Phil Spencer: ‘streaming de jogos é confortável, mas jogar localmente é o melhor’

O streaming está aqui para ficar. Qualquer entusiasta de videogame se acostumou a ler e ouvir essa forma de distribuição de conteúdo que foi imposta em setores como música, cinema e televisão. Com propostas como Google Stadia e o futuro xCloud da Microsoft, parece que a próxima década será dominada por esse tido de distribuição. No entanto, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, acredita que, apesar do conforto e do progresso de sua empresa nessa área, jogar localmente será o melhor.

A indústria de videogames está, aos poucos, caminhado para o streaming. Enquanto a Sony vem experimentando e ajustando seu sistema de assinatura com o PS Now há anos, o Google Stadia chegou em novembro passado com sua ideia de jogos sem hardware local. Os principais gerentes e criativos de entretenimento digital estão cientes da mudança que esse tipo de canal proporcionará para videogames, mas Spencer, que possui o xCloud no Xbox acredita que você ainda precisa manter os pés no chão com streaming e que, é claro, um hardware local dedicado continuará sendo a melhor maneira de desfrutar de videogames.

Em uma entrevista dada à Game Informer, o chefe da divisão de videogames de Redmond compartilhou os desafios que enfrenta na equipe de engenharia do xCloud, como latência, atraso de entrada ou elementos como a compatibilidade de controles sem fio e telas sensíveis ao toque. É por isso que a Microsoft quer continuar usando consoles, como o novo Xbox Series X, um console de nova geração muito poderoso que busca oferecer, como o atual Xbox One X, a melhor experiência de jogo.

Jogar localmente ainda é o melhor, e digo e afirmo absolutamente absolutamente” , explicou Phil Spencer ao site acima mencionado. “O streaming é uma tecnologia que oferece conforto. É uma tecnologia que oferece uma boa opção quando você está longe do console e quer jogar”, concluiu.

De fato, essas declarações enfatizam a ideia da Microsoft como xCloud na forma de um serviço complementar, que é combinado com o Xbox Game Pass e outros e não como uma maneira forçada acabar com os consoles e PCs.

26 comments on “Phil Spencer: ‘streaming de jogos é confortável, mas jogar localmente é o melhor’

  1. A hora do Streaming de jogos ainda vai chegar, assim como chegou a dos jogos multiplayer on line. Uma vez funcionando bem, entraremos numa nova era de inclusão e acessibilidade dos jogos.

  2. O único diferencial é a latência, com 5G, isso pode ser resolvido. Mas cá entre nós, jogos focados em narrativa single player, nem precisa de muito, jogos como God of War disponível no PsNow pode ser jogado de boa.

  3. Phil destacou justamente o ponto que sempre pensei sobre o streaming. Não veio para substituir os consoles, mas veio como uma opção a mais. Quem usar o streaming dificilmente vai deixar de ter um console ou PC em casa pra jogar. Vai querer só para ter mais uma opção, principalmente quando tiver fora de casa. Eu inclusive estou ansioso pelo xCloud para poder jogar meus jogos quando estiver no trajeto para o trabalho, no almoço ou quando estiver em qualquer outro canto longe do meu vídeo game.

    1. Concordo TB! Porém, vai depender da popularidade do Stadia. Se o mesmo deslanchar no futuro, não somente a Microsoft, mas todos acabaram por migrar de vez para o streaming.

      1. Acho que de vez não. Sempre vão manter a opção de ter um console, ou jogar nos PCs. Mas sim, vão concretizar como uma das formas principais para se jogar. Eu sinceramente acho fantástico só de pensar na opção! Rs

    2. Que graça que tem jogar “no trajeto para o trabalho”?
      Jogar dessa forma , melhor nem jogar … Impossível se concentrar, sem contar nos furtos!
      Existem coisas que dão pra fazer na rua, jogar vídeo game definitivamente não dá.

      1. Amigo, quando se trabalha longe de casa e tem trânsito que faz seu percurso durar cerca de 2h dá sim pra poder jogar. E sobre o furto nada que um fretado não dê conta, no final das contas estou falando da minha situação e não a geral 😉

  4. Kkk

    Microsoft já está arregando

    Vai usar recurso similar ao remote play local e chamar isso de Xcloud e os otários vão cair como patinhos. Já viram que streaming neste momento ainda é um sonho.

    Ps: ovelhas vindo me xingar em 3,2,1 kkk

    1. Fala o fanboy q é fã da marca com streaming à 5 anos no mercado e não funciona direito ??????? vc não é burro, vc é masoquista, só pode ????

    2. Santo Deus Jeová !
      Eu não acredito que você escreveu isso cara !!
      Você nem se deu o trabalho, de pesquisar antes de escrever !!!

      Cara, eu não sei nem por onde começar, você me deixou desnorteado com tanta besteira que escreveu, mais vamos lá, vou tentar te ajudar.

      xCloud é uma plataforma de games em nuvem, onde vários consoles estão em um grande datacenter a vários quilômetros da sua residência.Isso significa que os comandos que você dá pelo seu controle precisam viajar para esse datacenter por meio da internet; da mesma forma, a imagem viaja do datacenter até a sua tela. Streaming de jogos, já é realidade em países como Estados Unidos, no Reino Unido, Coreia do Sul, Portugal, Espanha, Itália, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suécia.
      Seja menos fanboy, e pense antes de escrever, se não, saiu bobagens rsrsrsrsrs, relaxa que errar é humano.

  5. Console XB + PC + xCloud (streaming), somente a Microsoft está montando um ecossistema completo e integrado entre eles. Jogar onde quiser e comprar seus jogos onde quiser (Play Anywhere). Isso tem muito valor ao consumidor. Parabéns Microsoft, colocou o XB num nível inalcansável como melhor plataforma de jogos, recursos e serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *