Phil Spencer: Estamos anos longe de 8K ser o padrão nos jogos

Phil Spencer, líder do Xbox.

Vários executivos do Xbox têm conversado com a WIRED em uma nova entrevista sobre o próximo lançamento do Xbox Series X e Xbox Series S, incluindo o próprio chefe do Xbox, Phil Spencer. Como estamos falando do console mais poderoso do mundo, então o poder sem dúvida foi pauta da conversa.

Notavelmente, Spencer falou um pouco mais sobre a capacidade do Xbox Series X de atingir uma resolução máxima de 8K, explicando que embora seja definitivamente possível, é improvável que o vejamos amplamente adotado. Abaixo, confira as suas palavras:

“Acho que 8K é uma tecnologia aspiracional. Os recursos de exibição dos dispositivos ainda não existem. Acho que estamos a anos de 8K ser – se é que algum dia será – padrão em videogames.”

Embora seja improvável que 8K tenha um grande impacto nesta geração, o Xbox Series X/S também pode atingir 120 quadros por segundo em títulos compatíveis com visuais de até 4K, o que Spencer reiterou é “absolutamente disponível para as pessoas usarem”.

O que vocês acham?

161 comments on “Phil Spencer: Estamos anos longe de 8K ser o padrão nos jogos

  1. Versão Jim Ryan:

    Acho que 4K é uma tecnologia aspiracional pra nós. Os recursos de exibição dos dispositivos existem a tempo. Mas acho que o Playstation 5 está longe dos 4K – isso é se em algum dia terá…

  2. Acredito que 8K nunca entrará na moda, será algo parecido com 3D em televisão, veio e sumiu. Até pq acredito que o olho humano em uma sala não veria a diferença em uma tv com 55 polegadas.

    1. Acho que vai depende da distancia que o cidadão fica da tv. Tem uma formula pra calcular o tamanho da tv com relacao ao tamanho da sala. O resultado é o tamanho da tv para percepção da tecnologia isso pra 4k so ajustar a proporção. No google tem. Na pratica, em lojas ao observar tvs 4k top de linha ao lado da 8k não vi muita diferença.

      Pessoalmente o que gostei nessas tv’s novas é o HDR.

  3. Se vcs lerem a materia anterior da DF falar que o capadão 5 é semelhante uma RTX 2060, e ler o thread daquele deve lá que concordou, vai ver que este dev falou que acredita que 4K é desperdício de poder da GPU. Que 1440p estaria ótimo, usando renconstrução de imagem para upscale ao 4K.

    Olha só o que o capadão 5 está fazendo com a indústria.

    Engraçado que na época do Xbox One a 900p este discurso não existia, pelo contrário, eram só críticas.

    1. também não é assim
      1080p e 900p são resoluções relativamente baixas, então qualquer diferença conta

      já 1440p e 4k é uma mudança bem mais sutil ao olho humano

      eu escolheria qualquer hora 1440p 120/60fps do que 4k 60/30

      1. Não. 1440 é quase a metade da 4K, enquanto 1080p e 900p tem uma diferença de 15 a 20%.

        Tbm prefiro que invistam em FPS que resolução 4K. Mas falar que a diferença de 1080p x 900p é mais gritante que 4K pra 1440p, seja em qualidade ou percepção é safadeza

    2. Se o one fosse 900p estava bom…até hoje diversos games rodando em 720p e 800p e vc quer passar pano? Games no lançamento do xone eram todos 720p, BF4, COD, Dead Rising 3, titanfall, enquanto o PS4 rodando tudo em full hd nativos…a diferença entre 1080p e 720p é mais que o dobro de pixels e vc queria que a DF passassem pano?

  4. Malemá existe televisor 8K, e os que têm custam o preço de um carro (usado, mas um carro)…. Nem tem pq investir tanto nisso ainda

  5. Na minha opinião Jorge, Phil Spencer não Estamos anos longe de 8K não ser o padrão nos jogos, eu infelizmente eu não concordo com o phiil spencer, o 8k está perto de acontecer nos jogos do Xbox ONE e também para os jogos do Xbox series x e outros consoles talvez sim. Na minha opinião. Ok jorge.

  6. Mano, a ideia de enfiar 8K agora é burrice, o 4K tá longe de se popularizar… Ainda acredito que não deveriam investir em resolução, mas sim em melhores gráficos! Tipo, uma melhor qualidade de texturas, mais coisas na tela, isso tudo deixa o jogo bonito e pesado, o 1080p já é ótimo. Aí com o avanço e o 4K se tornando popular, aí sim eu acho que seria necessário por causa da demanda. Mas por enquanto meu pensamento basicamente é esse: focar em gráficos e detalhes. Mas né, o pessoal só quer saber de resolução, que é algo pesado, aí o jogo fica feio e nítido por causa da resolução.

  7. 4k é um pouco superestimado demais, acho que vale mais um 1440p Ultra com mais FPS do que 4k low ou mid sofrendo pra entregar 60fps chorados

          1. É, num tenho ideia. Pra mim os jogos que tenho sempre foram bonitos.
            Será que é que nem a galera falando que Raytracing é lokão mas eu taco o fodase pra isso pq nunca tive?

          2. Kkkkk mano, o que posso te dizer é que a iluminação e as cores ficam melhores, no geral é só isso mesmo que o HDR faz

        1. HDR pra mim tbm se tornou indispensavel, uma dica se tiver TV 4K é olhar se tua tv suporta cores em 10-bits, ele diz isso em “detalhes tv 4k”, se for, vai em modos de video e coloca cores de 10-bit, por padrao vem em 8-bit, as cores ficam muito show

          1. Aqui em casa tenho 2 a primeira foi uma samsung daquela curva ela é 10-bit mas veio uma atualização da samsung (implementando hdr10+ e nao tem como fazer rollback do firmware a samsung nao disponibiliza) que cagou tudo. Pq nos games da pra ver uma borda. Acabei pegando outra na black fraude. Essa é uma LG voltada pra games e tem 12-bit e dolby vision (não tem conteudo pra esta budega).

            A calibragem de brilho e cor do console tmb ajuda muito. Mas é bom recalibrar sempre que mudar a luz do ambiente. O mesmo vale pro hdr.

          2. Nao vi muita diferença nos games. Vi mesmo no bluray dolby vision fora isso em termos de cores com hdr nao tem muita diferença.

            Entre as duas marcas LG e samsung posso afirmar que a samsung em imagens escuras é um show aparte. A LG se descaca nas imagens mais claras.

    1. O problema é que 1440p não é padrão nas TVs.

      Se você consegue 1440p60 no Ultra, não sei se precisa baixar tanto assim pro 4K… Lembre que em 4K você nem precisaria de muito AA, por exemplo.

      Pra mim o que mais embeleza um gráfico é a definição. Porém, 1440p ainda é uma boa resolução. 1080p fica borrado em TVs 4K.

      Eu penso que já passou da hora de 1440p virar padrão nos PCs.

  8. Cara, na boa, acho que acima de 4k o olho humano nem consegue mais perceber a diferença. Talvez em TVs gigantes, acima de 60 polegadas a diferença seja percebivel, mas abaixo disso duvido muito.

    1. Quanto maior a TV maiores ficam os pixels, na casa da minha mãe tem uma TV de 50″ 720p, da pra ver os pixels de “longe”, a mesma coisa deve acontecer numa TV 4K de muitas polegadas, então acho que numa TV de sei lá, 100″ deve ser bem perceptível a diferença de 4K pra 8K. Por enquanto o 4K deve ser o padrão ainda por muito tempo, já que o resultado em TVs grandes já é muito satisfatório.

  9. Já jogo faz tempo 4k30 no xone x, nessa nova geração teria q ser obrigação 40k60 em todos os jogos com tudo no máximo, dizer que não tem diferença de um 4k,2k e 1080p é pq nunca viu nada em 4k.

  10. Já estou até vendo. Starfield, trailer de lançamento na E3 do ano que vem, exclusivo PC|Series, day one no Game Pass em Novembro, a platéia vai ao delírio.

        1. Liberado vai estar… Só tem que ver se a organização vai querer fazer nesse molde. Tem nego aí com o c* trancado que se bobear vai ficar assim até depois que tiver vacina

          1. Só faz para imprensa e limitado, aos moldes da E3 mesmo. Pouca gente, apenas fãs da Microsoft, Youtubers e afins, com todo cuidado, dando espaço necessário.

      1. a muito tempo atrás eu disse que 4k e 8k será igual o que foi do 720 para o 1080.

        tvs 4k tem baixado cada vez mais o preço e se tornado mais acessível, mas tvs 8k ainda é um produto mais exclusivo que poucos podem ter. da mesmo forma foi a 1080 pra quem não lembra tvs 1080p custando mais 10k. Quem paga 14k em uma tv 8k? poucos!!!!

        1. 4k entrada sim tem baixado rapido. Mas vai olhar as que tem os recursos pra nova geração. Continuam bem salgadas. Abaixando o valor bum ritimo menor. Mas logo logo…

          1. Cara, na minha opinião, nem 4k pegou direito, pq ainda falta conteúdo em TV msm….filme, novela, programas, nenhum dessas atrações são em 4k….geralemnte para vc ver algo em 4k na tv tem que usar apps para isso…

            Eu não tenho uma TV 4k ainda (Se tudo der certo, pego uma no início de novembro), e sempre deixei claro que não fazia questão, pq os jogos graficamente numa tv 1080p não deixam de ser bonitos. Claro que em 4k é muito melhor, mas acho que essa geração vai ajudar a popularizar o formato. Quanto a 8k, esta muito distante para o mundo ainda, deve demorar um pouco a “pegar”

          2. 8k vai demorar muito ainda. 4k tem muito conteúdo isso não falta. Tv mesmo tem operadoras que fornecem o sinal 4k. Hdr tem menos conteudo e dolby vision so vi em bluray ate agora. Cara da uma segurada… entre novembro e fevereiro ocorre a troca de estoque das l9jas se vc nao fizer questao de um modelo do ano vai encontrar boas promocoes com um otimo custo benefício. Quanto a jogar em 1080p ou 4k tem uma diferença quando a tv é 4k por ter mais bits por pixel vc tem cores melhores mais nitidez na imagem e ainda o suporte a hdr (esse sim faz muita diferenca). Não tenha pressa o mais importante e valorizar o fruto do seu trabalho! Com paciencia e perseverança um trabalhador chega onde quiser!

      2. Vai se ferrar cara, se quiser dps eu te passo o remédio que me fez curar dessa doença do sonysmo. Hoje em dia me tornei lúcido e me uni ao lado verde da força!

          1. Será que é isso msm Anderson? Muitas vezes vc come bola aqui. Pagando de Isento e sendo fã de carteirinha da Sony. NÃO VAMOS FAZER VISTA GROSSA. SE A EMPRESA FIZER MERDA, DESÇA A LENHA NELA.

      3. Suportar 8K é uma coisa, ser padrão é outra. Hoje se um jogo sai para Xbox Series X e não for 4K/60 a galera estranha, já no PS5 se não for 4K/60 já é normal. Aliás, sonystas não falam de resolução desde o Xbox One X, até estranhei vc tocar nesse assunto.

        1. O Anderson Clayton é um Analfabeto funcional. ( Analfabetismo funcional é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. Tais pessoas, mesmo capacitadas a decodificar minimamente as letras, geralmente frases, textos curtos e os números, não desenvolvem habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas. )

        2. Meu amigo, não me leva a mal não….

          1) Muito de seus amigos estavam arrotando como se fosse padrão !!! Vou mais além….4k 60 até jogos do PS5 são capazes de fazer, inclusive se vc não for alienado como eles, deve sabe que todos os jogos multi até agora que foram confirmados em 4k 60fps no Series X, foram confirmados no PS5

          2) “X e não for 4K/60 a galera estranha” —- pois é, e até agora vi muitos jogos da retro com dificuldades para fazer o 4k 60 fps, no series X….mas é o que eu sempre disse, fazer 4k com 60fps, e com tudo ligado inclusive ray tracing, não passa de sonho molhado e irreal de caixista. Se tiver, pode ter certeza que vai ser com gráficos e fisica porca, como um tal de Halo infinite, jogo de golfinho,” e afins…..eu quero ver no dia que tiver no Series X um jogo “Padrão” da geração atual, com gráficos que exijam do console, rodar tudo a 60 fps + 4k + ray tracing….duvido muito ! The Medium que não exige tanto, vai rodar em 4k 30 fps. Só por aí vc tira….E não falo para desmerecer não, até pq acho isso uma palhaçada pra inflar ego em flame war…. e não é por nada não, mas eu prefiro mil vezes um Quantum Break em 720p no Xbox One, do que um Minecraft a 4k por exemplo !!

          3) Vc vai jogar no Series X??? Até onde eu sei, segundo pesquisa de vcs msm , a maioria gigantesca disse que iria de Series S, assim como a maioria daqui como eu, ainda esta no Xbox base / slim / digital, o que torna patético e até hilário falarem de resolução, sendo que nem tem Xone X !! Arrotam series X, mas rodam os jogos na resolução mais baixa e jogam a pior versão de todas….Torça para que no Series S alcançem 1440p (Talvez no jogo do golfinho) pq não vai ser padrão !! 1440 é o máximo que ele pode atingir….não duvidaria se os jogos viessem a 1080p, ou 1220p, como padrão do Series S..

          1. 1) Nunca vi um comentário aqui no WC que afirmasse que o padrão do Xbox Series X é 8K. Até pq nem tem TV 8K ainda (nunca vi uma nem em loja como demonstração). Tanto o XSX quanto o PS5 suportam 8K, porém a Sony estampa o 8K na caixa do produto, como se isso fosse uma realidade hoje em dia, já a caixa do Xbox Series X informa 4K. Pode pesquisar.

            2) Jogos da retro não estão com dificuldades alguma para rodar em 4K/60. Até agora, todos os jogos da retro que tiveram alguma atualização para o Series X rodam em 4K/60. O que vc quer é que o Xbox Series X rode todos os jogos da retro em 4K/60, só que tem jogo que dá para fazer isso, tem outro que depende de atualização da desenvolvedora do jogo. Um exemplo é o Forza Horizon 3, que roda em 4K/30 (sem atualização) e o FH4 (que é mais pesado) roda em 4K/60 (com atualização). Resumindo, não há dificuldade alguma, é só ajustar o jogo para aproveitar todo o poder do Xbox Series X. Em relação ao exemplo que vc deu do Quantum Break e Minecraft eu concordo 100% com o que vc disse. Em relação ao The Medium, esse jogo é pesadíssimo, tanto é que ele vai rodar dois mundos ao mesmo tempo, segundo a própria desenvolvedora. Se ele estará em 4K/30 no Xbox Series X, pode esperar 1440p no PS5.

            3) Sim, eu irei jogar no Series X, tanto é que eu vendi meu Xbox One X na semana passada e estou atualmente sem console. Não comprarei em pré-venda porque não gosto de comprar nada em pré-venda. No começo de dezembro em vou pegar o Serie X em uma loja (até pq meu aniversário é dia 5 de dezembro, então vou me dar esse presente :-). Em relação ao pessoal que pegará um S zoar o PS5 por causa de resolução, a zoação ainda faz sentido pq o cara que comprou um S espera 1440p, já quem pegou o PS5 espera um 4K (e pagou mais caro por isso).

    1. corrigindo minha dúvida anterior:
      A tecnologia 8K representa outro salto de resolução, desta vez com 7680 x 4320 pixels, 4 vezes mais do que uma TV 4K (o dobro na horizontal e o dobro na vertical). São 33 milhões de pequenos pontos coloridos para formar a imagem televisiva com a maior definição que você vai encontrar no mercado

  11. Eita Jorge!!!

    Nadinha de postar a Remasterização do Need for Speed Hot Persuit.

    Ou será porque a EA relatou que o Game não será lançado no XboxSeriesX/S. Somente num futuro não tão distante assim.

    NFS:HP será tão melhor quanto Forza Horizon & Cia.

    Parabéns EA pela sua atitude. De remasterizar um dos melhores games da Série NFS.

  12. AS fabricantes de tv vão tentar inventar outra coisa pra tentar vender, tvs, mas 8k talvez não seja essa coisa visto que a adoção do 4k está sendo muito lenta.

      1. Tvs de uso doméstico 60 pra baixo olho humano nem veria diferença de 4k para 8k, acredito que trabalhar em frequência, hdr, fidelidade das cores seria melhor.

      2. Não cara, de Full HD pra 4k é uma grande diferença, ainda mais se vc olhar perto da tela. A diferença fica bem perceptível em telas de 40 polegadas pra cima

      3. 4k em relação a fullhd muda muito. É mais nitido nao tem como conparar a definição, as cores são mais vivas. Afinal sai de 24 bits por pixel (8-bit) em fullhd para 30 bits por pixel (10-bit) ou 36 bits por pixel (12-bit) dependendo do modelo. Isso sem contar o lumens que é mais alto e ainda hdr e dolbi vision (sendo esse segundo muito bom, mas muito pouco conteudo. Só achei em bluray 4k e com valor de 1 rin por filme).

  13. Gearbox afirma que a diferença entre o PS4 e o PS5 é a maior já vista
    Randy Pitchford diz que o “salto geracional” para o PS5 é maior que o visto nos anos 90

    5 de outubro de 2020 por Vinícius Paráboa

    Toma essa na fuça

  14. O que falta Justamente no Playstation é justamente, a transparência que a sony deveria ter com uma base gigante de players que ela tem no mundo todo.

    -As especificações são duvidosas, esse negócio de Clock variável não tá colando muito bem.
    -Aquele Cooler, que parece um chuveiro da Fame, tá muito pequeno e esquisito.
    -Preços dos jogos em aumento.
    -Falta de Hands-on para testes.
    -Falta de disponibilidade de Serviços.

    Jogos ela tem no lançamento, mas poucos, você quando comprar um ps5, terá apenas 4 jogos para jogar no lançamento:

    -Demon’s Souls
    -Astro’s Playroom
    -Sackboy
    -Destruction allstars.

    O Miles Moralles e o HDZ 2 não conto, porque sairá para ps4, então pra mim, nem é jogo next-gen… É cross-gen e não precisa de um ps5 para jogar eles.

    Estes jogos terão todos que serem comprados, e gastado uma grana maior para jogar ele, pois não tem incluso em serviços.

    É um console caro, e mais fraco se colocar tudo no papel.

    Series X o principal ponto negativo, é que não tem data confirmada para os games em novembro, eu espero que agora em outubro, anunciem algo pra console launch…

    Fora isso não tem o que reclamar no Series X… Nada mesmo. Não tem como ser mais pró-consumidor possível.

    1. Os sonystas não estão prontos pra essa conversa amigo Careca.
      Não adianta, eles vão dizer que a Sony tem razão e que está tudo certinho!
      O que resta pra gente é rir deles então, já que não é possível ter debate.

      1. Quando eu vi o Remaster do ps5 pior que o jogo original do ps4, e eles começaram a defender isso… Eu já vi que era algo sem esperanças pra eles.

        1. Eles estão em um controle de dano violento dá até pena.
          Este último esquema da sony com insiders japoneses é um claro controle de dano com medo de reais comparações com concorrente rendeu memes péssimos para plataforma. Já nem sei mais o que comentar, então to tirando o tempo por aqui pra fazer piadas.

    2. Ainda tem aquela questão, em vez de mandar para a mídia especializada que consegue fazer análise técnica, a Sony manda para Youtubers, imagina as reações “Mano, cê é loko mano, ganhei um praystation cincu cara, olha roda tudo melhor que o quatro meoo! Olha tô jogando a cinco minutos e nem faz barulho da ventuinha… que cheiro de queimado é esse?”

  15. OFF
    resolvi dar uma chance a Halo, ontem terminei o Halo: Heach.
    Caracaa, me impressionei. Que final!
    A frieza da Equipe Noble vendo seus parceiros morrer um a um, não tiveram tempo nem para lamentar as perdas. Quase chorei com o final…

  16. Sonista sonhando com 8K e 4K, sendo que na realidade pra tentar segurar 60 frames precisam reduzir pra 1440p… Infelizmente pra inteligencia limitada deles termos técnicos é de difícil compreensão…

  17. Faz sentido, ontem mesmo estava vendo uma matéria que explicava que o mercado de monitores e televisores ainda não está preparado para explorar todo o potencial dos video games que estão chegando, resumindo, as telas 4K não trabalham na mesma frequência de hertz e poucos estão capacitados a atingir 120 frames por segundo, além disso a maioria não possui a entrada HDMI mais avançada para transferência de maior velocidade, as TVs mais adequadas para o Xbox series e o PS5 custam no mínimo 950 dólares, o que é um custo relativamente alto.

  18. 4k já tá ótimo na minha opinião, embora eu nunca tenha visto nada em 8k na minha frente ainda n creio que seja uma grande diferença. Até pq do full hd pro 4k é 4x mais e do 4k para o 8k somente 2x mais, e tbm tem a questão do olho humano, chega uma hora q a diferença n é tão grande, me corrijam se eu falei merda kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *