Por que jogos novos normalmente possuem mais problemas nos PCs ao invés dos consoles

no_mans_sky_art

Na escolha entre PC gaming ou consoles existem vários pontos divergentes para ambos, mas o jogo No Man’s Sky trouxe mais lenha para essa discursão. Ele saiu primeiro para o PlayStation 4, pois segundo seus desenvolvedores eles queriam “deixá-lo no ponto certo”. Infelizmente, isso não ocorreu, e o game está repleto de bugs, canais de vendas como Steam e GoG têm páginas e páginas de reclamações de jogadores frustrados.

Ocorre que, 44% das 44.000 resenhas no Steam são negativas, muitos estão realmente odiando o port para o PC.

Esta não é a primeira vez que um jogo para PC tem um começo difícil, e provavelmente não será última. No ano passado, as o caso “Batman: Arkham Knight’ foi alvo de duras reclamações e chegou até ser removido temporariamente na Steam.

Mas qual o problema de alguns jogos no PC?

pc-vs-console-xbox

A questão é mais simples do que se imagina. O maior problema é a diferença entre consoles e PC. Os consoles quase não sofrem com a fragmentação. Um desenvolvedor produzindo um game para PS4 e Xbox One tem dois hardwares fixos, e só.

Entretanto, se for lançar um jogo para PC tem que considerar a versão do Windows, mais uma longa lista de possíveis placas de vídeo/chips gráficos e processadores. Existem milhares, milhões de variações, e é muito difícil testar todas.

Não há nenhuma maneira completa de testar cada variação de PC, mesmo com uma configuração adequada de controle de qualidade. É um pouco como fazer um jogo para Android, mas pior”, disse Rami Ismail, um dos desenvolvedores de No Man’s Sky.

Você começa com a plataforma mais limitada e vai adicionando complexidade”, diz Ismail. “Quanto a isso, lançar um jogo de PC continua a ser aterrorizante. Você sabe que seu jogo não vai funcionar em todos os lugares, e a incerteza não vem de saber se ele é perfeito, mas exatamente de quantos computadores vão sofrer com problemas grandes o suficiente para precisar de correção.”

Se tem algo positivo nesta história é que os patches (correções de bugs) dos jogos para PC normalmente são  liberado rapidamente, como regra, é muito fácil corrigir esses erros.

Por isso, se você tiver um PC ou um console, pense bem em qual plataforma você jogará seu próximo game.

Fonte: Gizmodo, Steam

29 comments on “Por que jogos novos normalmente possuem mais problemas nos PCs ao invés dos consoles

  1. Cara é simples resolver esse grande problema, só criar o jogo em um PC mais fraco, mas ai os desenvolvedores com seus super computadores cria o jogo e acha que ta bom, acho que 10% da populaçao mundial tem um super pc, o resto tem hardwares medianos. Outra opçao seria criar em 3 tipos de hardwares, Fraco, medio e alto.

    1. mas ai que está o problema, tem o fraco com intel e radeon, com amd e geforce e por ai vai, sao milhares de combinações, ai tem a gtx 1080, e tem a gtx 480, é da mesma marca, mas tem muitos anos de diferença. agora imagina um retardado que monta uma gtx 1080 com um amd FX6300, olha a zica que os caras tem que pensar

        1. Na verdade se pensa sim, mas o problema não tanto de combinação “inadequada” de hardware. Se as configurações dão suporte ao mínimo, pouco importa como ela foi feita. O problema é conseguir encontrar esse mínimo…

    2. É pior meu amigo. Menos de 1% dos usuários mundiais mantém seus desktops relevantes em termos de especificações. A maioria atualiza de acordo com os jogos ou finalidades que tem interesse. Isso se chama maturidade. A maioria atualiza comprando notebooks. (Pra mim é console)

      1. Fora os que simplesmente não atualizam por razões financeiras… Eu, por exemplo, jogo jogos no mínimo e olhe lá. Nem da nova geração eu jogo. aushauhsa

        1. Como consultor de computação digo: “- Se sobra algum centavo, administre para ter um desktop em que rode os jogos em high, depois medio, depois low”.
          Não pego os jogos sempre mais atuais na steam e já parei de competir com meus amigos da década de 90 sobre quem tem a melhor máquina.
          não vou mentir. fico sempre com um olho nas promoções da internet, e no boadica.com.br aqui no rio de janeiro.

    3. Mas isso pode ser muito caro, mesmo com “simples” 3 tipos. O problema maior foi na definição dos requisitos mínimos…

  2. Mais uma matéria de erros: console x pc. Ok
    Para esse caso, sim, claro. Console por não ter uma pluralidade de software e hardware evita alguns problemas. E deixa o usuário capado com o SAC para resolver seus problemas de manufaturas/produção/ambiental.
    Como sou do time do desktop. Uma vez sentido o poder da independência. A personalização de seu próprio dispositivo Lhe dá a liberdade e satisfação para ter responsabilidade com o que tem.

    1. Sim, mas o ideial é um jogo de PC funcionar em várias configurações. Quando isso não acontece, a culpa é de quem desenvolveu mesmo, não do fato de PC ter inúmeras possibilidades.

      1. O Rafael Marques tem toda a razão. É por isso que também existe configurações mínimas e recomendadas para que o jogo funcione “perfeitamente”.

        Também não pode abusar disso.

  3. Pra mim, é tudo desculpa de quem lança port porco. Vai falar com os caras do Asseto Corsa, do Project Cars, do The Witcher e pega umas dicas. São jogos extremamente pesados e que rodam sem nenhum problema em PC’s de configuração média.

    1. Não é desculpa, é verdade. A diferença é que esse pessoal que vc citou não subestimou a plataforma PC. Todos que fazem jogos pra PC sabe desses problemas quanto à fragmentação. Eles são reais, tem que ser considerado desde o início do projeto.
      Quando um jogo é feito pra PC primeiro e depois portam pra console, não tem problemas quanto um jogo que é feito pra Console e depois portam pra PC. Esse problema aconteceu com o Quantum Break tbm.
      Agora quando um jogo desde o início começa a ser feito pra Console e PCs, os problemas vão sendo corrigidos ainda na fase de produção. Por isso no lançamento, acaba tendo menos bugs no PC.

      1. Quem se propõe a fazer algo, cobrando caro, tem que fazer bem feito. E o desenvolvimento de jogos é feito no PC. Bem depois é que são feitos os ajustes para que ele rode no hardware dos consoles.

        1. Qualquer jogo é programado no PC, mas a execução do jogo se dá na plataforma de destino. Se eles fazem pra Console, vão fazendo e rodando o jogo no Console até ficar como planejado. Mas depois disso, querer que rode no PC de boa é inocência, vai precisar de mto ajuste principalmente em partes que nem imaginavam. É geralmente aí que os problemas começam.
          Mesmo eu ainda não tendo um jogo lançado, aprendi que se quer fazer o jogo no PC tbm, tem que começar a fazer o jogo no PC desde o começo.

          1. O q vc falou é vdd, mas q o jogo tem q lançar bem feito tbm é vdd. Os cara lançou o jogo cagado até no ps4 q deu crash em varias lives online.

          2. Sim, daí é complicado. Mesmo console tendo pouca variação de hardware, tem q se atentar pra qualidade final.

          3. De qualquer jeito, o erro foi dos desenvolvedores. Porém, ressalto que o jogo não foi feito por uma equipe de profissionais renomados e contendo um aporte de mais de 200 pessoas envolvidas no desenvolvimento.

            O jogo é indie, mesmo com erros, é bom relevar pois não é de uma empresa grande que o jogo está vindo. Falo isso pois sei como é complicado desenvolver jogos…

          4. Eu tbm sei, por isso não critico por aí o fato de não ter multiplayer online entre outras tretas que o povo fala.
            Tbm reclamaram que o fps fica baixo, mas pelo que vi, é em um momento que nem atrapalha a jogatina, dentro da nave e tal.

        2. Na verdade não, Victor. Você desenvolve jogos para console no PC, mas a build vai diretamente para o kit de desenvolvimento, você só testa no PC primeiro se quiser…

          Isso nem dura 2 minutos (dependendo do tempo de compilação e tamanho dos arquivos) para ser testado.

  4. Não vou nem ler pois tenho grandes álibis que comprovam o contrário: MGS5, MADMAX, Borderlands, Overwatch, Tera, Doom 2016, Bioshock 1 2 e 3, LoL, Dota2, Half Life 2. Não existe mais desculpa para dizer que o PC não é capaz de fazer um misero gráfico, que nem chega perto de Borderlands 2 e Batlefield 3!! A razão que eles usaram foi a mesma que o Ed Boon deu para a versão PC de MKX terceirizada e a Rocksteady também entrou na dança com o Arkhan Knight, que até no One ( hd7790 em api custom), consegue rodar bem!! Se eles não pensaram que os jogadores de PC também usam placas mids ou mais baixas, foi um tiro no pé, mas como comprovado em testes, nem em um processador/VGA monstro o jogo roda sem problemas. É claramente um port, o digno tecmo way of life, que cobra uma entrada de boate em DLCS fajutas em um jogo capado. O problema dessas empresas é que elas odeiam a MS e colocam o jogo port porco na Steam, só que na Steam reina o PC, e ai já viu!! Se eles não consertarem a versão PC direito, vão ter de devolver o $$$ dos compradores da Steam e tomarem o selo já ganho pela Rocksteady… jogo pior otimizado de todos os tempos!!!

  5. Desculpinha de sempre, blá blá blá. Diferencas de hardware, blá blá blá, fragmentação blá blá blá, complexidade, blá blá blá. Acho engraçado é como diabo tem empresas que conseguem? São poucas mas… E o q? Migia?

  6. Realidade que boa parte dos estudios querem receber sem terminar os jogos. Diferente de antigamente que não tinha esta de atualizar pós lançamento, os jogos eram finalizados e testados.

    Não estou generalizando mais facilmente se encontra jogos atuais recheados de bugs e desempenho ruim.

    O problema não é a variação de hardware em sim de um jogo mal otimizado que não aproveita o uso do hardware. Pra suprir a cagada destes desenvolvedores você fica trocando placa de vídeo etc pra suprir o esculacho deles.

    Esperando Directx 12 pra ver se ajuda ter um bom uso do meu hardware, lógico a boa vontade dos devs. também. ?

  7. Ok, então me digam como jogos vários jogos lançados tem uma bela de uma otimização nos PC’S??? eu nem vou citar muitos jogos, só vou falar um, Max Payne 3 veio tão bem otimizado, rodando em configurações beeeeeeeeeeem ultrapassadas na boa, como que isso aconteceu??? e porque os outros não podem ser da mesma forma????
    “aaaaaaaaaaaa mas isso ai já é jogo da geração passada” E dai!!!! a geração passada também não tinha sido uma nova geração comparada a era ps2/xbox??
    São desculpas que não me convencem nem a pau, eu vejo é as empresas tendo descasos com os PC gamers, e sem falar dos empresários que não sabem nada de jogos e ainda ficam dando pressa aos designers.
    Um absurdo isso!!! essa está sendo a PIOR geração de games que já existiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *