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Por que a Ubisoft não promete 60fps para Assasin’s Creed: Valhalla?

Uma das notícias mais importantes dos últimos dias foi que Assasins Creed: Valhalla estará rodando no mínimo a 30fps em 4K. Essas declarações da Ubisoft fizeram com que os alarmes disparassem e polêmicas surgissem. De certa forma, é mais do que compreensível, pois uma das promessas desta nova geração de consoles é que ela atinja o padrão de 4k e 60fps em praticamente todos os seus títulos.

Por isso, as declarações da Ubisoft pareciam um banho de água fria para muitos fãs. Tudo isso, acompanhado por um ódio descontrolado em relação aos novos consoles da Microsoft e da Sony – afinal, este último é menos poderoso da próxima geração, seria improvável apenas ele conseguir os 60FPS. No entanto, queríamos ir um pouco mais longe e descobrir alguns fatores que podem estar envolvidos.

Antes de entrar em detalhes técnicos, devemos ter em mente que estamos lidando com um título intergeracional. Isso significa que o jogo foi desenvolvido com as ferramentas do Xbox One, e não com o novo kit do Xbox Series X. Para algumas empresas, essa situação não é um problema sério, mas pode ser para a empresa francesa. A chave para este último ponto está no mecanismo gráfico usado pela Ubisoft.

Se o título tivesse sido feito com as novas ferramentas do Xbox Series X e portado para o Xbox One, o resultado também poderia ser melhor.

Uma engine gráfica para tudo

A engine gráfica usada pela empresa é conhecido como Anvil. Essa engine é utilizada desde o primeiro Assasins Creed, embora seja verdade que, ao longo dos anos, tenha ocorrido grandes atualizações.

Nos seus primeiros dias, Anvil era conhecida como Cimitarra, uma referência às cimitarras usadas no primeiro Assasins Creed. Na época, essa engine oferecia grandes vantagens à Ubisoft. Isso permitiu à empresa gerar enormes mundos abertos e também a possibilidade de que a grande maioria de seus elementos fosse escalável. Acompanhando o primeiro CA, Prince of Persia (2008) e Shaun White Snowboarding usariam esse mecanismo.

A partir desse momento, Cimitarra se tornaria conhecida como Anvil, um nome que permanece até hoje. Com a mudança de nome e algumas pequenas melhorias, viria a próxima sequência de lançamentos da Ubisoft. Onde estão incluídas 3 novos títulos da saga AC e um novo Príncipe da Pérsia.

AC: Valhalla

Com tudo descrito até agora, chegamos ao momento presente, AC: Valhalla. Como podemos ver, a Ubisoft é uma empresa que trabalhou principalmente com o mesmo mecanismo gráfico que foi gradualmente atualizado. No entanto, a situação temporária em Valhalla significou que o salto necessário não ocorreu no mecanismo gráfico. Portanto, podemos dizer que não estamos enfrentando uma engine atualizada e polida para liberar o poder da nova geração.

Isso é algo que podemos ver no AC: Odyssey e seu desempenho no PC. Onde até os melhores desktops apresentam dificuldades para rodar o AC: Odyssey em 4K e a 60 fps.

O objetivo deste artigo é acalmar o ânimo de muitos jogadores que colocaram as mãos na cabeça, conhecendo os detalhes do desempenho do AC: Valhalla no Series X. O Windows Club quer pedir tranquilidade, não podemos ficar alarmados quando ainda sabemos muito pouco sobre a nova geração.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.