Carregando...

PlayStation 5 estaria com sérios problemas

PlayStation 5. Conceito baseado em patentes da Sony.

Segundo um novo rumor, o PlayStation 5 está com sérios problemas. A especulação vem de uma variedade de fontes, todas elas transmitidas pelos desenvolvedores que criaram jogos para o PS5 que estão preocupados com algumas das deficiências do console. O relatório é apresentado pelo usuário do Twitter Jeff Rickel e foi um pouco substanciado pelos jornalistas Daniel Rubino e Jez Corden, do Windows Central, que supostamente ouviram escândalos semelhantes.

O rumor começa com a sensação coletiva na comunidade de desenvolvedores de que a Sony deixou cair a bola, em parte porque subestimou a Microsoft e o Xbox Series X. E é por isso que, segundo certas medidas, as especificações do PS5 são consideravelmente inferiores às especificações do Xbox Series X. De acordo com este novo boato, o PS5 não pode manter a velocidade do clock, o que está causando sérios problemas de superaquecimento, o que, por sua vez, está causando a falha do hardware a um ritmo alarmante. Além disso, a falta de poder também aparentemente está levando a problemas de otimização. Enquanto o Xbox Series X é confiável em termos de poder, o PS5 é imprevisível, o que torna a otimização muito desafiadora.

O relatório continua observando que a Sony está buscando um novo design completo do console para aliviar alguns desses problemas, e esse novo design pode levar o console a se parecer com o Xbox Series X, que possui um design muito prático.

Tradução:
Falei com os desenvolvedores que trabalham nos jogos. Eu conheço vários. Eu também conheço pessoas que desenvolvem diretamente para a Sony. Eu trabalho no negócio em outro setor. O sentimento coletivo é que a Sony estragou essa geração. Eles subestimaram a MS e estavam confiantes demais. Mais uma vez, espere atrasos no PS5 e problemas de aquecimento. A Sony está realmente preocupada no momento. Porque o hardware falha a uma taxa alarmante. O sistema não consegue manter suas frequências. O m.2 fica quente rapidamente (mais rendimento significa mais consumo de energia, mais calor). O problema é que a Sony não percebeu que o design do console precisava ser alterado e agora estão preocupados em ter que reformulá-lo completamente e fazer com que pareça uma torre igual ao XSX, porque parecerá que eles acabaram de copiar a MS.  Você também não acha estranho que eles não tenham realmente mostrado alguns títulos de lançamento? Razão? Os desenvolvedores não têm ideia do que otimizar, porque a Sony ainda não sabe o que o PS5 oferecerá com desempenho consistente e não querem exibir capturas de sistemas dev que não correspondem ao que um console de produção produziria. As pessoas que eu conheço mais próximas disseram que é muito ruim. A Sony está apenas esperando que o nome do Playstation possa ajudá-los a passar por isso por dois anos, para que eles possam obter um novo design. Eles ouviram rumores sobre o que a MS estava fazendo, mas não acreditavam que a MS pudesse fazer isso. Terceiros verificaram que a Microsoft conseguiu tudo o que se propôs a fazer com XSX. É por isso que a Sony apressou as coisas para tentar obter algo. Eles vendo que a MS está pronta para fabricar agora causou alguns problemas. No momento, o debate é: ou eles demoram de 6 a 12 meses para acertar o console ou se forçam a acompanhar a Microsoft e a lidar com uma alta taxa de falhas e problemas de desempenho. Sei que as tentativas de otimizar para o PS5 exigem muito mais trabalho do que para o XSX. Os desenvolvedores dizem que o Xbox fornece poder constante que é sempre previsível, enquanto o PS5 nem sempre é previsível – o que torna a otimização quase impossível. Nem sempre o console pode fornecer a energia que você solicita.

O  PlayStation 5 está programado para ser lançado em algum momento no final deste ano. No momento da publicação, é difícil encontrar detalhes concretos sobre o console, e o seu visual continua a ser um mistério. Cabe notar que esta é uma notícia que nos leva ao PS3 e seus problemas – será que a Sony errará novamente?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.