Carregando...

PlayStation 5 e Xbox Series X podem ser adiados por causa do coronavírus

No final deste ano, os próximos consoles PlayStation e Xbox estão programados para serem lançados e iniciarem uma nova guerra de consoles. Mas o PlayStation 5 e o Xbox Series X, assim como grande parte dos eletrônicos de consumo do mundo, estão sendo fabricados na China. E a China é atualmente o ponto focal do surto de coronavírus de Wuhan.

Das mais de 560 pessoas que morreram com o vírus, quase todas as fatalidades ocorreram na China continental. Mais de 28.000 pessoas foram infectadas até quarta-feira.

O setor manufatureiro da China, responsável pela produção da grande maioria dos produtos eletrônicos de consumo do mundo, foi particularmente afetado. A Foxconn, gigante industrial que produz o iPhone, está colocando em quarentena os trabalhadores. Pelo menos um executivo da Apple disse ao Nikkei Asian Review que “a situação do [coronavírus] na China poderia afetar o cronograma de produção planejado” do próximo iPhone.

Da mesma forma, à medida que a Microsoft e a Sony aumentam a produção de seus consoles de última geração, esses lançamentos podem sofrer atrasos ou, pelo menos, restringir o fornecimento de lançamentos devido ao surto de coronavírus.

“O setor de videogames atualmente está em processo de fabricação, ou está começando a, uma mudança de geração de produto de uma vez em vários anos para a temporada de férias de 2020”, diz uma nota do Jefferies Group publicada esta semana. Aproximadamente um mês, a programação dos jogos será adiada. Novos consoles também podem sofrer problemas de fornecimento devido a uma interrupção prolongada, antes dos lançamentos planejados para o final de 2020.

Simplificando: os consoles da nova geração e os jogos produzidos para esses consoles podem sofrer atrasos devido ao surto de coronavírus.

Embora a maioria dos videogames seja fabricada na América do Norte, Europa e Japão, grandes componentes desses jogos são terceirizados para a China. Tanto quanto “30-50% da criação de arquitetura nos jogos ocidentais é feita na China”, segundo a nota. Em termos de hardware, quase 100% da fabricação ocorre na China.

A Nintendo anunciou oficialmente atrasos na produção devido a surtos de coronavírus no console do Nintendo Switch, que foram adiados para o Japão, e a Sony e a Microsoft não responderam ao pedido de comentários sobre possíveis atrasos nos consoles de próxima geração ao surto de vírus.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.