Phil Spencer, chefe do Xbox, elogia jogo do PlayStation VR

Esta realmente foi estranha para muitos, apesar que Phil Spencer seja um sujeito cordial e que sempre elogia até mesmo a concorrência, ainda assim, muitos acreditam que possa ter algo a mais que isso. Bem, o chefe do Xbox foi ao Twitter hoje para compartilhar elogios a um jogo de PlayStation VR – especificamente o Iron Man VR da Marvel, desenvolvido pela Camouflaj, com sede em Seattle.

Cabe lembrar que, Spencer já elogiou bastante Hellblade, logo após descobrimos que ele tinha comprado a Ninja Theory. O movimento é ainda mais estranho porque a Microsoft não tem interesse em lançar jogos VR para o Xbox no momento, e parece que até a própria Sony não focará nisso no Playstation 5 a julgar pelos anúncios do dia 11 de junho.

Voltando ao Camouflaj, em seu tweet, Spencer observou que estava orgulhoso de ver o estúdio local lançando um jogo impressionante:

Apesar de todas as especulações, isso não é tão inesperado quanto você imagina – o Ryan Payton mencionado no tweet de Spencer costumava trabalhar na Microsoft e na 343 Industries antes de sair em 2011 para fundar Camouflaj, então esse é provavelmente o projeto de uma antiga amizade. Portanto, embora seja certamente interessante ver Spencer destacando um jogo de realidade virtual, aparentemente é um parabéns de amigos.

159 comments on “Phil Spencer, chefe do Xbox, elogia jogo do PlayStation VR

  1. Phil está maluco? Estou começando a acreditar nos sonystas pra mandar esse cara embora. O cara diz que não tem interesse em jogos VR no console que ele comanda e depois, elogia um jogo da concorrência. hauhauhau
    Phil tá virando piada.
    Detalhe, um jogo com nota ruim, um fracasso.

      1. Um cara que não tem nem Xbox One, nem PS4, “joga” pelo Twitch (fica assistindo streamers irrelevantes) quer dar parâmetro do que é bom ou ruim hauahaua esse é o KingsGoku, fascista nazi racista do site kkkk

    1. Cara kkkkkk quem tem essa coisa de rivalidade mortal é fanboy. Microsoft e Sony fazem parcerias à rodo. Se vc quer um argumento de fanboy, pd até pensar do lado que o Phill fez isso com a intenção de dar uma derrubada no marketing deles. Pensa: com um cara chefe da divisão de jogos da concorrência elogiando tal jogo, e ele sendo ruim, os holofotes do VR da Sony acabam indo pra esses jogos “nota amarela” e as pessoas q não são tão engajadas assim em fóruns e que não seguem as empresas acham que PS VR só tem esse tipo de jogo.

  2. Retardado são esss fan boys do xbox/ps, quem é esperto aproveita o melhor de cada plataforma. Eu particularmente não gostei do VR, mas não podemos negar que é uma inovação legal no mundo dos games.

      1. Com o passar dos anos Sony e Microsoft, apesar de concorrentes nos consoles, estão tomando abordagens diferentes para inovar. Mesmo sendo uma inovação legal, ainda é uma indústria de nicho e pouco acessível. Pelo jeito, com o possível anúncio do Xbox Series S em breve, a gnt pode observar que a Microsoft tá mirando na acessibilidade e capilaridade. Ela já tem o console mais poderoso pros fans hard core e que têm acesso a esse tipo de máquina, agr parece q ela tá mirando no mercado ascendente dessa classe que está começando a se preocupar e poder adquirir artigos de entretenimento.

      2. Acredito que a Microsoft vai deixar de criar. Seja serviços como Mixer e perifericos pra fazer fazer parcerias ou deixar o console adaptativo pra isso. VR é uma coisa que tem dezenas de outras fazendo, por que não deixar que usem eles no series X por exemplo.

      3. Primeira coisa pelo alto custo. Não é todo mundo no Br que tem grana pra pagar 2k num dispositivo. Sendo que já tem o preço do console também.

        E o Xbox ainda está se recuperando do Kinect. Investiu muito em uma tecnologia que não fez sucesso.

        Mas nunca se sabe né. Num futuro algum VR chega.

    1. As coisas que o VR oferecem realmente são legais em alguns pontos. Resident evil no vr foi bem legal mesmo. Mas a tecnologia ainda é bem cara pra se tornar de fácil acesso e desenvolvimento.

      1. VR ainda é algo de muito longo prazo pra se tornar popular. Se vai ou não se tornar, não dá pra saber, mas se acabar se tornando, só daqui bastante tempo

          1. Com certeza!
            Definitivamente não é algo pra mim. Sofro de enxaqueca e isso me faria ter as piores dores de cabeça do mundo… Mas sem dúvidas tem mercado e vai ter mais ainda

          2. Pois é. Testei na casa de um amigo e não achei que justifica o preço – por enquanto. Mas mesmo sendo um mercado relativamente pequeno, uma grande quantidade de estúdios estão desenvolvendo jogos pra VR.
            Eu acho que VR é tipo stream de games e tecnologia 8K: são tecnologias promissoras mas ainda não possuem ou a infraestrutura necessária ou não são tão acessíveis ainda para ter uma grande adesão… Ênfase no ainda kkkkkk

          3. Eu acho que o preço é explicado pelo altíssimo custo de produção e desenvolvimento…. Logo mais sem dúvidas barateia.

          4. Do desenvolvimento e do produto em si né. Essa tecnologia ainda não recebeu investimento suficiente. Mas sim, com o tempo ele vai tomando espaço, crescendo, gerando concorrência e recebendo investimento, mas n vejo isso acontecendo tão cedo assim (digo talvez num espaço de 3-4 anos)

          5. Isso. O preço de produção mesmo do hardware que é muito alto… E creio que desenvolver jogos pra isso tbm não seja exatamente barato!

        1. Verdade. Mas já é uma tendencia. Adoro jogar firewall. Mesmo com algumas falhas, me diverte tanto (senão mais) quanto o siege. Eu peguei o VR numa promoção. E todo mundo adora. Mas saem tontos após o jogo.

          1. Deu náuseas não. mas deu uns sustos da poha! Kkkk. Resident é um game que daria bem pra VR mesmo. Não costuma ser frenético demais.
            Um fable pra VR TB seria do caraio.
            Eu jogo ace combat pelo gamepass, mas jogar com manche e no vr deveria ser outro mundo.

          2. RE7 em VR é muito elogiado!! Espero que o 8 venha tbm com suporte. Por ser em primeira pessoa, é ótimo!

        1. Cite aí alguns, pra mim só God of War, mesmo assim dizem que a campanha é pequena, não sei ao certo a do Miranha. Comprar um ps4, instalar, jogar dois jogos e guardá-lo. Prefiro perder meu tempo jogando algum outro jogo que me divertirá tanto quanto ou mais que God of War.

    2. 1988: VR no PC
      1994: VR no Arcades (Sega)
      1995: VR no console Virtual Boy
      2016: VR no PS4 vira inovação, com 21 anos de retardamento.

  3. Phil adora games nota amarela. Acorda Phil, você disse que VR é algo ruim, está fazendo propaganda free para a concorrência.

    https://www.metacritic.com/game/playstation-4/marvels-iron-man-vr

  4. Sinceramente, não sei como não tem VR no Xbox principalmente pela visão do Phil. Que diz que quer levar mais experiencias para os jogadores, mais opções, liberdade e não sei oq…

    Ai vem com desculpa, “mas o povo não quer”…ai você tem que dar a opção que ele tanto defende, quem quer compra, quem não quer, não compra.

    1. Provavelmente não vale a pena o investimento. Eles acabaram de fechar o Mixer, injetando milhões para tentar pegar uma boa porção do mercado, e pelo jeito fracassou. O mercado de realidade virtual ainda é muito de nicho e pouco acessível. Na minha opinião, o Xbox com o Phill Spencer tá mirando na variedade de opções para console, oferecendo um console poderoso e outro mais acessível. Quando você vê esses mercados de países de terceiro mundo, onde o dinheiro tá começando a entrar e a população começando a ter poder aquisitivo, vc como empresa quer ter certeza que tem um produto pra esse público… Enfim, minha opinião. Qq tu acha?

      1. De certo ponto até vai, mas dificilmente vai sair do Nincho se ficar basicamente a Sony e Valve na briga….Quanto mais empresas estiver no meio, mais rápido ele evolui, mais rápido ele fica barato. Com isso vai aumentar a quantidade de usuários e consequentemente vai aumentar o investimento por parte das dev pq é algo que começa ter publico.

        1. Acho que na indústria dos games, as empresas pioneiras que se solidificam no mercado raramente cedem espaço para outras. Da pra ver isso com o próprio mercado de consoles atual, basicamente só Microsoft, Sony e Nintendo.
          Realmente não sei se vale a pena o investimento por parte da Microsoft, e se eles já se posicionaram sobre o assunto, provavelmente já fizeram estudo de viabilidade, e por enquanto ainda n deve valer a pena.
          O VR ainda não estourou pra chegar aquele tanto de empresa querendo uma fatia, agora são poucas as empresas que realmente têm a grana pra chegar no início e alisar o terreno pra colher frutos no futuro. Microsoft era uma delas mas pelo visto saiu fora… Vamos ver daqui pra frente

  5. Pra ser franco, eu queria o kinetic de volta… Mas depois de tanta polêmica no começo da geração passada, não vai rolar. Até se fosse fazer algo relacionado a VR pro Xbox, ter um kinetic complementaria perfeitamente. Talvez num futuro distante, quem sabe…

  6. Se tivesse VR no Xbox, co
    m certeza eu compraria um Xbox, eu tenho o PSVR gostei muito,seria uma boa se estivesse nas 2 plataformas,talvez os fabr
    canes

  7. Phill Spencer é um gentleman, devemos dizer. Claro, isso não exclui o fato de ser mentiroso e incompetente, diga-se de passagem, contudo, sua cordialidade deveria servir de exemplo pra alguns fanáticos mil grau aqui, que só sabem insultar o agente do contraditório.
    Parabéns, Phill!!!

    1. O intuito dele é nitidamente transformar Xbox numa plataforma se PC Gaming, ele só não admite… É um gentleman, mas um belo de um mentiroso mesmo

      1. Sim, é consenso que o Xbox hardware só existirá até a próxima geração. Se ele admitisse agora seria uma frustração maior ainda para usuários Caixa X. É nítido que ele está administrando doses homeopáticas de frustração, diminuindo o impacto.

        1. Exato. Gradualmente Xbox se tornará apenas um serviço de Streaming e Download de games. Download em PC e Streaming em plataformas como SmartTVs, Smartphones, Tablets, etc

          1. Lol, mas é uma tendencia entre todas as marcas. No dia em que sumir o console físico, sumirão todos.

          2. Lol, mas por que iria sumir só o console Xbox? A única não investindo no streaming (que eu saiba) é a Nintendo. PSnow ainda não tem no Brasil… mas vai chegar, eu acho.

          3. Pq ambas outras concorrentes estão se dando bem no ramo dos consoles. Vendendo igual água seus consoles e seus jogos First Party neles… Ambas mantém essa abordagem conservadora e se dão bem nisso. O Xbox não é sucesso comercial, e seus jogos First Party não são bem vendidos, no máximo são jogados no Gamepass… A Microsoft conseguindo colocar o gamepass em streaming pra diversas plataformas como SmartTVs e Smartphones, elimina esse elefante branco que é o Xbox enquanto console, hardware, que não vende bem, e maximiza seus lucros.
            O PSNow nunca foi pensado como um produto/serviço principal, apenas COMPLEMENTO. O Gamepass é pensado como foco principal mesmo!

          4. O Ps4 custa $381 pra fazer. Não faz sentido nenhum a Sony não querer se livrar dele caso possam. Eles só vendem o Playstation pra lucrar com software.

            http://www.engadget. com/2013-11-19-ps4-costs-381-to-make-according-to-hardware-teardown.html

          5. Vc pegou uma matéria de 2013!! Bem no início da geração.
            Hoje um PS4 mal passa dos 100U$ pra ser feito!

          6. O Xbox É um sucesso comercial. Só é menos do que os outros dois… 47 milhoes é o bastante pra justifica se manter no mercado. Fracasso é o Wii U com 13 milhoes e o Dreamcast com 9 milhoes. O SNES vendeu 49 milhoes, próximo do One.

            Acontece que os consoles estão vendendo mais do que nunca, então o Xbox parece “fracasso” perto dos outros… mas 47 mi não é ruim.

            Não faz sentido também o que você fala sobre o PSnow. Assim como a Microsoft, eles lucram com software, não com hardware. A fabricaçao do Playstation é cara, muito cara. Se o PSNow “pegar” de fato tanto quanto o Gamepass, qual o sentido de uma fabricante querer manter o console no mercado e outro não?? A Sony maximizaria os lucros caso pudesse se livrar do Playstation de vez. Ela só vende o hardware pra lucrar com o software que será comprado pelos donos de hardware.

          7. Bom… Por partes:
            1: Nenhum console é lucrativo nos primeiros anos. Depois se torna lucrativo pelo barateamento da produção; o Xbox One nunca chegou nesse patamar pelas poucas unidades vendidas.
            2: SNES é de uma época que o mercado era bem menor! Impossível fazer qualquer comparação. Fosse igual é hoje, ele provavelmente teria passado os 100mi. Pros dias de hoje o Xbox One pode, SIM, ser considerado fracasso. Lembre que o 360 vendeu quase 90mi!
            3: pra Sony não é vantagem focar no Now pq os jogos VENDEM! Todos os exclusivos AAA da Sony venderam mais de 10 milhões… Já a Microsoft não passou de 10mi nem com sua maior franquia (Halo 5 não passou das 7 milhões de unidades).

          8. 1 e 2) Independentemente da época que o console viveu, pq o One nunca chegou no patamar de lucro na fabricação de consoles e o SNES sim, se ambos venderam quase o mesmo? Então nenhum console é lucrativo nos primeiros anos, mas o One nunca chegou no patamar de lucrar e o SNES sim, tendo ambos vendido o mesmo?

            3) Mas a Sony ia lucrar ainda mais se eles pudessem vender digitalmente o jogo pra pessoa jogar direto de SmarTVs e smartphones com streaming, sem precisar fabricar nenhum hardware. Se os AAA da Sony vende mais de 10 milhões pros donos de Ps4, não ia vender mais ainda disponibilizando pra quem nem é dono? Pra pessoa jogar pelo smartphone?? Vende o streaming de GoW pelo smartphone, oras. Ia vender 30 milhoes ou mais

          9. 1, 2: pq o custo de produção do Snes era baixo e o preço relativamente alto pra época. Lembre que vc não pode comparar números de agora com antes pq existe inflação… Vale lembrar, também, que a Nintendo licenciou, por um bom preço, a produção de snes pra outras empresas fazerem “clones oficiais”, que não entra na conta de unidades vendidas, mas geraram valor pra Ninty.

            3: PSNow não é VENDA de jogos, é assinatura. Nada impede de, futuramente, vender tbm os jogos pra se streamar pela TV, etc, mas não creio que isso fosse “pegar”

          10. 1,2: Vc tem dados do que está afirmando? Qual era o custo de fabricação do SNES? Como vc sabe se a fabricação de consoles Xbox deu lucro ou prejuízo?

            3: Não crê que vai pegar? Aí você está usando sua crença como argumento, é isso?? Pq a assinatura de jogos iria pegar e a venda digital não?

            No caso dos filmes, a Netflix “pegou” (e os filmes chegam lá depois de um tempo assim como a PSNow), mas também tem a NET Now onde vc pega lançamentos de forma individual e por um preço mais caro. Pq vai ser diferente nos games?

          11. A pessoa também pode alugar, não precisa necessariamente comprar.

            Da mesma forma que tem Sonic e Aves de Rapina (lançamento) pra vc pegar e alugar, pode ter o novo GoW no lançamento pra alugar tb.Tem aluguel de console hoje em dia (conheço gente que alugou um Ps4), alugar games ia ser 100x mais comum.

          12. Se for pensar dessa maneira, os exclusivos da Sony vendem pouco!

            Se tem 110 milhões de base, o mínimo seria vender 10 milhões!

            XBOX com 45 milhões de base e vendendo 5 milhões de cópias de exclusivo, deixa ele no mesmo patamar da Sony.

          13. Sim, estou.
            Xbox acabará logo enquanto console. Aproveitem o ÚLTIMO Xbox que vai sair agora (se é que tem o que aproveitar, né… Negócio vai ser sem jogo)

  8. Phill Spencer é um gentleman, devemos dizer. Claro, isso não exclui o fato de ser mentiroso e incompetente, diga-se de passagem, contudo, sua cordialidade deveria servir de exemplo pra alguns fanáticos mil grau aqui, que só sabem insultar o agente do contraditório.
    Parabéns, Phill!!!

    1. Não vai ser tanto assim, diferença de 30 pra 60. Pra sonysta tá bom demais, vão passar muito pano. O Baltar já demenciou dizendo que 30fps é mais confortável pra quem não está acostumado a 60fps. Isso é só o início então vai vendo…

      1. Eu acho EXTREMAMENTE engraçado gente achando que os games vão rodar em 60fps no Series X kkkkkkkkkkkk
        Logo que sair Assassin’s Creed Valhalla em 30fps no SX, Lógico que vão culpar a Ubisoft kkkk

        1. Ue pq é culpa da Ubisoft mesmo kkkkk a opção de 60 fps em questão de multi fica ao cargo da empresa não da MS só os first party da MS ctz serão 60 fps.

          1. Falácia de vocês. 6 Forza, 3 Gears e 2 Halos (sendo um 5 em 1). Não é simplesmente Halo, Gears, Forza. Contei também Ori, Ori 2, Sunset Overdrive e Gears Tactics acima de 80. Liste aí os de ps4 acima de 80.

          2. Mas não sem 15 estúdios extras pra nova geração.
            60 > 30
            4k > 4kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            TLoU2 > 90 = piada

          3. Mas não sem 15 estúdios extras pra nova geração.
            60 > 30
            4k > 4kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            TLoU2 > 90 = piada

          4. Caramba, do Ps acima de 80
            Bloodborne
            Infamous SS
            Uncharted 4
            Uncharted Lost Legacy
            Uncharted ND Colection
            The Last of US Remaster
            Tlou Part2
            Dreams
            Teraway Unfolded
            LittleBigPlanet 3
            GT Sport
            Resogun
            NexMachina
            Horizon ZD
            Spiderman
            God of War
            The Last Guardian
            Shadow of The Colossus Remake
            Astro Bot
            Ghost of Tsushima
            Death Stranding
            Gravit Rush 2
            Until Down
            Journey
            Street 5
            Helldivers

            Só pra citar alguns kkkk

        1. Não, terá performance inferior, não terá Raytracing, terá menos pixels. A única coisa que se manterá será a narrativa e jogabilidade

          Um console capado

          1. Ta bom então vou reformular… estão pronto pra rodar as piores versões dos jogos no PS5 se comparado com o Xbox Series X? rsrs

          2. Aí sim.

            Ainda sim o PS5 vai ter seus exclusivos pra trazer aquela diferença. Os chamados Gotys que o Xbox não tem a décadas sabe

          3. Se não tiver raytracing e performance pior então a micosofre nem deveria descontinuado o Xbox one X; seria um tiro no pé um console com essa proporção; afinal a diferença entre um one S e um one X é apenas de resolução melhor LOD melhor draw Distance melhor Texturas porém de gráfico são práticamente iguais

    1. Pra mim essa guerra de consoles é injusta e desproporcional, fazendo a cabeça de pessoas ingênuas em favor de uma empresa gananciosa, anticonsumidor e predatória feito a divisão de jogos da Sony.
      Estão usando dinheiro de sonystas pra comprar exclusividade temporária de jogos! Pagando para que outros consumidores só recebam os jogos depois, alguns bem depois. Com essa estratégia a Sony venderá mais, mas e pra você consumidor? Com o uso do dinheiro que investi no Playstation consumidores de outras plataformas terão os jogos só depois?
      Neste cenário atual, qual o ganho real para o consumidor da Sony? Não seria melhor, para todos os consumidores gamers, investir a propina da exclusividade na produção de seus próprios exclusivos com ênfase no gosto da sua base de jogadores?

      Agora, você vir com ofensas pra cima de quem sabe que a política atual da Sony é prejudicial para todos os jogadores é fácil. Difícil mesmo, é combater a Sony!

      1. Amigo, sinto muito, mas todo esse papo vitimista e delirante de “inimigo a ser combatido, política atual ser prejudicial e blá, blá, blá” é uma bobagem sem tamanho. A MS e a indústria de jogos são milionárias, a defesa e a militância de vocês em prol delas é completamente irrelevante, boba e um total desperdício de tempo.

        1. Eu estava pretendendo te responder com bom humor e não ser maldosamente e injustamente interpretado como vitimista. Tanto que combato a política da Sony de pagar pra que os jogos cheguem depois a outras plataformas.
          Sou gamer e sou justo, pra mim e pra grande parte da comunidade as discussões das políticas dessas empresas não é “completamente irrelevante, boba e um total desperdício de tempo.”
          Eu até a acho bem divertida a maior parte do tempo.
          Agora quando algum babaca sem visão chega com ofensas pessoais ela perde a graça.

          1. Opa, não houve intenção de fazer ofensa pessoal e sim a um determinado grupo que pensa que ajuda com essas bobagens. Concordar com vc, as empresas têm que ser criticadas, porém sem distinção entre uma ou outra. Não vale meter o pau na Sony e fechar olhos pra erros que a MS comete, iguais ou nao, e vice-versa.

      2. Amigo, sinto muito, mas todo esse papo vitimista e delirante de “inimigo a ser combatido, política atual ser prejudicial e blá, blá, blá” é uma bobagem sem tamanho. A MS e a indústria de jogos são milionárias, a defesa e a militância de vocês em prol delas é completamente irrelevante, boba e um total desperdício de tempo.

  9. Nada impede que a Microsoft compre um estúdio para desenvolver jogos em VR para outras plataformas e ganhar dinheiro… qual o problema nisso?

    1. O grande problema disso é que o PlayStation é pioneiro na tecnologia. Por este motivo os caixistas mais lazarentos dizem não ter interesse por mais está opção de game.

      O mesmo ocorria quando o PS já tinha o Now e a Microsoft nem falava de streaming, depois que ela começou todos os caixistas começaram a defender tais tecnologias

      São uns hipocritas mesmo

  10. O proprio Phil Spencer disse que não focaria sua atenção no VR enquanto os jogos parecessem tech demos, tipo esse jogo do Iron Man. Sera que vai rolar um Oculus Rift do Facebook no XSX ? Talvez um Forza fotorealista VR ?

  11. Acho tão engraçado os cara se xingando, falando mal dos outros consoles enquanto as empresas tão de boa dando parabéns umas pras outras, e olha que é tudo adulto, kkkk, se tivesse 7 anos até entenderia

    1. A Sony está se dando bem comprando exclusividade temporária de jogos. Eu vou me dar mal por ter PC. Mas não posso falar mal dela porque você não entende.

  12. O Jorge fica tão preocupado com isso, que ele faz tanta questão e se incomoda com o assunto, que chega elogiar o Hellblade para então completar que a empresa comprou o estúdio kkkkkk
    Dando a entender que a Microsoft pode estar de olho neste estúdio hahaha

  13. Eu comprei o PS4 Pro só por ser mais em conta pra aproveita o VR mas me decepcionou, pra jogar e zoar com a galera é legazin mas tirando isso nada demais e olha que gastei uns 600 reais com jogos de VR, meu bundle tinha Skyrim VR tbm, depois percebi que pra ter uma experiência foda mesmo só no Pc com um investimento de uns 20mil+

  14. Aí Jorge, alguns sites quando fazem menção a outras fontes em inglês – especialmente o twitter – eles colocam uma tradução logo abaixo. Isso ajuda pra caramba caras como eu, que não entende nada “dos ingrês”.

    Fazer isso nas matérias ajuda bastante. É só uma dica.
    Valeu!

  15. Xbox é tudo ou nada! Se não for para ser um boçal que fala barbaridades não serve! Tem que falar mal de The last of us 2 e god of war (não pode ter medo de passar ridículo). acho melhor é Microsoft procurar outro cara para comandar a divisão Xbox!

  16. Sabe aquelas coisas que as pessoas compartilham só por compartilhar? Sem ao menos ter noção do que falam?? Pois é, tem um monte de idiota sempre postando que o Phil é mentiroso, queria saber os fatos para tal afirmação? Sem achismos ou “coisas da minha cabeça” por favor

  17. Meu, eu li uns 20 comentários, olhei lá em cima se eu estava no “WINDOWS CLUB” mesmo, fui lá, li mais uns 10, voltei lá em cima pra ver se novamente estava no “WINDOWS CLUB” e não é que eu estou mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *