Pareceria entra Xbox Series e Steam pode estar a caminho

Não é de hoje que surgem rumores sobre uma união entra Xbox e Valve, mas até então tudo parece improvável, mas será mesmo? Geoff Keighley lançou uma chamada no Twitter para obter feedback sobre o Game Awards 2020 – aquela premiação para escolher o GOTY. Nomes bem conhecidos como Phil Spencer da Microsoft e Gabe Newell da Valve estavam lá.

Xbox e Steam em uma chamada em conferência? Isso, é claro, deixa muito espaço para especulação e pode ter sido sugerido em um anúncio no Game Awards 2020. Talvez Phil e Gabe estivessem apenas entediados e por acaso se encontraram com Geoff Keighley para uma pequena conversa virtual.

O que você acha? Será que esse encontro surpreendente realmente significa uma colaboração entre o Steam e o Xbox? Provavelmente, só saberemos a resposta desta pergunta em dezembro quando ocorre a premiação para escolher o melhor jogo do ano. Lembrando que no ano passado vimos pela primeira vez o Xbox Series X e Hellblade 2 por lá.

Vale lembrar que Gabe Newell disse que prefere o Xbox Series X e não o Playstation 5 em entrevista neste ano.

O que vocês acham que pode ser?

86 comments on “Pareceria entra Xbox Series e Steam pode estar a caminho

    1. Se isso acontecesse, ou a Microsoft não conseguiria lançar o horizon no Xbox, ou a Sony tiraria horizon da steam, mais provável é a Microsoft lançar os jogos da valve no Xbox menos o horizon

    1. Acho impossível. O modelo de negócio da Steam cai como uma luva para a MS. A MS desenvolve
      os jogos e publica na Steam. Fica a cargo da Steam se virar em vender e cuidar da plataforma. Acho mais fácil (viável estrategicamente) a MS comprar mais uns 4 estúdios foda do que rivalizar com a Steam. O que você acha?

      1. Eu acho que faria sentido se a MS quiser usar a Steam como sua loja, pois a Windows Store tem muita rejeição dos gamers.

        Além disso, se tivesse a coragem de colocar a Steam no Xbox iria trazer o público de lá para o console, com suas inumeráveis bibliotecas de jogos.

        1. Ok. Mas e o APP Xbox como loja que já tem no PC? Não estou falando da Loja nativa do Windows (aquela nojeira não tem solução).
          E o Windows como sistema, não seria interessante manter alguma empresa forçando a aquisição do Windows?

          1. Por isso eu disse que a MS precisa de coragem, pois quebraria o paradigma do mercado. E faria integração entre as lojas e sistemas.

        2. Ok. Mas e o APP Xbox como loja que já tem no PC? Não estou falando da Loja nativa do Windows (aquela nojeira não tem solução).
          E o Windows como sistema, não seria interessante manter alguma empresa forçando a aquisição do Windows?

  1. Eu vim do Futuro para dizer que a plataforma Steam está funcionando no Xbox séries e você poderá jogar toda sua biblioteca de jogos do PC no Xbox séries

    1. Não vai rolar, console não é PC. Dependeria de milhões de fatores. O que poderia acontecer um dia seria algo semelhante ao Xcloud, mesmo assim… Difícil também.

      1. Sabemos que todos os jogos depende de API Microsoft pra rodar jogos no PC ou seja um Port da steam pro Xbox não seria muito difícil pois steam roda no sistema windows, que tbm e o sistema do xbox

        1. Muito improvável pra não dizer impossível. A não ser que fosse algo por streaming, mesmo assim, muito difícil acontecer. Mais fácil sair todos os jogos da MS pra Steam (ja tem quase todos da MS lá) e, ou até mesmo, GP na Steam, deve ser algo do tipo e não seria nenhuma surpresa.

  2. Os emocionados achando que MS vai comprar Steam kkkkk

    Calma galerinha, foi só isso ai mesmo, uma call com o Geoff, Phil, Gabe e varios fãs pra falar sobre o TGA. Inclusive o mesmo será em formato virtual este ano, sem publico presente

  3. Eu não vejo muito sentido trazer a Steam para o Xbox por um motivo: Windows. A MS ainda vende bastante licença do S.O e a Steam ajuda neste processo. Muita gente compra PC novo ou compra o seu primeiro PC, para usar justamente a Steam. Se a Steam for para o Xobx, qual sentido em adquirir um PC (no caso Gamers)? A Steam ajuda a MS neste questão. E tem outra questão. Qual o sentido da MS levar seus jogos para o PC se poderia comprar a Valve? A MS perderia espaço, amplitude.

    1. Transformar o xbox numa steam machine seria uma revolução de mercado, quebraria o monopólio da Ms na sua própria maquina, incluiria no xbox jogos como DEath Strandng ou Horizon zero dawn da Sony além de milhares de jogos que só tem no pc, e sobre vender Windows vai vender da mesma forma que vende agora, quem quer jogar no pc não compra console, mas não acho que isso aconteça, deve ser algo relativo ao pc mesmo.

      1. “quebraria o monopólio da Ms na sua própria maquina”
        Mas neste caso iria monopolizar os consoles, não acha? A MS iria tirar a possibilidade (se assim quisesse) de colocar jogos da Sony dentro do seu ecossistema.

        E sobre a venda de Windows, se pensar bem, um Xbox X tem mais vantagens no quesito poder que muitos PCs medianos. Isso pode sim afetar na aquisição de PC (não de fanáticos de PC).

        1. Pode acontecer de tira pouca venda dos pcs mas muito pouco em relação ao mercado global, mas não iria monopolizar os consoles, todo console é um monopólio de loja unica, vc só compra jogo no xbox da MS, só compra jogo da Sony no ps, com isso vc teria duas opções no xbox por isso quebraria o monopólio de loja no console, talvez a Sony não queira ai colocar seus jogos no pc, mas isso seria uma decisão dela que nunca se pode contar.

        2. Esses cara afirma de pé junto que Xbox SX é algo revolucionário kkkkkkkk muita gente vai quebrar a cara achando que vai comprar um console de 500 Dolores com nível de RtX 2080 Super… Novembro está bem aí!

          1. Comparar com PC que so RTX 2080 Ti custa 1200 doletas e o Series X 500 doletas. Vamos comparar Series X com PS5 e não com 1 placa de video PC é outro publico

  4. Não acredito nada a o nível aquisição, ou uma xbox machine, mas que deve ter um acordo grande deve, difícil especular o que, mas em uma semana tivemos rumores de compra da Ubisoft, novo estúdio par apresentação dia 30 e agora rumor com a steam além da confirmada parceria com a gamestop, a Ms esta preparando coisas grandes.

  5. Game pass na Steam, um acordo parecido com o feito com a gamestop. Acredito ser uma forma de tornar o serviço mais popular e conhecido já que muita gente nem conhece.

    1. Não sabia que que XboxSeriesS/X é feito de Ferro, Cobre ou Alumínio.

      Talvez isso seja a tal explicação do Insider ter queimado os dedos na parte da Expansão CF Xpress.

      Pena que o rapaz foi obrigado a desmentir depois.

  6. Phill e Gabe em uma live onde tinha 25 pessoas, ai Jorge e cia ltda já estão criando teorias de jogos da steam no xbox, que vão jogar HZD, pelo amor de Deus galera, vocês são burros, mas acho que nem tanto, usem um pouco do cérebro. É o nível de inteligência da comunidade quando você vê erros de português até no título da matéria

      1. Haha Jogão! Apesar que já poderiam ter incluído a versão de Xbox Original na Retro, já que o mesmo está na Retro do Xbox 360. Só desbloquear o FPS pra 60/120 FPS, que fica show!

        To pra baixar esses mods pra PC:

        https://www.youtube.com/watch?v=xXpEwF3ttlI
        https://www.youtube.com/watch?v=n66w8-RLVwE
        https://www.youtube.com/watch?v=yytojIruf7w
        https://youtu.be/v_ql7xoG9ns
        https://www.youtube.com/watch?v=Sr6yNBnGuMQ

      2. Meu preferido. Joguei muito o 1 também. Primeiro na minha geforce256, passando pela mx420, daí peguei uma geforce3 usada e boom! Eram outros jogos, rejoguei de novo.

          1. Não lembro como fazia pra reconhecer meu controle de ps1 com aquele adaptador paralelo ainda. Mas jogo que não reconhecia eu usava um programa para mapear teclas no joystick.

    1. Bem Lembrado!!

      Com esse porte do XboxSeriesX. Facilmente seria “implantado” um Steam OS no XboxSeriesX.

      Seria uma loucura. Os games Partilhados Steam-Xbox, sem a necessidade de ter um Pc Gamer.

      Será possível SteamOS no Xbox?? Ou é desvaneio demais de um sonho não tão distante.

        1. Apenas uma observação: A Valve descontinuou as Steam Machines, mas não o SteamOS. No entanto, o foco agora está no Proton, por isso não há mais atualizações públicas para o SteamOS desde o segundo semestre de 2019.

          Para saber mais sobre o Proton: https://github.com/ValveSoftware/Proton

          1. É uma camada de emulação que roda jogos do Windows no Linux, então não é um sistema tá mais pra um “emulador” rodando uma VM do Windows com todos os jogos da steam.

          2. Não é bem uma emulação, mas sim uma camada de tradução de APIs, construído em cima do Wine. Dessa forma é significativamente mais rápido do que se estivesse de fato sendo executado em uma VM. Atualmente estão usando o DXVK para traduzir as chamadas de métodos ao DirectX para o Vulkan.

          3. Depende, se você estiver executando uma máquina Virtual, ela ocupará mais recursos além do que o jogo precisa, pois terá toda a carga do sistema sendo executada, e sem a utilização de recursos como “GPU Passthrough”, a máquina virtual também irá emular uma aceleração 3D, o que é muito lento se comparado a execução nativa e também ao proton.

            Já no proton, o processo varia de jogo para jogo, poucas exceções conseguem desempenho superior no proton do que no próprio Windows, geralmente jogos que são CPU-bound, mas a maioria tem desempenho ligeiramente negativo (coisa de 5 frames por segundo de diferença).

            Em resumo: uma VM necessita de mais hardware e de tweaks específicos (que nem sempre são triviais) para ter um desempenho satisfatório, já o proton, com menos hardware consegue o mesmo resultado devido a não possuir toda a sobrecarga de um S.O sendo executado por trás de suas chamadas. O desempenho nativo na maioria dos casos é superior, mas não faz muita diferença caso você esteja rodando um jogo com FPS de sobra.

          4. Entendi, no começo era da forma como descrevi, mas hoje acho que é como você disse, obrigado pela informação.

      1. Ainda estou confuso sobre a necessidade de ter ou não um PC Gamer, eu tenho PC Gamer, PS4 e agora um Nintendo Wii, tudo foi comprado ao londo do tempo conforme eu queria mais coisas, uso muito o PC até mesmo por causa do trabalho mas não vejo uma plataforma exclusiva só para jogar, é bem provável que eu venda o PS4 e pegue o Series S, o problema é que não gosto de jogar FPS no console mas jogos de corrida e aventura sim. Mas não se esqueçam que 90% dos jogadores de games de ação estão no PC todo ano tem um jogo da moda e estes games da moda bombam mais no PC.

        1. Olha, se existir a possibilidade de partilhar os jogos da Steam com Xbox.
          Assim como partilha Xbox com Pc via GamePass.

          Me desfaço do meu PcGamer. E volto pro meu Pc DualCore e8500.

          1. Mas muitas vezes o game no PC está com um preço muito baixo, os 4 games do Batman na Steam estavam saindo por menos de R$ 40,00 enquanto que na PSN apenas três dos games estão custando R$ 250,00. Essa grana ao longo do tempo faz muita diferença.

  7. Não sei se é verdade, mas surgiu uma imagem no TT do novo app do Xbox que você poderia add amigos da Steam.
    https://pbs.twimg.com/media/Ekusf5_W0AMC4Te?format=jpg&name=medium

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *