Os rumores sugerem que o online do Xbox se tornará gratuito, adeus Xbox Live Gold

Os rumores sugerem que o multiplayer online do Xbox se tornará gratuito, adeus Xbox Live Gold. Desde a chegada da Microsoft no mercado de consoles, seu serviço Xbox Live Gold sempre foi necessário para os jogadores aproveitarem os modos de jogos online. No entanto, parece que isso pode mudar em breve.

De acordo com Jeff Grubb, o especialista que vazou todos os eventos que ocorreram até o momento, compartilhou no Twitter novas informações sobre o possível desaparecimento do Xbox Live Gold. Algumas semanas atrás, depois que a Microsoft removeu a possibilidade de comprar a assinatura de 12 meses do Gold em sua loja, surgiram os primeiros rumores sobre o possível desaparecimento do serviço.

Embora a princípio alguns analistas tenham apontado que seria possível mesclar o serviço com o Xbox Game Pass, os últimos rumores parecem ir em outra direção. Como assegurou Grubb, o Xbox online ficará gratuito em breve, o que levará ao desaparecimento do Xbox Live Gold.

Se as informações compartilhadas por Grubb forem confirmadas, a Microsoft dará uma volta de 180 graus na estratégia que está usando desde que o primeiro Xbox chegou ao mercado em 2001. Além disso, serviria para se diferenciar da concorrência, já que a Sony e a Nintendo requer uma assinatura para jogar online hoje.

Por enquanto, teremos que esperar que a Microsoft decida sobre a possibilidade de o Xbox online se tornar gratuito, mas dar uma olhada no que aconteceu nas últimas semanas pode perfeitamente se tornar realidade.

Será possível?

105 comments on “Os rumores sugerem que o online do Xbox se tornará gratuito, adeus Xbox Live Gold

    1. Pssssssd5… Online capado e pago, DLC de lançamento, mais fraco, projeto tosco, superaquecimento, controlinho pra boiola assoprar, morangoty, sem retro, paga pra jogar online…. Hahaha sony piada

    1. Pelo que a MS vem fazendo acredito que vai haver uma compensação. Talvez você tenha ou um valor reduzido pra pagar ou ganhe alguns meses grátis

    2. Eu tenho um 360 com a live Gold de 12 meses, mas quando eu comprei o gamepass ultimate, a minha live foi convertida em GMPU e ganhei o mês que eu comprei de GMPU, e o restante que faltava em meses pra minha live, ganhei muita coisa viu kkkk.

  1. The medium apareceu na live br. (Sessao jogos disponíveis em breve, abaixo de cyberpunk) Na descrição fala pre order pro SX. Porém mais abaixo na parte que informa o hardware disponível ta xbox one. Sei não mas esse possível erro nos diz que o SX está mais perto do que pensamos!

  2. Qual vai ser o fim daquele número que fica no perfil? Pra alguns vai ser uma pena, já vi gente com mais de 10 anos de gold, isso é mostra de fidelidade. Espero que mantenham. Mas isso é o de menos.

    1. Acredito que Vc vai continuar com sua conta normalmente, só não vai ter que pagar pra jogar on-line. Mas aquelas regalias de assinante como descontos em jogos, os 4 jogos da Gold, entre outras coisas, deve perder…

  3. https://www.gamevicio.com/noticias/2020/07/microsoft-vai-descontinuar-a-cortana-no-android-e-ios/

    RIP Cortana

    Mais um pra lista de fracassos

  4. Acho que vão liberar o online geral pra todos e só, mas quem tiver o game pass ultimate ( game pass +Gold ) além dos jogos do game pass, terá os descontos deals with Gold, os 4 jogos ” grátis” por mês e mais algumas regalias e vantagens que possam inventar….de modo que a grande maioria vai continuar assinante do mesmo jeito…

    1. Nunca comprei nada destes descontos e esses jogos “grátis” desses meses são uma piada, o único serviço que vai valer a pena msm é o GamePass.

      1. Esses dias eu comprei o Far cry primal ( sempre quis jogar)por menos de 30 reais com várias dlcs, comprei o uno por menos de 10 reais… como eu disse, eles devem liberar o online para todos, mas quem continuar assinante, vai ter esses descontos em jogos entre outras coisas…

  5. Pessoal, queria saber o que vocÊs acham, sou muito leigo, ainda, nesse meio de videogames, essas coisas…. Meu primeiro videogame foi um Super Nintendo e, depois, um Playstation 2 Slim, isso foi a mais ou menos 12 anos atrás.
    Depois do meu primeiro Windows Phone, fiquei interessado, pelo Xbox, mas nunca fui um fã o suficiente de video games, sendo assim, nunca me interessei.
    Não me importo muito com gráficos, só precis que o jogo seja fluído, ainda asim, sabemos que a economia não esta boa, sendo assim, penso em adquirir um Xbox One S, acredito não precisar de um Xbox One X.
    Porém, sabemos que a nova geração de consoles já chegou, e estou pensando em esperar pelo evento de agosto, pois acredito que o Xbox Series S, possa ser lançado, mais uma vez devido a minha não necessidade de ótimos gráficos.
    Vocês que, com certeza, entendem mais de videogames, nesse caso, do que eu; o que vocês me recomendariam? Estou entrando novamente nesse mundo de videogames, o que vocês acham? Pode parecer besteira, não sei, uma vez que se você tiver dinheiro o suficiente, ok…..?

    1. Atualmente os preços do One S estão fora do aceitável devido à alta do dólar e as fronteiras fechadas por causa da pandemia.

      Resolvido isso, e a Microsoft lançando de fato o Series S, você teria estas duas opções de custo benefício.

      Para quem usa televisão FullHD 1080P, o Series S deve servir, e rodaria os jogos da nova geração já anunciados para o Series X com tecnologias novas, como o Ray Tracing por exemplo.

      Já o One S seria o console mais barato, com uma biblioteca já vasta de jogos lançados nesta geração, porém, não rodará todos os jogs next gen.

      Aí você precisa ver suas necessidades, se os jogos atuais lhe bastam, ou se você quer os jogos da próxima geração com novas tecnologias.

      1. Os jogos atuais me bastam, mas quero os da proxima geração, também. Sendo assim, acredito que deva esperar pelo Series S. Obrigado.

        1. Como o Sou Otimista disse, o One S não está com um preço aceitável, nem ele nem o PS4, já que não é tão apegado a console no momento, recomendo ter paciência e esperar os novos consoles, primeiro porque os atuais vão abaixar de preço, e segundo porque todos os especialistas acreditam que até o final do ano e começo do ano que vem, o dólar vai abaixar novamente e os preços vão se normalizar, então com paciência, até tudo ficar normal de novo, você vai poder decidir com mais calma, mas ao meu ver, se o Series S sair por uma diferença de uns 700 a mais que o One S, vai compensar mais ir pra next gen que vai te atender também a gen anterior

    1. Vamos só lembrar que quem começou essa palhaçada de cobrar pra jogar online foi a Microsoft, no 7ª geração a Microsoft era a única que cobrava.

  6. Caso se confirme, Imagina só o soco na cara das concorrentes que a Microsoft daria? A melhor rede e de graça!!! Enquanto tem uma ai que você paga para jogar online, más no fim das contas acaba passeando com o cachorro, até ela retornar da queda kkkkkkkkk

  7. Caso se confirme, Imagina só o soco na cara das concorrentes que a Microsoft daria? A melhor rede e de graça!!! Enquanto tem uma ai que você paga para jogar online, más no fim das contas acaba passeando com o cachorro, até ela retornar da queda kkkkkkkkk

  8. Agora me veio uma dúvida, e os jogos q a gente já tem do Xbox q precisam da assinatura pra jogar ? Será q vai ficar livre agora?
    Obs: Me referi aos jogos da Gold q precisam da assinatura para serem jogados ( com exceção da retro)

        1. Eu também, não. Mas do que sei, no PS3 o online é gratuito e só se pagava a Plus pelos jogos e descontos. Isso na época em que se dava jogos pra ele.

          1. Isso, mesmo. Continuam dependendo da assinatura. Acredito que a Gold não vai acabar. Vai ser apenas “migrada”.

          2. Provavelmente vão por o online gratuito mas vão incluir a Gold no game pass ultimate, assim eles mantém os clientes atuais e atraem novos pra plataforma.

          3. Exatamente, logo, se isso for verdade, os jogos ganhos na Gold serão acessíveis só para quem tem Ultimate.

          4. Ou pode ser aquele rumor q a Gold vai ser apenas mensal. Teve uma imagem no tt esses dias q tava mostrando a Gold por 9,99 por mês ou no ultimate .

    1. Eu imagino que os jogos do Xbox Classico e Xbox 360 são seus e pode jogar mesmo sem pagar nada, agora os de Xbox One terá de pagar o gamepass. Os jogos da retrocompatibilidade são seus para sempre.

      No PS3 você podia jogar online sem pagar, e a Plus era apenas para ganhar uns jogos e ter o save na nuvem (pelo o que me lembro).

      Agora com o Series X eu já não sei, pois os jogos de One serão também classificados como retrocompativeis, talvez você possa jogar tudo o que já ganhou na live por lá, só pagando o gamepass para ter as adições de jogos da nova geração.

      1. Menos provável (mas ainda existe a esperança) é darem de uma vez os jogos que foram dados na Live e pronto. Sei que é difícil de acontecer…mas vai que…

  9. Pode ser que se mescle ao game pass. Mas se vier a ser verdade mesmo, será uma baita jogada para se iniciar a geração. Aliás, sempre achei abusrdo ter que pagar pra jogar online. Como se ja não bastasse, muitas da vezes, ter de comprar o jogo.

    1. Pois é, cara. Por exemplo, como eu posso pagar por um GTA V e não ter acesso ao conteúdo que paguei por ele? Não faz o mínimo sentido.

    2. Concordo, mas vc não paga só pra jogar online, vc paga tbm para manter os servidores funcionando, os Saves na Nuvem, a segurança da conta, tem um monte de fatores por trás desta cobrança, mas o q muita gente só lembra é o jogar online.

      1. É… olhando sob essa perspectiva faz mas sentido a cobrança. Nao se trata apenas de jogar online. Mas como isso fica meio que incógnito, muita gente critica. Principalmente os que nao jogam online ou alguns usuários de PC.

      2. Os saves ficam basicamente em um onedrive da vida, serviço que ao criar um email no Outlook já se ganha, assim como Gdrive, iCloud, entre outros, ao meu ver existe muito espaço sobrando e muito foi investido por parte dos clientes, desde a live Silver e Gold, ela deixar a plataforma gratuita e disponibilizar apenas o game pass seria excelente, pois quem optar por assinar vai ajudar hoje a impulsionar o game pass, assim como impulsionaram a live se tornar o que é hoje. Online de graça vai prejudicar muito a Sony

    3. É a maneira que encontraram de parar de dar jogos na Gold, é um bom que se torna ruim mas muitos não vão achar ruim pois eles foram acostumando aos poucos a não se importarem com os jogos fracos que vinham sendo oferecidos.

      1. Posso estar errado, e tomara que sim, mas parece até que comecaram a oferecer jogos ruins so pra todo mundo nao ligar muito com o fim do serviço kķk

        1. Último jogo bom que recebi da Gold foi o Castlevania SOTN que até platinei, outros jogos da Gold teve mês que eu nem me dei o trabalho de resgatar kk

    4. Se mesclar ao gamepass, você vai continuar pagando pra jogar online. Mas o certo é, mesmo sem gamepass ultimate, vc consiga jogar online apenas tendo Gamepass normal.

      O que eu acredito que pode fazer é, manter o gamepass ultimate sem pagar a live gold e dando nesse pacote

      -Gamepass para consoles
      -Gamepass para PC

      Acho que iria ter apenas esse 2 item no pacote e sem a gold. Mas como eu vejo isso como provavelmente o rumo, pois a microsoft já matou o live gold de 12 meses e de 6 meses, o que resta é o gold de 3 mes e o mensal.

    5. É uma das coisas que PC gamer sempre se orgulha que é de poder jogar online de graça. Eu até tinha um orgulho assim pela Nintendo tbm até que eles tbm passaram a cobrar. Tomara que esse rumor seja verdadeiro msm

  10. Eu tenho uma teoria que não sai da minha cabeça, que a Microsoft pode lançar o XSX com uma versão do Windows 10X. Em comum existe a letra X nos dois produtos.

    Se isso acontecer, poderia rolar uma unificação das lojas Microsoft Store e Xbox, pois ambas rodam os jogos da Microsoft, o que é uma redundância.

    Além disso, no Windows 10 a Xbox Live não é cobrada para jogar online, o que pode fazer sentido para retirada da cobrança no console.

    Acredito que nos próximos eventos a Microsoft vai focar nos serviços que o XSX vai fornecer, e ter o sistema Windows 10X que roda os aplicativos apenas da Microsoft Store, permitiria o uso do Microsoft Office, alguns aplicativos da Adobe, entre outros apps de foto, vídeo, etc., o que seria um grande diferencial para o PS5, além de trazer outros públicos para comprar a plataforma, usuários de PC comum a procura de um hardware com bom custo benefício.

    A Microsoft já tem feito isso com o Surface, com notebook e tablet que já rodam esse sistema. Lembrando que o Windows 10X foi anunciado ano passado muito próximo do anúncio do XSX, e é um sistema operacional modular, para ser facilmente adaptado a vários dispositivos.

    Poderia isso explicar muita coisa, inclusive o nome do Series X, X de cross plataform.

    Aqui neste link explica o que é o Windows 10 X:

    https://www.olhardigital.com.br/noticia/o-que-e-o-windows-10x-entenda-como-ele-e-diferente-do-windows-10/91103

    1. Eu vinha falando nisso desde o ano passado, seria um Play Anywhere geral pra todos os jogos de PC, mas prefiro não esperar nada do tipo até sair uma confirmação.

    2. Comprar xbox pra jogar o OFFICE kkkkkkk. Cadê a estratégia dos games? Vai tentar TV TV TV de novo? Ms se afundando cada vez mais. Já perdeu a nova geração tô tranquilo

    3. Na verdade, algo bate contra sua teoria.

      Se essa for real, que só por ter o “X” no Win10X e no Series X não faria sentido as lojas ser integrada. Pq no xbox one, a loja do xbox é integrada ao windows 10 tmb. E outra base que sustenta, é que o Series X seria um console da familia sucessora do One “X”. Se tivesse um Series S, ele seria baseado na familia do One “S”.

      Para exemplificar melhor:

      XBOX One X -> XBOX Series X – Windows 10 X <- Familia X XBOX One S -> XBOX Series S <- Familia S No entanto, o Windows 10 X tmb entraria na familia Series S (S) Pois o sistema seria universal para os produtos Microsoft. E dizendo muito sobre isso, não faria sentido a loja ser integrada, se nessa geração já é integrada. A não ser que vc esteja dizendo sendo nativamente, sem o play anywhere. Mas em geral, as lojas do xbox e windows 10 são integrada. O que vc compra no windows 10, sendo para xbox one, vc automaticamente já compra para o console. E para o PC se for Play anywhere.

  11. Uma aposta seria livre para todos, plano gold você recebe jogos e tem descontos na compra 10R$,game pass 25R$ e o Ultimate acesso a game pass + Xcloud 40R$. Deve ter um plano só de Xcloud.

  12. Finalmente ein, esse bagulho de pagar pra jogar online fazia sentido lá atrás, quando ainda estavam criando as redes, o PC já mostrou que dá pra fazer gratuito há muito tempo, espero que a escrota da Sony siga o exemplo, mas duvido.

    1. ñ funciona ainda o esquema de pega uma assinatura Gold, aí pega uma de Game Pass Ultimate e sua conta juntar as duas e transformar tudo em GP Ultimate e somar os tempos? No começo dava pra fazer isso, ñ sei se ainda funciona.

  13. A MS poderia liberar on line para todos os usuários da Xbox Live, acabar com a cobrança avulsa da Gold e incorpora-la no Gamepass Ultimate, onde nesse contexto os jogos mensais GWG realmente seriam brindes da assinatura, sem tanto destaque e compromisso em oferecer jogos mainstream.

    Não entrando no mérito da viabilidade econômica dessas medidas, mas se o objetivo for aumentar o nº de usuários ativos Xbox Live e Gamepass básico, e agregar ainda valor ao Gamepass Ultimate, esse seria um bom caminho, ao meu ver. Por consequência seria um diferencial e tanto do Xbox para a próxima geração de consoles e jogos que se aproxima, em relação aos concorrentes.

    1. Se for isso msm vai ser uma jogada muito boa da Microsoft e pensar q a Nintendo começou a cobrar pra jogar online agora e com um serviço porco que nem está estabelecido ainda a Microsoft vem com essa kkkkk

  14. Na minha opinião Jorge, a Xbox live golld talvez vai ficar de graça em setembro ou quando o Xbox fizer um evento para o Xbox ONE e Xbox series x talvez em agosto, ou a Xbox live gold vai ficar de graça e os jogos da Xbox live gold tem que pagar 9,90 reais para ter 4 jogos talvez sim. Na minha opinião. Ok Jorge.

  15. Imagina a vergonha pra Nintendo e Sony serem os únicos a cobrar pelo online. Mesmo assim acho um sonho distante abandonar o maior ganha pão do milênio.

  16. Tomara que fique grátis mesmo.. Ou pelo menos poderiam deixar a live free pra jogar jogo free to play que é uma vergonha pagar pra jogar jogo grátis.

  17. Eu entendo que jogar online tem custo para as empresas. Servidores com estrutura para conexões estáveis e baixo ping gera um custo violento. Mas realmente já deu tempo para que dividam esse custo em outras partes na cadeia da jogatina e deixem isso “de graça” para os jogadores. Nada no capitalismo é de graça, mas podem sim bolar algum esquema em que o custo disso ñ fique sendo bancado, em grande parte, pelos jogadores. Realmente as lojas de PC já mostram isso.

  18. Já é um esculacho o que a live faz com a PSN com as duas sendo pagas 4kkk… imagina agora apanhar da live gratuita 4kkk… Um serviço gratuito e muito melhor do que o serviço que o pony vai pagar 4kkk…

  19. Tenho um ano para resgatar de Gold, mas não posso pois ultrapassaria os 3 anos de assinatura.
    Espero que futuramente possa resgata-lo para assim poder fazer a conversão para o Gamepass Ultimate.
    Com o fim da Gold, ficaria com medo de não poder resgatar mais para frente.

  20. Eu acredito que tem dois caminhos:

    1- Microsoft retira a live gold do Gamepass Ultimate e o torna apenas como o Verdadeiro Netflix dos jogos para console e PC

    2- Microsoft retira a Live gold de assinar por fora, e integra a live gold no Gamepass normal e no ultimate. Pagando apenas mensal.

    Isso é baseado nos pacotes de live gold que a Ms removeu do xbox recentemente.

    Outro ponto é: Querer brigar com a Steam neste ponto, já que a Steam não cobra nada para jogar online. O que eu vejo muito provavel acontecer, ou seja, a Microsoft não vê mais a Sony como concorrente, e sim a Steam.

    Principal foco é:

    1-Gratuidade para jogar online
    2-Melhores promoções
    3-Aumentar o numero de jogadores online

    Pq coloquei melhores promoções, pq justamente a Steam mete o rodo nas promoções deles, é 80% de promoção REAL. Um jogo que vc pagaria 100, vc paga 20 reais. As promoções do xbox é muito VARIAVEL, vai de 30% a 70% e não chega no 80%. E quando cai 80%, nem sempre é real. Já vi muito jogo saindo por exemplo de 100 reais por 25 reais. E no anuncio falava 80%. Que na verdade era de 75%.

    Eu acho importante ressaltar que, a gratuidade é para atingir maior numero de jogadores online, e não pagar por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *