Playstation admitiu que o Xbox estava certo

No início desta semana, a Sony já anunciou algumas das especificações do console da “próxima geração”, que muito provavelmente receberá o nome de Playstation 5, e por lá soubemos de algumas coisas interessantes, dentre elas, que o próximo videgame da japonesa terá retrocompatibilidade com os jogos de PS4, e daí surgem novas polêmicas já que  era uma estratégia do Xbox que a Sony sempre criticou.

A retrocompatibilidade não é algo que a Sony se orgulha, inclusive o PS3 perdeu este recurso após uma atualização e o PS4 nunca o obteve, muitos alegaram que a intenção da empresa era de vender mais jogos remasterizados e obrigar aos novos compradores a adquirirem jogos da atual geração. Por outro lado, temos o Xbox One da Microsoft, que suporta alguns jogos do Xbox 360 e Xbox original, algo nunca visto num console antes já que é possível se valer de três gerações em uma máquina só.

Verdade seja dita, o Xbox One no início da geração sofreu bastante com um marketing confuso e uma má gestão, e a retrocompatibilidade veio logo após esse período conturbado. Por isso é importante a concorrência, inclusive por esta mesma razão é bem provável que a Sony tenha adotado a retrocompatibilidade agora, pois é bem claro que a Microsoft está com essa vantagem em mãos.

Vamos recordar que Jim Ryan, quando era apenas o chefe da marca na Europa (agora é o chefe geral), afirmou o seguinte:

Quando nós flertamos com retrocompatibilidade, eu posso dizer que este é um dos recursos que são muito requisitados, mas não usados muito de fato”, disse o executivo, em entrevista à revista Time.

“Além disso, eu estava num evento de Gran Turismo recentemente onde eles tinham games de PS1, PS2, PS3 e PS4. E os jogos de PS1 e PS2, eles pareciam antigos, por que alguém iria jogar isso?”, alega Ryan.

Notem, como apenas a Microsoft possuía a retorcompatibilidade, um dos representantes da Sony afirmou que ninguém gostaria de jogar jogos velhos.  Bem, a  Microsoft não ficou calada, e o vice-presidente do Xbox, Mike Ybarra, discordou completamente ao afirmar:

Eu discordo. Queremos que os jogadores joguem os melhores jogos do passado, presente e futuro. É o que os jogadores pediram.

Agora o discurso mudou muito, o PlayStation finalmente reconheceu que o Xbox estava certo. Contudo, novas questões chegam e se tornam polêmicas. Com a retrocompatibilidade, será que muitas pessoas irão realmente querer um PS5 mais caro? Se todos os jogos forem os mesmos? Caso só lance para o PS5 alguns exclusivos, será que terá público suficiente para bancar tudo isso?

A nova geração já está logo aí, e tanto a Sony quanto a Microsoft precisam ainda provar porque devemos migrar para novas máquinas. A questão é que, a japonesa finalmente assumiu que “jogos velhos” são importantes, afinal clássicos não têm data de validade e não merecem ser perdidos ao longo do tempo. Ainda assim, a Redmond continua na vantagem por ter um console que roda muitas gerações,  e muitos jogos receberam qualidade de “remaster” quão foram otimizados para o Xbox One X, só nesta última semana vimos seis.

O que vocês acharam? A Sony fez isso pensando nos jogadores? Ou por conta da concorrência?

675 comments on “Playstation admitiu que o Xbox estava certo

        1. Quem escolheu comprar um Xbox one ao invés de um Ps4 é porque não se interessa por esses jogos da Sony, simples assim, questão de gosto pessoal é tão difícil entender isso?

          1. Como eu tenho, mesmo assim, ainda prefiro o Xbox one como meu console principal, porque curto mais os serviços e as funções do console, assim como alguns jogos como Forza, Gears, Quantun break e Ryse, já o Ps4 peguei mais para jogar o Shadow of the collossus já que tinha zerado no Ps2 e queria zerar de novo no Ps4, na questão dos outros exclusivos como The last 2, não me interessa, assim como não interessa para outros jogadores de Xbox one.

          2. Nao ligo para consoles somente para os jogos exclusivos de cada Plataforma é tanto que minha plataforma principal é o PC, se um dia a Sony quiser para de lançar seu console para fazer somente os jogos ficarei Feliz, menos um aparelho para gastar grana e ficar parado aqui em casa… agora dizer que os jogos exclusivos da Microsoft são melhores que os da Sony acredito que estão querendo se enganar!

          3. Que isso Silvião, não se engane! Ouça a voz do seu coração. Tá doidinho pra jogar The Last 2, “dimite”! 😉

          4. Pra que 2 consoles?
            Me explica a necessidade de caixista ter o ps4 já que o one tem todos os multiplataformas com melhores versões no x e melhor custo dos jogos?
            Ter um ps4 por causa de 1 ou 2 exclusivos que prestem?
            Melhor ir jogar na casa de alguém

          5. Cara, neste caso eu tenho uma justificativa: você pode jogar os aclamados izcruzivus, ver se realmente são esse guaraná de que falam. E caso não goste e um sonystinha vier de gracinha, você taca a PSN ID na fuça dele, dizendo “VSF, para mim o jogo é ruim, está aqui minha ID, VTNTC e passa sua ID para eu ver se você jogou mesmo ou só faz listinha”. Porém, não haveria problema nenhum em admitir que este ou aquele exclusivo é bom. Eu mesmo gostei do UC1, por exemplo.

          6. Cara, neste caso eu tenho uma justificativa: você pode jogar os aclamados izcruzivus, ver se realmente são esse guaraná de que falam. E caso não goste e um sonystinha vier de gracinha, você taca a PSN ID na fuça dele, dizendo “VSF, para mim o jogo é ruim, está aqui minha ID, VTNTC e passa sua ID para eu ver se você jogou mesmo ou só faz listinha”. Porém, não haveria problema nenhum em admitir que este ou aquele exclusivo é bom. Eu mesmo gostei do UC1, por exemplo.

          7. Cara, neste caso eu tenho uma justificativa: você pode jogar os aclamados izcruzivus, ver se realmente são esse guaraná de que falam. E caso não goste e um sonystinha vier de gracinha, você taca a PSN ID na fuça dele, dizendo “VSF, para mim o jogo é ruim, está aqui minha ID, VTNTC e passa sua ID para eu ver se você jogou mesmo ou só faz listinha”. Porém, não haveria problema nenhum em admitir que este ou aquele exclusivo é bom. Eu mesmo gostei do UC1, por exemplo.

          8. Ah, sei lá. Eu comprei um PS4 tem uns três anos e ele está encostado aqui. Volta e meia ligo ele para avançar um pouco nos izcruzivus. Eu estava jogando o Ratchet and Clank e ele é legal. Tenho que zerar ele, assim como os demais UCs, TLOU, HZD, Spider Man e até mesmo o “goty”. TLOU está arrastado. HZD dá preguiça, mas não é culpa do jogo, é minha mesmo. Aff!! É culpa do Xbox, galera da Live, promoções, etc. Vai ser até bom o PS5 ter retro. ^^

          9. Quem trabalha vai lá e compra o console não fica perturbando os outros para jogar no console alheio… tenho PC Gamer então com toda certeza a compra correta é PS4!

            como já falei anteriormente os exclusivos da Sony são melhores perante os da Microsoft!

            pra mim únicas ip boas da Micro é Gears, Halo e só!

          1. relaxa jovem tirando o god of war ascension eu zerei quase todos os exclusivos sony, são bem fracos na real.

          2. The last of us tem uma campanha maior que de Gears of war 4, estou falando isso pois zerei os 2 e os mesmo no difícil para ficar uma dificuldade mais balanceada!

          3. Hauahuahauhauha quase engasguei aqui. Taí, né? Ao invés de comprar um PS4 poderia pagar algumas horas para zerar.

        2. E também não tem The Last of Us 2 pra PS4, ou já foi Lançado Sonystinha? Tem data? Kkkk

          Quando será lançado o joguinho pra ver filminho e emocionar nossos corações? Kkkklk

          1. Ok então mas se for por isso tem The last of us um game que faz muita falta para o xbox one!

          1. Como assim um jogo faz as pessoas de palhaço kkkkkkkkk
            Cara isso é só um game quero somente jogar e pronto simples assim!

          2. E the last guardian de ps3 que passou mais de 10 anos em produção e só saiu remasterizado no ps4?

        3. Kkkkkkkk se a gente quisesse jogar esse lixo bastava simplesmente comprar um playsPlayst cara kkkk ou por acaso não podemos comprar??
          Fala sério, sonystas tem o vocio de acha que queremos a merda do jogo deles e esquecem que com 1100rs tu compra um Playstation e joga kkkk se não jogamos e pq nao queremos cara!!!

          1. oche fique com seu Xbox eu não mandei vc comprar um ps4… somente falei que quem é jogador de verdade tem ao menos xbox e ps4 e nao é fanboy de nenhum das duas.

            eu mesmo gosto dos 2 consoles mas infelizmente os jogos exclusivos da Sony são melhores e isso é um fato!

        1. Só lembrando em seu poney, ps5 8k somente para videos então chora….. atualmente to com o xbox one x 4kkkk….. vc nem o 5 vai ter mano então menos pf chola mais ai…… vc preferir os jogos é uma coisa, pq isso é gosto pessoal, mas vc vai e quer usar argumento nada a aver kkkkk esse é o motivo de mt poney ser visto como lixo, querer usar opnião acima de fato……. chola mais o anta q n vai rodar 8k q eh fico aqui nos meus 4kkkk

        1. Kkkkk aí já é a sua percepção do que é jogo ou n. N sei pq essa implicância contra tlou. Ele tem uma gameplay bastante fluída e divertida.

          1. Qualquer jogo que não tenha multiplayer é filme pra essas crianças de Xbox com 12, 14 anos que começaram a jogar videogame ontem

          2. Pô mas tlou tem mp kkkkkkkkkk. E um bem interessante. Acho que o termo “filminho” tem raiz em outra questão.
            .
            .
            .
            (Spoiler: pq é da Sony)

          3. No Shadow of War achei muito legal as falas provocativas antes dos Orcs no meio da ação mas só no início pois lá pela metade do jogo eu ficava agoniado de ter que esperar eles falando, eu xingava até o jogo. Em outros jogos similares é ainda melhor que cutscenes demoradas ou frequentes se vc ainda detém o controle do teu personagem durante as falas, a imersividade é maior.

          4. Concordo. Joguei o shadow of Mordor e era um porre aquelas falas dos orcs. Pelo menos me dava mais vontade de matar eles.

          5. Só há uma percepção de jogo. Xbox tem jogos, Playstation não tem jogos, somente filmes de R$200.

        1. Não necessariamente. Vc tá limitando esse arte que se chama videogame. Não se trata só de um passatempo bobo. É algo maior, onde vc deixa sua realidade e embarca em outra totalmente única. É extremamente imersivo. E é claro, as emoções não poderia ficar de fora. Qualquer tipo de arte tem um sentimento ou uma emoção específica pra despertar no apreciador. Seja diversão, tristeza, felicidade e raiva. Qualquer jogo te provoca alguma coisa. Vc não pode menosprezar, tanto aqueles que servem pra pura diversão, quanto aqueles que buscam uma reflexão profunda do jogador. Isso é cuspir na cara da sua paixão…

      1. Uai, tem disso agora? Que que tem eu vir aqui “bizoiá” os coleguinhas do outro lado? Eu jogo Playstation desde pequeno e nem por isso torço contra a Microsoft. Aliás, não vejo a hora de ver as novidades dela na E3. Deixa disso “bininu”! Não existe nós ou eles, existe uma tribo só que curte bons jogos, independente de consoles. Fica a vontade pra ir nos vários sites do PS4 dá aquela espiadinha também, perde tempo não sô.

    1. De parte da concorrência eu diria que é recalque e inveja. Só quem joga os exclusivos da Sony sabe o que significam. Renda-se aos poderes de Vertigo e vem pra cá bobo. Jogue os melhores com a gente.

        1. Se bem que um bom exclusivo tem dessas coisas em doses bem equilibradas. Se ri, se chora, se passa raiva, se fica feliz e se emociona. A experiência beira à poesia.

    2. A Sony já entendeu como agradar os jornalistas. Sabendo que estes não gostam de jogos de verdade, não curtem gameplay nem inteligência artificial aprimorada; eles gostam mesmo é de filme, cinema e Netflix. Por isso a Sony sabe que basta colocar sentimentalismo em excesso, “fazer chorar”, que está resolvido.

  1. Essa discussão se retro deveria ou não ser obrigação nem deveria existir… Pô, parece que os caras gostam de ter que recomprar todos os jogos naqueles remasters ridículos. Eu sei que isso não vai acontecer, mas eu fico imaginando a Sony dizendo:

    —Blz, vc pode jogar os jogos do PS4 no ps5, mas vc vai ter que compra-los novamente—

    Acredito que ainda teria gente pra defender essa merda…

    1. A abordagem da MS com relação ao assunto é boa. Eles disponibilizaram os Assassins Creed do X360 na retro, vários deles na Gold até, mas oferecem remasters/ports também, como trilogia Ezio, Rogue e agora recentemente o III. E são relançamentos bem feitos, em particular o III, que teve uma repaginada completa nos gráficos e até ajustes no Gameplay.

      Aí fica a opção.

    2. A abordagem da MS com relação ao assunto é boa. Eles disponibilizaram os Assassins Creed do X360 na retro, vários deles na Gold até, mas oferecem remasters/ports também, como trilogia Ezio, Rogue e agora recentemente o III. E são relançamentos bem feitos, em particular o III, que teve uma repaginada completa nos gráficos e até ajustes no Gameplay.

      Aí fica a opção.

      Corrigindo: Eu disse MS, mas quis dizer Ubisoft hehe. Se bem que foi uma ação conjunta né, uma libera e a outra viabiliza tecnicamente

      1. Um grande exemplo disso é Gears of War Ultimate Edition. Este jogo ultrapassou a técnica do “remaster”; ele é um “remake”; muito bem feito por sinal.

      2. Mas a decisão de oferecer o remaster foi da Ubisoft. A atuação da Ubisoft é parecida com a das empresas japonesas (vender o mesmo jogo por diversas vezes).

        Em relação às concorrentes, só tenho isto a dizer: por mais que a Nintendo seja uma empresa querida e faça conteúdo de qualidade, não deveríamos torcer por uma hegemonia dela (ou da Sony, que adota as mesmas práticas). Imagine um mundo onde a Nintendo domina o mercado: flag direto nos vídeos com conteúdo deles, dificuldade ou mesmo impossibilidade de transferir jogos pros consoles mais novos, recompra de jogos que já estão na minha conta, bloqueio de fangames como AM2R… A Nintendo não ajuda nem um pouco os seus clientes. Eu detestei o tom do vídeo do Jim Sterling quando ele falou que a Nintendo merece ter seus jogos pirateados, mas às vezes fico pensando se, afinal, ele não está certo.

        Vamos pegar Mario Maker por exemplo. É um conceito bem bacana. Mas ficou muito na cara que a Nintendo tomou nota da grande comunidade em torno de modificações pras ROMs do Super Mario World e quis trazer esse público pra dentro de sua plataforma e enclausurá-lo ali. E a Nintendo só fez isso porque tradicionalmente defende suas propriedades intelectuais com mais afinco do que um latifundiário brasileiro faz com suas terras.

        A Nintendo poderia ser ainda hoje a força dominante nos consoles se não tivesse tomado decisões pra lá de bisonhas no passado como a de lançar o GameCube com os mini-DVDs. O Switch é um arremedo, é um resto superfaturado de chip Nvidia, é um portátil, nem de longe reflete a antiga grandeza da Nintendo e o seu vanguardismo tecnológico. Vende mais que Xbox e PS4? E daí… O 3DS também vendia bastante e era (aliás, é) relevante. Mas não era concorrente do 360 e do PS3. O console da Nintendo pra geração atual foi o Wii U, que foi um flop nível Atari Jaguar rsrsrs, absolutamente indefensável… Deviam comparar vendas entre Switch e Xbox One X ou PS4 Pro então.

        A única maneira de fazer os japas reverem essa posição seria eles tomarem uma surra do mercado, o que é difícil numa conjuntura em que boa parte da mídia age como se o jornalismo gamer ainda vivenciasse os seus momentos de amadorismo. A indústria cinematográfica e de games movimentam bilhões, trilhões de dólares, sei lá, e as pessoas que as cobrem são idiotas, ou mal-intencionadas. Deve ser um sonho pra Marvel e pra Sony terem uma mídia que, além de ser capaz de comer o cocô deles no café-da-manhã, aceita jabá sem pensar duas vezes.

        Não é fanboyismo dizer que a Microsoft trata seu consumidor melhor do que Sony e Nintendo e o exemplo que você deu é um dos mais representativos: no Xbox One você tem a opção tanto de trazer o jogo do 360 que você comprou anos atrás quanto a de adquirir a versão remasterizada lançada pro console atual. Só no PC existe algo parecido, e ainda assim é porque não existem gerações no PC.

        1. Não só a indústria de games que fazem o pessoal comprar o mesmo jogo 2x ou mais… A indústria de filmes faz a mesma coisa a décadas. Mesmo eu não acho ruim, e sim melhorar o que já era bom, faz sentido, principalmente quem não jogou o original na época do lançamento. Gears 1 ficou um tesão de jogar,todo repaginado.

        2. MS trata seu consumidor melhor? vejamos:
          xbox não funciona sem o trambolho knect vcs tem que comprar o xbox junto com o knect um depende do outro.

          xbox ganhara poder asim que liberarmos o nucleo oculto e se tornará mais poderoso que o ps4

          xbox fat não liberou o hdr, quem quiser que compre o S

          o dx 12 vai transformar o xbox em um super pc

          o poder da nuvem vai dar 300x mais poder ao xbox one.

          nossa quanta coisa boa essa MS faz para seus consumidores não?
          e a ultima delas xbox one S sem leitor é mais caro que o xbox one S com leitor.

          um viva para MS!!!!!!!!!!!!!!!!

    3. Vai ser nativo como era na época do Ps2 e PS3

      Colocou o disco, jogou

      O PS2 por exemplo roda +3000 jogos de PS1, já a MS não roda todos os jogos do Xbox 360 por exemplo

    4. Não é tão ruim assim, o Shadow of the Colossus foi lançado por 100 e poucos reais com melhorias nas texturas, efeitos e resolução. Claro que de graça é melhot mas pra quem não teve o original é um bom negócio. Melhor que a Nintendo e os ports mais caros que o jogo original.

  2. Essa discussão se retro deveria ou não ser obrigação nem deveria existir… Pô, parece que os caras gostam de ter que recomprar todos os jogos naqueles remasters ridículos. Eu sei que isso não vai acontecer, mas eu fico imaginando a Sony dizendo:

    —Blz, vc pode jogar os jogos do PS4 no ps5, mas vc vai ter que compra-los novamente—

    Acredito que ainda teria gente pra defender essa merda…

  3. “Agora o discurso muito, e o PlayStation finalmente reconheceu que o Xbox estava certo. Contudo, novas questões chegam e se tornam polêmicas. Com retrocompatibilidade, será muitas pessoas”

    – Por acaso é o Alucard que esta escrevendo essa matéria ? Meu Deus !!!!!!!!!!!!!!!!! olhem isso

    1. O Jorge tinha um LSD guardado pra usar no aniversario de casamento, mas ele nao tem paciência, usou hoje so pq eh sábado de sol…

          1. Putz, mas foi algo muito pesado? Os caras no grupo do Discord estavam pedido pra ele de desbanir.

  4. É por esse e outros motivos que decidi comprar meu Xonão em 2017, uma época que nem imaginava que existia a guerra de consoles. Estes fatos provam pra mim que o PlayStation está sempre atrás do Xbox. Vendas? Foda-se, não sou retardado nem trabalho nestas empresas, sou um game.

    1. KRALHO Mano, tu é um jogo? “Sou um game”
      Me ensina? Quero ser um também, de preferência um game bom, aclamado pela crítica, que tenha ganhado um prêmio de tão bom, pode ser um GOTY, o de 2018 mesmo, o novo GOW, não um CrackDown 3 da vida…

    1. Amigo … Só quem joga vídeo game por exclusivos são os sonystas ….

      Caixista joga tudo !!

      Agora depois de days gone … Qdo vai ter mais jogo exclusivo pra vcs ??

      Vão ler um livro ou vão dar uma de caixista e ir jogar os multis ??

  5. A Sony deveria por retrocompatibilidade do PS2, PS3 e PS4 tudo no ps5 seria épico, mas se curvar e dizer que o oponente estava certo é complicado.

  6. Pensaram na Concorrência claro !?
    Se a Sony faz a burrice de me lançar esse PS5 sem retro com PS4 … Jah podia fechar as portas !!

      1. Cara, a Sony provavelmente sempre vai vencer em número de vendas, ela conquistou um mercado enorme enquanto o Xbox n tava no mercado, e os atuais fans… Cê sabe, são poucos aqueles capazes de abrir os olhos, largar o fanboyolismo e mudar de lado se o Xbox estiver agradando mais, eu fiz isso na época do 360, n pretendo mudar pra Sony dnv, mas tudo é possível, de qualquer forma para isso acontecer o proximo xbox teria que estar incrivelmente péssimo, só assim pra fazer valer a pena eu comprar outro console no qual não tenho meu “patrimônio” em jogos e saves, na vdd só ligo pro meu progresso em jogos online, e se eu pudesse transferir para o console da Sony estaria tudo bem já, logo também não vejo como boa parte dos fans do PlayStation poderia ter o mesmo motivo q eu, já q nanteoria preferem os jogos exclusivos, num geral Single player. Mas acredito que seja possível que o número de vendas de cada console estejam bem mais próximos na próxima geração.

        1. Pois é… Ambos os consoles são muito bem-sucedidos, cada um com suas estratégias, e vendem bastante. “Vencer” é muito relativo. Não vejo a Microsoft se lamentando porque está vendendo menos hardware do que a concorrência, porque isso é irrelevante. Ela ganha dinheiro de várias maneiras com a marca Xbox. O que importa pra nós, jogadores, é que ela continue investindo na plataforma. Simples assim.

      2. Contra o “Always online”, “Deal with it”, “Kill switch DRM”, e “Se você não tem internet, compre um Xbox 360” de 2013 até o Zeebo ganhava a geração.

      3. Venceu a geração por causa do início porco q o xbox teve. Senao seria bem mais concorrido. Fora q tambem a Playstation sempre foi uma marca um tanto quanto mais conhecida com video games do q a Microsoft. Eu acho q se irem bem na proxima geração sera bem mais concorrido.

          1. Kkkkkkkkkk falando assim da pra pensar q vendeu o dobro ou ate mais kkkkk é so ver as vendas. Q sejam faboys, mas q falem coisas q realmente aconteceram

          2. vc só esqueceu que os numeros são sempre 1 ano de mercado a mais para o x360, ele veio um ano antes e mesmo assim o ps3 vindo bem depois e cheio de cagadas da sony a incompetente MS foi lanterna da geração.

        1. Realmente foi pelo inicio da geracao q o xbox fez merda… Mas isso de ser conhecido ka n é tanto assim. É so olhar a geração anterio. Nessa a MS q deu mole mesmo. E teve o q merecia

        2. Ok, mesmo depois de anos estamos em 2019 porque o monstro não fez a menor diferença? e pq o ps continua vendendo MUITO mais que o box? e3 2013 ainda? porque o tal monstro não alavancou venda alguma e o ps continua vendendo 3x mais mês a mês?

        3. Cara para de se basear na opinião dos outros, tudo o seu argumento esta em um vídeo produzido por fãs da Xbox…
          Vou te dá um breve exemplo: GOD ou Spiderman não foram lancadol quando essa geração foi anunciada, basicamente esses jogos foram anunciados no fim da Geração e olha o tanto de midim física que venderam… Então cara, para de ser Fanboy e procure fatos… Tenho os dois consoles e afirmo que o forte da Microsoft é o multiplayer e o forte da PlayStation é os Exclusivos… Contra fatos não há argumentos!!!

      4. Mais se Lea anuncia que o ps5 não iria ter retro amigo pode contar com 40 a 30 por cento a menos de consoles vendidos isso com certeza pq se vc quiser jogar gow que já comprou pro ps4 teria que o fazer de novo pro os 5 ou seja comprar o que já se tem a preço mais elevado claro

        1. Estranho, ele não poderia simplesmente continuar com o ps4 dele e com o ps5 também? eu por exemplo não desfarei do meu ps4 e ai?

      1. Fico pensando o cara indo comprar um PlayStation.
        Qual o motivo??
        Jogos?
        Rede online?
        Serviços?

        Não! Eu vou comprar porque vende mais !

          1. De novo o papinho de mídia sonysta …
            Acho que tá confundindo o PlayStation com a Globo…

    1. Não existe isso de “vai falir” menos ismo e mais realidade aqui. Ia ser prejudicial pra ela um PS5 sem retro? ia, mas ela sempre de virou sem isso e vocês todos iam comprar GoW e Spiderman remaster na primeira oportunidade.

  7. Esses putos perceberam que para avançar tem que deixar a porta aberta. Para que os usuários que ficaram para trás entrem em qualquer momento. Sem perder a essência do passado de sucesso.

  8. Na verdade isso não vai ser retrocompatibilidade, pelo simples fato que não que vai ter uma virtualização, como vai usar a mesma arquitetura, isso já vai ser nativo.

    1. Retro = algo antigo

      Compatibilidade = compatível.

      Não tem nada relacionado se é nativo, emulado ou qualquer outra coisa que queiram. Estamos falando de retrocompatibilidade. Ninguém aqui tá interessado como a Sony fará isso, estamos falando do resultado.

    2. Retro = algo antigo

      Compatibilidade = compatível.

      Não tem nada relacionado se é nativo, emulado ou qualquer outra coisa que queiram. Estamos falando de retrocompatibilidade. Ninguém aqui tá interessado como a Sony fará isso, estamos falando do resultado.

  9. Se a sony realmente entendeu que estava errada, então esse ps5 tem que rodar jogos de ps1 e ps2 pq é esses que pareciam velhos pra eles, agora rodar só jogos ps4 no ps5 não contradiz o que o jim ryan disse

    1. Condiz sim, lembre-se que a atual geração é PS4 e Xbox One, e a antiga é Xbox 360 (jogos velhos).

      Com o PS5, os jogos velhos serão o do PS4. Cara, não só foi essa, foram várias declarações desse tipo que a Sony disse. Várias.

      1. “E os jogos de PS1 e PS2, eles pareciam antigos” já tava na 8 geração mas não falaram que jogos do ps3 pareciam antigos, a real é que jogos do ps3/ps4 são gráficos tão evoluido que é difícil ficar velhos.
        Há um tempo atrás joguei uns jogos de ps2 que a imagem era bem imbasada e esses jogos sim ficaram velhos, mas eu gostaria mesmo assim poder jogar jogos de ps1, ps2 e ps3 no novo console

  10. Contra os jogos velhos mas lança remaster, psone mini, sai um final fantasy 13 na retro os caras vão la no twitter mendigar remaster para o PS4 que piada

  11. A retrocompatibilidade é um marco mais recente dos consoles, antes tínhamos que recorrer a emuladores e de certa forma ilegalmente. Jogar uma franquia como Dead Space, um GTA San Andreas, um Far Cry 3 não tem preço. Tem uns espertos que dizem comprei vídeo game não foi para jogar jogo velho, como se este tenha comprado todos os jogos da geração passada, duvido muito que este não vá em algum dia querer relembrar como é jogar um GOW 4, um HZD quando enfim estes jogos já forem velhos. Odeio hipocrisia

    1. A retrocompatibilidade como recurso já existia em outros consoles. Mas a MS foi a primeira a te-la como uma política fundamental de plataforma, seja por uma visão de futuro, seja pelas circunstâncias mesmo.

      1. Se não me engano a Nintendo que investiu pesado em retrocompatibilidade no Wii, Wii U e 3DS, só tiveram problemas agora no Switch por usar uma arquitetura complicada para trabalhar com essa função, mas aparentemente estão correndo atrás de uma maneira de emular os jogos dos consoles mais antigos, mas isso é porque até a época do N64 todo mundo só pensava em Nintendo e nada mais, então ela tem direito de quase todos os jogos de console até essa época

        1. Se o cara esta dizendo q foi a MS foi a primeira a te-la como politica fundamental… Blablabla. Deixa o cara.. ele esta certo. É assim q a MS ganha o seu publico.

        2. Sim, mas não abrange jogos digitais comprados na Store dos respectivos consoles, só jogos físicos. A retro da MS, embora tenha uma biblioteca algo em torno de 550 jogos, abrange jogos digitais comprados na loja, e todo o sistema do X360 e Xbox Classico é emulado no Xbox One FAT, S e X, o que hoje passa a ser um ponto relevante, num mundo cada vez mais digital.

          Meu ponto foi que a M$ fez um esforço conjunto de equipe de desenvolvimento + ostensiva campanha de marketing, inclusive tendo espaços na E3 só para tratar do assunto, etc. Já a Nintendo não, pra eles sempre se tratou de um recurso como outro qualquer, sem grande apelo e atenção. Entende meu ponto agora?

      2. O problema foi ela deitar sobre isso e prejudicar a produção de novos jogos. Foi maior pecado dela nessa geração. Girou quase que exclusivamente sobre jogos de terceiros, retrocompatibilidade e assinaturas.

      3. Errado: A retrocompatibilidade foi tratada como prioridade pela Sony quando no lançamento do PS2.

        No primeiro ano do console era uma das funções mais celebradas, junto com o player de DVD (até pq o PS2 demorou a ter grandes jogos enquanto seu concorrente direto no começo, o Dreamcast, já tinha uma biblioteca bem solida).

        1. Eu tive PS2 e dreamcast, e sei como funcionou. Mas não foi com a mesmo compromisso da MS, seja na perspectiva técnica, marketing, relações públicas, e tecnologia, crescendo a cada ano.

      1. Sim é desde o Atari, mas a emulação de software que a MS e um grupo chinês fez é de tirar o chapéu. Mudar a arquitetura de uma plataforma x86 p/ x64 e ainda poder liberar conquistas e jogar na Live no One, foram muito competentes.

    2. Eu só acho que retro é bom, se não tivesse essa retro no Xbox one eu não poderia jogar o castlevania de 360 pois o meu queimou é eu não ia comprar outro sendo que eu tenho xbox one.

    3. “Recente”:
      O Mega Drive era retrocompativel com o Master System.
      Os portáteis da Nintendo sempre foram retrocompativeis entre si.

      Na verdade, o obscuro Atari 7800 foi o primeiro videogame retrocompativel.

      Super um marco super recente.

  12. Muito confuso o editor. Primeiro fala da importância da retro, depois comenta algo que dá a entender que vai perder receita com isto, e indaga “sera que vai se sustentar com alguns exclusivos”. Uai… multi sai nas duas plataformas.

    1. Entenda, você lançar o PS5 com jogos exclusivos que não tem no PS4, mas se não tiver uma base boa, os jogos não terão retorno financeiro. Exclusivos do console mesmo.

  13. A Microsoft enfiou goela a baixo jogos da retro e pouco investiu em jogos de peso para o Xbox One. Tá certo msm, se for o único jeito de economizar e tirar o dinheiro de trouxas, é bem esse o caminho.

    1. A retro é gratuita no Xbox One pra quem já tinha os jogos do 360 na conta ou tinha midia fisica dos mesmos jogos. A Microsoft não é que nem a Sony, que tenta vendar 3 vezes o mesmo jogo para os poneyzinhos.

  14. Primeiro de tudo, a Microsoft foi a primeira a anunciar o fim das gerações de consoles, ou seja ficaria da ESCOLHA do Desenvolvedor lançar jogo para console “antigo” e que os jogos que já foram lançados tem a obrigação de continuar funcionando em TODOS os próximos Xbox.

  15. So muda o nome aqui… Kkkk xbox mil grau disfarcado.. kkkk a MS faz uma merda no inicio e esta ok. A sony tem sim retrocompatibilidade com as outras geracoes, mas aqui diz q n. E falam q a sony reconhece q o xbox estava certo… Realmente é so olhar as vendas e ver quem esta certo.

          1. Pra q saber se ve esse site e n tem um ps4. De q adianta falar se n vao ter. Ve no google q te ajuda

          2. vou nem rir pq vai qeue é doença ne…. Vida que segue poneyzinho. Fica nesse ragezinho infantil que vou ali terminar o Shadow of Tomb Raider pq o MOnster Hunter ta gritando para ser jogado!!!

        1. Poxa amigo, bacana que no seu tem. Vou reclamar com a Sony e pedir explicações. Não consigo botar o dvd de PS2 e Ps3 pra jogar. Deve ser algum problema no meu leitor… E alguns amigos que tem jogos no PS3 na conta não conseguem jogar. Vou pedir pra eles reclamarem juntos comigo!

          1. Eu suponho que o colega tava se referindo ao fato da Sony vender alguns jogos de ps2 no ps4, que rodam por emulação. Mas eu jamais chamaria aquilo de retro, até pq vc tem que comprar o jogo de novo, os cds de ps2 não rodam no ps4.

          2. E uma retrocompatibilidade porém oculto, ele roda um “PS2”

            Tanto que se você desbloquear o PS4 consegue rodar qualquer jogo de ps2 só baixando o arquivo

      1. Se eu colocar um jogo de PS1 no PS2 eu jogo sem precisar esperar uma lista de compatibilidade

        O PS4 não teve retro com o ps3 por falta de capacidade técnica

      2. Caxistas kkkkkkkkkkkk entao sp vale se colocar o disco? Kkkkkkkkkkk n ter o q falar tudo bem, mas insistir e falar merda so da vontade de rir kkkkkkkkkkkk continua ai… Kkkkkkkkk

  16. Se a Sony não anunciasse a retrocompatibilidade do PS5 com o PS4 o console já seria lançado natimorto. No entanto, a retro não garante que os sonynhos vão ter que recomprar os seus jogos digitais no PS5, pois a licença de uso só vale para o PS4. A Microsoft, ao contrario, garante que os jogos digitais de seus usuários vão valer para o próximo Xbox sem qualquer custo.

    1. So esperando pra ver como vai ser. Os “sonynhos” podem se dar bem de novo. E o xboxta se n fizer direito de novo vai ficar so olhando

  17. Venceu a geração e continua batendo com facilidade por causa dos exclusivos. Srs, sem exclusivos de qualidade não há disputa. Enquanto a Sony concorre todo ano nos melhores jogos do ano a Microsoft me vem com jogo de piratinha em 4k ou fps batido.
    Qto a retrocompatibilidade….pra mim é rolha. Que venham os novos.

      1. Não posso comprar o msm produto 2x, mas parabéns pela linha de raciocínio baseada em achismo. Pode continuar assim que vc está num bom caminho.

    1. Sai mais notícias do PS4 que do Xbox One aqui kkkkk

      Veja se os sites com o Meu PS4 tem isso, lá é exclusivo do console e não ataca o outro com matérias kkkkk

  18. A Sony sempre teve retrocompatibilidade

    Só não teve no PS4 devido a arquitetura do PS3 ser impossível emular no hardware dele (o Xbox 360 tem uma arquitetura mais fácil)

    PS2, PS3 e PS Vita tiveram retro, sendo que são com a maioria dos jogos (são poucos incompatíveis) e era só baixar ou colocar o disco e pronto

    Sim, a MS pressionou a ela a colocar a retrô novamente no ps5, pois a Sony não burra em perder um público de 100 milhões

      1. Pesquisa e verá o que digo nao é infundado

        Pensa um pouco, existe o PS Now e os únicos jogos que podem ser baixados são de PS2 e PS4, porque não tem de PS3??? (teria mais usuarios com certeza, pois nem todos gostam do streaming)

  19. No Atari tinha esse trem ai de retro … Então a Microsoft e a Sony admitiram que o Atari tava certo é isso??? Pena que 40 anos depois não adianta mais né kkkk

  20. A verdade é que o PS4 não tem retrocompatibilidade e foi até bom pra sony…

    The Last of us remastered e o remake de Shadoe of colossus venderam muito bem no ps4, por exemplo.
    Não seria nenhuma mancada por parte da Sony fazer o mesmo com PS5 kkkkkkk

    1. Vou dizer que nessa geração eu não comprei console por todos serem bem inferiores a um PC, mas o que mais me interessou foi os remasters, eu me distanciaria ainda mais de um console se eles deixassem de remasterizar só porque já tem retrocompatibilidade

  21. Acredito que uniram o util ao agradável. Farão aquilo que os fãs pedem há muito tempo. Em relação a concorrência, as vendas dos consoles falam por si só.

      1. Vocês quem? Você me conhece de algum lugar, já me viu criticando retrocompatibilidade alguma vez? Sabe por acaso quais consoles eu possuo? Eu respondo por mim, não pelos outros.

  22. Só um detalhe: não é retrocompatibilidade, no PS5 será nativo o uso de jogos do PS4, não ira ser feita nenhuma gambiarra pra rodar esses jogos.

  23. Mano quanto choro sonysta !!

    Só aceitem que a Sony pegou dinheiro com vcs nos game remasterizados … E agora gracas a concorrência com Xbox são obrigados a oferecerem isso de graca !!
    Bloquear geração via software é algo bem simples de fazer … Se a Sony quisesse teria feito … Mas isso pegaria muito mal pra ela !!

  24. Não esqueçam que tem novo update no FH4 agora tem corrida de drift no online, nao precisa chegar em primeiro, so fazer mais drift que os outros. Da mais pontos quando pega mais velocidade.

  25. Vocês tristes com a falta de compatibilidade da Sony e esquecem que o Switch largou o Virtual Console da Nintendo, que foi de longe a melhor opção de emulação nativa em um console, o Wii além de ter retrocompatibilidade nativa por hardware com o GameCube, ainda tinha acesso de maneira virtual a todos os consoles anteriores da marca com um preço acessível, de quebra ainda trazia acesso a consoles e jogos da Sega e computadores antigos, acaba que a melhor opção nessa última geração é um computador gamer intermediário que trás acesso a emulação, jogos de Xbox One e jogos Triple A de PC, além de jogos feitos apenas para PC e jogos com um preço muito mais baixo que no console

  26. Uma coisa que eu achava muito bacana na emulação do PS2, era poder suavizar os jogos do ps1 com filtros antialising, tirando todo aqueles malditos quadradões que tinham nos jogos. Hoje a MS faz com maestria, nos do 360, eliminando o rasgão de tela 100% nos jogos emulados no One.

    1. Não se preocupa com isso que é muito comum em emulação, se você pegar um emulador de um console mais novo no PC como o Dolphin que emula Wii, o PCSX2 que emula PS2 e o Cemu que emula Wii U, você tem opções que permitem não só aplicar esses filtros como aumentar a resolução dos modelos do jogo, se aplicar uma textura externa você consegue remasterizar o jogo por emulação, vai ser um tapa na cara se eles darem suporte a retrocompatibilidade sem reescalar os jogos ou dar opções para isso

  27. Como sempre a Sony copiando a microsoft! Mas pelo que eu entendi, essa retro do playstation vai ser muito limitada, só vai rodar alguns titulos, já no xbox vai rodar tudo!! Kkkk agora os sonistas tão todos iludidos!kkkkkk

  28. Como nem passei perto de ter um PS4 essa geração, a retrocompatibilidade do PS5 só me interessaria se alcançasse a biblioteca do PS3. E sim, sem precisar pagar nada a mais por isso.

  29. Não sei como eu vim parar nesse site de fundo de quintal, mas já q estou aqui gostaria de deixar uma real.
    1 baixista fala da retro compatibilidade como se isso tivesse surgido no Xbox…kkkkkkkk… Tenho pena desses desinformados…kkkk desde o Atari temos retro.
    2 ps5 não será retro, ele é nativo então não precisa emular uma retro ele roda como rodaria num ps4 , nao e igual xone q vc não consegue rodar direto o disco.
    3 por mais q não admitam , q verdade é q a M$ levou quase 3 anos pra lancar retro no xone e so fez isso quando a geração já estava perdida e não tinha um único sistem seller. Aí pra tapar buracos coloca retro.
    4 retro é bom no início da geração (como o ps5 vai ser) não na metade da mesma pra tapar buracos. Retro é pra quando o console ainda não tem jogos suficientes para suprir necessidades, dos gamers.
    5 vejo sempre os caixistas falando q xone vende menos pq errou no inicio da geração…poxa , quase 7 anos de geração e usam a mesma discupa esfarrapada.
    6 não adianta ter retro e não lançar jogo novo top, se for assim como o xone q a Sony nem lance nova geração. (Obs. Óbvio q a Sony vai lançar seus arrasa quarteirão, ou arrasa caixistas)

    7 e último : choro e livre caixistas….kkkkkkkkkk

    1. Finalmente um argumento decente. Mas qr ver q vão te chamar de sonysta? Usar a lógica contra caixista é quase um crime pra eles.kkkkkkkkk

    2. Que parte do deixou de oferecer retro você não entendeu? Que o próprio CEO da Sony disse que não gostaria de retro pois não era algo que seus jogadores gostariam, até mesmo o serviço de aluguel eles disseram o mesmo, ou seja, eles sempre falando pelos seus usuários como se fosse a pura verdade. Xbox One hoje(presente), é muito mais console que o Ps da Sony, isso é um fato, igual som atmos, ninguém liga, mas a Sony vai ter som 3D no novo PS, ai se tornou a melhor coisa do mundo, Sony não tem retro por opção, mas vai ter na próxima geração, ai se tornou a melhor coisa do mundo, Sony não tem serviço de aluguel de jogos, mas depois do game pass tem o download da psnow, ai se tornou a melhor coisa do mundo, jogos só focados em multiplayer são ruins, a Sony vai lançar um jogo focado somente online, se for sucesso, será a melhor coisa do mundo. Entendeu poney?

      1. O serviço de aluguel ele podia falar com autoridade e retro também, ninguém aqui está ovacionando a retro do ps5 e apenas vendo como uma opção, retro no ps não é como no xbox, retro no ps agrega no xbox é a vida do console. qto aluguel de jogos acho que a MS copiou a sony neste quesito não? mesmo que ela tenha oferecido download primeiro, mas, quem surgiu com aluguel foi o PS FATO!

  30. “Por outro lado, temos o Xbox One da Microsoft, que suporta alguns jogos do Xbox 360 e Xbox original, algo nunca visto num console antes já que é possível se valer de três gerações em uma máquina só.”

    Nintendo Wii e Nintendo 3ds, com retro nativa aliás, mandaram lembranças.

  31. Seja na internet ou fora dela, eu acho esquisito afirmações do tipo “ninguém compra consoles modernos para jogar jogo retro”, pois afinal, quem seria eu pra determinar o que deve ou não deve ser jogado por alguém? Acho isso de uma presunção sem tamanho.

    A retrocompatibilidade é uma boa sacada tanto a nível de relações públicas como a nível comercial, pois jogos que até então teriam prazo de validade ficam em evidência por muito mais tempo. Jogos realmente ficam datados face aos lançamentos que continuamente chegam, pois novos conceitos de design e mecânicas vão sendo incorporados, mas há um valor intangível em jogar grandes clássicos da retrocompatibilidade que vai muito além da discussão boba entre jogos novos x velhos. Conhecer sagas inteiras como Gears of War, Mass Effect e Dead Space via retro é também a preservação de parte da história dos games. E tudo isso acessível ali numa caixa, no Xbox One, de integrada e acessível para o jogador.

    Jogo é sobretudo entretenimento. E se o jogo retrocompatível contribui para esse entretenimento, então logo já cumpriu a sua missão, a despeito de números descontextualizados e discussões tangenciais.

      1. Exatamente, penso o mesmo quando dizem que exclusivos vendem consoles ou não, afinal depende do gosto de cada um, e se uma pessoa não curte tanto os exclusivos da empresa A ou B, ou não acha que vale muito a pena escolher tal console apenas pelos seu jogos, essa pessoa não teria por que comprar tal console (exceto pelos fatores técnicos), por isso eu pessoalmente ao desenvolver um console, o marketing do mesmo, etc, focaria em questões técnicas que agradam todos os jogadores.

        1. Já vimos que isto não funciona a MS SEMPRE teve os consoles mais poderosos da Geração e NUNCA ganhou uma se quer, mas pq será mesmo?
          vejo que mesmo tentando dar de isentão vc se mostra caixista, pois sabe que o que MAIS VENDE CONSOLE são os EXCLUSIVOS.

          1. Vendeu? onde? n seu planeta foi? amigo antes de falar bobagens use o google e pesquise.

          2. Chegou o animal, mas saca só acéfalo, eu não tento dar uma de insentão, eu sou isso pelo simples fato de ter a capacidade de admitir vantagens de cada uma das empresas, e ser capaz de até mesmo mudar de lado se eu quiser, mas não é o caso atualmente. Nem todas as pessoas são como vc q precisa escolher um lado pra defender até a morte mesmo que esteja em desvantagem em algum sentido, algumas são pessoas são mais evoluídas que você. Cara, só lê oq eu disse, não precisa analisar mt, nem ficar comentando nada, são simples fatos, pessoas preferem diferentes tipos de jogos, e outro fato é que a Sony tem sim muito mais seguidores que a MS, mesmo sem precisar fazer muito esforço ela já ganhou esses fans, e tbm n faço questão que mudem de lado, cada um fica onde quiser. Só critico aqueles sem capacidade mental de aceitar fatos, ou aceitar que nem todo mundo prefere o seu lado. Dessa vez n vou perder tempo com vc, desde aquela “TeM hAlO foRgE prA PC” eu percebi que é so um retardado com um tecido esponjoso inútil no lugar do cérebro. Na vdd nem comento mais aqui pq n tenho mais saco pra ler tuas idiotices, e tbm pq n tenho lido tanto esse site, kkkk é ate engraçado q sempre reconheço as matérias desse site aqui só pelo título (q é sempre tendencioso pra krl, óbvio). Mas se pra vc ser caixista é simplesmente o fato de reconhecer mais vantagens (para mim) no console da MS, e preferir o Xbox atualmente, é, então sou caixista msm, a diferença de um cara como eu pra vc é q assumo as falhas do lado que defendo, justamente pra tentar melhorar, e também tentar aprender com as vantagens do lado concorrente. Vlw então, se responder esse comentário, n precisa esperar uma resposta.

          3. Pessoas preferem diferentes tipos de jogos como vc disse e quem oferece isto? mas como sabemos o que faz a PS destruir a poderosa MS são seus exclusivos, quer VC QUEIRA ou NÃO, são fatos, o que faz o ps acabar com a MS são seus exclusivos FATO!, logo o que vende console? FATO
            boa tarde e durma com este barulho ovelhinha.

          4. Você está enganado as pessoas preferiram o PS4 por causa da resolução e do marketing da Sony em cima da resolução,se console vendesse por causa de exclusivo os mais vendidos não seriam os fifilas e cods e sim os exclusivos

          5. E porque não preferem o X já que vc está certo ovelhinha? vc pode não querer admitir, mas a verdade é, o ps sempre vai se sobressair ao xbox por causa dos EXCLUSIVOS se a ms não investir pesado em exclusivos AAA vai sempre tomar uma surra FATO!!!!!

          6. Errado, os jogos que mais curto são multis , um god of war não me faria/fez comprar um ps4 por exemplo, sempre curti mais um BF e atualmente gastando todo meu tempo no the division 2 …

            Quando migrei para gera só atual estava buscando o console mais poderoso para roda a melhor versão deles…logo vim pro one x…e a vantagem é que posso jogar os que já tinha da geração anterior que foi o 360….a antes de comprar pesquisei ambos…se visse vantagem no PS4 pro em relação ao one x…teria ido dele,.

          7. Não fez vc, mas fez mihares de pessoas comprar, quem é uma ovelha como vc na fila dos consoles? kkkkkkkkkkkkkkk

          8. Cara vc digita tanta merda que as vezes penso que vc tem 10 anus, um para cada dedo da mão.

          9. Sério? quer que faça uma lista?
            days gone
            uncharted
            horizon
            gran turismo
            R&C
            LBP
            Until dawn
            Bloodborne
            e vários, mas vários outros.

          10. Quero. Uncharted e Bloodborne tem para PC. Só isso?!?! Você gostou de Days Gone?!?! Por favor, brinde-nos com sua experiência fantástica. Um abraço. Gran Turismo?!?! Mas, as notas de Forza não são melhores?!?! Tá bom, então. Mas, vamos lá: cadê os exclusivos?!?!

          11. Tem? uncharted 4 tem para pc? kkkkkkkkk bloodborne vc instala no pc? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

          12. Via PSN Now o Bloodborne, se não me engano, os Uncharted antigos também. Você sabe disso. Não precisa instalar para jogar, ou, se a Microsoft disponibilizar o Game Pass para PlayStation, então o jogo não está disponível para PlayStation só porque não sera instalado?!?! Streaming é só mais uma possibilidade, mocinho. Instalação nativa não é mais a única, aliás, já a algum tempo. Um abraço.

          13. Para a plataforma nativa, sim. Para PlayStation teria que ser disponibilizado via xcloud, já que estamos falando de streaming. Acho que não é difícil concluir isso. Mas, apenas utilizei um exemplo, não necessariamente possível hoje, para fazer uma prova de conceito. O que também não deveria ser algo muito complicado de se concluir. Um abraço.

          14. Para a plataforma nativa? e quem te disse que não fara no pc, switch e se a son aceitar essa porcria no ps não fará no ps também????

          15. Você não sabe?!?! Putz, ninguém merece. Como é que vai rodar nativo no Switch e PS4, moço, se são sistemas diferentes?!?! Hardwares diferentes?!?! Por acaso o Switch (que tem um hardware fraquinho) ou o PS4 têm, ao menos, instruções para virtualização do Xbox One no hardware para, ao menos, rodar uma máquina virtual?!?! Fala merda não, vai!!! Economiza a minha visão. Em tempo, super Days Gone é 72. PC usa Windows, é nativo. Um abraço.

          16. Nada que não seja simplesmente resolvido ainda mais que ps4 tem a mesma “arquitetura” do xboxta

          17. ERRADO!!! ERRADO!!! Não importa a arquitetura similar, já que os sistemas operacionais são diferentes!!! São consoles de mesma geração e eu duvido que o hardware do PlayStation 4 tenha instruções no hardware para poder rodar uma máquina virtual Windows customizado do Xbox!!! Para de falar merda sobre o que não sabe!!! Não tem nada simples nessa tarefa, o hardware do One, conforme a Microsoft revelou, possuia instruções no hardware para virtualizar o 360 desde o início, então, isso já estava planejado!!! Se não fosse assim, provavelmente não existiria retrocompatibilidade com performance aceitável no One. E, Gays Done é 7.2!!! Um abraço.

          18. Você não sabe?!?! Putz, ninguém merece. Como é que vai rodar nativo no Switch e PS4, moço, se são sistemas diferentes?!?! Hardwares diferentes?!?! Por acaso o Switch (que tem um hardware fraquinho) ou o PS4 têm, ao menos, instruções para virtualização do Xbox One no hardware para, ao menos, rodar uma máquina virtual?!?! Fala merda não, vai!!! Economiza a minha visão. Em tempo, super Days Gone é 72. PC usa Windows, é nativo. Um abraço.

          19. Dei exemplos de jogos que EXISTEM para PS4, afinal days gones já existe até gameplays por ai e por falar nisto EU COMPREI o meu e vc ao menos aluga algum jogo na mendigopass? como sabemos quase ninguém assina aquilo.

      2. Exclusivo não vende consoles, faz o MKT e trás a segurança de que existe investimento na plataforma. Já estamos “carecas” de saber que os números de vendas de exclusivos é muito baixo e não sustentaria um ecossistema inteiro. Porém, a preocupação em relação ao conteúdo se faz necessário para se manter no mercado. A MS está investindo em conteúdo exclusivo, mas não se iludam pensando que é para bombar em prêmios ou mesmo vender console. Será apenas um meio de comunicação com os usuários. No final, sabemos que multi reina e é a fonte de renda de todos os envolvidos.

        1. Sabendo que faz um ano que a Sony não lança nenhum exclusivo, podemos entender que ela já parou de investir no PS4 e agora vai gastar seus investimentos e jogos anunciados para o PS5.

          1. Da pra ver que você é um doente mental seguir do Xbox mil grau, Spider-man foi lançado quando mesmo ?

          2. Continua sendo exclusivo Sony que nunca irá pro Xbox, já que o personagem pertence a ela

          3. Sim é licenciado até 2020, porém não vai ter o mesmo jogo pro Xbox

            Se for ter um jogo do homem aranha não será esse aí, que é IP da Sony

          4. Kkkkkk ai ai… e pensar que a MS poderia simplesmente ir na Marvel/Disney e negociar essa licença. No futuro, quem sabe?

          5. Fiquei com uma curiosidade agora. Quantos estúdios “first-party” de grande sucesso a Sony tem? Santa Mônica, Guerrilha, Naughty Dog… que mais?

          6. De jogo exclusivo da Sony eu joguei, The Last Of Us “remaster” God Of War, Horizon Zero Dawn e Spider-Man e God Of War eu não gostei muito, muito poucos jogos pra um console sem recursos, por isso vendi o meu PS4, estou com um PCiCi e vou comprar um Xbox no futuro Kkk

          7. Fez aniversário já? Como os sonystas só jogam exclusivos, então faz um ano sem jogos??? Oloko, achei que a Sony lançava um exclusivo por mês…

          8. Não sabia que de setembro pra abril já se passou 1 ano kkkkk

            Ou esqueceu que o Homem Aranha foi lançado em 7 de setembro do ano passado?

            Calma que dia 26 tem Days Gone e o Xbox?

          9. Cara, os nossos consoles Xbox estão no batente diariamente, seja jogando um exclusivo, um retrocompatível ou um multi com a galera. Já os PSes não. Eles ficam em estado de hibernação para jogo a cada 6 meses, pois sonystas só usam eles para jogar izcruzivus, e ainda assim a maioria joga no YouTube enquanto esperam pelo joguinho usado no ML. Nesse meio tempo esses PSes são usados para outras coisas, como casa de baratas ou player de Xvideos, isso quando não dão o efeito pipoca, pois quando vem a época de jogar mesmo, a carga é tão súbita que acabam dando puff, inflando aquele número de 90 milhões de consoles enviados. Ou então começam a dar problemas de aquecimento e tals como houve com Anthem e The Division 2, pois esses PSes “acham” que executar GoW, HZD, etc exigem capacidade máxima. Daí, vem um jogo realmente sério e o console não aguenta.

          10. Quando fanboylisse kkkkk

            PS4 não aguenta Anthen e nem The Division 2?! Sendo que e 30% superior ao Xbox One S (que 90% tem)

            Foi erro da desenvolvera e vocês culpam o console kkkkk

            Não tem jogos pra jogar? KKK

            Tem muito jogos, não é só exclusivos, e se for pensar nisso tem muito mais que o Xbox

            Eu por exemplo ainda não joguei gow e nem Spiderman, mas já zerei 2x o TLOU e o HZD

            PS4 fica tão parado que o tráfego de rede da PSN e maior que dá Live, então tem algo errado, se tem mais consoles conectados como ficam parados ?(lembrando que apps não entram na estatícas)

            Tem mais jogadores online em todos os jogos multiplayer

            Menos, fanboy, menos kkkk

          11. Poha! Não jogou GoW ainda? Tem um ano e um dia que foi lançado. Fica hypando essa merda e ainda não jogou?

            Ah, culpa da desenvolvedora. Anthen, The Division 2, Rocket League saindo para PC, XOne e PS4 e só dá pau no PS4, mas a culpa é da desenvolvedora. XOne e PS4 compartilham da mesma arquitetura, dá pau só no PS4, mas é tudo culpa da desenvolvedora, nunca é do console. Aham. Aham. Devem usar o mesmo argumento para justificar o hackeamento e roubo de contas da PSN: a culpa é do usuário que coloca senha fácil ou de spyware e tals, nunca é da PSN.

            Mas peraí! Tem mais jogadores online em todos os jogos MP? Mas vocês mesmos não falam que o Xbox e os exclusivos da MS só se focam no MP e por isso não vingam porque “Oh, meu Deus, não tem emoção, não tem cenas épicas, não tem romance mela calcinha” e que o foco da Sony é mostrar que o Phil Spencer está errado e que o SP ainda é forte (e aqui eu concordo)? Como assim tem mais jogadores MP? Ahhhhhhh, é por isso que os FIFAs, CoDs, BFs, PUBGs e até mesmo Minecraft vendem mais que os aclamados izcruzivus.

            ^^

          12. Então o Xbox One X é ruim, já que o PuGB teve que ter downgrade gráfico porque não suportava kkkkkk rodava a 20 FPS

            A CPU é a mesma, porém a programação é bem diferente

            As produtoras admitiram que foi erro delas, mas você culpa o console kkkkk

            Fora que já foram corrigidos todos os erros

            Fanboy é fogo kkkkk

          13. Bom, aí você vai tretar com quem joga PUBG no XOne. Fala comigo sobre Forza. E outra: já ouviu falar em “Beta”, “Alpha”, etc?

            A CPU é a mesma mas a programação é diferente. Ah, tá. Takiupariu! Em pleno domingo ter que ler isso.

          14. Primeiro: não estava no Beta ou Alpha, era a versão final

            Ué, você só citou o jogos que deram BO, porque não fala de Uncharted, GOW, HZD todos jogos graficamente mais bonitos que a maioria dos jogos e rodam perfeitamente no PS4 normal?

            Cita Forza, mas é um jogo de corrida, o cenário é falso (os bonecos de torcida são 2d kkkkk parece folhas de papel)

            Segundo: você sabe algo de programação? Só porque a CPU é igual que e a mesma coisa? Kkkkkkk SO não interfere não? Kkkkkk

            Chega, cansei de perder tempo com fanboy como você, não tem base alguma no que diz kkkkk

          15. Ui, você já cansou? Fraco, hein?

            Cenário falso… aí, galera! Forza é ruim por conta do cenário falso e torcida 3D. kkkkkkkkkkkk TNC

            Mas se era a versão final, por que rodava porcamente no PS4? No XOne era versão Preview. Coloquei as matérias aí. Não quis ler, né malandro? kkkkkkkkkkkkkkk Fraco! Nem deve ter PS4.

            Não, não sei nada de programação. O que tem a ver?

          16. Não tem diferença de exclusivo First e Third, exclusivo é exclusivo

            Não vai sair Homem Aranha da Insomniac Games pro Xbox, assim como não sai Suset Overdrive pro PS4 (vocês orgulham desse jogo, que e realmente bom, muito melhor que Crakudao kkkk)

            Diferença de PuGB que era temporário mais caixistas diziam que nunca ia ter pro PS4 (veio, e rodando melhor kkkk)

          17. PUBG rodando melhor? Ué?

            […]

            Battlegrounds sempre foi um jogo pesado nos PCs, e claro que nos consoles não seria diferente. Entretanto, quem joga sabe que toda essa carga tem bastante a ver com a falta de polimento e otimização, e menos com o aspecto visual e de processamento em si. Essa balança torta também aparece na versão PlayStation 4, que funciona como se estivesse rodando no low.

            O que mais se vê na tela são serrilhados, arestas e contornos gráficos mal-acabados, juntamente com falhas nas texturas e elementos que não são processados como deveriam. É comum ver “matinhos” ou escombros atravessando o chão ou as estruturas. Mas a principal falha desse tipo é quando enxergamos através das paredes, uma vantagem artificial que não deveria existir em um jogo com esse tipo de competição.

            Essa queda na qualidade gráfica também entra no caminho da jogabilidade quando, simplesmente, não é possível ver as estruturas no solo durante as etapas iniciais da partida, enquanto ainda estamos no avião ou em queda livre. Quem jogou PUBG ou tem um mínimo de conhecimento do estilo Battle Royale sabe que o posicionamento inicial é importantíssimo para a vitória das partidas. Afinal, descemos sem equipamento algum, e saber onde “cair” para “lootear” é fundamental.

            […]

            Matéria da Canaltech “Análise | Já com sinais de cansaço, PUBG chega ao PS4 “rodando no low”

            ********************************************************

            […]

            Só não espere encontrar nele o brilhantismo técnico dos badalados AAA de 2018. O visual não se destacaria nem mesmo em um PlayStation 3. As texturas demoram a carregar, iluminação e sombreamento são simplistas. O PS4 ainda sofre para manter um FPS constante. É decepcionante.

            […]

            Matéria do MeuPS4: PlayerUnknown’s Battlegrounds: Vale a Pena?

          18. Não tem diferença? Como assim?

            Cara, sonystas têm essa coisa de pegar o jogo, abraçar junto ao peito, ficar rebolando e dizer “Esse aqui é meu joguinho. Ninguém vai jogar ele, só eu! *.*” Que mania feia. Gente, do mundo não se leva nada, nem joguinho.

            (Haviam outros pontos na minha resposta, mas o Disqus está marcando como Spam. Acho que o Jorge está protegendo vocês).

          19. Fez aniversário já? Como os sonystas só jogam exclusivos, então faz um ano sem jogos??? Oloko, achei que a Sony lançava um exclusivo por mês…

          20. Exatamente… Isso é um indicador de que ela realmente deixou pra trás o PS4 e quer depositar seus créditos na próxima geração. Porém, a MS não segue a mesma cartilha, visto que continua melhorando o que já tem, sem deixar de investir no futuro. Um indicador de que ela, MS, está comprometida com seus clientes ativos e atuais, também porque ela tem grana suficiente pra investir em tudo. Só mostra que existe solidez na plataforma.

            Mas, para o hater isso não importa. O que importa é exclusivo e REMASTER.

      3. Vendem consoles sim, mas não é um divisor de águas, vai vender para os fã de determinados títulos que querem esses jogos específicos, mas o atrativo do Xbox está em seu preço da versão de entrada, além de ter quase todos os jogos do ps4 disponíveis, não deixa nada a desejar.

    1. Pois é. PC sempre foi e sempre será retro, e ninguém ficava de mimimi, agora com console ficam com frescura, ótimo pro Xbox que tem esse recurso, senão fosse isso, não poderia jogar muitos jogos que ficaram de fora, depois que meu x360 deu pau.

    2. Eu compro inclusive uso uma tv de tubo com adaptador para Video composto no Xbox one x para jogar e desbloquear conquistas,no momento estou jogando Sonic knucles na tv antiga a imagem fica melhor.

    3. um jogo “velho” para quem nunca o jogou sempre será jogo novo/inédito. =) Não tem mais o que explicar para justificar a retrocompatibilidade.

      1. Eu sou um deles. Nunca tinha jogado Halo e, antes de começar a jogar o Halo 5, comecei a jogar a sequência Halo 1, 2, etc.

  32. Sony cometeu um erro em não oferecer retrocompatibilidade, veja que até a Nintendo está vendendo novamente um super Nintendo moderno.
    Ainda a Microsoft tem a vantagem do edge na sua plataforma Xbox, não sei se a Sony oferece algo parecido, mas pelo edge consigo jogar jogos da Nintendo, master system, Neogeo entre outras plataformas pelo aplicativo que consigo acesso graças ao edge.

      1. Xbox vacilou no início na geração e não tinha retro também. Como dito na matéria, veio depois quando o PS4 estava popular.

        Amigos compra consoles que os amigos usam, por isso a Sony tem medo do cross-play.

    1. SNES Mini não é retro! (estritamente falando)

      O SNES Mini é um aparelho de produção limitada e de preço elevado. Não o considero representativo.

      A Nintendo ofereceu jogos do SNES no seu Console Virtual, mas se restringem aos first-party. Tinha jogos fodásticos como Super Mario World, Legend of Zelda: A Link to the Past, Star Fox, F-Zero, etc. mas o alto fluxo de third-party foi tão ou até mais importante pra dar ao SNES a força que ele teve, assim como a Rare salvou o N64 do fiasco completo.

      A Sony lançou um PS Mini que, sinceramente, não chega aos pés do SNES Mini. E olha que esse último só é uma boa compra por vir com a ROM do Star Fox 2, que não existe em cartucho…

      1. Que eu estava dizendo é que consigo jogar muitos destes jogos pelo Xbox graças ao edge, posso reviver jogos do passado no meu console atual, acho isso excelente pq são jogos de outras plataformas.
        Está semana teve um anúncio de outro aplicativo que será possível jogar no Xbox jogos da Sony, acho fantástico ter isso como opção num console concorrente, sem dizer que cada vez mais os jogos para PC estão ficando disponíveis para o Xbox aos poucos, tem muitos jogos bons que até então só era possível jogar no PC.

    1. O tal do VR já foi confirmado. Os controles do PS4 muito provavelmente devem funcionar também. Afinal, é bluetooth e as funções (sensor de movimento, botão Share, touchpad) não devem sofrer alterações.

      1. Olha, controle eu acho difícil

        Do PS3 no PS4 teve os headset e os Moves

        Do PS4 no ps5 está confirmado a câmera, o VR e os headset

      2. Olha, controle eu acho difícil

        Do PS3 no PS4 teve os headset e os Moves

        Do PS4 no ps5 está confirmado a câmera, o VR e os headset

    2. Que acessória do Xbox 360 funciona no Xbox? Kkkkkk

      O PS4 tem os Moves (controle de movimento com luz) e os fone de ouvido wireless do PS3 que funcionam perfeitamente

  33. Se a galera não quisesse jogar jogo velho não tava cheio de emulador de videogames antigos por ai.
    E não precisa ser necessariamente jogo antigo. Tive PS2 e agora tenho o PS4. Não tive PS3. Como faz pra jogar Red Dead Redemption, o primeiro? Não joga né…
    Esse é só um exemplo, mas provavelmente tem mais jogos da geração passada que seriam do interesse de pessoas que, como eu, pularam uma geração.

      1. Ué, pq? As vendas do console dela, até onde se sabe, estão passando do console da concorrente….
        Se ela tá ganhando, pq precisa se sorte? A Micro já confirmou algo bombástico do “Xbox Two” (Que nós ainda não sabemos o nome) que vai ser muito superior ao “PlayStation 5” (Que também não sabemos o nome)?

        1. Vender consoles é só um meio para acessar o consumidor, e não dá lucros nem pra Sony nem pra Microsoft. Pq “vendas” é um fator importante pra definir a qualidade de uma plataforma? “Vendas” é irrelevante pro consumidor.

          1. Pera aí, pera aí caixinha, não confunde as coisas…
            Tu tá falando que a Sony precisa de sorte…
            Mas pq? Se ela já ganhou a geração?
            A Nintendo também não precisa, Pq tá indo muito bem com o Switch, e com pouco tempo de mercado ainda…
            Quem precisa melhorar é o Xbox…

  34. Sobre o que já foi “confirmado” para o Playsterco 5:
    – Retrocompatibilidade (parcial) com o PS4. O XONE já faz isso com as gerações anteriores; e o XTWO trará também esta retrocompatibilidade, mas “total”.
    – Sistema de processamento de áudio em 3D. O XONE já tem isso através do Dolby Atmos; e continuará tendo no XTWO.
    – Compatibilidade com resolução 8K. Aqui eu não sei se eu tenho que rir ou se lamentar pelos consumidores que serão enganados mais uma vez. Esta é a mesma empresa que prometeu 120FPS no PS3 (pasmem!), 4K no PS4 Pro (pasmem!), que disse que o PS4 Pro poderia alcançar mais de 8 Teraflops (pasmem!), e por aí vai.
    Esse Playsterco é a plataforma da “enganação”, isso sim.

    1. Sobre o q ja foi confirmado do xbox two: delírio do zorzito de insiders vazando algo que tornará o xbox muito superior ao PS, da própria MS: NADA!!!!!

  35. Eu acho que é por conta da concorrência . Tem jogos clássicos que nunca serão esquecidos, vão ficar na memória e na história dos games e sempre serão lembrados e jogados por seus leais jogadores. Quem não curte jogos antigos e prefere os atuais blz, mas eu ia ficar muito feliz se fizesse a retrocompatibilidade desde o Ps1 até essa geração de PS5. Tipo lá, sei lá, como são jogos antigos, só faz o download já a geração atual paga ou baixa, mas eu ia ficar feliz sim poder jogar desde do Ps1 até Ps5.

  36. Só lembrando aos desavisados que não foi a MS que inventou a retrocompatibilidade. O ps2 tinha retro com o ps1, e os primeiros modelos de ps3 tinham retro com o ps2. Então, essa historinha de a Sony não gosta de retro é balela.

    O que na minha opinião aconteceu nessa geração é o seguinte: o ps4 não tem retro pq a arquitetura do ps3 era um lixo, e dificulta mto a emulação. Pra não admitir isso, a Sony usou a desculpa esfarrapada de “ninguém joga jogos velhos”. Mas nem a própria Sony acredita nisso, visto que ela vende alguns jogos de ps2 no próprio ps4, que a PS Now tá recheada de jogos de ps3, e que ela remasterizou vários games da geração passada. E lançar o ps5 sem retro com o ps4 seria um emorme tiro no pé.

    1. E deixa eu lembrar ao desavisado por conveniência que nem foi a Sony que inventou a retrocompatibilidade. Sonysta gosta de informar tudo pela metade e à favor da Sony.

      1. Interpretação mandou lembranças. Em nenhum momento do meu post eu disse que foi a Sony que inventou, releia o post de novo.

          1. Eu não tenho como informar sobre algo que eu nem sei, não tenho idéia de quem começou com a retro, se foi a Atari ou se foi outra. Fora que o objetivo do meu comentário nunca foi descobrir as origens da retro.

    2. “algo nunca visto num console antes já que é possível se valer de três gerações em uma máquina só.”
      tambem esquecem q o ps3 ja fazia isso de rodar 2 geraçoes anteriores (ps2 e ps1) e dizem “algo nunca visto antes…”

        1. Apesar de serem casos bem diferentes é real mesmo… Game boy e GB color eram praticamente o mesmo hw e no adaptador de master System tem os Chips q possibilitam os jogos rodarem, nos casos atuais é bem mais difícil

        2. Sega Genesis 1,2 e 3 mandaram lembranças também.Os jogos do 1 e2 rodavam de boa no sega mega drive (Genesis 3) claro que sem melhoria gráfica mas rodava.

      1. rodava sem praticamente nenhuma melhoria e com suporte limitado… mas rodava, tanto que tiraram depois o suporte e só quem tinha os primeiros modelos de PS2 e PS3 se beneficiaram da “retro”

      1. Os do 360 são emulados, assim como os da Nintendo.

        É impressionante um Gears 3 emulado a 4K. Coisa de louco mesmo. E é uma tendência que surgiu fora dos consoles.

        1. É emulado, mas não pode se pensar no mesmo que se pensa quando se emula um PSP, ou semelhante, é outro nível, o jogo tem os gráficos, em partes, refeitos.

    3. Meu caro, existe uma coisa chamada “política da empresa”, tem empresas que gostam da retro, tem outras que não gostam, e tem empresas que fazem a retro do seu jeito.

      A Microsoft é uma empresa de computadores e eles têm muita consciência da importância do suporte legado… Já imaginou se fosse necessário refazer um programa toda vez que saísse uma nova versão do Windows? Seria um deus-nos-acuda em todo tipo de segmento da economia. Nem sempre os programas antigos rodam a contento, mas é surpreendente o tanto de coisa velha que funciona no Windows 10… E isso é bom. Documentação histórica de software é um troço pra lá de interessante. O genial John Carmack da id Software teve essa visão quando distribuiu o código-fonte do Doom ainda nos anos 90 e hoje o clássico Doom permanece um dos jogos mais amados e jogados do mundo.

      A Nintendo por exemplo aposta na retro, mas faz do seu jeito, ou seja, é necessário comprar o jogo tanto no Wii como no 3DS, os jogos não migram pros consoles mais recentes… É uma baita de uma dificuldade em nome de “combater a pirataria”, mas é esse tipo de dificuldade que justamente faz as pessoas recorrerem aos piratas pra gastarem menos.

      Finalmente, a Sony enfrenta alguns problemas pra fazer a retro, em parte devido à excessiva complexidade da CPU do PS3, mas também porque o PS2 que eu me lembre não tinha loja online como o Xbox tinha (a Live foi lançada um ano depois do lançamento do Xbox, se não me engano), e muito menos o PS1. O problema é que, em vez de admitir essa dificuldade e trabalhar numa alternativa interessante pro consumidor, como um passe de jogos nos moldes do Game Pass (o catálogo e o serviço da PS Now são ridículos), a Sony tenta justificar a sua decisão de não oferecer a retro com argumentos do nível “quem iria querer jogar essas coisas”, e nem mesmo seus próprios remasters são bons. E é triste que a empresa faça isso, porque o PS1 e o PS2 ocupam um lugar especial no coração de muitos gamers.

      A verdade dói mas é uma só: a Sony quis ganhar a geração na base da boataria e das fake news. Funcionou, porque a Microsoft não se ajudou. Vai funcionar de novo? Duvido muito… A marca Xbox está se fortalecendo novamente e não virá tão fraca pra próxima geração. E no Japão a Sony vai continuar a perder cada vez mais terreno pra Nintendo devido às características daquele mercado. Será uma briga boa, que incluirá muitos mais “players” (Google e quem sabe Apple e Amazon) e, com mais concorrência, todo mundo ganha.

      1. Você tem razão cara tudo o que a Microsoft falou na E3 de 2013 se concretizou inclusive sobre os serviços e precisar de internet e a Sony usou isso contra a Microsoft e os jornalistas e os Youtubers insentoes ajudaram no marketing da Sony o PS4 não vendeu por causa dos exclusivos e sim por causa que ele teoricamente rodava em 1080 p contra o 920 p do one(só que ninguém fala também que o PS4 era 100 dólares mais barato então lógico que no começo o que alavancou as vendas dos consoles foi isso,agora a nova mentira é que os jogos vão rodar em 8 k

        1. cerny disse q haverá suporte a 8k, nao q rodará jogos em 8k (houve distorção em varias materias sobre o assunto). no caso, seria pra videos em streaming… ou outras fontes.

      2. Sim, eu concordo com grande parte do que vc disse. Concorrência é importante por isso, uma empresa obriga a outra a melhorar, e quem ganha com isso somos nós, os consumidores.

        1. Estou torcendo pra vocês meterem o louco nos Sete Reinos.

          Se os humanos ganharem, que seja com sangue, suor e lágrimas… GoT estava muito novelinha pro meu gosto.

      3. O motivo que levou a Microsoft fazer retrocompatibilidade e pq s mesma tem interesse em fomentar venda de suas IPs também para o PC.Ja que a Microsoft vive de serviços de que os seus softwares oferecem. Os serviços da divisão Xbox geram receita,porem serviços de softwere geram mais.Ainda mas no meio corporativo,portanto a Microsoft tem interesse que clientes Xbox,também sejam clientes de PC.Por isso a retrocompatibilidade.Ja a Sony vive de vendas de eletroeletrônicos e não tem porque manter a retrocompatibilidade se as desenvolvedoras não distribuem os jogos para o mesmo.Seria perda de dinheiro e muito esforço em vão sem contar que isso encareceria o console.Lembram que nos EUA Xbox one saiu mas caro que ps4?pois é…

    4. Mano, acho que é um comentário pra vida…
      Concordo com o negócio da emulação, mas nunca tentei associar isso a aquela desculpa da Sony…
      Realmente faz sentido…

    5. Quem acredita que a MS inventou a retrocompatibilidade é um desavisado e imbecil, nunca viveu no mundo dos games.
      Retrocompatibilidade vem desde o Atari 7800, que era retro com o 2600, e tantos outros consoles vieram depois.
      A Sony desacreditou da retrocompatibilidade, pois até a geração do 360 e do PS3 ela investiu e nunca viu retorno, no PS2 foi um fiasco e no PS3 também, talvez por uma falta de marketing mais pesado nesse assunto ou talvez por falta de interesse do seu publico mesmo, não sabemos ao certo, até o 360 era retro com o Xbox original e muitos não sabem, o 360 Fat e o primeiro modelo de Slim são, mas o ultimo modelo do Slim se não me engano não tem essa featuring.

      Agora nessa geração aconteceu algo diferente, a MS já havia pedido a AMD modificações no processador do Xbox One, essa modificação se não me engano era uma adição para facilitar a retrocompatibilidade com o 360, a Sony por sua vez nada fez, talvez por não mais acreditar que isso daria algum lucro pra ela, então deixou do jeito que estava, com isso o One veio com algumas facilidades a mais para a retro.

      Quanto a essa dificuldade em programar para o PS3 e seu processador Cell é uma meia verdade, a Sony nunca foi muito boa em dev kits no e isso ajudou muito nessa dificuldade, pois ele é um Power PC como o processador do 360, hoje lendo as Specs de ambos vejo que muito do poder superior que o PS3 tinha em comparação ao 360 foi marketing e muita mentira.

      Hoje já é possivel a emulação de PS3 no PC e isso mostra o quanto seu hardware não era tudo isso e que a Sony abdicou da retro por puro luxo e desprezo aos seus clientes, e mesmo assim o PS4 foi um sucesso em vendas sendo o vencedor da geração.

      Conclusão.

      A Sony mostrou que o marketing, mentindo ou não, no início da geração vale mais que jogos.

    6. Arquitetura do PS3 era um lixo, mas rodava jogos do PS2.
      E qual o problema de retrocompatibilidade com jogos do PS2 no PS4?
      E o argumento de sonysta vai mudando, agora é bacana ter “jogo velho” rodando em console atual.
      Só tô vendo a Microsoft recheada de exclusivos bons daqui dois anos, PS5 com quase nada, mas talvez com 0,1 teraflop a mais e sonysta falando que o quê importa é poder de processamento. ?

      A Sony fez dinheiro em cima de trouxas que ficaram decepcionados com o destrambelhamento da Microsoft no início da geração ou trouxas que são simplesmente cegos e escolhem PlayStation por comodismo.

    7. na verdade retrocompatibilidade não foi inventada por ninguém, isso já existe faz muito tempo e quanto a retro com PS3 tecnicamente seria possível, o Xbox 360 também não era fácil fazer e tá aí…

    8. Na verdade não deu para fazer retrô compatibilidade por causa da diferença das mídias.Os primeiros jogos foram desenvolvidos para ps2 e portados para ps3.Aí pegava de boa,Mas depois que atualizaram o console para mídia blu-ray e que ficou difícil de fazer retrô compatibilidade porque a tecnologia blu ray a época não se permitia ler outras mídias além do blu ray.

  37. Eu comprei um Jogo Sega Genesis, que tinha jogos antigos, foi excelente, queria jogar jogos que vi nos arcades e não saíram para os consoles, apenas alguns da SNK.

  38. isso se chama livre concorrência, confrades.
    Sony não é uma Deusa que sabe tudo que seu público quer, ela melhora conforme erra enquanto concorre com a Nintendo, Microsoft e (o mais importante), com o PC em sí.
    Admitir que a Microsoft percebeu seu erro em não ter exclusivos de peso adquirindo novos estúdios pra parar com o ciclo Halo-Gears-Forza não querem, né?
    Sony errou SIM em não ter Retro, e eu tô extremamente grato pela concorrência ter elevado os produtos mais uma vez.

    1. Bom, primeiro vamos ver se não são estudios para fazer porcarias tipo sea, state e crckdown, ai sim só depois falamos se ela realmente dmitiu seu erro, vcs caixistas imaginam demais e cobram de menos, por isto o xbox hoje é esta porcaria que é.

  39. Graças a retrocompatibilidade,eu posso jogar velhos clássicos da geração passada como Splinter Cell Double agent,Splinter Cell Conviction,Splinter Cell Blacklist,Ninja Gaiden,Darksaiders entre outros com gráficos aprimorados no Xbox One X!!!Sem falar que agora,não é necessário desfazer dos jogos da geração anterior,pois com a (retro) podemos vender apenas o console se necessário ^^)Sony voltou atrás com sua arrogância ao afirmar que tal função era irrelevante!!!

  40. “algo nunca visto num console antes já que é possível se valer de três gerações em uma máquina só.”
    nunca visto? certeza? e o primeiro playstation 3 que era compativel nativamente com o ps2 e ps1 era o q?

  41. Tem jogos como Mortal Kombat 2, 3, Street Fighter II, Super Mario World, Final Fantasy V, jogos que nunca morrem, as pessoas sempre vão querer jogar, se tiverem a oportunidade de jogar no seu atual console elas iram jogar (pode excluir a galera que nasceu depois do ps2 e só quer ver gráfico)

  42. Consoles só estão vivos pelos exclusivos, se não fosse comprariam PC gamer! Exemplo a Sony com seus exclusivos, se a Microsoft não fazer exclusivos de peso igual a Sony, vai vender de novo 1 terço das vendas do ps4.

      1. Além de práticos e com um público alvo.

        Jogos como PVZ GW e cod possuem salas vazias no PC, enquanto nos consoles possuem vários servidores lotados.

        1. Hã?!?!

          GTX 1060 6 GB: 1.000 no boleto
          AMD Ryzen 5 2400G: 769 no boleto
          Memória DDR4 8 GB 2400 MHz: 290 no boleto

          Preços da Kabum até a presente data, 20/04/2019. Um PC Gamer mais próximo do intermediário. Só aqui passa de 2.000$. E se trocar a NVIDIA por uma AMD equivalente vai dar no mesmo: vai faltar $$$ para comprar o resto. E estão faltando placa-mãe, fonte, armazenamento, teclado/mouse e gabinete.

        2. que país você mora? 2 mil você compra só a placa de vídeo e o processador, dependendo nem isso, o custo benefício é muito maior nos consoles.

    1. Cara, o público alvo do PC e console são completamente diferentes.

      PC – Lol, Dota, Overwatch, CS e etc…

      Console – GTA, RDR2, multiplataformas, Fifa, etc

      1. Entendo, então pq a Sony lidera nas vendas de consoles? Sendo que seu console não é o mais top no momento. Só pensar um pouco

        1. Vendeu mais devido ao péssimo inicio do Xbox.

          Imagina nos EUA você ter que pagar em 2014, 100 dolares a mais por um console inferior em hardware e que ficou marcado por uma e3 desastrosa?

          1. Não entendo, o Xbox vendeu simplesme 1 terço do ps4, a Nintendo logo vai passar o Xbox, na próxima geração.

          2. O Xbox vendeu cerca de 43 milhões de console

            PS4 vendeu 95 milhões

            Switch está na casa do 33 milhões já

            Fonte Vchartz (confiavel, já que bate os valores divulgados pela Nintendo e Sony )

          3. Tem outro site?

            Vchartz tem fonte confiável, sempre bate os números com a divulgação da Sony e Nintendo

            Já a MS não libera as vendas, porque sabe que está bem atrás kkkkkk

  43. Eu só estou esperando como vai ser essa retrocompatibilidade “nativa” do PS5. Se ela encomendar à AMD um chip customizado que traga os circuitos do AMD Jaguar no Ryzen ou, mais improvável ainda, instalar um AMD Jaguar na MB do console, aí sim é retro nativa. Neste caso o sonysta vai ter que fazer cirurgia para alargar mais ainda o c* para entrar a rola da Sony com o preço do novo console.

    1. Já foi dito que o peço será acessível

      Duvido muito que vai passar de 550 dólares, pois ela não quer repetir o erro do Ps3

      Lembre se no lançamento do Xbox One, o PS4 vendeu muito mais devido a ser 100 dólares mais barato

      1. 8K e Ray Tracing? Pra rodar isso o mínimo possível é uns 1200 dólares, nessa geração vai ser uma coisa comum se aproximar dos computadores intermediários no custo, lembrando que disseram que é um preço “agradável” e não acessível, é agradável pelos recursos que trás, mas não acessível a todos

        1. 8k já foi dito que não serao pra jogos em 8k, igual o Xbox One S, que tem suporte a mídia e streaming na resolução 4k

          RT vai ser de acordo com as devs, não vai ser todo o jogo que terá

          1. Acho que salto gráfico nessa geração é uma burrice, porque não tivemos uma evolução em velocidade de placas de vídeo desde 2016, acho que vão apenas botar mais recursos em CPU e Rom para conseguir frame rates mais altos e manter o preço do console, com um 20% de incremento na performance gráfica ele já pode chegar nas texturas atuais que o Pc faz

        2. 8k já foi dito que não serao pra jogos em 8k, igual o Xbox One S, que tem suporte a mídia e streaming na resolução 4k

          RT vai ser de acordo com as devs, não vai ser todo o jogo que terá

          1. Eu larguei os consoles só pela diferença absurda que você consegue fácil no PC nessa última geração, uma RX 570 de R$650 é mais potente que a GPU do One X

        1. Não é tão caro não, pense que sera o dobro ou mais da potência do Xbox One X

          Vai ter SSD e diferente do PS4, vai ter um processador mais avançado que tem atualmente dos PCs na linha ryzen

          1. Aí que está. Você disse bem: um processador mais avançado que a linha para PCs HOJE. Quando o PS5 e o “Scarlett” chegarem às nossas mãos eles já estarão defasados. Serão o top de linha em termos de poder computacional para consoles, mas intermediários comparado aos PCs à epoca.

          2. Estarao defasados em comparação a PCs tops de linha, porém vão rodar jogos em resolução maiores que a maioria na steam por exemplo

            O ps5 vai sair ano que vem, duvido muito que haverá um PC pelo mesmo preço (500-600$) rodando a 4k 60 FPS

    2. Creio que a melhor retrocompatibilidade já feita foi a do Virtual Console, onde a Nintendo conseguiu o direito da maioria dos jogos retros e trouxe para seu console, com isso os jogadores tiveram acesso não só a retrocompatibilidade nativa ao Nintendo GameCube como uma retrocompatibilidade emulada da maioria dos consoles anteriores ao Wii incluindo alguns que não era da própria marca

      1. Eu não cheguei a me informar sobre a retro dos consoles Nintendo, só sei que ela iniciou a partir do Wii nos consoles de mesa dela. Sei que no Mega Drive era nativo por conta do Z80 do Master System que era “escravo” do MC 68000 nos jogos do MD.

        1. O Wii tinha retro com todos os consoles da marca anteriores a ele, de quebra ainda tinha retrocompatibilidade com os consoles da sega e até computadores antigos como o comodore 64 e msdos

    3. Não tem aspas não ovelha é nativa mesmo, não é essa “retro” emulada que depende da empresa lançar igual é no Xflop, aceita logo.

  44. Tive o Psone e o PlayStation 2, quando comprei o Xbox One foi primeira vez que tive condição financeira pra acompanhar a geração de videogames, não me arrependo de ter mudado pro console da Microsoft, fiquei satisfeita com os jogos novos que tenho tido oportunidade de jogar e feliz porque também tenho jogado jogos do 360 já que não tive o console passado.

    Pretendo continuar no lado da microsoft.
    No entanto, espero que as duas marcas se saiam bem nos futuros lançamentos, a competição é boa, exige que ambas empresas mostrem o seu melhor.

  45. Mano quanto choro sonysta !!

    Só aceitem que a Sony pegou dinheiro com vcs nos game remasterizados … E agora gracas a concorrência com Xbox são obrigados a oferecerem isso de graca !!
    Bloquear geração via software é algo bem simples de fazer … Se a Sony quisesse teria feito … Mas isso pegaria muito mal pra ela !!

        1. Não foi contra totalmente, o hardware do PS4 impossibilitou a emulação do PS3

          Isso já foi discutido por muito

          Nem com desbloqueio conseguiram rodar

          1. Cara ela n fez porque n quiz … O ps4 emularia deboas o PS3 … Só q teriam de por dinheiro pra criar isso …
            Acontece q eh melhor fazer os donos do play pagarem mesmo !!

          2. Tem prova disso? Eu tenho uma matéria aqui que prova o contrário kkkk

            Me diga, se fosse possível, porque o Now não pesa jogo de PS3 no PS4 ? Só jogos de PS2 e PS4 podem ser baixados

          3. Kra eu n conheco a fundo as estratégias da Sony …
            Mas emular PS2 eh ainda mais simples que PS3 …
            E o PS4 tem hardware pra fazer isso … Ele n tem eh investimento !!
            E manda sua fonte aí … Talvez eu mude minhas concepções !!
            Por enquanto, vir me dizer que não dah pra fazer eh balela!! Via software eh bem possível sim … Mas tem q por dinheiro …
            E indo além … Pq o PS5 TB n tem retro entre PS3 junto ?? N teria hardware pra isso TB ??
            Enfim … A Sony poderia fazer … Querer são outros 500

          4. Kra eu n conheco a fundo as estratégias da Sony …
            Mas emular PS2 eh ainda mais simples que PS3 …
            E o PS4 tem hardware pra fazer isso … Ele n tem eh investimento !!
            E manda sua fonte aí … Talvez eu mude minhas concepções !!
            Por enquanto, vir me dizer que não dah pra fazer eh balela!! Via software eh bem possível sim … Mas tem q por dinheiro …
            E indo além … Pq o PS5 TB n tem retro entre PS3 junto ?? N teria hardware pra isso TB ??
            Enfim … A Sony poderia fazer … Querer são outros 500

          5. O PS4 emula o ps2, porém de um modo oculto (aqui sim ele foi mesquinha e não liberou o recurso, vendendo os jogos na sua loja)

            O ps5 não foi confirmado que não terá retrocompatibilidade com os outros consoles, então não podemos dizer que não vai ter

            O link o Jorge bloqueia, mas pesquisa aí

            “Saiba o porquê o PS4 nunca terá retrocompatibilidade com o PS3”

            Vai ter uma matéria do Voxel e da DualShockers

          6. Tem prova disso? Eu tenho uma matéria aqui que prova o contrário kkkk

            Me diga, se fosse possível, porque o Now não pesa jogo de PS3 no PS4 ? Só jogos de PS2 e PS4 podem ser baixados

          7. Tem prova disso? Eu tenho uma matéria aqui que prova o contrário kkkk

            Me diga, se fosse possível, porque o Now não pesa jogo de PS3 no PS4 ? Só jogos de PS2 e PS4 podem ser baixados

          8. Por essa lógica também não teria retrocompatibilidade no Xbox ONE. Se ela quisesse tinha feito a mesma gambiarra que a Microsoft fez pra ter retrocompatibilidade no PS4, mas não quis fazer. Preferiu vender jogo remasterizado a preço de jogo novo.

          9. Tá ligado que a arquitetura do Xbox 360 é muito mais fácil emular e exige menos do hardware ne?!

            Mesmo assim a MS demorou 5 anos em desenvolvimento do projeto

            A Sony deve ter feitos teste internos, porém viu que roda um jogo de PS3 em 20 FPS ou menos não daria resultado bom

            Preferiu remasterizar

            Pode ver que os emulador de PS3 hj em PCs que são 100x melhor que o PS4 não roda satisfatoriamente

  46. Na verdade pelo o que foi dito, não é retrocompatibilidade e sim compatibilidade, tipo do Xbox One S para o X. Apesar de eu achar isso falcatrua da Sony para embolsar o ano cágado, duvido que seja feito algo igual ou melhor do que foi feito no Xbox, se tratando da Sony fazer algo cágado não é novidade e sim lema.

  47. Quantos XBOX foram vendidos até agora nesta geração? Até quando esta geração venderá consoles? O Nintendo Switch foi o último console a entrar na briga e é o que vende mais rápido da atualidade. Porque as vendas do PS4 está desacelerando a cada mês? O sonho PS4 virou ilusão?

    1. uma hora tem que desacelerar né…todo mundo que quer ps4 já tem kkk console já ta batendo 100 milhões de unidades vendidas…mas até o final dela ainda deve passar o PS1.

  48. Lembrem-se: esta geração é PS4, XBOX e Switch. Qual destas 3 plataformas será a primeira a deixar de vender seus consoles atuais? O Switch foi o último a entrar na briga e é o que mais vende atualmente. A Microsoft vai lançar no próximo mês o XBOX One S All Digital Edition que é o console mais barato desta geração e com apostas no Streaming, Always-On e All-Digital. 2020 parece ser o ano da próxima geração de games (e consoles). O PS4 Pro foi o último console lançado da Sony que virou motivo de piadas com seu 4K-fake diante do XBOX One X que é poderoso de verdade.

  49. Chegamos ao CLÍMAX para premiação Sonysta Pampers Master Chorim:

    1°Oliver dragqueen
    2° Mike Iabarra Sonysta
    3°ovelhas tem ex-exclusivo da Sony.

    Obrigado sonystas, quanto mais vocês choram, mais o Xbox cresce.

    1. Calma assim vc acaba com os caixistas… Eles estao felizes com essa noticia ai. Deixa eles acreditarem. Teve um q disse q n tem como colocar os discos. Pra esse cara so tem retrocompatibilidade se funcionar com os discos, tirando isso n vale kkkkkkkkk

      1. Pô, me marca aí e responde a minha pergunta. Ficar com indireta é fácil quero ver responder.

        (Quanto aos discos… N dá nem com os jogos digitais)

        1. Cara aqui vc nem sabem quem sou eu nem sei quem vc eh e estou cagando pra isso.. falar merda todos podem falar. I direta.. to nem ai pra vc.. continua no seu console ai aprende mais sobre o q esta tentando falar, ao invez de ficar falando merda. Ser o cara como esta querendo dizer é saber falar o q esta falando e de frente e n pelo site

          1. E ainda não respondeu a minha pergunta. Blz, fica de boa aí. Passa o dia falando o merda do Xbox e não aguenta argumentar. Vc sabe que tá fazendo exatamente o que está me acusando?

          2. Deixa eu repor o comentario kkkkkkkkkkkkkkkk mais kkkkkkkkkkkkk ++ kkkkkkkkkkkkkkkkk. Foi algo parecido

          3. Até agora não apresentou nenhum argumento. Só fica puxando o saco de outros colegas aqui (que pelo menos apresentam algo). Fica no seu “kkkkkk” que é melhor o que faz.

          4. Ja falei aqui sobre a retrocompatibilidade. N vou ficar repetindo. Nao vale a pena ficar falando com vc. Por isso estava falando com os outros e nao vc… Quando n vale a pena é assim mesmo, mas n se sinta sozinho n tem mais gente pra vc falar

          5. Acabei de olhar seus comentários e n tem um que explique aquilo que eu perguntei. Já entendi qual é o seu tipo. Fica na tranquilidade, blz?

    2. Lembro que dava pra ter jogos do xbox rodando no xbox 360, sendo assim a microsoft tem retro desde sempre, quem deixou de oferecer isso foi somente a Sony.

  50. Esses pôneys nos comentários são patéticos, sempre que escrevem algo fica evidente o motivo de terem sido enganados durante toda a geração.

  51. “Eu discordo. Queremos que os jogadores joguem os melhores jogos do passado, presente e futuro. É o que os jogadores pediram.”

    Perfeito, falou e disse …faltou nada.

  52. com o título da News podemos afirmar também que a o xbox admitiu que a Sony estava certa quando:
    retirou a obrigatoriedade do Kinect
    Descontinuou o Kinect
    Retirou a obrigatoriedade da internet no xbox one
    possibilitou o uso de mídias físicas usadas
    buscou estúdios para criar games exclusivos, tá certo que até agora nada mostrou…
    lançou o xone x focado em desempenho visto o fracasso do one base frente ao PS4
    Agora falta a MS admitir que usar pilhas é uma coisa idiota, quero ver os caixinhas daqui e suas desculpas para o novo console se o mesmo vier com bateria no lugar das pilhas de museu…
    Edit: retrocompatibilidade de 360 é mesmo uma merda, ninguém quer saber disso, se fosse importante ninguém comprava console novo

    1. Ela vai continuar a criar jogos para Xbox e Windows com os novos estúdios. Mas sim, a Sony estava certa em não conectividade com a internet.

    2. Olha o “corno de Xbox” aí de novo. Cara, você ainda insiste em ser corneado pelo seu Scorpio, depois de tudo que ele lhe aprontou? Ah, ma vá.. vai ser vitimista na puta que pariu. Agora eu gostei de você ter mencionado “Possibilitou o uso de mídias físicas usadas”. A sua canalhice hater não deixa você postar que a Sony faria a mesma coisa, só não o fez porque a conferência da MS veio um dia antes.

      Deixa eu ver… Kinect, Internet obrigatória… é uma pena não poder mais postar links. Agora sobre as pilhas eu faço um desafio a você e a qualquer sonystinha que zoa o fato do controle do Xbox usar pilhas e que goste de, sei lá, Overwatch ou tenha alguém na família que goste; no meu caso tenho minha sobrinha. Eu faço uma live da minha sobrinha jogando Overwatch com um par alcalino – não vou apelar para o par recarregável. E qualquer um de vocês o façam usando a maravilhosa bateria do controle do PS4. Vamos ver quem dura mais?

      1. Claro que dura mais, o controle do PS4 tem mais sensores e recursos

        Úteis? Não

        Porém eu prefiro que venha com bateria do que ter que comprar um kit por 150 reais num controle que já e muito caro

        1. AHHHH!!! FINALMENTE UM CONCORDA! Mas peralá! Esses sensores do controle do PS4 não são usados em todos os jogos, tirando aquela luzinha desgraçada. E a bateria vai embora do mesmo jeito.

          Mas beleza, você está questionando a compra de um kit com bateria. Ok, como se tivesse que comprar um kit de bateria todo mês. E quando a bateria do controle pifa, o que faz? Ficar no cabinho? Ou pior, comprar outro controle caso a bateria pifada o leve junto?

          Vivi de pilhas alcalinas e cabo até perder a vergonha na cara e comprar um kit com 4 pilhas recarregáveis – aliás, pilhas da Sony; obrigado, Sony – e estou super feliz. Elas duram e ainda tenho cerca de 490 (de 500) ciclos de recarga antes delas pifarem. Até lá já terei providenciado outros pares ou mesmo um kit com bateria.

          1. Quando o controle pifar, só comprar outra bateria (60 Reais) e fazer a troca numa assistência técnica

            Fora que você pode até trocar por uma superior, já que a que vem original e de 800mAh e existe uma de 2000mAh

            Odeio pilhas, odeio ter que ficar 6h carregando elas (até o controle da minha tv e adaptado pra bateria)

            Sempre esqueço de carregadas e ou misturo pilhas carregadas com descarregadas

            Caso não saiba, as bateria duram mais tempo e carregam em 1h

            A pilha só leva vantagem e ter 2500mAh de capacidade

            Continua o dizer, enquanto no PS4 você só compra o controle e pronto, no Xbox você tem que investir 150 reais a mais em pilhas recarregáveis de qualidade

            Se o controle custasse 150 reais blz, mais custa mais que o do PS4

            Baterias >>> pilhas

  53. Xbox vai rodar agora brick game, aquele minigame chines com mais de mil jogos estilo tetris! Os fanboys vao a loucura com seu conaole sem drive

  54. Correção, a Sony não anunciou que o PS5 terá retrocompatibilidade, ele na verdade usa a mesma arquitetura do PS4 para os jogos, por isso os jogos do PS4 são compatíveis, e não retro ou emulados 😉
    São conceitos diferentes.

    1. Esse daí já deve ter me dado block. Ele tava se demonstrando tão certo dessa retro no PS4, só perguntei como ela funcionava kkkkkkkkkkk vou te falar se ele tiver PS4 eu tomo um susto.

    2. Esse daí já deve ter me dado block. Ele tava se demonstrando tão certo dessa retro no PS4, só perguntei como ela funcionava kkkkkkkkkkk vou te falar se ele tiver PS4 eu tomo um susto.

  55. Aos caixistas que jogam mais no PS4 que os próprios sonystas, tirem o cartão da PSN Store. Mais casos de contas hackeadas e compras indevidas. Chief postou um vídeo agora a pouco sobre isso. Infelizmente vou ter que pensar em outra forma de comprar jogos na PSN. Já sei! Os cartões-presentes… ah, não. A Sony está acabando com eles. E os jogos da Plus? Putz, tenho que ter cartão cadastrado. E agora? A PS Store aceita Nubank pelo menos? Vou fazer um cartão de baixo valor só para ela.

    Isso aí, Sony! PS5 8k! Exclusivos com qualidade de Cinema. Uhu!!

      1. Tudo que o Chief fala ele mostra a fonte ou ele prova mostrando nos videos. Por isso que vcs, sonystas, melam a cueca de tesao por ele.

      2. Você viu o vídeo? E outra: por que não seria verdade? Não é a primeira vez. Vai negar? Isso é recorrente. Basta lembrar que só em uma tacada já hackearam 40 milhões.

        Enfim, de qualquer forma joga no Google “psn hackeada 750”. E vai lá ver o vídeo. Não vou dar spoiler.

        1. Nop, não vi. É como eu falei, chief não é um bom sinônimo de informação. Mas, confesso que fiquei com um medo agr kkkkkkk. Meu cartão tá cadastrado no console… Se acontece alguma coisa desse tipo eu vou ficar muito p*to. Acabei de comprar umas coisas no mercado livre e não quero ter que cancelar o cartão. Vlw aí pelo aviso.

        2. Vc é das ovelhas boas e bem manipuladas, vc quer que o pessoal vai lá para dar view para seu pastor kkkkkkkkkkkkkkkk

      3. A fonte não é do Chief; aconteceu com o Rafael Kushida, este que postou em seu próprio canal. Se quiser entrar no canal dele basta digital “Rafael Kushida” no campo de busca do YT. Inclusive neste momento ele está fazendo um “Live” sobre isso…

          1. Mas parece que não é a primeira vez. Bota lá “psn hackeada 750”.

            Cara, como pode isso? Meu Deus, Sony. Estamos em 2019!!!! Aonde você está enfiando o dinheiro das assinaturas da Plus?

          2. Assim, eu creio que entre estabilidade e segurança, a galera vai pender para a segurança. Estabilidade é interessante? Lógico. Mas imagina do nada você ter seu cartão sugado por conta do hackeamento de um serviço em que você confia?

  56. Eu acho que é por conta da concorrência . Tem jogos clássicos que nunca serão esquecidos, vão ficar na memória e na história dos games e sempre serão lembrados e jogados por seus leais jogadores. Quem não curte jogos antigos e prefere os atuais blz, mas eu ia ficar muito feliz se fizesse a retrocompatibilidade desde o Ps1 até essa geração de PS5. Tipo lá, sei lá, como são jogos antigos, só faz o download já a geração atual paga ou baixa, mas eu ia ficar feliz sim poder jogar desde do Ps1 até Ps5.

  57. Bom, enquanto o pessoal ai fala de retro, semana q vem chega meu DAYS GONE, triplo A exclusivo, e ai caixinhas cade os jogos triplo A da mamãe soft?

  58. A arquitetura do ps3 era uma porcaria (tanto que naquela época, os multis rodavam muito pior nele) por isso a Sony não conseguiu implementar a Retro no ps4, mas em vez de admitir isso, mandava essas desculpas esfarrapadas

    1. Vc acha msm que em 1 ano a MS vai tirar 50M de consoles vendidos de diferença? Quando o pessoal fala em vencer a geração, eles se referem a vender mais consoles, vender mais jogos, ser mais popular e “relevante” na mídia, ter uma biblioteca maior de jogos etc. Vc pode achar o Xbox melhor, ou o Switch, mas não dá pra ignorar os números que a Sony alcançou com o ps4.

    2. Vc acha msm que em 1 ano a MS vai tirar 50M de consoles vendidos de diferença? Quando o pessoal fala em vencer a geração, eles se referem a vender mais consoles, vender mais jogos, ser mais popular e “relevante” na mídia, ter uma biblioteca maior de jogos etc. Vc pode achar o Xbox melhor, ou o Switch, mas não dá pra ignorar os números que a Sony alcançou com o ps4.

  59. Mas pelo que andei lendo, o PS5 não tem retro com ps4…ele na verdade é um ps4 com modificações. A arquitetura do ps5 e em cima do ps4 com melhorias e modificações…mas a base dela toda continua sendo do ps4, ou seja…não tem uma retrocompatibilidade, e sim um sistema nativo PS4 no PS5.

    Só vai ser “retrocompatibilidade” se a sony agora chegar e falar…vai rodar ps3..ai e outra historia…até o momento e um sistema ps4 com boost.

  60. Retro sempre foi coisa boa, adorava no meu PS2 e PS3, no Xbox também gosto pois sempre tem jogos que o cara não jogou ou quer rejogar.

  61. Na minha opinião os caixistas tem que cobrar jogos novos ,a retro e algo bom e favorável para alguns , entretanto e só uma tática da Microsoft para não lançar jogos novos .
    Na próxima geração se ela focar em retro e não em jogos novos ela não vai tá criando um console de nova geração e sim um emulador ,6 teraflops para rodar games retrocompativeis e com gráfico de 360(Crackdown)ninguém merece

  62. Grandes Merda! As empresas estao aí pra lucrar, somente por isso! Enquanto a sony pode extorquir vendendo os seus jogos o fez, agora vai usar usar a retro pra atrair ainda mais gamers para sua plataforma, que sempre foi melhor! Ja xbox tem que copiar o que a sony e a nintendo fazem de melhor: exclusivos AAA !!! Po, em 6 anos de uma geraçao enganar com sea of thives, crackdown e pubg nao da! Imagino um cara com xbox x jogando umas imundicies dessas!!! – 1 falacia de caixistas retrô

  63. Quanta loucura.
    A Sony tornou a retrocompatibilidade padrão. Desde o PS2 foi assim. Eles sabem que é um recurso importante, sempre trataram como tal – apenas não tiveram competência para fazer no PS4 e aí restou-lhes tentar ignorar a importância disso.

    Dizer que o PlayStation está admitindo que o Xox es certo e viagem, uma vez que a Sony fazia isso antes da Microsoft sequer ter dois consoles para tornar um deles retrocompativel.

    A Sony está meramente admitindo que errou com o PS4 e voltando a fazer o que sempre fez.

  64. Uma coisa é certa. Se o PS5 só oferecer retro para o PS4 para quem tem jogos digitais, a Sony estará chamando MAIS UMA VEZ seus fãs de otários!

  65. Zó sei q returo é huin mas vexa ben rosbife a Sony ten u Gut ov uor e The lesbian of Us pra que returo vcs caixinha são tudo burro Sony lança 2 excrusivo por mez

  66. Então pessoal, vejo muitos sonystas dizendo que os gráficos de tal jogos da Sony são bonitos e tals, alguns afirmando que a Sony é quem tem os melhores gráficos, tem até sonystas dizendo que os exclusivos do Ps4 são mais bonitos que qualquer jogo do PC, então peguei uma imagem do Forza Horizon 4 e peguei um logo do Fable e agora estou sonhando com o game da Playground, torcendo para que seja Fable com os gráficos e carinho de Forza H 4, o link da imagem está abaixo, mas tome cuidado sonystas, você podem sofrer um choque de realidade ao ver o quão bonito é Forza. https://i.imgur.com/gURPw9e.jpg

  67. Retro é essencial para manutenção do serviço que vão disponibilizar e fidelizar os consumidores, a Microsoft pode até não ter ganho a geração, mas com os serviços ela vem fidelizando seus consumidores oferecendo a eles jogos, é uma estratégia a longo prazo, se a Sony não lança o ps5 com retro teria um impacto enorme nas vendas, pois donos de Xbox one não iam abandonar os serviços que oferecem milhões de jogos para comprar um ps5 com poucos jogos lançados, com a retro ela tem toda biblioteca do ps4 disponível visto que cada vez mais é lento a produção de novos jogos à retrocompatibilidade é obrigatória agora, pois como vai vender os serviços de aluguel de jogos sem ter jogos no início ???

  68. Essa história de que a Sony reconheceu que estava errada não tem nada haver com o que realmente ela pensa.
    A retrocompatibilidade já existia nos consoles da Sony antes mesmo dos consoles da Microsoft.
    A verdade é que a estrutura do PS4 era diferente do PS3, impossibilitando a retrocompatibilidade. Porém com o PS5 a coisa será diferente porque ele terá a estrutura básica do PS4, tecnicamente falando.
    Mas o que realmente influênciou na inclusão da retrocompatibilidade no PS5 foi a pressão da comunidade, assim como também influênciou na inclusão do crossplay no PS4. A Sony percebeu que se não ouvir a comunidade, vai sair perdendo até mesmo pra Nintendo, já que esta era bem taxativa nas suas decisões e passou a ouvir a comunidade depois do fracasso do Wii U.
    Não creio que a falta de retrcomptibilidade influência negativamente nas vendas de um console, senão o PS4 não venderia tanto a ponto de vencer nesta geração.
    E se muitos penam que os jogos não influem nas vendas de um console, estão enganados. O Switch por exemplo, aumentou suas vendas depois do lançamento de jogos como o Zelda e o novo Mário. No caso do PS4, foram os exclusivos.
    Acredito que a próxima geração será um reomeço para a Microsoft e para Sony. E erros serão imperdoáveis para elas. A Sony não pode errar como errou com o PS3 e a Microsoft não pode errar como fez com o Xone. Essa é a verdadeira procupação delas.

  69. Eu não chamaria de retrocompatibilidade , afinal o ps5 usou como base a mesma plataforma do ps 4 , não será um emulador como funcionava no PS2 ao rodar jogos de PS1 e sim algo nativo.

  70. É impressão minha ou os Noobs Gamers não sabem diferenciar:
    Retrocompatibilidade, Natividade, Port, Remaster, Emulação…

    Mas esses mesmos Noobs Gamers sabem prever o futuro sobre Hardware e poder de processamento dos Futuros consoles! ¬¬

  71. XBOX X não é PC. Não é possível hoje mesmo eu comprar um pente de memória RAM pro meu XBOX X e aumentar seu poder, mas isso é possível em PC. São duas coisas incomparáveis. Não adianta dizer que a melhor versão do game é de PC, pois o PC de cada indivíduo é diferente um do outro e geralmente é fraco.

  72. Já era hora . No PS3 tinha depois do nada eles tiraram, já no PS4 eles não colocaram nao sei pq vamos ver ser no futuro ps5 for verdade irei aproveitar os jogos bque já tenho no PS4 poderia ter para o PS3 2 e o próprio PS1 isso concerteza iria da lucro a empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *