Polêmica em Pernambuco: Mulher é presa graças ao Windows Phone e OneDrive

logo-redstone-dedo

A polêmica que tomou conta das redes sociais com a hashtag “#DelvolveCithia” em fim acabou com um final feliz, e o protagonista desta história foi o Lumia 520. Olha só esta história que aconteceu no carnaval de Olinda relatada pela “TV Clube PE”:

Uma mulher perdeu o celular no carnaval. Outra achou e, ao invés de devolver, tomou posse do aparelho. Tirava fotos, fez uma agenda, e o pior, tentou acessar os dados bancários da dona. Só que o que ela não sabia é que a vítima acompanhava tudo através de um aplicativo.

Agora assistam a reportagem aqui (caso o vídeo não abra)

Uma mulher perdeu o celular no carnaval. Outra achou e, ao invés de devolver, tomou posse do aparelho. Tirava fotos, fez…

Publicado por Tv Clube PE em Sexta, 26 de fevereiro de 2016

Em suma, a vítima que teve o celular furtado ou roubado foi esperta, o seu Windows Phone com uma conta “Google” estava conectado ao OneDrive e com isso, a agenda da suposta infratora e suas fotos eram enviadas para a nuvem da verdadeira proprietária.

Com isso, a vítima divulgou as fotos da suposta infratora pelas redes sociais e surtiu efeito. A polícia achou Cinthia e o Lumia 520. Mais uma história fez graças ao Lumia 520.

Obrigado Uilque Messias pela sugestão

41 comments on “Polêmica em Pernambuco: Mulher é presa graças ao Windows Phone e OneDrive

  1. É, porém meu lumia 1520 foi roubado e mesmo bloqueado e com conta Microsoft associada até hoje não conseguir recuperar. E o poor de tudo foi que eu já descobrir que outra pessoa ja esta usando o meu telefone pois, quando a gente associa uma conta com o número de IMEI do celular fica registrado. Porém, no meu caso eu descobrir pq o número de IMEI do 1520 desapareceu da minha conta e quando eu liguei para microsoft explicando o caso, eles me disseram que não poderia fazer nada e que eu bloqueasse meu IMEI.

      1. Sim, eu ainda tenho a nota fiscal e a caixa do aparelho que também possui o IMEI. O caso foi que o findy my phone estava ativado, sendo assim sem a minha concepção a pessoa não iria poder passar o telefone para o seu nome. E o que me deixou decepcionado foi que a microsoft fez pouco caso quando eu contei a minha situação. Se eles quisesse, poderiam me passar os dados de quem esta com meu aparelho. Porém pra eles isso não vale a pena pois, eles sabem que se roubarem seu aparelho você vai ter que comorar outro.

        1. Não é simples assim, a MS não fez porque não quis, mas sim porque não pode, a lei brasileira não permite. Um amigo teve celulares e tablet roubados, todos sabem que é possível rastrear uma ligação, no caso eu tinha ligado e o bandido atendeu, mas ao falar com a operadora eles disseram que não podiam, pois não é permitido, a polícia disse o mesmo quando ele foi registrar o B.O

          1. Porém, no meu caso e no caso das pessoas que tem celulares com Windows, temos que associar o telefone a uma conta de e-mail dizendo eles que é para nossa segurança ficam os nossos dados associado ao aparelho. Os ladrões colocaram o telefone em seu nome uma facilidade tremenda, e mesmo o serviço do find my phone ativado que nesse caso ele só podia fazer isso com minha autorização.

          2. O que aconteceu é que eles “zeraram” o aparelho (hard reset) com isso ele apaga o e-mail cadastrado e fica pronto pra receber outro (o find my phone só funciona com o MESMO e-mail, se mudar não funciona mais), era uma brecha que foi corrigida na gdr2 e no win10; usará um sistema semelhante ao do IOS.
            Uma dica de quem trabalha com isso, não confie nesses sistemas, todos são burláveis, a maneira que realmente funciona é BO e bloqueio de IMEI junto a operadora.

          3. Porém, se a microsoft quisesse e fosse do interesse da mesma ela poderia passar o novo endereço de e-mail que associou ao IMEI. Porém como ela quer que você compre outro aparelho para seu lucro ela não faz isso.

          4. Ela não pode fazer isso, é ilegal, na verdade até mesmo a pessoa da matéria poderia ser processada pela “suposta” culpada, as fotos não provam que ela roubou/achou o aparelho, só provam que ela estava/esteve com o aparelho e se ele estava funcionando quer dizer que o imei não estava bloqueado, então não tinha como ela saber, supostamente, a situação do aparelho, ela poderia ter comprado de outra pessoa, por exemplo, mas agora ela saiu em site, jornal e tudo mais, tecnicamente isso afeta a imagem dela na sociedade, passível de processo, é assim que a lei funciona.
            No seu caso é mesma coisa, dados pessoais são fornecidos APENAS sob investigação criminal.

          5. Se apropriar de bens perdidos e comprar coisas roubadas é crime, e não adianta vc falar q não sabia q é roubado pq toda compra vc tem q ter nota fiscal, mesmo q ela n esteja no seu nome

          6. E mais. O find my Phone que eu estou falando é aquele que você tem que desassociar o IMEI do seu email antes de vende-lo.

          7. E o find my phone associa o EMAIL, só vai mudar no 10 (pq a gdr2 não chegou a maioria dos modelos), mesmo no iPhone ele fica vinculado ao email e “linka” o registro de cada aparelho a esse email (tanto que vc pode ter vários dispositivos com o mesmo email no “buscar”), não é o imei, pois imei só tem em aparelhos com chip SIM e no entanto vc pode ter iPad e iPod, ambos não tem imei.

    1. Windows e Android não têm segurança alguma contra roubo. Se o dono perdeu, é choro. Essa muié deu mole porque é tapada. Nem pra fazer um HR pra não dar merda pra ela. Noob…!!!

      1. traduzir
        meu lumia tem a alcunha de borracha, não adianta eu reclamar a autoridade policial a fim de reaver meu lumia. tenho que pedir a alguma entidade simpatizante para interceder junto a lei a fim de reaver minha propriedade.

    1. É. A Microsoft permite que você utilize qualquer e-mail de qualquer provedora de e-mail. A maioria das pessoas que utilizava Android (e, claro, a maioria absoluta de pessoas no Brasil também) cadastraram um e-mail do Google (Gmail) como conta Microsoft no aparelho. O Google permite isso também. O cadastro de um e-mail qualquer em seu aparelho Android, como conta Google. Então pode parecer infuso para desinformados como você.

      1. Você não é do Windows Team? O.o’ que diabos faz aqui? LOL
        Não que seja proibido e tal, mas se eu não me engano você trabalha lá, e meio estranho pra quem trabalha em um site de Windows e vim comentar em outro. 😛
        Claro, eu posso estar enganado de você trabalhar lá, auhueheu

        Ah, legal sobre seu comentario, likei ele 😉

        1. Obrigado.

          Aliás, só sou colaborador editor do Windows Team. Não CDC. Por isso, sequer sou pago. Sou uma pessoa como qualquer uma. Com ideias próprias.

          1. Mas é meio estranho vey, e tipo como se o Alexandre tivesse comentando aqui lol
            – Algo que não me surpreenderia se visse, já que você fez o mesmo.

  2. No Android eu usava o cerberus versão paga. O bagulho era tão foda q tinha acessos q eu acho q nem a Google tinha. O aplicativo se instalava na raiz do sistema e nem com root acho q saía. Em caso de perda de senha o celular fica inutilizável… Fora q além de rastrear vc tinha acesso a todos os recursos do cel a distância. Um dia esqueci a senha, perguntei em um fórum como fazia pra poder recuperar e não tinha solução. Após uma semana ia jogar o celular no lixo qd bateu uma luz e lembrei a senha kkkk. No mesmo instante fui desinstalar o aplicativo e mesmo com o cel desbloqueado ele ainda faz algumas confirmações. Ele foi considerado o melhor aplicativo de segurança mas achei q era conversa fiada. Hj não uso nenhuma proteção além do próprio sistema da Google de rastreio rs.

  3. Pelas minhas mãos passaram QUATRO 520… Todos deram problema em algo do hardware: dois na tela, um nos botões laterais e o outro morreu… Um 720 veio com o botão de volume superior veio afundado. Agora estou com um 640xl. Tudo bem, por enquanto. Guerreiro sou eu, por insistir nesses celulares da Positivo de Redmond.

  4. Pelas minhas mãos passaram quatro 520, um comprei pra mim, outro para minha filha e dois de uma amiga. O meu teve os botões laterais emperrados; o da minha filha parou de ligar, os dois da minha amiga foram rapidinho à assistência para corrigir a tela… Aí insisti num belo 720 que veio, de fábrica, com o botão de volume UP quebrado… Fico pensando: se fosse da marca Positivo… o que eu iria dizer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *