Carregando...

Os melhores processadores do Android chegaram aos PCs, “Windows 10 ARM” nasceu hoje

Os melhores processadores do Android chegaram aos PCs, “Windows 10 ARM” nasceu hoje

arm-love

No evento hoje no Havaí, a Qualcomm e a Microsoft revelaram que a popular linha de processadores Snapdragon – que roda em todos os smartphones Android de maior destaque – chegaram aos PCs. Esta é uma grande notícia para quem usa um PC: a duração da bateria está prestes a ser incrível.

O melhor dos smartphones chegaram aos PCs“, afirmou a Qualcomm durante o evento. A arquitetura dos processadores Snapdragon da Qualcomm é fundamentalmente muito mais eficiente do que as arquiteturas dos processadores x86 e x64 que tradicionalmente eram as únicas disponíveis no Windows. Estamos falando 20 horas de duração da bateria, em vez de 8; dispositivos que “acordam” do standby tão rápido quanto um iPad, em vez de levar 20 segundos para retomarem; e sempre conectados – na conectividade LTE (4G) que não drena a vida útil da bateria.

Parece mágica.

A Asus teve a honra de ser a primeira, com Asus NovaGo. É um tablet que converte em um laptop, mas este possui algumas especificações impressionantes: 22 horas de vida útil da bateria e velocidades de download Gigabit LTE (o primeiro dispositivo com Windows a realizar essa proeza).

O Qualcomm SoC é o Snapdragon 835, o mesmo processador que é vem em dispositivo como o Pixel 2 e LG V30. Ele vem com até 256GB de armazenamento e 8GB de RAM.

Os dispositivos Windows equipados com Qualcomm podem executar versões “otimizadas” dos aplicativos regulares da loja do Windows, mas também os programas e jogos tradicionais do legado do Windows – que não estão na loja.

O Asus NovaGo terá preço inicial de US$ 599 para a versão com 4 GB de RAM/64 GB de armazenamento, ou US $ 799 para a versão completa de 8GB/256GB. Inclui uma tela HD de 13,3 polegadas. Curiosamente, isso significa que o preço vai estar muito perto de smartphones que possuem as mesmas especificações.  Não foi mencionada uma data de lançamento, mas o fato de termos obtido um preço e uma lista completa de especificações significa que devemos esperar uma data de lançamento mais cedo do que mais tarde.

A HP também anunciou um novo dispositivo usando Snapdragon, este é um tablet com um teclado destacável como o Microsoft Surface e chegará no primeiro semestre de 2018. A Qualcomm também promete que o da Lenovo será lançado na CES em janeiro.

Se a vida e a performance da bateria estiverem à altura do que foi dito pela Microsoft e Qualcomm, então poderá ser um ano emocionante para os notebooks do Windows. A Microsoft também possui boatos de estar criando o seu próprio dispositivo especial dobrável com processador ARM e, se a empresa continuar com isso, veremos ele no próximo ano. Por enquanto, daremos uma olhada nos novos PCs portáteis do Windows baseados em ARM.

O que vocês acharam?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.