Playstation admite que os jogos na nuvem são uma ameaça

Playstation 4 tem sido o líder indiscutível desta geração de consoles. A empresa japonesa fez bem com suas estratégias iniciais e conseguiu obter o sucesso de forma incontestável. No entanto, o mundo não para e a industria como um todo possui seus altos e baixos. Agora, temos uma nova corrida e a Microsoft vem armando novas estratégia para o futuro dos videogames, algo em que vários analistas de mídia concordam. O streaming parece ser uma nova batalha que promete incendiar os próximos anos.

E isso precisamente tem preocupado a Sony. Os planos para acelerar a liberação do PSNow em diferentes regiões do planeta não são por acaso, isso foi feito porque a empresa está preocupada com a expansão dos jogos em nuvem. No entanto, eles não acham que isso vai explodir no curto prazo, embora eles assegurem que as empresas de hardware verão suas receitas reduzidas. Estas são as palavras de Hiroki Totoki em uma palestra estruturada na apresentação dos resultados financeiros.

O hardware se tornará desnecessário, alguns dirão. Mas neste momento, acho que levaria muito mais tempo do que pensávamos para os jogos irem para a nuvem, levar um longo tempo, um monte de horas extras e plataformas que reduziram sua porcentagem de compartilhamento de receita.

É fato que a tecnologia ainda precisa de progressos, mas ainda não existe provas de que irá destronar os consoles tradicionais no curto prazo, na verdade, a própria Microsoft, gigante no mercado de nuvem, vem trabalhando em Xbox Scarlet e pretende continuar também focando em consoles. Contudo, novos gigantes estão prestes a entregar nessa guerra, o Google já anunciou seu serviço e a Amazon, já dona do Twitch, deverá ter o seu. Até mesmo a Apple já roubou a cena rumores que também quer participar disso. Ocorre que, muitas pessoas estão jogando nos celulares atualmente, e fazer com que um serviço com jogos poderosos cheguem aos smartphones poderá fazer um novo “Netflix” surja.

O que quer que seja esperado, o Crackdown 3 é uma declaração de intenção de novas formas de explorar essa tecnologia. Há algum tempo atrás existiam locadoras de filmes, depois disso muitos começaram a baixar filmes pela internet e agora o streaming tem dominado esse cenário – o mesmo ocorreu com a música! É esperado que em algum momento no futuro isso possa acontecer com os games.

Entretanto, será que o Playstation da Sony poderá competir com tantas empresas poderosas e cheias de potencial? Teremos que aguardar parar ver.

 

VIA

298 comments on “Playstation admite que os jogos na nuvem são uma ameaça

    1. Oi, Terry! Vi uma espécie de documentário desse cara e fiquei de cara com a porrada de coisa bacana que ele fez.. Até Casseta & Planeta ele participou.

  1. A Sony não tem uma rede própria de qualidade e não tem dinheiro pra implementar uma. Não se preparou pro futuro próximo, pras exigencias de mercado.. Tentou convencer que jogos single player focados na narrativa é o que os jogadores querem jogar. Mentira. Conversa pra boi dormir. Vai virar uma empresa produtora de conteúdo, isso se já não falir este ano. A Microsoft, apesar dos erros cometidos com o Xbox One no inicio desta geração, tem feito a lição de casa direitinho. Já fez o mais caro e complicado que foi tornar a Live uma rede segura, abrangente e estavel. A Live Gold é paga, mas não tem cheater que nem no PC (900.000 contas banidadas na Steam mes passado) pra foder a sua diversão. Agora é produzir conteudo, que vai ser melzinho na chupeta pra Xbox Game Studios. A E3 2019 vai fazer vc chorar que nem criança, sonysta.

    1. “Tentou convencer que jogos single player focados na narrativa é o que os jogadores querem jogar. Mentira”
      ???
      O que a Sony diz é que jogos single player com foco na narrativa ainda são populares, isso em resposta ao que a Electronic Arts e a própria MS diziam que não faziam mais sucesso, e cara, o sucesso absurdo de jogos como witcher 3, God of War e homem aranha prova que a Sony estava certa nesse quesito, jogos single ainda podem fazer um puta sucesso

      1. A propria EA cancelou um jogo do Star Wars single player porque viu que o jogo poderia dar prejuizo segundo pesquisas de mercado feitas por ela. Pense quanto custa produzir um single player AAA e no retorno financeiro que ele dá. É um empreendimento de altíssimo risco. 7 milhões de cópias do seu God of War passa looooooooooonnnge de ser um sucesso absurdo. PUBG, Fortnite e Minecraft , jogos com custo de produção irrisorio, dao lucros infinitamente maiores.

        1. Quantos milhões a EA desperdiçou procurando o proximo grande sucesso multi-player mesmo? É só ver o fracasso que battlefront 2 e bfv foram, isso se anthem não acabar sendo um tbm

    2. Ela não precisa montar rede. Ela pode alugar, e isto é barato e farto. Ela precisa fazer bons jogos, e faz. Ja a ms fez um carro bom, sem volante. Ou console sem jogos. Nos ultimos anos o que prestou foi so forza, e c3 caminha pro mesmo lugar de sot e sod: uma nota amarela (claro, notas não importam, nem goty). Quanto a sony quebrar primeiro pergunto porque deseja tanto isto. Isto é coisa de um idiota. O pouco que tem no xbox é fruto dela querer superar a sony. Segundo: o setor de jogos da sony é 3x maior que o xbox. Só a psn vende mais que toda divisão do xbox. Cerca de 75% dos jogos multi vendem no ps. É mais facil a ms fechar o xbox do que a sony falir. Ahhhh, mas, a ms é rica !! Por isto mesmo. Se esta merda nao der retorno vai fechar. A ms não joga dinheiro fora. Tem que dar retorno, e dando gamepass a 1real por 2 meses duvido. Ja sei o script: muitos vao pegar esta promocão, jogar c3 e cancelar. Como fizeram com sot. Nao se esqueca: dia 11 a tarde vamos ver as notas do c3. Eu aposto 75-.

      1. Vamos lá, o game pass foi feito pra ser o outdoor do exclusivos Microsoft. Quanto mais acessível for o preço dele, mas abrangente será. É o mesmo princípio da amostra grátis. Office é gratuito no celular, não acho que o Office esteja em desuso por causa disso. Pelo contrário, quando você vai pro computador, você vai querer usar Office também.

        1. Ok quanto ao outdoor. Só não pode demorar muito a dar retorno. A MS poderia fazer esta promoção por 10 anos se quisesse. $ não falta. Mas, os investidores não aceitariam isto por muito tempo. Lembro eles pedindo a MS pra esquecer o Bing, não estava conseguindo concorrer com o Google. Teve outro produto que pediram pra esquecer também, mas, não me lembro qual. Eu não quero que o Xbox feche. Quero uma canseira em cima da Sony. Não sou burro igual este Sammy_hagar. É bom ele falar muito, porque o que ela fala ocorre o contrário. Este cara falou pra pegar Gow no lixo e ele ganhou goty. Pequena diferença

    1. Acho que não será o fim, mas sim, irão ampliar as possibilidades de acesso aos conteúdos. Imagina que bacana você poder jogar o mesmo jogo em várias telas? Já achei show de bola o PlayAny da MS.

      1. acho que não estão investindo pesado assim só pra ampliar, se der certo vão ver que ficar fazendo console custa caro, duvido muito que vão continuar fabricando.

        1. Como disse acima para outro coleguinha, pode enfraquecer, mas acabar não. Podem mudar o status de console para uma máquina de acesso, sei lá, qualquer cosia. Assim como o PC se tornou irrelevante para muitos que tem Smart, os consoles também irão, mas PC não vai morrer por completo nunca e os consoles também não.

  2. se a sony entrar na brincadeira de nuvem, não vai ser pra entregar “crackdowns” mas sei la, industria dos games sem hardware e midia fisica praticamente mata os consoles, futuramente se a nuvem imperar vai sair TV com assinatura de games embutida… ai acabou…

    1. Entenda como opções e não fim. Assim como música se ouvia somente em fita, rádio, LP, etc, hoje pode-se acessar de qualquer lugar, até de um relógio. Obviamente que vai enfraquecer, mas acabar, não sei se vai.

    2. Vai ser pra entregar “Witcher Tomb Cry e os Robôs-Dinossauro 2”

      “Mamãe, eu quero mais do mesmo, se der pra chorar, melhor ainda”

  3. líder disparada no mercado com mais participação que xbox e switch juntos…e é a Sony que precisa se reinventar? kkkkkkk
    sabe pq a Sony é lider? pq ela faz justamente o que os gamers de verdade querem: ótimos exclusivos e ter todos os multiplataformas de peso do mercado aliado à um bom hardware!
    pronto com essa receita não tem erro.
    É muito interessante toda a historinha de serviços, assinaturas, e apoio aos indies, mas o que eu quero e pelo visto a maioria no mundo quer é jogar um Uncharted 4 aproveitando cada detalhe e quando salvar em uma tarde como os caixetes frustrados dizem, ir para um multiplayer de BF V, Fifa, ou um resident evil 2 remake !
    ninguém quer saber de joguinhos de piratas no mar, joguinho mal feito de destruição na nuvem e nem games retro de 15 anos atrás, se o povo quisesse isso o one era líder de vendas, fica a dica para os CEO da MS…

    1. Verdade Fábio, falou tudo, e não é a toa q o PS4 está entre os 4 consoles mais vendidos no mundo atualmente e ninguém ver falar da concorrência. Kkk

      1. cara é muito difícil para as caixetes frustradas daqui aceitar, mas se a MS focar em qualidade de seus games, com certeza ela irá duelar de igual com a Sony, mas se ela ficar nessa de sea of thievs, crackdown e state of decay não tem jeito, eu tenho one também, mas só serve pra forza e alguns multiplataforma pq de resto só da PS4 na minha casa

    2. Concordo, a Sony e uma empresa conservadora que analisa suas mudanças de forma segura, não sai gastando seus recursos de qualquer forma, esse é um dos motivos por ela atropelar a concorrência. Só dar uma olhada na Nintendo, ela também é conservadora e lançou um console nos moldes que ela vem lançando a anos, melhorando e adicionando novidades inteligentes. A Microsoft tinha uma identidade no 360, na verdade ela fez o que a Sony já fazia, mas adicionou um online robusto, isso se manteve com os recursos da Live Gold, mas nesta geração, quiz inventar muito e acabou errando até com franquias poderosas como Halo e GoW, escolheu jogos ruins para lançar e deixou IPs ótimas esquecidas, fora não lançar nenhuma nova IP AAA de peso.

      1. cara
        muito bem observado!
        mano é muito diferente trocar idéias de games com quem não é alienado!
        eu tenho consoles Xbox desde 2007, por muitos anos foi a melhor escolha, mas as decisões da MS fizeram ela perder essa geração! E se ela continuar nessa vibe de serviços e esquecer o controle de qualidade de seus games tudo indica que virá outra surra por aí…só as crianças mimizentas daqui que não entendem isso

        1. Eu também sempre tive Xbox, desde o Xonão passando pelo 360 e agora o One, então fico muito tranquilo em discutir isso, pois é uma realidade. Sei que hoje o multiplayer é importante e muita gente fala disso, mas as empresas lideres nestes jogos são multiplataformas… a MS tem possibilidades infinitas de fazer muito melhor do que faz hoje, espero que isso melhore.

  4. Serviço de streaming tem q ser do nível do Netflix q com qualquer qualidade de internet as pessoas conseguem assistir, não existe outro serviço de streaming com tamanha qualidade nos.videos games não será diferente, poucas pessoas poderão ter acesso a não ser q tenha internet poderosas, caso contrário será um fracasso esse é meu ponto de vista.

    1. Mas esse problema de acesso é para países como o nosso, mas, o resto do mundo, tem conexões melhores. E nada do que é criado é pensado primeiramente em mercado como Brasil. Infelizmente.

      1. Eu sei mas veja a Netflix ela roda com internet de pssimas qualidade de boa, e eu acho que nenhuma empresa vai querer perder uma fatia do bolo como o Brasil só por causa de conexões horríveis q temos aqui.

        1. Claro que não vão dispensar o Brasil, mercado gigantesco. Mas, vão adaptar a nossa realidade. Sobre a Netflix, entenda que o tipo de conteúdo é diferente, a Netflix é estática, jogos não.

      2. Pense o seguinte, apenas mercados de primeiro mundo, não são o suficiente. Para o Netflix, por exemplo, o Brasil soma 8 milhões de contas, 6% de seus usuários.

        Nos jogos, o Brasil é um dos maiores mercados de jogos. Se não me engano, estamos entre o 6 maiores mercados. Ignorar Isa seria burrice.

        1. Não é ignorado, mas sim, não é criado para esta realidade. Nenhum projeto é pensado em nossa realidade, mas sim, adaptado. Viu a diferença?

          1. A questão nem é pensar na nossa realidade, mas na viabilidade técnica. Como já foi dito, internet de baixa qualidade não é uma realidade só do brasil, mas de alguns países de primeiro mundo também. Internet de qualidade somente nos grandes centros. O Japão é um caso a parte porque é um país pequeno e isso ajuda na hora de implementar e viabilizar certas tecnológicas. Mas não é a realidade da Alemanha, Inglaterra ou do continental EUA, com grandes áreas para dar cobertura.
            Aliás, esse seu pensamento é o legítimo pensamento de “cachorro vira-lata”.

          2. Para esse tipo de serviço, streaming de jogos, não bastaria ter uma banda de internet boa se está tem uma latência alta. Esse é o principal problema encontrado no streaming de jogos, a latência da Internet. Diferente do Netflix que só transmite o vídeo, um serviço de streaming de jogos tem que receber a informação do comando que você faz no joystick, processar esse comando e te enviar a resposta. E esse intervalo que dificulta a difusão do streaming de jogos.
            Lembro de uma vez a Microsoft fez uma demonstração de um serviço de streaming de jogos onde rodava Halo num celular via streaming. Lembro que disseram sobre a dificuldade de implementar o serviço devido a infraestrutura de rede necessaria, que seria poucos lugares no mundo que aquele serviço iria funcionar da forma correta.

          3. Exato, mas, as empresas estão em constante evolução, certo? Isso porque muitos mercados, países, oferecem cenários para essa evolução. Obviamente que temos menos mercados de grande porte, mas, nem por isso, a evolução deixa de acontecer. Se todas as empresas se preocupassem somente com cenários ruins, não teríamos tudo que temos hoje.

      3. Você está por fora então, pois a internet de alta performance é uma realidade mais próxima da japonesa. Pra você ter uma ideia, existem ligares nos EUA que o acesso a internet é baixo ou de má qualidade.
        Essa realidade de jogos na nuvem está distante da realidade global.

        1. Em todos os lugares do mundo tem deficiências de tecnologia, mas, não é porque alguns pontos nos EUA é ruim, que eles não sejam melhores. Caso contrário, não seriam pioneiros na área em vários segmentos da TI, certo? Entendo que muitos não saibam e não tem compreensão mais aprofundada sobre o assunto, até porque, não tem essa obrigação. Acredito que eu não esteja por fora, até porque, trabalho na área de TI, sou formado, pós graduado e mestrado na área e com alguns 20 anos de experiência. Só citei meu breve CV, para ver que alguns talvez saibam do que estão falando e não são meros comentaristas. Não entenda que eu esteja querendo me sobressair perante vossa pessoa, somente comentando que alguns sabem bem do que falam. Estamos todos aprendendo diariamente, até porque, ninguém sabe tudo.

          1. E você tem a solidariedade de vir aqui comentar, você poderia dizer “que que tô fazendo aqui, aqui só tem gamer, não tem outros formados em TI”, mas você vem pra compartilhar conhecimento.

          2. Sou gamer, mas não viciado. Gosto de todas as plataformas, sem discriminação. Um dia estive na Sony com PS1, 2, 3, 4 e PSP. Hoje estou no Xbox por vários motivos, mas nenhum deles é pro raiva da Sony. Eu procuro ajudar sempre que posso e também venho para aprender e já aprendi muito com muita gente aqui mesmo.

    2. A situação do streaming de jogos tende a ser parecida com o de jogos on line: vai crescer com o tempo.

      A 10 anos atrás eu nem sequer jogava on line em consoles, e tinha uma internet de 1 mega, e hoje já me deparo com jogos 100% on line com uma internet de 35 mega, e tendo a opção para migrar pra uma de 100 ou 200 mega.

      O ponto chave do streaming de jogos é a latência, e quantidade de banda exigida. Se conseguirem oferecer streaming de alta qualidade a somente 10mb ou 15mb, muita gente vai poder participar.

      Embora o Brasil esteja longe de ser um país homogêneo como a Coreia do Sul, por exemplo, já dispõe de uma boa infraestrutura de internet, sobretudo nas capitais e regiões metropolitanas, que é na realidade o público-alvo de videogames. Não vejo o Brasil tão longe ou inviável de usufruir do streaming como dizem, na pior das hipóteses com relativo atraso em relação às grandes potências do setor.

        1. Aqui o ambiente é mil grau, mas participa quem quer. Não é o fim do mundo, e o sonysta fanático gosta de vir aqui ser provocado pois ele pode falar merda do Xbox.

          1. “nem tenta empurrar nada”
            “Ainnnnn Gudofuá, ainnnnn Lastofus, ainnnnn chupa Bugranha” ????

      1. Percebe-se que o jumento aqui é você. Não tem argumentos e parte para os xingamentos, típico de um analfabeto funcional.
        Vai caçar a sua turma do pozinho branco, vai.

          1. Atrás do computador todos são valentões. Falar daí é fácil né zé ruela. Cria vergonha nessa sua cara, um marmanjo choramingando e xingando na internet por causa de videogame, parece criançona esperniando. Vai caçar um serviço pra fazer, seu desocupado.
            Suas ofensas não me afetam, o retardo mental aqui é você.

          2. Ah, vai ae foder mano.
            Pau no seu cu
            Não quer direitos iguais? Então seja xingada igual eu xingaria um homem.
            Foda-se, vai procurar um escravoceta.

    1. Kkkkk… realmente o primeiro modelo sim ,agora o slim faz bem menos ,agora pior e um video game com a memória do Xbox s e gddr3 ,aí só no 720 p mesmo !

  5. Acho mt dificil o hardware console sumir, mas a nuvem ser um complemento de processamento computacional igual crackdown wrecking zone foi vai ser fantástico para os próximos jogos q virão. Espero q a ms tbm inclua esse processamento em nuvem com jogos SP em q a pessoa está conectada a internet

  6. Eu não sei porque as pessoas fazem escândalo sobre esse assunto. É a evolução natural da tecnologia!

    Em 1998/1999 foi a era dos jogos em CD’s e nessa fase a Sony aproveitou bem a tecnologia. Estamos vivendo outra transição tecnológica e quem não acompanhar fica pra trás. E vida que segue….

    1. o problema é que possivelmente no futuro poderá deixar de existir consoles e viver só de streaming, já acho uma merd@ jogos que é obrigatório ficar online até mesmo em campanha, agora imagina tudo online, onde se der problema na internet você pode perder sua jogatina e ter que ficar assistindo domingão do faustão.

      1. Se voltasse a “Banheira do GUGU”, não acharia ruim… kkkkkk

        Acredito que não terá problema de salvamento se der queda. Os salvamentos são muito mais dinâmicos hoje. Digo isso porque uso o Office 365 e já aconteceu algumas vezes de cair a luz, net, e estar tudo salvo exatamente segundos antes da queda.

        #VoltaNanaGouvea kkkkkkk

      2. Internet já é quase uma conta de luz, conta de água etc.. As pessoas precisam de internet pra trabalhar.

        O problema é que a gente imagina o futuro 100% online, e esquece que a internet também vai evoluir.

        Mesmo assim consoles não vão morrer tão cedo. A Microsoft aprendeu que não adianta forçar ou empurrar inovações pra pessoas, por isso vão investir na nuvem e ao mesmo tempo dá opção pra quem quiser o console. E a mudança acontece gradativamente.

    2. Console tradicional vai continuar existindo por muito tempo, enquanto tiver demanda pra eles. Só vão ampliar o leque de possibilidades para ter acesso aos jogos de interesse.

      1. Também acho. Eu não sou entusiasta da nuvem dominando tudo, mas é questão de aceitar as coisas. No tempo certo, essas coisas vão dá certo e vão funcionar bem.

  7. Não acredito que o streaming de games irá se tornar padrão tão rapidamente… uma vez que ainda será necessário uma grande melhoria nos hardwares como um todo e na internet de banda larga no mundo… afinal vamos ser honestos acreditam mesmo que aqui no Brasil onde querem limitar a internet e a infraestrutura é meia boca vai suportar esse tipo de serviço tão rapidamente e tirando PC gamers e consoles os celulares não tem condições de rodar jogos poderosos ainda.

    1. Acho que dá pra fazer isso em 10 anos, o Brasil não é parâmetro pra nada, se funcionar no lado norte da america, em alguns países da Europa, China e Japão, já será suficiente pra alavancar o serviço.

  8. Muitos lugares do mundo não tem internet decente para utilizar o streaming de jogos inclusive o Brasil. Quem sabe daqui uns 10 anos ou mais, aí sim.

    1. Se for igual o do Xbox game pass em que vc baixa o jogo por completo e aí joga ele pode funcionar, mas se for igual o da PS em que vc joga conforme baixa nao vai dar certo

  9. Bom dia amantes do Xbox. Foi o que eu disse , a Sony precisa acordar pra vida. A Microsoft, acredito eu, está saindo na frente neste quesito e dito o mercado.

  10. A tendência é cada vez mais os jogos serem mídia digital/serviço se a Sony não fazer o mesmo vai ficar para trás, próxima geração a Sony já deve investir nessa parte.
    A Microsoft já está mais sussegada pois já tem mais experiência nessa área e agora com novos estúdios e os jogos saindo no gamepass se não tiver algo parecido do lado da Sony vai ser difícil alguém escolher o PS só pelos exclusivos.
    E a Microsoft tem q melhorar esse marketing tbm.

  11. A parada é, stream de jogos é muito mais complicado que stream de vídeos, várias empresas tentam, mas nem sempre dá resultados satisfatórios, sem falar que isso requer uma Internet bem fudida pra fazer funcionar, o que muita gente não tem, então o benefício não deve valer o custo, ainda

          1. “Não estava horrível” já se entregou q não jogou ???
            lançou só com quedas de frame-rate, caindo pra casa dos 5 frames ???? vrdd, não estava horrível, estava ridículo ????
            “Jogo de PS4 q era pra sair pra PS3 com graficos de PS2 e frame-rate de PS1”, nostalgia pura em um único jogo ????

        1. Meu primo mesmo joga mais online, racket clank saiu na plus ele nem pegou mas pelo menos ele não fica igual esses caras na internet dizendo merda.

  12. Vai demorar muito para ter um streaming de jogos realmente funcional pelo menos aqui no BR… Dependendo do serviço e principalmente da internet do cidadão, já que grande parte das pessoas não têm acesso a fibra otica e a velocidade da internet se mantem nos 60mb/s.

    Acho que só daqui uns 10-15 anos como muitos já falaram, só de fazer streaming do Pc para o celular, já dá um incrível input lag… Agora, mesmo que a sua localização fique com 30ms de latência com os servidores de streaming, a precisao dos controles nao será a mesma, tem muito para ser pensado ainda

    1. 10-15 anos é um pouco exagerado eu chuto q teremos a geração “vira tech” onde ambas as tecnologias estarão presentes para q enfim na próxima possamos ficar só na nuvem
      obs: uma geração dura em media 6 a 7 anos.

    2. Existem tecnologias sendo desenvolvidas que vão mudar essa condição.
      O input lag tende a diminuir muito com a implantação do 5 G.
      O próprio streaming da Microsoft terá menor input lag por conta de um hardware dedicado que calcula as colisões localmente.
      A Google testou seu sistema de streaming com bons resultados, tem vários gringos que fizeram vídeo mostrando ele em ação.
      A Amazon tem uma rede gigante de servidores que tende a baixar o input lag total do streaming.
      Acho que o hardware vai continuar sendo produzido porém será produto de nicho.

        1. Tem vários canais gringos que fizeram análise desse sistema eles gostaram bastante. Acho que vai mais uns anos para que eles liberem o streaming fora do beta. Não acho que vai passar mais uma geração sem que o streaming esteja operacional.
          Todos ganhamos com isso. Tem um mercado gigante que vai consumir esse conteúdo. Os jogos tendem a se baratear bastante, como são os jogos de celular

      1. Eu tenho 240mb/s de velocidade também, mas tivemos que trocar os cabos de rede que se conectam ao modem… Pois não eram de fibra ótica, porque aí se perdia quase 100mb de velocidade

      2. Minha cidade só oferece 4mb por segundo, no máximo, não importa se a internet for de 120 ou 240 mb, se no máximo só chega 4mb
        Eu moro em Itapeva SP

    3. Vc esta falando que esta ” grande parte das pessoas, ñ tem fibra e tem internet de 60m ” eu acho que vc esta falado só de vc. Pois a Tim, Oi e a Vivo tem internet 100% em fibra com o IPv6 ativo.

    1. Líder em números: o PS gera 3x mais receitas que o Xbox. Ou psn vende sozinha mais que o Xbox, ou ps tem uma base 2x maior, ou cerca de 70% das vendas se dão no ps. Tem psnow que gera mais receita (ok, não tem no brasil), trafego na Internet. Líder sim. Estou falando de vendas. Ahhhh, mas, você não joga vendas. Verdade, mas, a reportagem é sobre isto, vendas. O Xbox pode ser mais poderoso, mas, vende pouco. Pra mim o problema foi falta de jogos, exclusivos. Ao que parece acordaram.

      1. Esse é o poney q a gente conhece, vendinhas, receitinha, e agora temos notinhas tmb ???? muitos dos seus cupinchas poneys aqui do site nem PS4 tem e falam de exclusivinhos, peguei duas IDs semana passada, um jogou 6 exclusivos, o outro jogou 5, realmente poneysada e importa com ixcrujivos ????

      2. bacana. Gosto de números.
        Os números de potência do xbox são maiores.
        Os números de usuários do xbox são maiores.
        Os números de vendas do xbox são maiores.
        Os números de estúdios no xbox são maiores.

        Agora por que PSN vende mais? Simples, não tem assinatura de jogos, então tem que vender os jogos. Simples assim.

        1. Só concordo com a Potencia do Xbox ser maior. Estúdios pode ser que fique, mas, temos que ver o que eles vão entregar. O resto discordo, mas, deixa pra lá. Cada um fique com a plataforma que acha melhor.

  13. Só esperando a notícia de uma gigante anunciando a parceria/compra da divisão de games da Sony. Particularmente, prefiro que seja uma parceria. A Sony tem muito, e não somente em história, mas experiência na área. Ela sabe o que muitos querem deste segmento.

    Porém, lhe faltam 2 coisas:

    – CEO
    Alguém com uma nova visão de mercado, com experiência avançada neste segmento e com uma mente mais jovem e arrojado. A Sony vive nos anos 90. Precisa mudar seu conceito e seu modelo de negócio. O atual CEO é muito experiente, mas, como ele mesmo já admitiu, tardiamente, precisam mudar e abandonar suas ideias arcaicas. Assim como Balmer, que quase afundou a MS, precisaram investir em um novo CEO, Nadella, e estamos vendo muita coisa bacana sendo feita na empresa.

    – Verba
    Precisa de grana para investir em servidores próprios, infra em geral. Sem verba, seus planos serão muito a longo prazo e outras gigantes (Google, Amazon e Apple), passarão por cima como rolo compressor. Ou a Sony arruma uma parceira, ou terá que vender sua divisão. Pelos planos apresentados pelas grandes empresas que tem recursos de sobra, a Sony não terá como competir.

    Infelizmente, essa é a realidade da Sony hoje. Precisa de mudanças radicais. Mudanças sempre desagradam no início, mas, é necessário. Eu, como jogador de todas as plataformas, não quero ver a Sony fora da competição. Não é porque hoje não uso seus produtos e serviços, que quero ver a derrota dela ou mesmo que se torne irrelevante no futuro. Se hoje estou no Xbox, é porque a MS investiu e trouxe muita coisa bacana, caso contrário, estaria na Sony. Dou valor ao meu dinheiro, quem entregar mais, é para lá que eu vou.

    1. líder disparada no mercado com mais participação que xbox e switch juntos…e é a Sony que precisa se reinventar? kkkkkkk
      sabe pq a Sony é lider? pq ela faz justamente o que os gamers de verdade querem: ótimos exclusivos e ter todos os multiplataformas de peso do mercado aliado à um bom hardware!
      pronto com essa receita não tem erro.
      É muito interessante toda a historinha de serviços, assinaturas, e apoio aos indies, mas o que eu quero e pelo visto a maioria no mundo quer é jogar um Uncharted 4 aproveitando cada detalhe e quando salvar em uma tarde como os caixetes frustrados dizem, ir para um multiplayer de BF V, Fifa, ou um resident evil 2 remake !
      ninguém quer saber de joguinhos de piratas no mar, joguinho mal feito de destruição na nuvem e nem games retro de 15 anos atrás, se o povo quisesse isso o one era líder de vendas, fica a dica

    2. Caramba cara…você me deu uma nova visão da indústria de jogos…bom seria se todo mundo que comentasse fosse como você… educação e conteudo

    3. Aconselho que espere sentado.

      A Microsoft já provou, por três gerações seguidas, que ter dinheiro não é o suficiente para ser líder de mercado, ao menos não nos mercados ligados ao entretenimento. A Sony entrou na geração atual fragilizada, pronta para sair do mercado, devido a erros do Howard Stringer e até mesmo do Kutaragi. No entanto conseguiram reverter a situação.

      Quanto a CEO, até agora não tenho do que reclamar do atual.

      De toda a forma, quando chegar ao ponto do streaming de jogos, sem a opção de se comprar seus jogos, o mercado vai ter morrido, para mim.

      1. Bom dia, colega!

        Bem, dinheiro não faz tudo, é verdade. A gestão sim faz diferença. A MS provou isso, que uma má gestão (Balmer), pode acabar com um império. Porém, com a gestão certa, (Nadella), vimos que tudo que está sendo feito, é graças aos recursos que eles tem. Então, se algo não saiu como esperado, foi pela má gestão, que é o ponto em discussão.

        Quem começou errado na geração foi a MS. Mas, pela má gestão. Porém, com recursos e a gestão certa, tudo é possível. O que é exatamente o que falta para Sony hoje, verba e gestão.

        Sobre o que o CEO disse, acho que tem matéria aqui mesmo. Não lembro.

        Bom, para você, o mercado de streaming pode ser fim, mas, lembre-se que temos bilhões de pessoas sem acesso aos conteúdos e que só o streaming poderá ajudar nisso.

        De qualquer forma, acredito que seremos beneficiados, e, como disse antes, as mudanças incomodam no início, porém, a gente se acostuma.

  14. A Sony terceiriza a computação em nuvem da Amazon para os seus serviços. Ter um serviço próprio de computação em nuvem não é tão simples. Empresas gigantes como Microsoft, Apple, Google e a própria Amazon vem trabalhando nisso a anos e mesmo assim temos pouca coisa concreta no mercado, Crackdown 3 e o Assassin’s Creed jogável no Google Chrome são raros exemplos. É natural que a Sony fique preocupada com o crescimento dessa demanda, mas concordo quando ela diz que isso vai demorar. Só não pode ficar deitada em berço esplêndido.

    1. Entretanto o mais importante não é a nuvem em si. Isto se compra a preço de banana verde. Eu sou do ramo de TI e posso falar. Trocamos nosso contrato da IBM com a Oracle pagando o mesmo preço com servidores 50% mais poderosos. A ms ter o azure ajuda ? Claro. Mas, o foco são bons jogos. Se a ms (ou outra) lançar jogo merda na nuvem o que vai acontecer? Os clientes vão abandonar a empresa.

      1. Mas aí não adianta ter bons jogos e não ter estrutura para entregar eles ao consumidor final. Pouca gente conseguiria jogar e aderir ao serviço.

        1. Tem que haver um equilibrio. Se a pessoa tem internet e pode jogar nas nuvens ele pode baixar o jogo também. Teremos que ver. Um dia isto até pode colar, mas, deve demorar bem.

          1. Claro, não é valgo tão fácil assim, tem outras barreiras técnicas a superar. O streaming de videos, por exemplo, já existia no fim dos anos 90 com o Quicktime, mas só por volta de 2010 que ele realmente começou a deslanchar com a popularização do YouTube.

          2. Lembro bem disso porque vi o trailer do filme O quinto elemento via streaming pelo Quicktime. Você copiava o link e colava dentro do programa.

      2. A questão de jogos “merda” fica a seu critério, entraria naquela velha discussão de gosto. Mas se esse é o problema no seu ponto de vista, a tendência é melhorar, visto que a MS está investindo pesado em novos estúdios.

          1. Não, eu prefiro jogar Gow, uncharted, tlou, por exemplo. Eu só não quero jogar jogo de Atari em 2019. Cracudao

          2. Só esses?? Não prefere jogar Knack, Killzone, BigLittlePlanet, The Order, The Last Guardian essas porcarias não?? ????

          3. Nioh, spider man, Detroid, bloodborne, shadow of colossos, street fighter 5, yakuza.
            Mar de lixos? Não.
            Estado de decadência? Acho que não.

          4. Oq é Detroid?? Vc comprou Yakuza?? ???? Tem q ter coragem pra comprar essas tranqueiras hein ????

            Ratchet & Clank?? Acho q não.
            Gravity Rush?? Tmb não.
            Infamous?? Deixa quéto.
            Godzilla?? ?????????????????
            Namoro de pombos?? ??????????????

          5. Dia 11, segunda agora, a tarde a gente conversa. Vai sair as notas do cracudao. 4 jogos em mais de 3 anos e provavelmente 3 notas amarelas. Só forza que salva, e ninguém aguenta mais gears, Halo, forza; gears, Halo, forza; gears, Halo, forza; gears, Halo, forza. E que quando lança coisa boa, diferente disto (quant break, sunset overdrive) vocês não compram e flopa. Deve ser por isto que a MS cancelou scalebound. Kkkk ?

          6. Achei q vc só jogava vendinhas poney, descobri q joga notinhas tmb ????
            “Ninguém aguenta mais Halo, Gears e Forza” mas vc esta falando por quem?? Um poney falando pela comunidade Xbox, como assim? ??? Q venha muito mais Halo, Gears e Forza, NÓS queremos.
            Falando em Flop, pq será q o estúdio do DriveChuva faliu?? ???? Será q vai ter outro Killzone?? Será q vai ter outro Infamous?? E GranTorrindo, será q vai sair outro lixo desse?? ????
            Detalhe: foi renovado os direitos de Scalebound, vamos ver se a Sony traz notícias do Deep Down esse ano ????

          7. Beleza. Agora vc já pode jogar Agente, Deep Down, Gnomagedom, Silent Hill PT, Paragon ?? será q tem renovação pra todos esses?? ?? Esse Project Awakening só tem um filminho mostrando ele, no mínimo pra próxima geração, só pra dar esperança pra poney bumbum guloso ????

      3. Uma coisa é a servidora fazer um contrato pontual com sua empresa, com um serviço já consolidado e simples, outra é a servidora tornar possível o processamento de jogos pesados na nuvem, sem atraso ou latência, para que milhões de pessoas possam acessar simultaneamente. Acho que quando atingirem esse nível, não disponibilizaria a preço de “banana verde” para as empresas que quiserem utilizar. Quem já tem essa tecnologia dentro de casa, vai sair na frente.

  15. Deixando os pormenores técnicos de lado, e considerando um cenário futuro no qual o Streaming de jogos vingasse e fosse amplamente funcional tecnologicamente falando, o hardware físico passaria a ser só um detalhe na equação.

    Por exemplo, se a Nintendo viesse com um “Nintendo Pass”, custando sei lá, uns R$ 30/mês, podendo jogar Mario Kart, Zelda, Smash Bros, Bayonetta 3 e cia num console Xbox ou laptop, eu assinaria na hora. O mesmo poderia se aplicar a quem porventura se interessasse de jogar os games da MS mas não quer comprar um console só pra eles.

    A indigesta barreira (e bote indigesta nisso no Brasil) de ter que comprar um novo hardware só para jogar uma dúzia de jogos proprietários de interesse enfim seria eliminada, abrindo um novo horizonte de aproveitamento de conteúdo e popularização dos games.

  16. “O Playstation admite”… Jorjão, Jorjão. Não é de hoje que eles vem martelando a PS Now. Ela está presente desde 2014 se não me engano.

    O Streaming não vão substituir as mídias físicas, tão pouco as digitais tão cedo.

    Streaming é algo que pode dar certo daqui uns 10 -15 anos talvez. Não me imagino sem minha biblioteca de jogos. Já testei streaming aqui em casa mesmo com o PC para o celular. Tá longe de ser algo padronizado e bom.

    Posso acrescentar ainda mais uma vez a conexão de internet. No próprio Japão qualquer tipo de streaming de jogos ficam de modo ruim para razoável. Estamos falando do país que possui a melhor banda larga do mundo.

    1. Já falei com vc sobre esse seu streaming usado. Não dá pra generalizar porque o streaming de jogos não é a mesma coisa que streaming de mídia audiovisual. E no Japão até o PS Now roda muito bem. O segredo gira em torno de 3 fatores que podem se auto compensar: O Modo como se compila as informações para streamar, A proximidade dos servidores e a velocidade da internet

    2. Não dá pra comparar sua conexão com as dos grandes mercados como Japão e EUA, lá já é uma realidade com Project Stream da google e alguns jogos do Switch por exemplo

      1. Mano eu nao tô sendo fanboy não. Quem no mínimo é sensato sabe que a Sony como companhia n tá MT bem, vide as ações dela q caíram e essa agr q eles falaram

          1. N viaja meu amigo, q a Sony pode entender mais sobre vídeo games até pode, mas a MS tem muito mais dinheiro e tecnologia.

          2. A quantidade de dinheiro em caixa da ms não impediu o flop no windows fone. Aliás, sinceramente, windows em si é um flop perto de uma distro decente de linux ou o OSX, tanto que permanecem como monopólio apenas em desktop graças a genialidade do Bill gates e a mãozinha da IBM

        1. Valor de ações não serve, sozinho, pra definir uma empresa, principalmente no curto prazo. Ações flutam muito. A apple mesmo esta tendo muita ocilação. O que vale muito é se a empresa esta gerando caixa, e ela esta. Pra ter ideia a só a psn é maior que o xbox e a Nintendo. Nem tanto o céu nem tanto o inferno.

      2. Não sou caixista nem sonysta. Sou favorável à concorrência porque quanto mais melhor. Mas a Sony está no mercado há mais tempo e seus exclusivos são ainda imbatíveis.

      3. Tá sabendo legal hein amigo. A MS é a empresa mais valiosa do mundo atualmente, e não é pq ela “entende” só de Windows. Tem vários outros produtos de sucesso, como o “monstro” Azure, Office, ferramentas de desenvolvimento, a linha Surface, o próprio Xbox… E a Sony, o que tem feito de relevante pro mercado nos últimos anos ?

  17. Streaming de jogos é furada ainda mais com internet fraca como a nossa, brasileira. Tomara demore anos e anos pra essa idéia ir adiante. Nada tira o prazer de comprar um jogo em mídia física, tirar a mídia da capinha e colocar pra rodar, emprestar depois pros amigos. Muito tem se perdido com tanta tecnologia como essas pequenas sensações.

    1. Basicamente nossa eu adorava ir em video locadora perder horas lá agora tenho q sentar no sofá escolher o filme e assistir quando e onde quiser, é um absurdo.

        1. é verdade Hugo. O encarte que vinha nas mídias era até bem mais elaborado. Hoje tiraram o encarte com o papo furado de reduzir preço, só que não. Preço tá a mesma coisa.

      1. Que os céus te ouçam Danilo. Se vier esse raio de streaming pra jogos que venha mantendo as opções de mídia física pra quem prefere esse meio de armazenamento.

    2. A maior preocupação da Microsoft é justamente essa. Além da pirataria essa coisa de emprestar jogos para os amigos representa uma perda muito grande nas vendas. Por isso, esse empenho em jogos stream na próxima geração. Para ela, essa é a melhor forma de impedir essa prática.
      Essa já é a segunda tentativa. A primeira ocorreu quando ela tentou colocar um tipo de codificação nos discos do Xbox One, para que o console do usuário não aceitasse discos usados ou comprados de terceiros. Mas esse plano não deu certo, a comunidade não aceitou. Por isso, muitos migraram para o PS4, que não oferecia esse tipo de bloqueio. A Microsoft voltou atrás e desistiu desse plano, mas já era tarde. Essa notícia permaneceu no ar o tempo suficiente para a Sony sair na frente, resultando na liderança dessa geração.
      Com o jogos via stream, a Microsoft encontrou uma forma de realizar esse desejo que começou no Xbox One e até vai lançar um modelo sem leitor de mídia, certamente como teste para ver a aceitação do público, pois este terá a vantagem de ser mais barato, afinal, errar duas vezes já é burrice.
      Porém, como muitos já sabem, a internet não só no Brasil, como em vários países não tem qualidade suficiente para esse serviço. Caso a Microsoft ou a Sony abandonar os jogos em mídia física e se voltar pra essa nova modalidade, será um verdadeiro tiro no pé.

    3. Concordo com você 1000%. Sou pura nostalgia para algumas coisas. Sou do tempo que alugava cartucho/fita. Esperava sábado para ir a locadora, ficar na fila, conversar e conhecer gente nova. Era tudo mais difícil e complicado, mas, parecia ter mais valor. Porém, admito que a facilidade de hoje é algo surpreendente. Um clique e tudo está nas suas mãos. Sou na TI e sei muito bem o que perdemos. Perdemos uma coisa chamada interação humana. Online, raramente aproxima as pessoas como deveria, uma comunidade tóxica que só critica e xinga, difícil fazer amigos. Fiz alguns, mas é diferente do presencial, olho no olho. Enfim, reconheço todo o valor da tecnologia e adoro a evolução, porém, deveríamos encontrar uma maneira de voltar ao passado e resgatar essa interação que perdemos.

    4. Antes de falar do problema da internet, você já pesquisou sobre o projeto xCloud da Microsoft? A ideia é “rodar” jogos (ou parte deles) na “nuvem”, para aliviar o processamento do dispositivo (seja qual plataforma for), a partir de uma internet de 10MB. Se der certo, o “problema” da internet deixará de existir, pois permitirá rodar grandes jogos numa qualidade “aceitável” até mesmo em dispositivos móveis. Pra tentar entender isso, imagine que a capacidade para rodar esses jogos será comparável a rodar um vídeo no Youtube. Se der certo, a Microsoft terá superado o “problema” da internet para o “streaming”.

      https://news.microsoft.com/pt-br/projeto-xcloud-voce-no-centro-do-jogo/

      1. Problema não é a velocidade da conexão, isso é o de menos. O maior problema do streaming é o servidor, por isso a sony demora pra trazer psnow pra cada região. Então se a MS/Sony/Google não trouxeram servidores pra cá, vc pode ter 120mb de internet que esse negócio ainda não vai funcionar.

  18. Não precisar comprar Hardware para poder jogar é um sonho, e pagar pouco por muitos jogos é um sonho maior ainda. Estou ansioso para ver isso acontecer.

  19. O citado na matéria é o objetivo da Microsoft com o xCloud, projeto de “nuvem” para levar grandes jogos a outros dispositivos, inclusive móveis. E quanto à Sony, a resposta é NÃO, ela não tem recursos pra competir, a não ser que ela se junte com uma das outras grandes citadas – Google, Amazon ou Apple.

  20. da parte da Microsoft vai ser bom muitos dispositivo assinando serviços ?? , ja pra nós consumidores ja pensou, baixar uma parte do jogo de 1 giga no celular ou notebook e com controle do xbox one S vc jogar um gta 6 ou um gears 5 muita gente vai jogar.
    agora se tiver uns 3 ou 4 viciados na mesma rede vai ser sofrivel kkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *