Por fim, Microsoft deve voltar com novos celulares, nova interface e nova ruptura

Nokia-Lumia-930

Antes de repassar as novas informas, vamos salientar que a fonte é Paul Thurrott, ou seja, é muito confiável. O sujeito não é fã do Windows 10 Mobile e por ele já tinha matado o sistema. Contudo, ele conseguiu ótimas notícias para o nosso querido Windows Phone.

Com o desaparecimento do Windows Phone e Windows 10 Mobile nas lojas do varejo, aqueles que buscam o sistema móvel da Microsoft possuem poucas esperanças no horizonte em curto prazo. Além disso, com a Microsoft tem lançado atualizações “estranhas” para o Windows 10 Mobile que muitos acham que nem é a Redstone 3 propriamente dita.

Mas, esta estrada não é um beco sem saída… para os fiéis da Microsoft que buscam um novo hardware, segundo Thurrott, há esperança no horizonte. Duas fontes independentes dentro da Microsoft informaram que há um novo dispositivo de hardware sendo testado internamente e que há também uma ramificação separada do Windows Mobile para este dispositivo.

Sim, a Microsoft estaria criando um “novo Windows Mobile”

A empresa está buscando “novas experiências” com este dispositivo. Além disso, a interface do usuário é esperada para ser diferente do que conhecemos hoje como Windows Mobile, mas as mudanças exatas ainda estão em evolução.

Também pode haver um outro ‘corte’ no suporte para os aplicativos mais antigos com a nova experiência móvel. Isto aqui é pura especulação, apps Silverlight podem não mais funcionar com o sistema operacional atualizado.

Neste momento, tudo está ainda no início do desenvolvimento e planos podem mudar dramaticamente nos próximos meses. Contudo, o lançamento não deve demorar. Mas no mundo da Microsoft, este poderia ser um ano ou mais (ou menos também).

Opinião

Bem, esse novo Windows Mobile pode ser o tão falado Andromeda (e o novo dispositivo também) e a nova ruptura pode ser com os aplicativos Win32. O maior problema é o prazo, será no futuro próximo, mas isso é muito subjetivo. Esperamos que isso indique até o final de 2017.

Como Thurrott disse, e vou concordar dessa vez, a Microsoft desesperadamente quer encontrar uma maneira de penetrar neste mercado móvel e provou que eles estão dispostos a gastar muito dinheiro para tentar ganhar algum mercado notável no espaço móvel, a compra da Nokia foi só um dos exemplos.

120 comments on “Por fim, Microsoft deve voltar com novos celulares, nova interface e nova ruptura

    1. Ou reinventa fazendo uma nova tentativa, ou se apega a um sistema definhando e espera o velório. Não culpo a empresa, só sinto dó de quem é fã da plataforma com aparelhos mais antigos. Nesse caso, se vier um novo sistema, ele provavelmente cortará o acesso a todos os aplica .Xap, eliminando todos que não foram atualizados para versões do Windows 10 Mobile(.Appx).

        1. Estou considerando. Se for feito o aproveitamento dos Appx. não vejo porque não fazer outro sistema melhor otimizado. Sucesso à Microsoft nessa empreitada.

      1. Sim, hoje os aplicativos mais usados que estão na versão 8 do sistema e Whats App, Apps de Bancos, já esta na hora deles lança uma versão nova do App daqui 2 meses o 8.1 morre e isso não e so no Windows no android fala quem tem android 4.0 consegue usar os apps da google ou IOS 6 quem consegue usar?

        1. Na verdade o Android possui as libs de suporte ( https://developer.android.com/topic/libraries/support-library/packages.html ) que a até pouco tempo era suportado a API7(Android 2.1 de 2009), mas como vc pode ver no site no lançamento da API 24(Android 7.0) o Google adotou como versão mínima a 9(Android 2.3). Mas é claro que isso depende do que vc irá utilizar, o Google Play Services agora existe API 14(Android 4.0 ou superior). A diferença é fácil vc usar a lib de suporte, no Windows vc teria q separar em 2 projetos UWP8 e UWP10. Pelo que notei o suporte das API’s do Google está +-5 anos: https://en.wikipedia.org/wiki/Android_version_history Até o AdMob está exigindo API14, mas nada impede de vc continuar lançando seu APP com target na última versão e usar a lib de suporte anterior que tinha a API 7. Na época do WM6.x e versões anteriores a MS disponibilizava como no PC o pacote do .net framework para versões anteriores, agora parece q cada update eles deixam vc na mão. Mas vi isso: https://docs.microsoft.com/en-us/windows/uwp/debug-test-perf/version-adaptive-code q deve resolver esses problemas no UWP10.

  1. “No comento certo será lançado. Em breve mais notícias. Novamente um novo windows mobile totalmente novo”

    Resumindo a microsoft

    1. Bem engraçado kkkkkkk você é parente do raposão?
      Quando não existia Windows 10 os apps do 8.1 eram lixo.
      Agora faz falta?

      Quanta ignorância.

      1. Ignorante é tu, que não sabes nem interpretar um comentário. Eu disse que eram bons? E que parente do raposão o quê… Sai do computador um pouco, rapaz. Tás ficando louco.

          1. Tu chegas com um comentário nada a ver e eu sou o “crianção”?
            A falta é que, antes estava ruim, e está indo ficar pior (com menos apps ainda, bons ou ruins).

  2. Enquanto não houverem dispositivos MÓVEIS à venda no mercado BRASILEIRO com o sistema da Microsoft, sejam da própria MS ou de OEMs, eu nem considero nada. Microsoft perdeu todos os créditos e nesse momento é Android ou iOS. Ponto final.

  3. Fizeram isso entre o windows mobile 6.x para o windows phone 7.x

    depois do windows phone 7.x para o windows phone 8.x

    depois do windows phone 8.x para o windows 10 mobile

    agora será do windows 10 mobile para o???

    1. Eu tinha vontade de desenvolver pra wm, mas perdi isso ha um bom tempo, e não conheço ninguém que queira ter interesse. A própria Microsoft expulsa os desenvolvedores.

      1. Tenho o mesmo sentimento!
        Tinha começado um projeto UWP que estava caminhando bem, mas ai notei que estava jogando trabalho fora!
        Seria muito mais fácil desenvolver em Win32 e jogar na loja para PCs (que sao a base) ao invés de ficar quebrando a cabeça para desenvolver UWP, que ninguém vai usar!

        1. Eu cheguei a fazer um app para o WP 8.

          Mas depois veio o W10M com o UWP, e migrar seria praticamente refazer​ do zero. Ai abandonei o projeto e tirei ele da loja.

    2. É normal as empresas fazerem isso, vamos pras montadoras de veículos…
      Todas fazem, um grande exemplo é a FIAT que está trocando o famoso Punto pelo ARGO.
      A Microsoft tbm tem uma abordagem assim

  4. Não me convenceu. Qual foi o último lançamento? A MS não tem mais mercado, já era e se lançar alguma coisa nesses mesmos moldes do w10m, vai ser para o mercado corporativo. Gastaram horrores e quebraram a cara pq não deram a devida atenção aos desenvolvedores de apps, alguns dos apps mais populares eram ruins (e ainda são!), a numeração dos aparelhos era confusa e demoravam demais para lançar novidades e pouca variedade de aparelhos, enquanto que a concorrência, mesmo lançando mais do mesmo e atualizações sem importância, mantiveram seu público inundando as lojas com aparelhos e facilitando a vida dos desenvolvedores. Se vc tem menos variedade de aparelhos para a compra, vc tem menos penetração de mercado, menos popularidade, menos downloads, menos compras na loja, fuga dos desenvolvedores de apps…
    A Apple é exceção, tem dois aparelhos que brigam apenas pelo público que procuram aparelhos top de linha e um mais básico para atender aqueles que querem ter um Apple ou que usam a plataforma da maçã. Tem usuários fiéis, gastam bem na loja e que compram a ideia deles.
    A MS fez um excelente S.O. e aparelhos muito bem construidos, com alguns apps que, embora me atendem muito bem, não atende o público ávido por novos apps para colocar carinha de cachorro mongoloide, que tenha status na time line e lançamentos mais do mesmo. Quando abriu os olhos, já era tarde.

  5. Ninguém tá ofendendo ninguém aqui. Aí chega esse mongol do Zoneando ofendendo quem critica a empresa que nem sabe que ele existe. Retardado do caralho, lugar dessas pragas é no Windows Team mesmo.

  6. Só sendo hater para achar q a microsoft iria desistir do mobile, a nova equipe do windows sabe q o w10m não faz jus a nova imagem q o windows 10 está passando e nem vale o esforço para melhora-lo, o q vem ai é o win rt 2.0 em arms muito melhor q o antigo e agora com suporte a win32.

    1. Então o AndreHBuss é hater?
      Pois ele disse diversas vezes que o mobile nao era mais importante para a MS, muitos fans disseram isso também!
      Ai fica difícil defender né?!

  7. Não confio em empresa nenhuma, até porque é empresa e empresa só visa lucros, mas não vou “confiar” na Microsoft no ramo móvel nem tão cedo…Já gastei mt dinheiro pra nada.

  8. Se fizessem um sistema redondinho, eu teria fácil um Windows Phone, sem falar que atrairia desenvolvedores.

    Mas a Microsoft é uma empresa que funciona de maneira incompreensível. Nesta década, o único acerto foi o Windows 10, e mesmo assim fizeram de tudo pra estragar. O Xbox One teria sido um acerto se tivesse sido lançado alguns anos mais tarde e com hardware melhor.

  9. O pessoal da Microsoft deve fumar uma maconha lascada, porra é difícil de entender essa empresa!
    Demora décadas pra fazer as coisas e quando finalmente está “terminando” querem começar de novo deixando os que estavam na plataforma para trás!.

    1. Lembro bem dos seus posts. Muitos deles fazendo total sentido nos dias atuais…na época assustavam um pouco…rs…e irritava alguns..rs.

      1. Leia-os novamente.
        Não errei nada até agora.
        Crítica sensata têm essa finalidade: apresentar o ponto de vista além do horizonte, mesmo quando a conclusão nos desagrada.
        Algumas foram escritas ao meu contragosto, acredite, mas eram resultado de um estudo ? minucioso.
        Abraço

        1. Pois é. Na época eu falava que eles falharam com as tiles e o modelo de apresentação da barra de navegação, fui esculhambado também. Está aí.

          1. Esse é um tema complexo e delicado.
            Admitir que algo não funcionou, não funciona e não funcionaria não é uma conclusão tampouco uma decisão agradável.
            O fato é que o modelo pensado por Ballmer só teve um aspecto positivo: a ideia de compor uma plataforma unificada.
            Ponto final.
            Nada além dessa proposta foi acertada e os erros se sucederam.
            O modelo de apresentação da barra de navegação na quase totalidade dos casos não poderia ser reaproveitada, forçando a na prática manter dois códigos ativos. Nem todos têm a mesma estrutura de uma grande corporação para manter dois códigos ativos aí as coisas começaram a desandar, pois não havia como não há uma presença tão ampla de mercado que justifique esse custo. Observando o que estão tentando, a navegação do App tornar-se-á interna juntamente à barra de comando. Simples de implementar e coerente.
            Quanto às Tiles, só há sentido em sua permanência caso possam evoluir para Widgets, tais os disponíveis no macOS (bem completos e úteis ao contrário dos disponíveis no Android ou no iOS, esses últimos bastante limitados) que posteriormente pudessem ser instaladas em Smartwatches. Aí teria sentido, pois a Tela Inicial passaria a ser eficiente, o usuário a observa e ali encontra todas as informações rápidas para seu dia – compromisso, moedas, bolsa de valores, previsão do tempo e etcetera. Caso contrário, também não vejo sentido em sua permanência.
            Uma versão especializada não possui espaço. Não só no Windows, o mesmo tem ocorrido com o iPad. Não por mera coincidência com o macOS e o ChromeOs. Então, implementar um modelo de programação universal onde a interface possua pré-definições que a permita ser utilizada em diferentes aparelhos sem a necessidade de qualquer retrabalho do programador está a cada dia consagrando-se como o modelo ideal. Quem o atingir, independente do cenário atual, “leva”.
            Gira, gira, gira mundo… vamos ver o que será apresentado.

          2. “… juntamente à barra de comando. Simples de implementar e coerente. ” Pode me mostrar um exemplo disso se não for tão incomodo?

          3. Baixe a nova versão do OneNote para Windows em versão Desktop e leve-a para o canto da tela para usá-la em tela dividida. Precisa ativar novos recursos em configurações do App.

          4. É preciso ter o bom senso de que esse novo OneNote é uma proposta. Outras já devem estar em testes. A definição de qual caminho vão seguir só deve ser apresentado no próximo ano durante a Build.

          5. Tentei baixar aqui e não deu, louco pra ver como ficou esse novo padrão, mas sera que todos os apps vai ter esse padrão, dai? Eu amo o padrão do iOS que tem o menu inferior, pois é mais fácil alcançar com o dedo, não preciso ficar indo la em cima.

          6. Eu uso iOS também e ativei as novas experiências.
            É bem diferente.
            A navegação é idêntica a do iOS, mas a usabilidade é diferente. Não há os comandos na parte inferior. Há o menu de contexto no lado superior direito com o ícone reticências que agrega todas as ferramentas disponíveis. É uma proposta muito simples, curva de aprendizagem mínima, navegue pela seta do lado que já conhece e do outro lado encontre os comandos que precisa. Mais simples impossível.
            Agora, como conversamos, e como o próprio Satya introduziu na Microsoft, toda ideia ? é uma proposta. A recepção dessas ideias é que definirão se são boas ou não. Agora conferi a Apple Store e lá a recepção é curiosa quem usa iOS e macOS, como eu, reclama de o App não seguir o padrão Apple. Quem usa iOS e Windows está adorando. Agora me confessa: qual sua aposta?

  10. Huahauahuahuaaa.
    Eita povo esperançoso. Acho que o novo Surface com suporte nativo a LTE já fiz o rumo que a Microsoft está seguindo.
    Quem nessa altura do campeonato largaria iOS ou Android pra arriscar, novamente, em algo da Microsoft para o Mobile?
    Microsoft deu mancada no Windows Phone 7, 8 e no 10 Mobile. De boa, o público não confia.

    1. Eu por exemplo… e quase todos aqui…
      quem esta aqui é porque gosta do sistema apesar de tudo mano…
      senão ninguém estaria nesse site debatendo…

  11. acho q ngm duvida q a MS fara um smartphone (ou cel pc, seja la como queiram chamar), o dificil é saber qnd. ja acho q o prox n será chamado de ‘surface phone’, acho q vao testar esse “novo cel” sem queimar a marca surface. se der certo é q lança um surface.

  12. A parada é torcer agora pra dar certo pow…
    pois o Android é um câncer por nascimento.
    IOS preso demais…
    O Tizem não sai da Índia…
    o Firefox OS sumiu…

    A verdade é que muita gente também não se sente satisfeito com o que tem no mercado ( IOS e ANDROID) então aposto minhas fichas nisso ai…

  13. Vou dizer a mesma coisa que disse em outro site.
    Já sabemos que a Microsoft está levando APIs do Mobile para a versão full do Windows, acredito que vamos ver a unificação da plataforma como a Microsoft tem prometido, só que dessa vez vai ser real, apenas um Windows se adaptando a cada dispositivo/tela.

  14. Acho que aquele S do windows s é de smartphone,hein. Eu não ligaria se os x50 fossem atualizados, mas óbvio que não serão. Comprar outro celular qdo a ms lançar esse,ué…fazer o que,rs (se bem que até lá já estarei querendo trocar o 950xl, capaz de casar certinho)

  15. Será que o Nadella matou a linha Lumia pra fazer novos Smartphones e novo sistema móvel? Não acredito. Ele já disse que irão fazer uma nova categoria, assim como foi os 2 em 1. O bonde dos smartphones já passou e ela perdeu, ela precisa aceitar. O que resta é acreditar e apostar em uma nova categoria, nem que isso demore.

        1. Então perdão: este mongoloide aqui foi em 3 lojas e nenhum deles disse que conseguia o vidro. Sei que tem no Mercado Livre MAS, se fosse tão fácil, porque nenhum deles se prontificou a isso? Além disso pelos valores que eu vi o vidro (para trocar um 640 já meio antigo e lento, e que não tem mais espeço interno para atualizar para a nova versão Criators – mesm tirando praticamente TODOS os apps que eu tinha) não se tem muito o que se fazer)..

          1. simples, o difícil é achar uma tela de qualidade boa, pois a grande maioria é com o toque ruim e eles se negando a fazer o serviço impede do cliente sair falando mal da loja deles. Se for comprar uma tela que não seja pela internet, procure pelas telas que não exista linhas verticais nelas olhando contra a luz, essas são difíceis de encontrar.

  16. Vê-se claramente que a empresa está perdida, mesmo tendo um sistema em potencial que é o windows 10 PC (ainda falho). O resultado vai ser as concorrentes lançando celulares-pc no mercado, e a MS perdendo valor agregado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *