Para enfrentar o Windows 10, Google vai unificar o Android com o Chrome OS

android-notebook-google

O Windows 10 conseguiu em apenas três meses conquistar mais de 120 milhões de usuários, o crescimento é notável tendo em vista que a Microsoft sempre teve dificuldade em fazer com que seus usuários atualizassem seu sistema para uma nova versão e são escassos os PCs com o novo sistema operacional nas lojas. De olho nisso, o Google já prepara a sua nova arma: Chrome OS e Android unificados.

O Windows 10 está presente em vários hardwares como PCs, tablets, híbridos, Raspberry Pi, Televisão, videogame e tantos outros. Esta plataforma tente a ficar mais forte a cada dia com tantos dispositivos compartilhando o mesmo Kernel. O Google parece que gostou e resolveu adotar a estratégia.

O Linux, em sua luta contra o Windows, tem amargado o fracasso por muitos anos. Apesar da gratuidade, já deixou de ser reconhecido como um concorrente da Microsoft por sua baixíssima participação no mercado dos PCs. Além disso o Chrome OS também não é sinônimo de sucesso. Mas o Google quer virar esse jogo.

Chrome OS + Android: Como isso funciona? Quando será lançado?

bad_android

Chrome OS é um sistema operacional de código aberto baseado em Linux projetado para rodar prioritariamente com aplicativos web, ou seja, a conexão com a internet é exigida constantemente. Agora o sistema morre. Os Chromebooks e Chromebox deverão ganhar um novo nome e um novo sistema com o Android mais presente.

Espera-se que uma prévia deste novo projeto seja demonstrada durante o Google I/O 2016, o evento para desenvolvedores da companhia que acontece em junho. Também é previsto que o lançamento do novo sistema unificado aconteça apenas em 2017.

Continuum do Windows 10 Mobile no centro de tudo

continuum-lumia-950-xl
O Continuum,  o novo recurso da Microsoft para o sistema operacional móvel, deve ganhar um concorrente em 2017. Ele que permite que smartphones sejam conectados a monitores com uma interface que se adapta à tela maior. Na prática, é como se o celular se tornasse o gabinete do PC. Logo, o Google deve começar a tentar convencer aos seus desenvolvedores a adaptarem seus apps para tela maiores e usabilidade com mouse e teclado.

A Microsoft está certa em unificar seus produtos? O Google parece que viu isso como uma forte ameaça.

Agora resta saber se ele irá convencer os usuários a trocarem o Windows 10 pelo Android/Chrome OS em seus computadores.

Fonte: The Verge e Wall Street Journal

53 comments on “Para enfrentar o Windows 10, Google vai unificar o Android com o Chrome OS

  1. Só precisa ver como vai ser a implementação do google.. se vão ser só apps “esticados” ou se vão dar suporte a layouts flexíveis como no Windows 10…
    Quanto ao sucesso dessa investida.. acho que vai ter o mesmo problema que o Windows Phone teve.. enquanto o Windows phone tem problema com apps(ninguém quer fazer app pq não tem usuário e não tem usuário pq não tem app) esse Android PC vai ter problema com os programas… ou seja.. vai ser só mais uma versão do Linux..

    1. tb concordo com vc mais no caso do google é pior pq se comparar o WP com android e uma baita diferença mas se compara linux chome os com Windows é absurda a diferença. sinceramente neste caso a chança do google e quae zero

  2. É um espaço no mercado. As crianças e adolescentes cresceram com android. quem viveu só com windows é um pouco mais maduro. assim acredito. mas tem uns jogos. pra quem gosta desse tipo de jogo. se for assim prefiro o linux mesmo. considero mais livre que o android do google.

  3. Li em um blog que o Google iria descontinuar o Chrome os e fazer do android um s.o para pc’s, tablet e notebooks.
    Agora fiquei confuso.?

    1. No fundo é isso mesmo.

      O google diz que o chrome os não morreu, mas morreu. Esse daí será o novo sistema.

      O Pixel (tablet parecido com o Surface) do Google roda Android e nada de Chrome OS.

      1. Eu sei sobre essa politica de avisar vc quando vc loga em um novo dispositivo, mas oq eu quero saber é pq ela IDENTIFICA meu celular como Android e não como windows 10 mobile ou Windows Phone

        1. Então, aí já vem do motor de reconhecimento usado pela MS, o qual deve ser Android mascarado. Enfim, coisa velha desde o 8.1 pra quem vê essa novela da MS. Uso Android (e mexo num 730 da família) e identifica meu login no chrome, o padrão do bugdroid, como IE. Essa, sim, é de doer as bolas.

  4. Se o Google realmente levasse a sério o Android ele não deixaria virar essa bagunça que é de que cada fabricante modifica do jeito que quiser o sistema e com isso vira essa saga da questão de atualizações, do jeito que está não tem condições, fabricantes lançam dispositivo com 6 meses e já não há mais disponibilidade de atualizações e como sempre, o usuário/cliente que se vire!.
    O Windows Phone pode estar melhorando aos poucos, mas qual dispositivo (esqueçam Nexus) da Samsung e tantas outras fabricantes que desde 2012 lançam atualizações para novas versões do Android?, posso afirmar com muita certeza, NENHUMA!.
    Acho que mesmo sabendo como era o WP que em 2013 adquiri o Lumia 920 e que sempre recebe atualizações, e não me arrependo, claro, podia ter muita coisa que tem no Android no WP, mas paciência né.

    1. a real é que o wp veio evoluindo com o tempo, e se o w8.1 não perdia em quase nada para os concorrentes o w10m não vai perder em nada e ainda vai ganhar e muitos aspectos…

    2. Exatamente isso. Uma das várias coisas que admiro no WP, além do suporte a atualizações por um tempo considerável é sua interface. Segue-se um padrão em todos os devices porém com um detalhe: varia de usuário para usuário
      E o Android? Cada fabricante customiza o sistema com sua UI, que as vezes pesa muito o sistema (Olha a TouchWiz da Samsung). Ta certo que o Android por adotar o kernel do Linux é um sistema de código aberto, podendo qualquer um fazer as devidas alterações no sistema que desejar, desde que siga as diretrizes de distribuição do Linux, mas por parte do Google deveria ter mais organização nessa parte, mesmo que a Open Handset Alliance e a Apache Licence 2.0 permita, isso poderia ser controlado pelo Google, até porque ele é detentor do Android

  5. Apesar de eu não gostar do Google, não há como negar que ele está correto, assim deve ser: a concorência lançou algo legal? Não demore e corra atrás. Espero que a MS faça isso com o W10M, que está ficando mt bom, pois o WP ficou pra trás por demorar a correr atrás dos concorrentes.

    1. Exatamente o mesmo pensamento que o meu. Cada um tem que vender seu doce, e se o do concorrente é feito de morango, eu terei que entregar um de morango e chocolate para ficar acima. Lei da oferta e da procura. O capitalismo é assim mesmo, um engolindo o outro enquanto pode.

      1. Concordo. Um exemplo é justamente o Windows 10. Todas essas novidades, todo esse esforço, distribuição gratuita etc. Tudo por causa da concorrência. Mas aí, tb não gosto do Google, Android (lixo) + OS Chrome (lixo) = lixão!

    1. Pior que a Apple tá só em alegria. iPhones vendendo como nunca e recorde de receita.

      Bom para ela.

      Vamos ser francos, estamos em um site Windows, mas a verdade é que a estratégia do Google dificilmente dará certo:

      Notebook não vendem mais como antes
      Tablets com Android não são bons, dentre outros motivos, por falta de apps compatíveis. Imagine para PC?

      Além disso é algo para 2017, muita coisa pode mudar até lá.

  6. Microsoft tem q aproveitar esse intervalo de tempo antes dessa unificação pra divulgar essa unificação entre Mobile e PC e consequentemente ganhar o mercado mobile, porque eu penso assim, quem tem um PC com Windows não vai largar pra usar esse novo sistema da Google por causa da Integração com o Android, pois o Windows em si já proporciona uma certa integração, através de seus serviços que estão presentes em praticamente todos os sistemas.

  7. Microsoft unificando pelo Windows, a Google unificando pelo Android e a Apple continua afirmando (através de Tim Cook) que não tem planos de unificar iOS e OS X.

    1. aff, acho que o cara entendeu tudo errado, o edge não fracassou, ele está apenas começando, o fato da MS fazer uma extensão para o chrome é tão natural quanto a MS fazer apps para android… mercado, a MS não tem mimimi igual a google… como o nutela disse… eles vão onde os clientes deles estão… pra mim isso é muito mais respeito com os clientes do que a google que se fecha e tenta queimar a MS com joguinhos idiotas de boicote… mas whatever…

  8. Por mais que o Android seja o sistema operacional mais usado do mundo e Chrome OS não tenha tanta relevância assim, no Windows as coisas são totalmente o contrário. Mas unificar o Android é uma boa ideia porém não tem muita proveitosidade: O Android tem uma ótima funcioalidade com aparelhos móveis, uma interface muito boa, mas em telas maiores não segue-se a mesma ordem. Já com o Windows a coisa é outra: O Windows 10 consegue trazer uma interface familiarizada com Lumias, XBOX’s, tablets, PCs e notebook híbridos sem bagunçar as coisas: Isso sim é unificar, tonar único um sistema em todos os produtos sem se mostrar iguais em todos, visto que se diferencia um Lumia de um XBOX, um PC de um Lumia e etc
    Já o Android com o Chrome OS precisa de mais ramificações para isso, uma vez que o Android é destinado a dispositivos móveis, mesmo nós o tendo visto em óculos, carros e smart watches

  9. Em relacao ao continuum, acredito que o android com algo parecido fará muito mais sucesso que o w10mobile. Porém acredito que nao será suficiente ter um android com continuum para desbancar o windows 10 para pcs

    1. Não fará não porque esse Modo só funcionará no Chrome OS. E ninguém tem Chrome OS.

      Faria mais Sucesso se fosse um modo Android para Windows em PC. O que só fortaleceria o Windows 10 por rodar Apps Android em PC. Hehehehe

  10. Eu vejo a MS com um forte arsenal, nunca baixei o Windows 10, mas pelos vídeos q eu vejo, percebe-se q o sistema está coisa de outro mundo. Eu tenho esperança que 2016 é o ano da MS, onde ela vai mostrar tudo oq ela é capaz.

  11. O sistema mal roda os Apps nativos do Sistema quem dirá fazer aquilo que o Continuum fará.
    A Google está tentando fazer seu Chrome OS ser um ótimo SO, porém ficou muito abaixo das próprias versões Linux. Android pode ser popular entre os smartphones, porém ele está longe de ser o mais seguro, mesmo se a empresa investir pesado em atualizações para o robôzinho.
    Contra fatos não há argumentos: A Google tem tentado desbancar a MS, mas isso está muito longe de acontecer, prova disso é o Android que tem perdido espaço no mercado para a Apple e a Microsoft…. Até o Windows 10 Mobile roda os apps do Android melhor que ele mesmo! Tanta fragmentação em apenas um sistema: Android. Parabéns, Google (Y)

  12. A Microsoft quando lançar o W.10.M podia fazer propagandas no W.10, assim como foi pra instalar o W.10. Pra mim se a Microsoft não fazer propaganda do W.10.M ele vai continuar a msm coisa com poucos usuários.

  13. A loja de aplicativos do CromeOS é a mesma do Android? Pq penso que se a Google unificar a loja, CromeOS pode ganhar um monte de aplicativos tal como a Microsoft está tentando com o W10M.

    1. Que eu saiba e também foi informado na matéria o Chrome OS roda APLICATIVOS WEB, que necessita de conexão de internet para funcionar.

      1. A minha dúvida é de onde saem esses aplicativos? Se uma loja independente do Android ou a mesma. Assim como existem aplicativos pra Windows e pra Windows Phone na mesma loja porém cada um no seu quadrado.

  14. Não acho que a Google esteja errada… Eu so penso que ela demorou demais pra pensar nisso.. 120 milhoes de usuarios no tempo que a Microsoft conseguiu nao é pouca coisa… e a Google vai ter que ser muito eficiente pra convencer esse pessoal a migrar do excelente Windows 10 para um sistema que menos de 2% dos usuários conhecem.

  15. Mas nem fodendo que eu troco meu Windows 10 – lindo, sexy e gostoso. – porque qualquer sistema Aberto baseado em Linux e ainda por cima que tem haver com o Google. Usar produtos Google e fazer pacto com o diabo. Ainda bem que estou com Deus!!!

    Windows 10 no PC. Windows 10 no Smartphone e a minha Próxima Smart TV também tem que roda Windows 10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *