Playstation 5: vazamentos de Quick Resume, mas parece ser muito limitado comparado ao Xbox Series X e S

O Playstation 5 finalmente revelou sua interface com um vídeo oficial da Sony do qual também parece emergir um detalhe que sugere o múltiplo Quick Resume presente nos consoles da Microsoft de nova geração, embora parece que será bem mais limitado comparado ao Xbox Series X e Series S.

O PS5, portanto, continua seu caminho para o lançamento, revelando-se pedaço por pedaço e esta semana foi exibida a interface do usuário, através de um vídeo explicativo oficial da Sony sobre a nova experiência do usuário vinculada ao próximo console de próxima geração, mas ainda há alguns aspectos do sistema que permanece misterioso e que provavelmente será revelado nos próximos dias, incluindo se tem ou não o Quick Resume.

Vale lembrar que nem os PCs top de linha tem algo como o Quick Resume da Microsoft e que permite que você rode vários jogos ao mesmo tempo e que você continue de onde parou cada um deles, mesmo que você atualize o sistema ou até mesmo retire o console da tomada.

Do vídeo da interface do PS5 emerge um detalhe que sugere a presença do Quick Resume em vários jogos até no console da Sony: por volta das 11h15, abrindo o menu principal referente ao desligamento, você percebe que a primeira opção é “Enter Modo de descanso” ou a ativação do modo de descanso, em cuja descrição lemos “Carregue os controles, baixe as atualizações e suspenda seus jogos, não desconecte o cabo de alimentação enquanto o console estiver no modo de descanso”.

A descrição é um tanto vaga, mas o fato de falarmos em “suspender seus jogos” no plural sugere que pode ser, ainda neste caso, a possibilidade de manter vários jogos na memória ao mesmo tempo. No entanto, parece que este recurso está especificamente vinculado ao modo de descanso e que os dados da memória podem ser perdidos se você desligar a energia, ao contrário do que acontece com o Xbox Series X que mantém os jogos na memória mesmo quando desconectado da tomada.

Como também apontado pelo nosso astuto Pierpaolo Greco, esta diferença pode ser devido ao fato de que o PS5 mantém os jogos suspensos na memória RAM, ao contrário do Xbox Series X que os armazena diretamente no SSD, desconectando os dados da energia eles são perdidos no PS5, mas não no console da Microsoft. Tal decisão também pode ser devido ao desejo de não ocupar espaço adicional no SSD, considerando que o pequeno espaço do PS5 parece deixar apenas um pouco mais de 600 GB de espaço disponível para os usuários. Dessa forma, pode ser que algo parecido ocorre apena no modo de descanso. Vamos acompanhar e esperar por mais esclarecimentos da Sony.

116 comments on “Playstation 5: vazamentos de Quick Resume, mas parece ser muito limitado comparado ao Xbox Series X e S

  1. O plural pode simplesmente ser pelo fato de que a pessoa pode ter comprado mais de um jogo no Console, mas vamos esperar para ver se a Sony adiciona algo inovador nessa Dash que vem desde o PSP.

  2. realidade: diferença de performance entre ps5 e sx é muito pequena

    realidade: ps5 terá jogos muito melhores

    realidade: ps5 terá retro com ps2 no decorrer da geração

    realidade: ps5 tem um controle inovador, mais inovador que os controles da nintendo

    realidade: sony tem os melhores estúdios do mundo

    realidade: sony tem suporte japonês

    realidade: ps5 é mais barato que o sx no brasil

    realidade: jogos custarão 100 reais poucos meses depois do lançamento

    1. amigo Irae:

      correção 1: Não a diferença é gritante, 10.3 TFLOPS flutuantes contra 12 TFLOPS fixos.

      correção 2: gosto pessoal.

      correção 3: Não terá retro, o que poderá ter é relançamento do game, se a pessoa tiver um cd original de ps2, ele não vai rodar no ps5. Não é retro.

      correção 4: Controle precisa ser prático, e não ter mil firulas, isso o torna mais caro, e gasta mais bateria.

      correção 5: Zenimax discorda fortemente de você, mas tudo bem, gosto pessoal.

      correção 6: Suporte japonês? culturalmente japonês é contra o ocidente no quesito histórico, é só você se se lembrar, quem lutou do lado do Eixo… produto japones aqui sempre flopou, vide mitsubishi. Maioria dos ps4 por aqui é do paraguai, mercado cinza.

      correção 7: A MS também, promoção… normal.

      1. Vale lembra que o controle do Xbox One funciona no Series S | X, o que economia na compra de um Player 2… E a Retro apenas com o PS4. E a Nintendo ta dando surra no PS4 no Japão com console portátil e sem multi apoio AAA, Sony é forte mesmo na Europa…

        1. Não tô dizendo que é pior ou melhor. Mas a Zenimax, ela é muito maior em mercado que todos os estúdios da sony.

          Zenimax é um grupo

          ID software, arkane, bethesda, são nomes de peso…

          Só a ID software está desde os anos 80 no mercado de games… com john carmack e john romero (espero que voltem).

          1. Aí você está usando seu gosto pessoal pra falar o que é ruim ou não.

            Tudo bem, você está certo nisso, mas não é a realidade.

            Se a EA fosse ruim, não venderia FIFA a rodo, campeão de vendas, é o que a galera curte.

            Seu gosto não vence a realidade.

          2. Sou obrigado a concordar contigo, e achei uma grande tacada a compra da Zenimax, apesar de que, para meu gosto pessoal, só Doom msm que me interessa na lista de todos os jogos e msm assim nunca foi prioridade….pra mim não faz diferença, mas pra quem é fã de Fallout, Elder Scrools, e outras produtoras, faz e muita diferença.

            Quanto ao controle, caixista fala um monte de asneira pq não tem no joystick dele, então é claro q vai tentar denegrir a imagem do Dual Sense…acho uma verdadeira piada o lance de assoprar o controle, e já falei isso varias vzs (até fiz piada), mas em relação aos gatilhos hápticos e feedback tátil, o fato de ser a bateria, ter microfone de boa qualidade, de isolar o som da tv quando vc pluga um fone de ouvido, e o leitor de digital, nem tem o que falar….faz muita diferença para quem curte uma boa jogatina e agrega muito. Para negar isos, o cara tem que ser muito fanboy, igual quando falava a respeito do botão share, que para a maioria de vcs era besteira e inútil, e virou motivo de comemoração quando a Microsoft incluiu o botão no controle nos joysticks do Series S/X (Deve ser por isso que o preço do joystick disparou né, apesar de basicamente ser a msm coisa do que era no Xone, né?

          3. Amigo não tem problema nenhum isso, pra mim jogo é questão pessoal.

            Eu por exemplo, pra mim GOW, HZD são obras primas da sony, não tenho problema nenhum em aceitar isso pelo meu gosto, eu gostei do jogo.

            Agora uncharted é um caminhão de bosta, um jogo generico de celular, é o que eu vejo… cada um na sua.

            Estudios mesma coisa, tem gente que vai achar a bethesda melhor que a ND.

          4. EU já acho GOW ruim por causa da sua jogabilidade e HZD entediante mas Bloodborne,Spider man e GOT pra mim são jogos fenômenais mas concordo com oq vc falou que gosto é questão de opinião.

            E td mundo sabe que o melhor estúdio de games é o cachorro danado né guys? 😎✌

      2. Vale lembra que o controle do Xbox One funciona no Series S | X, o que economia na compra de um Player 2… E a Retro apenas com o PS4. E a Nintendo ta dando surra no PS4 no Japão com console portátil e sem multi apoio AAA, Sony é forte mesmo na Europa…

        1. sem bateria (compra separado por 350 reais)
          sem giroscópio
          sem gatilhos adaptáveis
          sem feedback tátil
          sem touchpad pra funcionalidade no pc
          sem speaker/microfone pra fazer chat sem headset
          sem leitor de digital pra deixar o teu console mais seguro
          sem led sutil que indica o número do player
          custa o mesmo preço do dualsense

          1. prefiro pilha, dura mais, e não dá problema
            não precisa abrir o controle
            girsoscópio, não precisa
            gatilhos adaptaveis, o que seria isso?
            touchpad ninguem usa nem no ps4, eu não uso em nada, literalmente
            ninguem olha o led do controle do ps4.
            o dual sense é 100 dólares mais caro.

          2. a bateria do meu ds4 dura vários dias e carrega em menos de 2 horas no dock, a ms podia no mínimo incluir a bateria removível deles no controle novo, mas nem isso fazem

            giroscópio é divino. você nunca jogou zelda botw, gravity rush pra falar isso

            gatilho adaptável faz pressão contrária a sua força. tipo, ele faz o l2 parecer o gatilho real de uma pistola, faz parecer que tu tá puxando um arco quando tem isso no jogo, etc

            sim, por isso falei pro pc. o touchpad do ds4 torna possivel o couchplay no pc sem precisar de levantar pra usar teclado e mouse pra abrir os jogos

            não é pra ficar olhando, é só pra ver a cor e saber qual é o player, ou também a vida nos jogos que suportam isso tipo resident evil, oq libera espaço na tela por tirar isso do hud

            o dualsense custa o mesmo preço do controle de xbox no brasil

          3. “a bateria do meu ds4 dura vários dias e carrega em menos de 2 horas no dock, a ms podia no mínimo incluir a bateria removível deles no controle novo, mas nem isso fazem”

            -Concordo muito, teria que vir a bateria removível. Mas não tem como, tudo que é removível ou substituível é melhor e dá menos problema.

            Giroscópio ou acelerômetro, eu só via utilidade na nintendo, a sony desde o ps3 com LAIR nunca utilizou bem a função de giroscópio, nem mesmo no GT7. Fora que thisdy party, que são 98% dos jogos, vão cagar pra essa função aí.

            “não é pra ficar olhando, é só pra ver a cor e saber qual é o player, ou também a vida nos jogos que suportam isso tipo resident evil, oq libera espaço na tela por tirar isso do hud”

            A Vida nos jogos? pra isso tem o Hud no ecrâ, só de olha pro controle pra mim é perda de gameplay e perda de habilidade. Foi o que aconteceu com o wii U, era muito ruim tirar o olho da tela e ficar olhando pro controle.

            Quem joga bastante e sabe onde está o O ou o X e R1 não precisa ficar olhando pro controle.

            Pra saber quem é p1 ou p2 mesma coisa. Não vejo vantagem nenhuma nisso que você falou.

          4. “sem leitor de digital pra deixar o teu console mais seguro”
            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          5. pardolino invade tua casa, leva teu videogame

            se tiver leitor de digital, o cara não consegue nem ligar o console, vira peso de papel

            oq não é o caso do xbox que o cara leva e ainda é capaz de roubar tua conta kkkkkkk

          6. nada a ver, roubaram o Xbox de um conhecido meu, e ele deixou senha no console…

            Não roubou a conta nem nada dele.

          7. A Digital é mais prática. De fato. Mas não creio que seja um baita diferencial.

            A vantagem da digital é que você não precisa guardar senha na mente.

            Embora possa perder o dedo num acidente rsrs e perder o PS de quebra kkkkk

    2. realidade: ps5 terá jogos muito melhores

      realidade: ps5 terá retro com ps2 no decorrer da geração.

      realidade: jogos custarão 100 reais poucos meses depois do lançamento

      🤣🤣🤣🤣🤣😂😂. É por isso que eu dou maior valor o Irae o cara é uma comédia.

    3. Realidade = CHORA MAIS AEW!! Vai ter o Console mais fraco, mais feio, maior, mais quente, sem online descente, sem serviços e com os mesmos joguinhos em 3ª pessoa e remasters/makes que tu zera em uma tarde por 350,00 cada e que tu fica 5 anos hypando pra no fim sair bugado e vc só jogar quando ficar de graça na Plus dos estudios que nem grana pra pagar funcionario tem e rola até assedio de executivo gay kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk #ripsony

  3. E esse vídeo épico?

    Quando a MS comprou isso eu nem acreditei.

    Até hoje dá arrepios, meu deus. Lembro que eu comprei um Xbox 360 pirata só pra jogar isso na época.

    É muita dor e sofrimento pro lado azul da força.

    https://www.youtube.com/watch?v=yoXFk-0NrDI

  4. Tem que ser muito burro para não enxergar que o vídeo foi acelerado na abertura do Destruction AllStars e não vejo motivo aparente para isso, o SSD e o metal liquido salvariam o Playstation 5.

  5. Enquanto isso a Sony toda poderosa dos Games tá apagando dos seus Canais a Gameplay de AC Valhalla no Xbox. Ps5 tão poderoso que tem que mostrar os jogos no concorrente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Toda vez que a Sony larga um vídeo sobre o PS5 na net isso gera milhões de views, ou seja, engajamento que traduz interesse. É toda vez que isso acontece é um corre-corre do lado do Xbox pra achar alguma coisa que diminua o impacto. Sempre é inútil, claro. Porque não adianta vc tentar mostrar pontos negativos de um lado se o seu lado não empolga. Patético.

          1. Não. Minecraft, gtav, call of duty são casos excepcionais. E outra: vc acha que é sempre as mesmas 10 milhões de pessoas que jogam minecraft ao mesmo tempo sempre? Os 5 milhões de views num vídeo de dashboard atrai os entusiastas não na maioria, ou seja, pessoas que acompanham de perto. É como se fosse uma amostragem do interesse que a plataforma tá gerando. Comparando com um vídeo do Xbox do mesmo tipo a gente vê como está o engajamento, já que o mesmo conteúdo da plataforma não-Playstation atrai uma fração da concorrente.

  7. Até o famigerado Quick Resume perdeu pro Ps5 onde os jogos abriram 2x mais rápido k k k k
    Isso que nem se sabe se aquilo é a abertura normal ou se é algo parecido com o Quick Resume

  8. Não vi Quick Resume em parte alguma do vídeo, só o que pude perceber, foi a enrolação e enchida de linguiça em como compartilhar imagens e etc no Twitter… Tô vendo que esse game será mais como um netbook, onde tudo é limitado, menos navegar na internet! 😂😂😂😂😂

  9. Eu adorei a interface da sony, sou caixista mas digo, ta pratico, rapido e a um toaue da mao… hj no xbox pra compartilhar seja oq for eh bem burocrático pq vc quer compartilhar rapido oq acaba de acontecer mas sempre perde tempo encontrando o caminho pra fazer isso… espero q a microsoft faca um video mostrando essas inovacoes tecnologicas no sistema dela tb

  10. Prefiro PIP do q quick resume, eu sempre fecho meus jogos, mesmo no switch, não curto suspender jogos. Já com PIP posso jogar junto com meus amigos jogos single-player e conversar sem usar headset ou digitar texto com a voz. Mas com dash em 1080p fica difícil ter essa função KKKKKKK

          1. Na verdade, foi sim…Minecraft !! E só…rsss. Enquanto isso, na Digital Foundry (a partir de agora, Digital “fraude” ou Digital “Sony” para os caixistas):

            https://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2020-primeiro-olhar-ps5-interface

            Quando foi a última vez que vimos uma revelação revolucionária mesmo antes do lançamento de uma consola de próxima geração? A Sony poderá ter alcançado isto com a State of Play focada na interface da PlayStation 5. Existem melhorias impressionantes para opções existentes e coisas novas nunca antes vistas numa consola.

          2. Ver o coleguinha jogando, interação com redes sociais, postar fotos em 4k do jogo e ver vídeo para passar de certas missões, quem vai ficar usando estas funcionalidades? O mais interessante é o vídeo mostrando como passar em certas partes do jogo, no qual torna o individuo preguiçoso cognitivamente, não tendo necessidade de pensar.

          3. A Internet já deixa todo mundo preguiçoso há muito tempo. Esse recurso apenas vai tirar umas milhares de views do YouTube.

          4. Como sempre a clony sempre copiando a Microsoft,nós sempre tivemos isso na nossa dash ,a única coisa que nos tínhamos e removeram foi o pip que eu particularmente usei muito na época do meu Xbox one fat halo edition

          5. E o mais incrível é que o Ray Tracing monstrado em Minecraft foi melhor do que em todos os jogos mostrados no PS5..

  11. Daqui a pouco aparesse andeson cleyton, irae, tobias e ps5 teror dos caixistas desesperado falandor q er tudo mintira 4 kkk, soninho er muinto burro mesmo 4 kkk

  12. Na minha opinião Jorge, Playstation 5 vazamentos de Quick Resume, mas parece ser não muito limitado comparado ao Xbox Series X e S. Na minha opinião. Ok Jorge.

  13. Falam da dashboard, mas e a tela de boot? Que é o que sempre marcou os videogames?

    Eles falam que UI do Xbox é reciclada do One, ok legal.

    Mas a tela de Boot do PS5 é a mesma da do PS4, sem modificação nenhuma.

    A do Xbox Series, é a melhor da história na minha opinião, junto com a do Xbox 360 antiga retail de 2005 antes das atualizações.

      1. A do X360 que teve a ultima atualização eu não acho legal, muito ABRASILEIRADA. Carnaval total… zoada. Já a Primeira na qual aparece a bola grande lá, essa é top!

        1. a que marcou foi essa pq o meu era o slim kkkkkkkkkkkk agora de todas as dos videos games, acho a do Xbox Original a mais trabalhada e detalhada, quem deve ter possuido ele deveria achar foda na epoca, a do One eu acho ok, e essa nova do Series é marcante pra caramba

  14. ta tao ruim assim o xbox grill!? kkkkkkkk vamos falar do ps5 pros trouxas! nao tem materia da microsoft hoje! to aguardando os exclusivos kkkkkkkkkkkkkkkkk forza spaceship edition ou sea of thieves dlc free james gancho kkkkkkkkkk pqp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *