Por que o novo simulador de vôo da Microsoft deve deixar o Google e a Amazon nervosos

Rápido, qual é a franquia mais venerável da Microsoft? Não, não é Office (1990), Windows (1985) ou mesmo Word (1983). Na verdade, é o Microsoft Flight Simulator, lançado pela primeira vez em novembro de 1982.

A Microsoft, ainda então uma nova empresa no incipiente negócio de computadores pessoais, encomendou e adquiriu a Flight durante o primeiro mandato de Reagan como uma vitrine para demonstrar o poder da tecnologia “moderna” para os consumidores comuns e para os rivais corporativos da empresa.

Trinta e oito anos depois, na terça-feira, a Microsoft vai lançar uma nova versão surpreendente e inovadora do Flight – a primeira desde 2006 – exatamente pelo mesmo motivo. A Microsoft não é mais uma novata, mas o Flight pode fornecer a demonstração mais vívida e amigável ao consumidor em anos de como a vanguarda da tecnologia moderna pode fornecer experiências humanas fundamentalmente novas e (literalmente) mudar a forma como vemos nosso mundo. Nesse sentido, o Flight pode se tornar o veículo de marketing mais eficaz da Microsoft em anos.

O que torna o novo Flight tão revolucionário é que ele é simplesmente o modelo mais detalhado e realista da Terra já criado. No Flight, sendo lançado inicialmente para poderosos PCs com Windows, você pode ir a qualquer lugar do planeta quase que instantaneamente, e se parece com aquele lugar no planeta (com a exceção áreas militares restritas). Os edifícios, as colinas, a vegetação, a água, o céu, fauna animal, as nuvens – está tudo lá, em todo o lado. O grau de liberdade produz um efeito intelectual que a princípio é um pouco desorientador – talvez parecido com a primeira vez que você percebeu que poderia simplesmente digitar uma pergunta no Google e obter uma resposta.

Com o Flight, é superficialmente fácil focar apenas nos gráficos, que são incríveis no sentido de que são realistas. Mas o verdadeiro salto em frente – o que torna o Flight tão poderoso para a Microsoft e tão potencialmente preocupante para seus irmãos Google e Amazon – é como a empresa integrou habilmente muitas camadas diferentes de tecnologia avançada para criar uma experiência de consumidor nova e fácil de usar que verdadeiramente não tem competição.

Em fevereiro, Phil Spencer, chefe do Xbox da Microsoft, causou euforia ao dizer que os verdadeiros concorrentes de sua empresa no entretenimento interativo não eram mais os rivais tradicionais de jogos Sony e Nintendo, mas sim os rivais da Big Tech, Amazon e Google. Para essas duas empresas, o Flight deve ser um lembrete preocupante de quão atrás da Microsoft elas estão em jogos, mas também talvez de forma mais geral em sua capacidade de reunir grupos internos diferentes por uma causa comum.

Como o Fligh Simultador foi criado?

Muitos dão os créditos apenas para a Asobo, sem se dar conta de que este jogo foi criado não só pelo talento dos franceses, mas por tecnologia de ponta da própria Microsoft. Para Jörg Neumann, um antigo executivo da Microsoft que está no comando da equipe, o novo Flight teve início em Machu Picchu.

Cerca de seis anos atrás, ele estava trabalhando em um produto chamado HoloTour para o headset de realidade aumentada HoloLens da Microsoft. “E foi basicamente isso que inspirou o Flight Simulator, porque você não pode construir Machu Picchu, certo?” ele disse. “Você pode construir todos os prédios e vagar no nível da rua, mas Machu Picchu é uma montanha extensa e vistas infinitas. Então, acabei conversando com a equipe do Bing Maps e eles tinham o planeta inteiro. Eles têm o campo de altura e também o aéreo fotografia, então basicamente usamos isso, colocamos no motor e adicionamos algumas coisas – como as ruínas reais de Machu Picchu – e eu juro que a primeira vez que coloquei o Hololens, o núcleo da ideia estava bem ali: ‘Cara, se pudéssemos fazer isso em todo o planeta, não seria incrível? ‘”

Neumann conseguiu a fotogrametria do Bing e mostrou um vídeo para Phil Spencer para saber se poderia ressuscitar o Flight. A Microsoft não tinha fotogrametria detalhada para todo o planeta, foi aí que entrou uma empresa chamada Blackshark.ai em Graz, Áustria. A Blackshark tornou-se co-desenvolvedor do Asobo no Flight.

A equipe também aproveitou a tecnologia do projeto descontinuado Photosynth da Microsoft, que gera modelos 3D a partir de fotos 2D. Pessoal do Windows Phone deverá lembrar deste aplicativo interessantíssimo.

Os algoritmos e dados – incluindo OpenStreetMap – foram então alimentados na vasta nuvem de computação Azure da Microsoft para gerar o modelo de 2,5 petabytes do Flight, que inclui 2 trilhões de árvores, 1,5 bilhão de edifícios (você provavelmente pode encontrar sua casa), 117 milhões de lagos e quase todos estrada, montanha, cidade e aeroporto do planeta. O Azure é usado não apenas para gerar os dados, mas também para entregá-los aos jogadores.

Os rivais e seus problemas

Quando o Google anunciou o Stadia no ano passado, ele provocou tipos fundamentalmente novos de experiências interativas, como entrar em um jogo com um streamer do YouTube em tempo real. Mas ainda não foi cumprido.

A Amazon está tendo dificuldades relacionadas com seus próprios esforços de jogos. A Amazon quer fazer jogos que explorem o vasto poder da plataforma Amazon Web Services, mas está lutando para aproveitar esse poder a serviço de experiências que são realmente divertidas. A Amazon espera dar esse salto em sua próxima aventura de fantasia online, permitindo que os jogadores lutem em scrums de centenas, mas vamos ter que ver. Os jogos dela não decolam.

Sony e Nintendo, os gigantes dos jogos japoneses tradicionais, cada uma rotineiramente produz jogos da mais alta qualidade. Mas eles são quase sempre incrementais, ao invés de verdadeiramente revolucionários, em sua progressão: explosões mais bonitas, tempos de carregamento mais rápidos. Isso porque a Sony e a Nintendo simplesmente não têm as vastas capacidades técnicas e financeiras em empresas como a Microsoft, Amazon ou Google para criar experiências deste nível.

E assim é fácil ver o novo Flight Simulator da Microsoft como a primeira experiência digital verdadeiramente da “próxima geração” em muito tempo.

“Podemos rodar quantas máquinas virtuais quisermos”, disse ele com um pouco de orgulho. “Se quisermos ter um rebanho de caribu de um milhão de animais, onde cada caribu está operando sua própria IA, podemos fazer isso. O limite da máquina local foi quebrado. Isso não é mais uma barreira para fazermos as coisas. Agora realmente apenas se resume a: ‘O que você deseja simular?’ Sonhamos muito com essas coisas. Agora, o sonho não é mais um vapor que vai embora. Tudo é totalmente possível.

Microsoft Fligh Simulator é uma experiência incrível que você deve passar na sua vida, altamente recomendado.

 

Fonte

161 comments on “Por que o novo simulador de vôo da Microsoft deve deixar o Google e a Amazon nervosos

    1. Dificilmente não, ela não irá fazer, pois não é algo popular. Por que uma empresa iria criar um jogo com aparência hyper realista, porém extremamente difícil de jogar!? É um simulador, ou seja, para público muito específico.
      O negócio da Sony e Nintendo é fantasia, que por sinal é MUUUUITO mais interessante do que gráficos realistas.
      O pessoal ao invés de curtir algo impossível de acontecer, quer curtir coisas que já existem em nosso mundo (simulação da realidade). Sim, é extremamente bonito, simula algo maneiro, porém e aí, para o que vai servir a longo prazo? Quem gosta mesmo é o povo da aviação e simpatizantes, ainda mais se tratando de algo mega pesado que poucos pcs rodam, ou seja, mais limitação de público.

      Eu prefiro 1 milhão de vezes entrar na realidade virual, em um MMO, RPG, etc da vida, conhecendo uma realidade que não existe, do que viver a realidade da terra. Se fosse viagem no espaço, conhecendo planetas e galáxias, beleza, mas mais do mesmo da nessa realidade, ainda mais se tratando de algo que consome muito tempo, coisa que quase ninguém tem na atualidade?
      Prefiro esperar os próximos anos pelo avanço da realidade virtual e poder vivenciar algo totalmente impossível.

    1. Se chamam os filminhos interativo da Sony de jogo, por que não pode chamar ele também? Ainda mais que o Flight Simulator você controla ele o tempo inteiro, não fica só assistindo rs…

        1. Eu assisti um pouco do Gears Tactics no PC e o jogo é incrível. Já estou com ele baixado aqui e estou aguardando ansiosamente pra jogar rsrs

          https://uploaddeimagens.com.br/imagens/YJmyepw

          1. Covardia isso aí. Vou esperar sair para o One. Espero que daqui para novembro ele esteja disponível na Pass.

          2. Phil disse que ele tá bonito no Series X, deve sair no lançamento do console. Um jogo desse nível vai fazer bem para o Series X.

            A Asobo já confirmou que sai para o One também.

          3. Mas aí Jorge a facada é segura. Não tenho 4k para comprar um Séries X assim de tela não. Os boletos não dão trégua. Mais vou me organizar, dependendo do valor que ele vier.

          4. Deveria lançar o Forza 8 day one ,ou o próprio Halo infinity…a Microsoft perdeu uma ótima chance de largar bonito na próxima gen!

          5. Mas aí é que tá o X dá questão, simulador de carro, ok é jogo, truck simulator ok, até GOAT simulator de boa tbm, mas Flight Simulator não é jogo pq é de avião ? WTF ? Pq não pode ser ? Além de jogo é um perfeito simulador real de aeronaves, utilizada inclusive pra treinamento em escolas de aviação. Se você curte a área e pretende um dia ser piloto, além de poder curtir um game em casa, vai aprimorar seus conhecimentos pra no caso se for seu sonho, tirar de letra nas aulas da escola, pq vai conhecer boa parte das funções e mecanismos que uma aeronave possui.

          6. Esse jogo nao e um blockbuster,um seller sistem,ou seja,nao Vai ser um titulo p se adquirir um console day one!

          7. Concordo contigo, mas tanto a Microsoft quanto a Sony tá sem jogos pra Day One, no começo da geração passada foi assim também, os jogos vieram muito bons depois, mas no day One as 2 fazem umas cagadas, por exemplo, se tivessem segurado Ghost of Tsushima pro PS5 ia ser um hype bem grande, mas só tem um Spiderman feito as pressas, e o histórico com jogos da Sony feito as pressas não é muito bom (acho que pra nenhuma Dev aliás)

          8. Sim ,mas o Spiderman e um seller sistem,no lancamento do Xbox one teve nada mais nada menos que Forza 5 e ryse…2 Grandes jogos…e agora nada…deveria ter no minimo um novo Forza!

          9. Só resta torcer pra que o jogo seja bom, mas geralmente coisas feito as pressas pode dar errado, e isso pode decepcionar pessoas que comprarem no day One. Eu não tenho muito apego a jogos exclusivos, pq ambas as empresas enrolam muito pra lançar outros, fazendo seus consumidores ficar o máximo de tempo possível na plataforma. Os jogos que mais tenho apego são Assassins Creed, COD, Battlefield (não o último), Tomb Raider, Watch Dogs, GTA, entre outros, gosto de empresas que lutem para que seus jogos sejam muito bons para serem comprados, não de jogos bons para que tenha que se comprar um console pra joga-lo

          10. Phil disse que ele tá bonito no Series X, deve sair no lançamento do console. Um jogo desse nível vai fazer bem para o Series X.

            A Asobo já confirmou que sai para o One também.

      1. Cara,deixa de ser fanático…jamais irei falar mal dos ótimos jogos da Microsoft,como Halo, gears e forza,mas isso tá longe de ser um jogo cara!

        1. Eu acho mais jogo do que os jogos single da Sony, muitos deles basicamente filmes interativos.

          No Fight é um jogo, pode jogar coop com amigos ou competitivo em pousos difíceis. Vale a pena jogar antes de falar.

          1. Os jogos exclusivos da Sony é sempre a mesma coisa, jogos de aventura single player. Variedade nada.

          2. A maioria dos jogos exclusivos da Sony são superestimado (joguei a maioria). Acho mais divertido e mais bonito os exclusivos da Microsoft.

          3. Se você jogou os exclusivos da Sony e os exclusivos da Microsoft então é válido a sua opinião.

          4. Gosto muito dos exclusivos AAA do Xbox,mas esses últimos jogos AA me fez desanimar demais como o Xbox one…ainda continua sendo um ótimo console,mas esse ano tá devendo em exclusivos AAA!

          5. Pra mim até a geração passada GOW e Spider muito bons principalmente Spider, nessa geração só Spider pq em GOW, cagaram no pau

      1. Não sei. Só sei que nem nuvem e nem capacidade tecnológica pra produzir um jogo desses a Sony não tem.
        O texto deixa claro a superioridade da Microsoft, que utiliza diversas outras tecnologias dela própria para nos entregar esse tipo de experiência além da dos mapas. Sem contar que a Google e a Amazon ainda estão devendo algo de relevante no tocante ao mundo dos jogos.

  1. Resta saber como será a versão console, se ela realmente vai rodar no One (já falaram que sim, mas temos que esperar para ver antes de ter certeza) e o quão bonita ela vai rodar no XSX.

  2. Na minha opinião Jorge, Por que o novo simulador de vôo da Microsoft não deve deixar o Google e a Amazon nervosos não. Na minha opinião. Ok Jorge.

  3. como vocês tem coragem de chamar isso de jogo? se death stranding foi chato, imagina essa porcaria aí. “gameplay” todo é segurar o r2 e olhar o avião atravessando a paisagem KKKKKKKKKKKK

    pra aproveitar isso direito tem que ter uns 20 acessórios e óculos VR

    1. Rapaz, o jogo tem muita coisa para fazer, recomendo conhecê-lo melhor. Assista pelo Youtube para não passar vergonha nos comentários.

      1. para de passar pano. a MS podia muito bem ter usado os recursos que foram pra esse simulador em uns 4 jogos AAA diferentes, mas não, prefeririam fazer essa porcaria que apenas 0.1% dos caixistas vão apreciar de verdade enquanto 2020 inteiro tá passando em branco. os 4 jogos que vão disputar GOTY são todos exclusivos do ps4, e aí?

          1. FFVII é temporário. Ano que vem sai pra Xbox, e não tem cacife pra ganhar.
            Persona V, pouco divulgado, não ganha.
            TLoU 2, me poupe, com toda controvérsia e notas baixas do público no Metacritic, sem falar nos aspectos técnicos duvidosos de acordo também com vários usuários do Metacritic. Não ganha.
            Ghost of Tsushima, tem tantas falhas em tudo que soa ridículo ser candidato ao GOTY. Já imaginou um jogo ganhar goty com uma cachoeira daquelas? Ou com um mar daqueles? Com uma física daquelas? Com uma iluminação daquelas? Com erros de cutscenes daqueles? Com texturas daquelas? Com erros de IA daqueles? Com aqueles bugs de movimentação em combate?
            Sou mais Ori 2 do que todos esses. A receptividade do público também foi melhor no caso do Ori 2. Talvez Microsoft Flight Simulator seja outro candidato.

          2. KKKKKKKKK ghost of tsushima, literalmente o jogo de mundo aberto mais bonito já feito, e tu vem com essa
            de qualquer forma, o jogo é apreciado pelo gameplay, ambientação e história, não só pelos gráficos

            a raposa e as uvas

          3. Negativo, apenas pela ambientação e história, o restante não é unânime nem entre os próprios sonystas, pra mim ele tem a pior IA e a pior câmera da geração

          4. “ghost of tsushima, literalmente o jogo de mundo aberto mais bonito já feito”

            Nem um pouco ???????

            https://twitter.com/VitorBonzi/status/1288882789362917377?s=19

          5. Se esses são os jogos que vai disputar o GOTY, é sinal que estamos numa draga desgraçada de jogos pq aí só tem bosta misturada com merda e um pouco de esterco, só salva FF que nem é jogo da Sony, aí seria gozar com o pau dos outros

          6. todos os jogos são excelentes, especialmente ghost of tsushima. TLOU II pode não ter uma história boa como a do primeiro, mas compensa no gameplay e gráfico. Persona eu dispenso comentários, um jrpg com dating sim/visual novel excelente, não tem 1 sequer do gênero no xbox.

            aliás, ano que vem o ps4 também vai receber Persona 5 Strikers e Shin Megami Tensei Nocturne HD Remaster. não tem nem o que discutir, ps4 tem uma biblioteca muito mais diversa e de qualidade. não posso esperar pra jogar SMT NOCTURNE em 4k, melhor jogo de jrpg já feito até hoje

            a raposa e as uvas

    2. Vai dar pra se divertir bem, conhecer o mundo da aviação, procurar sua casa, sobrevoar monumentos históricos, apreciá-los e conhecê-los. Ficar rodeando a Torre Eiffel, por exemplo. Sem contar o óbvio, decolar do aeroporto da sua cidade, conhecer melhor a sua própria cidade, cidades próximas, grandes capitais mundiais. Ver como é uma área rural visto de cima, etc,etc,etc.

      1. muito interessante no papel, mas na prática isso só entretém por umas 2 ou 3 horas
        esse simulador só tem valor pra quem tem acessórios e óculos vr, não é um jogo

  4. Flop simulator não vai fazer o Ralo Flopnite melhor, muito menos fazer 2020 deixar de ser uma grande vazio no consoleco descontinuado e flopado. Hihihi

    1. Crackudown 4
      Forza horizon 2
      Scalebound
      Quantum break 3
      Fable IV remastered
      Ori and the dust at high sea

      espero ter ajudado, amigo, recomendo muito esses jogos

      1. Vlw mano !!! Ajudou bastante. Pedi também pro Jorge que aí teria uma matéria fixa de sexta pra galera acessar e experimentar novos games (que muitas vezes não conhecemos bem e é excelente) na game pass

      2. Quantum break
        Gears ultimate
        Gears 4
        Gears 5
        Halo 5
        Sunset overdrive
        Ryse
        Forza 7
        Forza horizon 3 e 4
        Realmente nao Sao tantos comp no PlayStation,mas Sao top esses ai!

        1. n sei pq tem o FH4 na gamepass mas nao tem o FH3 nem forza 6 e 7, acabei comprando o 3 por isso, nem dead rising 3 tem e os jogos xbox games studios ficam permanentes no serviço, q doideira é essa?

  5. Cara, comentei isso hoje. A comunidade desses simuladores são engajadas, muitos fazem cidades inteiras realistas, trabalham duro nisso e não será diferente no FS20, teremos o mapa 3D mais realista do Planeta. Microsoft tem só a ganhar com o FS20.

  6. O Flight Simulator está aí para provar o poder da nuvem que já foi muito zoado. O Azure armazena e faz boa parte do que é visto no jogo.

    1. Simulador de google maps. Vc acha q esse jogo chato da porra vai virar o novo google maps? Kkkk essa merda sempre foi irrelevante, nunca vendeu nada, quem curte simulador de não fazer nada?

      1. Ninguém disse que isso é um simulador de Google maps e se vc não gosta de um ‘jogo’ que já foi classificado por muitas empresas como um jogo de simulação, vá jogar o simulador de correio

      2. Nunca vendeu nada? Vc tá muito mal informado. Se o Flight Simulator nunca tivesse uma única cópia vendida, ele teria sido descontinuado lá em 1982.

  7. Simplesmente incrível. Esse Jogo mostra o Potencial da MS e o Grande Empenho e Mérito da Asobo. Estão todos de Parabéns. Que venha o Forza com essa tecnologia.

    1. Forza sim…por isso não vendo meu Xbox,tava jogando ontem o 7 e que jogão, talvez pegue um Xbox séries x só por causa dessa obra prima…só espero que não vire um Halo infinity da vida!

        1. Verdade…acho que e opcao da protutora…tenho o Forza 7 e Digo que e o jogo Perfeito p quem curte corrida…se vc curte vale a pena comprar!

      1. Segundo o klobrille a Asobo já tem um contrato de 10 anos de suporte para o simulador,E já tem contrato assinado com a Focus para o seu proximo jogo.

        1. Vcs confundem um simulador com um jogo, o que tem a ver uma coisa com outra? Esta Asobo só pq entregou uma bela experiência de simulação de voo, não necessariamente, faria um jogo que os gamers jogam de qualidade

          1. O MS flight simulator é um JOGO de simulação a própria MS já disse isso pq é tão difícil vcs compreenderem isso?

          2. Simulador de namoro de pombo é ótimo é o mais proximo que a Sony consegue chegar de um bom simulador hahahaahah

          3. Não tem nada a ver, forza tem um apelo maior com a massa, lá tem campeonatos e carros que as pessoas desejam, te colocam na pelo de um piloto profissional, e dirigir é algo familiar a imensa maioria.
            Este jogo não, ele é basicamente um simulador puro, pra quem não é entusiasta logo se cansa do jogo.

            É só comparar o que teria mais apelo, Forza Motosport ou um simulador de direção, aqueles de auto escola, que o intuito é respeitar as regras do trânsito e dirigir como se fosse o dia a dia?

            Qual dos dois vc acha que a maioria de jogadores como nós iria preferir? É a mesma coisa com este simulador de aviação.

          4. Tem simulador de corrida, de caminhão, de trem…
            Mas simulador de avião não é jogo…
            Melhor gráfico já criado na história.

          5. Pra mim, simulador de corrida tem apelo para a massa pq é algo comum a todos, dirigir carro qqr um pode, e se imaginar em um simulador participando de campeonatos é ainda melhor. Agora todos os outros que vc r disse, tem um público, é um nicho de jogo, não é jogo de massa

          6. Novidade, todo mundo quer ver, é interessante, mas é um tipo de jogo que no final só entusiastas da aviação é que vão jogar sempre

          7. Novidade, todo mundo quer ver, é interessante, mas é um tipo de jogo que no final só entusiastas da aviação é que vão jogar sempre

      2. é um jogo sim não sei oque esses caras tem na cabeça discordar dos cara que criaram queria o quê afinal o piloto pulasse de paraquedas do avião igual no GTA ?

      3. é um jogo sim não sei oque esses caras tem na cabeça discordar dos cara que criaram queria o quê afinal o piloto pulasse de paraquedas do avião igual no GTA ?

  8. Eu acho engraçado o pessoal dizendo que isso não é um jogo kkkkk

    Aceitem isso é um JOGO DE SIMULAÇÃO a própria MS já disse isso.

    1. Microsoft Flight Simulator está na aba de jogos na Microsoft Sotre, é distribuído pelo XBox Games Studios, está disponível no Game Pass e a própria MS classifica ele como game. Não sei qual a dificuldade de aceitarem isto rs…

    2. Tem profissional da aviação que diz não ser um jogo, inclusive fazendo vídeos no youtube.
      Prefiro acreditar nele, apesar de OBVIAMENTE não ser um jogo. É um simulador de voo e ponto.

      1. É um jogo de simulação de vôo a própria desenvolvedora disse isso se vc acredita não ser um jogo td bem a opinião é sua mas como já disse a própria desenvolvedora disse que é um jogo

      1. Mas, eu acho que o Xbox one s,x rodava era só diminuir os gráficos, a MS fez o jogo pensando no Pc primeiro igual o gears tatics

  9. Dá próxima vez que eu for viajar pra algum lugar eu irei primeiro ver no O Flight Simulator, saber se o lugar tem mesmo potencial kkkkkk

  10. O nível de detalhes dos mapas estão absurdos.

    E o legal é que tem um “easy mode”, para quem só quer passear tranquilamente no mapa.

  11. jogo do carai mas é forçação de barra comparar windows, office que geraram dezenas de bilhões de dólares pra microsoft com o flight.

  12. Atrás em jogos, kkkk. Olha qts bilhões a apple ganha pra jogos no ios e a google no android e olha qt a MS ganha no xbox + windows. Dá pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *