o de menos

          http://gs.statcounter.com/#mobile_os-ww-yearly-2010-2016-bar

          1. Voce realmente tem razão se focar no presente, mas vejo todos falando da estratégia de médio prazo deles.
            Ambos os argumentos estão corretos, mas o tempo da discussão está errado.

        2. A microsoft jogou e ja perdeu (pelo menos por enquanto) no setor mobile. Pode ser que um dia o W mobile seja o sistema de maior uso em celulares, mas atualmente, ele é ridiculo parra a maioria das pessoas.

      2. Ninguém botava fé no Windows quando ele chegou pra competir com o Mac, ninguém botava fé no XBox quando ele chegou para competir com o PlayStation…

        1. Ta cara. Mas to falando do HOJE. Hoje é o windows 10 mobile é irrelevante para o mercado. Pode ser que no futuro nao seja, mas hoje é

          1. E não foi o que ele disse? Outros produtos da MS já tiveram um “hoje” em que eram irrelevantes e/ou ignorados, decretar qualquer coisa agora é temerário, ainda mais quando falamos de uma empresa que tem muito dinheiro pra esperar “os ventos mudarem” e em um mercado em que “os ventos” mudam a todo momento.

          2. A diferença é que o mobile é praticamente irrelevante pra MS em termos de faturamento/lucro, ela não vai “falir” se errar (e como errou até aqui) pois não depende do mobile pra sobreviver (não a curto prazo), já verificou o quanto a Apple depende do iPhone? Quase 70% do seu faturamento vem apenas do iPhone, se vc parar pra pensar a Apple tem muito mais a perder se errar no próximo iPhone do que a MS no próximo Lumia.
            Hoje somando todo o faturamento do setor mobile da MS (incluindo de outros sistemas) mal alcança 10%, enquanto continuar assim ela pode continuar tentando, errando e eventualmente acertando.

          3. Sim sim. Mas ouça o que to falando: ela vai acabar com o Windows mobile e os aparelhos dela vão passar a sair com uma versao real do windows 10

          4. Acho que esse sempre foi o “plano inicial”, mas o hardware não ajuda, hoje só a Intel poderia fornecer algo pra esse sentido (e com possibilidade de apenas a AMD se juntar, nenhuma outra mais) e seus SoC não são dos melhores pra um smart e tem outro porem, fazer isso iria “fechar” o SO apenas pra um hardware e este seria BEM diferente da grande maioria dos usados em outros SO (e mais caro), aquela possibilidade de as fabricantes lançarem um mesmo aparelho com dois sistemas diferentes (diminuindo os custos) diminui bastante, então não duvido que ela lance uma linha com uma versão do 10 win32 (na verdade é praticamente certo) mas acho improvável ela retirar a versão ARM.

  3. mesmo não sendo algum novo smartphone, meu lumia já tem varias coisas e interage com o pc. não vou dizer que é perfeito, mas se uso 10% de android é muito.

  4. Pelo que percebi (corrijam-me se for o caso) Continuum e Centennial dependerão de um hardware acima da media, então a grande maioria de usuarios (os low end) nao terão acesso a esses recursos e nem aos apps portados. Portanto estou mais confiante no Xamarim para os apps mobile.

    1. Não, existem processadores intermediários que dão conta do Continuum. Contudo, o Centennial é importante que a arquitetura seja da Intel, e isso não torna necessariamente mais caros que os demais processadores da atualidade.

    2. Se não me engano os processadores da família snapdragon 6xx já suportam continuum e esse seria um processador mid-end, logo um smartphone mid-end já suportaria o continuum. A questão é que o snapdragon são processadores de arquitetura arm e tudo indica que os apps centennial necessitam da arquitetura x86-64 que atualmente só a Intel fabrica. Agora vem a questão, não há nenhum site dizendo se o processadores mobile atuais da intel suportam duas telas para poder utilizar o Continuum, logo se deduz que isso só será suportado na próxima geração e ainda não sabemos se esses processadores mobile que a intel ira lançar serão low-end, mid-end ou high-end

  5. Acredito muito no W10M, só tenho medo de ele se tornar um sistema premium demais, como a Apple faz com o iOS. Seria muito interessante se a maioria das pessoas usuárias da plataforma pudessem adquirir um aparelho apto para o Continuum e não ficar apenas restrito a tops de linha. Pq se a Microsoft deixar de fabricar os aparelhos Lumia e começar a só investir na linha surface, já sabemos que esta é uma linha premium. E as outras fabricantes que utilizam o W10M em seus dispositivos quase não tem opções de baixo e médio custo. Não iria gostar nada de ver o Windows 10 Mobile como o iOS… Um sistema para poucos usuários(levando em consideração o custo que seria o aparelho).

    1. Se tornar ele não irá, o problema é ter fabricantes mundiais, pois as fabricantes que vem investindo nele, por enquanto só atuam na Europa, Ásia e Estados Unidos.

    2. Nadella tem pavor de se transformar uma Apple, no sentindo fechado da coisa.
      Ele quer que os dispositivos móveis sejam iguais ao mercados de PC. Lançará sua linha, mas quem vai fazer a festa são os muitos fabricantes. Pelo menos a ideia é essa.

  6. Não sei como os desenvolvedores estão vendo a tarefa de fazer apps universais rodarem, mas como usuário o que vejo ainda é sempre um app muito melhor no PC do que no Celular ou vice-versa, ou então com um leque de funcionalidades maiores em uma plataforma do que em outra. É realmente tão prático assim fazer esses códigos rodarem em todos os Windows?

  7. Seria interessante se a Microsoft fizesse um emulador de x86 para arm, permitindo que os apps dos Centennial rodem nos lumias 950 (isso já foi feito pela comunidade no Windows 8 RT)

  8. As chances da área mobile se tornar algo relevante (no quesito mercado) no futuro são grandes, mas hoje, sim essa área respira por aparelhos e alias, já faz algum tempo.

  9. Concordo plenamente, e é isso mesmo, o único problema da Microsoft em querer atrair fabricantes para celulares é que os fabricantes atraídos por enquanto são locais, atuam na Europa, nos Estados Unidos e apenas na Ásia, mas nenhuma atua no Brasil, a Alcatel é renegada aqui, nem mesmo os produtos com Android chama a atenção, a Blu é outra empresa que ninguém conhece, ela deveria tentar fazer com que Lenovo, Motorola, Samsung e LG fabricassem aqui produtos com Windows 10 Móbile, porém com qualidade iguais aos da linha Lumia, principalmente em fotos, pois todo mundo que compra um Lumia elogia logo de cara a câmera, seja modelo básico a modelos caros, e este é o único problema, ela parou e esqueceu que no Brasil nenhuma esta atuando, e pelo amor de Deus, tentar convencer a porcaria da Positivo, nunca compraria um Smartphone da Positivo.

      1. Microsoft não tem aparelhos para vender e sim Alcatel é péssima, digo isso por que uma amiga foi comprar um aparelho com Android e eu fui com ela, tinha um Alcatel com Android com Hardware parecido com o J2 da Samsung e da Motorola Moto G, e tinha um Blu, ela não quis, pois achou a cara do Alcatel meio de xing ling e ela falou que não conhecia bem as duas marcas, comprou um J2, pois já usou vários aparelhos da Samsung.

        1. Você tem amigos hein. Engraçado que aqui em casa tá cheio de Android e vejo o povo reclamar bem menos do que o povo aqui nos sites sobre Windows reclama. Mas vai saber né.

      2. E garanto mais, se a Microsoft tivesse aparelhos para vender, venderia mais que a Alcatel… Pois dois amigos meus estavam esperando a linha x50, minha amiga já tinha dinheiro para comprar o 950, mostrei o vídeo para ela, e ela amou, ela já teve 630 e 730, porém ela estava precisando trocar de aparelho, esperou 4 meses, então acabou comprando um Moto X Play, e o meu amigo já teve o 630 e 640 XL, porém o 640 XL foi roubado, ele queria o 650, porém como não chegou, ele comprou o Moto G 3 pois ele é professor, e muita das reuniões são marcadas no Grupo do What’sapp, só que ele vive reclamando da interface do Android chata, morta e sem utilidade, e com 1 mês, ele confidenciou que o Moto G 3 dele esta travando, tanto o celular Moto X Play e o Moto G 3 dos meus amigos (as), já estão com o Android 6.

      3. Todo mundo sabe que a Microsoft abriu espaço para demais fabricantes. Ela era a terceira da Europa, por exemplo. Nem tem como comparar.

      4. Eu já tive um Alcatel, em Angola, não no Brasil. Compraria na boa outro Alcatel, pensei no Idol 3 antes de comprar o Lenovo Vibe A7010, mas penso em comprar um Idol 3 pra minha esposa, em substituição ao Lumia 535. Mas é uma empresa não muito famosa por aqui sim e que não aderiu muuuuuito ao W10M não, pq lança 1 windows e 5 android… kkk

  10. Sim, existe apenas um Windows 10 e apenas um Windows 10 Mobile.

    São dois sistemas diferentes. Não são uma coisa só. Não insistem.

        1. Nossa, que coisa louca, o Skype mudou, existia um Skype para Desktop, uma para Smartphone… E este Skype foi criado para o Windows 8 e Windows Phone 8.1, por isso ela já começou a desenvolver o aplicativo Skype universal, acho que não andou lendo a matéria não é mesmo?

        2. E outro pequeno detalhe, para funcionar tanto no Desktop quanto no Smartphone, quanto no Xbox, o aplicativo tem que ser universal, pois existe diferença do Hardware usado jovem.

  11. Só esqueceu de avisar, depois da pergunta, que se não concordar com o que você escreve e mesmo que não ofenda, não use palavras de baixo calão, não desrespeite ninguém, mesmo assim, se for contra o que você acredita, você vai apagar o comentário. Então nem adianta perder tempo escrevendo aqui.

    1. Existe diferenças no sentido de Hardware, como na Build anterior, a de 2015, onde eles afirmaram, Kernel é o mesmo, biblioteca também, tudo é o mesmo, o que irá limitar tudo é o Hardware, a diferença se concentra mais na interface, e por isso no menu iniciar existe as Live Tiles, pois quem usar o Windows 10 no desktop irá aos poucos se acostumar com as Live Tiles no computador e quando comprar um Smartphone com o Windows 10 não irá estranhar, por isso as Live Tiles no computador evoluem junto, veja a apresentação da nova Central de Notificação e seus novos recursos, foi apresentado com um Notebook e do lado um Smartphone Lumia.

  12. Para né? A Microsoft diz q Windows é um só para disfarçar a mediocridade q é no mundo mobile. Daí se tiver 1% de mobile e 99% de pcs com Windows na conta a Microsoft domina 100% do mercado. Fala sério! Eu vejo essas notícias a anos e não é nem ser otimista e sim uma ilusão de algo que todos sabem que não vai ocorrer.
    Aí eu falo isso e sou hater…
    Olha só, para os especialistas o Windows mobile (e sim existe divisão) é um sistema praticamente morto. Não importa se vai ter aplicativo, de projeto blá-blá-blá. Os lumias edtao cada dia mais em decadência no mundo todo. E outra…ainda q tudo isso desse certo pra Microsoft vcs acham mesmo q Google e Apple iriam assistir isso sem fazer nada, eles iriam dormir no ponto? Sem comentários…
    Android e Ios estão anos luz na frente e o desenvolvimento é contínuo.
    Como falar a verdade aqui é sinônimo de ser hater já espero comentários do tipo.
    Porém comprarei o lumia 650 qd chegar por aqui.

    1. Tem gente que não consegue entender mesmo. É muita coisa para a cabeça de algumas pessoas.
      A morte de um sistema ocorre quando nada mais sai para ele, quando não existe app ou não tem mais atualização. Até Tom Warren do The Verge já reconsiderou sobre a morte do sistema.
      A realidade é essa, a prova está diante dos nossos olhos com aplicativos melhores e mais lançamentos. Mas como dizem, o pior cego é aquele que não quer ver.
      Google e Apple já estão fazendo o que pode. Elas não acertam todas as vezes e nem são donas da razão.

      1. Eu duvido que o Windows Mobile decole, pois a própria MS arrefeceu na confecção e distribuição dos aparelhos. Vai ficar pra sempre com meia dúzia de gatos pingados, que não largam ela por nada.

        1. A questão é que a MS está diminuindo sua participação nos smart para abrir a possibilidade novas OEM’s aderirem ao Windows, assim elas não ficam com medo de investir na plataforma e entrar em concorrência com a própria desenvolvedora dos sistema….é isso que a MS quer, mais oem’s usando o windows 10……
          Pelo menos é isso que eu entendi!!!

          1. Mas me fala qual OEM potente no mercado aderiu? Só tem empresa de PC que quer entrar no mercado mobile, ou que tem participação pior que a da MS no mercado mobile….

          2. Na real tem varias que aderiram, mais nada aqui para o Brasil, ai o problema é aqui, faz parte. Eu to contente com meu 1520, indo para dois anos com ele, e vou aguardar pra ver o surfacephone ano que vem, pois não tenho intenção de comprar outro cel tão cedo!!!

          3. isso é conversa fiada pra esconder fracasso no mobile. Se fosse assim samsung, lg, motorolora, sony não fabricavam android pois a google faz o nexus.
            E pq nenhuma dessas marcas resolveu fabricar windows phone?

          4. Não… Porem ficou conhecido a partir do nexus 4 e se consolidou no nexus 5.
            De qualquer forma a Samsung domina o android. O nexus não entra nem no top 10 de celulares mais vendidos com Android.
            Aliás a Samsung fez o ativ s com Windows…pergunta pq ela descontinuou.

    2. Vc ouve a muito tempo sobre isso e ainda não acredita? Vc então é um ateu. Hoje nós estamos vivendo o que o CEO disse queda nas vendas do lumias, o pc cada dia esta com mobile, surface é uma realidade… Unica crítica que tenhoa fazer é sobre os lumias terem sumido no mercado brasileiro e tbm diminuiu os modelos de aparelho. Achi que isso sim foi estratégia burra. Mais no todo está satisfatório. Vou te dar um exemplo. Meu funcionário comprou um iPhone 6 ai ele quis comparar a siri com a cortana. O resultado foi que a cortana foi melhor na fala, as frases sao perfeitas. Ja na pesquisa as duas foram parecidos. Ele se empolgou com algumas coisas que o lumia ja faz um tempão não vi novidade iPhone que deixasse o lumia anos luz atrás. Eles copiam muita coisa do lumia. Uma outra coisa que a Microsoft deu mole e na lives 3D que o iPhone pegou e a Microsoft engavetou. Agora tbm teremos lives explosivas , espero que a Microsoft não coloque na gaveta tbm. Um abraço!

    3. Olha…eu nao acho que o mobile vai decolar nao…acredito que ele esteja fadado a morrer e que o surface phone venha com windows de verdade, mas discordo com a parte que vc mencionou a agoogle nao ficar parada. Ela ja está. Ela so tem o android de sistema. Chrome os? Aquilo nao é nada kkk Ela ta dando mole demais

      1. Concordo em partes, Chrome OS fracassou mesmo, é mais provavel que criem um “modo continuum” pro Android, mas não acho que a MS esteja a frente, pq essa unificação do W10 ainda é muito mais marketing do que realidade, até porque a quantidade de apps universais até agora é muito pequena, o W10M ainda não é 100% unificado, o que deve acontecer ao longo das atualizações redstone. Se os desenvolvedores não “acreditarem” no sistema e desenvolverem, não vai adiantar a MS disponibilizar qualquer ferramenta, e ainda está difícil ver que eles acreditaram, pq é um app chegando e outro saindo, um dia anunciam a chegada de um APP universal e no outro algum app descontinuado…

      2. Ninguem ta nem aí pro Chrome os…nem a google. Pra q investir em sistema pra pc q esta fadado ao esquecimento no futuro?
        A google só tem o android…q domina mais 80% do mundo.

  13. Ok, tenho uma pergunta:
    Sou dono de um XBOX One (E um Lumia 925 tbm). Já que haverá essa interface com o PC, poderei jogar, por exemplo, Street Fighter 5 para PC em meu XBOX ONE???

    Pois um “desaforado” da CAPCOM disse para donos de X1 nem sonharem com a possibilidade do SFV sair para a plataforma e economizarem para comprarem um PS4.

    E aí, como ficam as medidas de exclusividade? (Vale lembrar que a forma como é tratada, a título de impostos, games de consoles e games de PC é bem diferente!)

    1. Você só conseguiria isso se a Capcom lançasse SF V na Windows Store, coisa que nunca vai acontecer, aparentemente. O Xbox One só terá acesso aos apps/jogos de PC que estiverem na loja, logo, ele não terá acesso aos jogos da Steam.

      1. Mas o W10 (no PC) tem acesso a STEAM! E pelo o que está sendo falado aqui, o W10 no PC será o mesmo no Mobile e Console… Percebe minha dúvida? Sendo assim, não entendo como uma plataforma única! (pois, ou é tudo em todos ou não é a mesma coisa!).

        1. Cara, você confundiu as coisas, rs. A redstone (Anniversary Update) quando for lançada pro Xbox One não vai trazer o SO do PC para o console. O trunfo é trazer a loja universal do Windows para o videogame, mas pra isso, ele precisa receber a atualização de seu próprio SO, que no caso seria o Windows 10 com o Onecore. Não haverá uma área de trabalho, explorador de arquivos ou acesso às pastas do sistema em seu console. Espero ter ajudado! Ah, e foi mal pelo textão

          1. Tranquilo! srsr! Essa era a minha dúvida mesmo. Logo fica claro que o W10 do PC, não será o mesmo do X1 (o que também se aplica no quesito mobile). O que estou entendendo é que está ocorrendo um esforço da Microsoft em fazer os sistemas conversarem ao ponto de rodarem aplicativos universais, mas tudo num ambiente controlado. Isto é, o PC continuará tendo aplicativos exclusivos para PC e (as demais plataformas) vice-versa…

            Mas ainda não está claro kkkk pois o que li sobre o continuum, transparece um perfeito PC por meio do Celular kkkkkkkkk (ai ai ai minha kbça!! kkkk)

          2. Sim, a ideia na verdade é difundir a filosofia do Onecore, que seria o núcleo do SO que seria compartilhado entre todas as plataformas suportadas. Afinal, seria inviável ter um Windows tradicional em um carro, circuito modular ou na Microsoft Band kkkk

  14. Galera, ja vi varias matérias, notícias e eu ja cheguei numa conclusão tenho a prova que o windows 10 MOBILE , nao é promissor. Tirem suas duvidas abaixo.

    1. Verdade,o Mobile vai morrer com a linha lumia,quando lançar os Surface Phone,que esses sim vão rodar os UWP de verdade ja que vai vim com arquitetura x86 e windows de verdade o smartphone,a galera acha que os atuais lumia vão conseguir rodar os uwp,so se for em sonho,os atuais apps universais não são universais de verdade,so tem a interfase parecida.

      1. Vc tirou as palavras da minha boca. Mas so uma contradição, os atuais são sim de fato universais, porém, existe uma diferença entre, criar um app universal do zero, portar um app do ios, e trazer o app universal do .exe ou seja, do x86, porque:
        Os apps criados do zero e os portados do ios rodam em ARM, e os que vem do x86 não rodam, ai se tem como fazer algo pra rodar no ARM ai ja nao sei porque nao entendo nada de programação.

        1. So que ainda acredito que os apps universais ainda tem um pouco de diferença,e acho que não dar mesmo pra rodar os UWP X86 os lumias atuais ia travar, somente os surface Phone que com certeza vai vim com os processadores da intel

  15. Legal, a Microsoft vai fazer tudo isso de legal, mas vai acabar largando os nossos Lumias pelo caminho… Comprar outro Windows Mobile no Brasil? Rsrs. Vamos ter que voltar ao Android por pura e simples falta de opção.

  16. O Windows 10 Mobile não está concluído. Assim como o Windows 10 (PC) quando foi lançado o ano passado. Não é de hoje que a MS lança coisas inacabadas pra seus usuários só que agora ela vê que não estão engolindo oq ela oferece. Foi assim com o Windows Mobile 5, Windows Mobile 6.5, Windows Phone 7, Windows Phone 8, Windows Vista, Windows 8, Windows RT…
    Talvez (bem talvez mesmo) a verdadeira versão concluída do sistema venha a ser com essa Redstone, tanto para PC quanto para Mobile e aí eles começarão a investir pesado em marketing pois terão enfim, um produto apresentável e concluído pra ninguém botar defeito!

  17. Que desespero em tentar justificar um sistema. A Microsoft já deixou claro que o foco dela é PCs, tanto que até o Android está ganhando mais integração e melhores apps da Microsoft que o próprio W10M. A Microsoft inclusive cortou o desenvolvimento do sistema ao desistir de aprimora-lo para rodar em mais Lumias… Só a fanboyada não enxerga..

  18. SONHOS E PROMESSAS

    PROMESSAS E MAIS PROMESSAS

    NEM A CORTANA EM PT BR FUNCIONA

    QUERO VER AONDE VÃO VENDER

    MAIS UMA LOJA MICROSOFT FECHADA,

    A EXCELENTE LOJA NOKIA “MICROSOFT”, QUE HÁ MUITOS ANOS ATENDIA A POPULAÇÃO DE NITERÓI E REGIÃO, NO PLAZZA SHOOPING

    FOI FECHADA SEM NENHUM AVISO …

    DEPOIS DE VENDER SUAS FABRICAS NOKIAS NO BRASIL AGORA ESTÁ FECHANDO TAMBÉM AS ANTIGAS LOJAS NOKIA, QUE FUNCIONARAM COM BANDEIRA MICROSOFT, POR POUQUÍSSIMO TEMPO

    NO ENTANTO AS LOJAS ” IOS” NÃO PARAM DE ABRIR EM CADA ESQUINA E EM CADA ANDAR DO MESMO SHOPPING.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *