Presidente do PlayStation também elogia Xbox, prevê mundo dos jogos pós-console

Numerosas editoras e empresas estão trabalhando em streaming de jogos avanaçados, e projetos como o xCloud da Microsoft e o Google Stream estão próximos de tornar isso realidade. Onde os consoles se encaixam nisso? Como será o futuro? O presidente do PlayStation, Shawn Layden, sentou-se recentemente com a Game Informer para discutir exatamente isso.

Layden disse que ele vê um mundo “pós-console”, onde todos os jogadores estão conectados. Pense nisso como uma extensão do streaming de jogos, cross-play e cross-progression. Ele disse o seguinte:

Eu não quero colocar uma polêmica muito grande nisso porque isso pode perturbar algumas das pessoas com quem trabalho, mas eu acho que, efetivamente, estamos olhando para um tipo de mundo pós-console onde você pode ter experiências de jogos de qualidade com uma variedade de tecnologias. Claro, o PlayStation 4 e o PlayStation 4 Pro fornecem o que, é claro, achamos ser a melhor experiência de jogo, mas os outros consoles, seja Nintendo Switch, Xbox One X ou tablets ou smartphones – há ótimas experiências em todos os estes. O que precisamos fazer é reconhecer tudo isso. Não somos pequenos guetos de jogos que não são federados ou alinhados. Somos todos parte da mesma comunidade de jogos, apenas passamos por diferentes portas. Eu acho que o futuro será uma extensão dessa metáfora. Sua plataforma não é seu refúgio. É apenas sua porta para todos esses outros gamer folk.

Os comentários de Layden são interessantes e será fascinante ver quem sai por cima. Será a Microsoft? Google? EA? Só o tempo irá dizer. No entanto, dado o impulso para o streaming, é claro que esse é o futuro da indústria.

VIA

114 comments on “Presidente do PlayStation também elogia Xbox, prevê mundo dos jogos pós-console

  1. Isso vai ser otimo todos podendo jogar em qualquer lugar e a qualquer hora mais lembresse o celular tem suas limitações e a maior é a bateria eu nao dispensaria meu xbox x eu jogaria no celular sim mais desfazer do video game nao

    1. acredito q jogar no cel seria um a mais. tipo vc tem o console em casa. mas ai vai ao medico ou na oficina, ou no metro, ônibus. saca seu celular e joga aquele jogo q vc jogou ontem no console.
      mas claro q vai ter aqueles q so jogarão no celular ou tablete. tai a esperteza, pegar todo mundo.

    1. Quem me dera toda essa porcaria que vc falo acabace mesmo, mas no mundo real não funciona assim, se gera dinheiro jamais vai acabar.

    1. Ele disse que o Xbox One X, Tablets, Smartphones, Switch podem oferecer otimas experiências, porem o PS4 e PS4 Pro oferecem a melhor experiência de jogo. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…?????????????

      1. Tu queria que o presidente da divisão Playstation falasse que outro console é melhor que o deles? mas tu é a porra de um animal comedor de bosta mesmo heim.

  2. Na mesma entrevista ele disse que não estarão presentes na E3 por falta de conteúdo/jogos e não ter nada de novo para mostrar. Inclusive disse que é um dos piores períodos de lançamento da Sony em tempos. E soma isso com o futuro sem consoles que ele disse e acaba com o argumento de muita gente… Rs

  3. A Sony vai se tornar uma third party, isso se não falir antes. A Microsoft fez a lição de casa e hoje é a empresa mais preparada pra encarar uma realidade pos-consoles, pois investiu pesado numa rede própria.

  4. Só de ver aquele vídeo da moça jogando Forza horizon 4 pelo celular eu já fiquei entusiasmado! Espero que dê certo e a gente possa jogar em qualquer lugar assim a conexão permita!

  5. Microsoft como empresa é uma das mais inconstates que eu já vi. Falta de foco em várias áreas, uma hora eles vêm com conceitos e produtos inovadores e depois desistem… vamos ver na próxima geração se o Xcloud não vingar, não duvido eles abandonarem este mercado.

    Méritos para a Sony que focou no PS4 como produto. Não me conformo como a MS com sua musculatura financeira toma pau em games e tomou em smartphones…

    1. An?A MS tá com o console mais poderoso do mundo,o melhor serviço de aluguel de jogos do mercado, Retrocompatibilidade permitindo 3 gerações em uma de graça,o melhor sistema online,7 novos estúdios produzindo jogos além dos q já tinha,trouxe franquias novas e da continuidade a jogos que estão aí desde o Xbox original,tem o melhor suporte e os melhores preços dos jogos no Brasil,vive atualizando o software do Xbox one,trouxe funcionalidades como crossbuy e crossplay no Pc em quase todos os seus jogos,a Live Gold dando 4 jogos por mês,60 milhões de assinantes Gold contra 33 milhoes de assinantes da PS plus,jogos como Pubg e Black Desert chegando primeiro ao console da MS…E vc diz que a Sony fez melhor com o PS4?Só pq vendeu mais?N vem com Papinho de exclusivos pq com a psnow vc joga um monte no Pc e o único que é do meu agrado é bloodborne (tem na psnow).

    2. O WP chegou no seu ápice no WP8.1. Ali eu pensei: “Agora a Google vai ser incomodada”. E aí a MS inventa o tal ecossistema Windows 10… deixa eu ficar quieto, pois lembro dos momentos felizes que tive com meus Lumias e não quero maculá-los.

  6. Vem para o tio, Master Chief!!!!!!!

    Espero que haja suporte a Ultrawide! Show de bola, notícia maravilhosa.

    Eu joguei até o 3 no One X antes de vender o console para ter contenção de gastos. Já que trabalho com computador, ter também um console da mesma empresa seria um gasto que não quis manter. Mas quem curte apenas consoles é o mais poderoso já feito.

    EXCELENTE SERVIÇO da Microsoft. Quem joga apenas no console pode se sentir “prejudicado”, digamos. O console parece desvalorizar com essa notícia. Em certo sentido sim. Mas a política da empresa é “jogue onde quiser” e ela está cumprindo isso. Olhando como CONSUMIDOR é um excelente serviço sim.

    Imagina os games da Sony no PC? Podendo usar o hardware do computador para jogar eles? Seria épico demais. Talvez a Sony não faça isso por medo.

      1. Ambos tem vantagens e desvantagens, e a plataforma é só uma preferência pessoal. Você, como fanboy da Sony, como fanboy de jogos exclusivos, agora vai virar fanboy de PC tb? Para com essa “alienação” sem fim…

        1. Assim como vc ex fanboy de exclusivos agora é fanboy de seus joguinhos em todas as plataformas? mas isto aconteceu desde que o deuso phil resolveu acabar de vez com qq exclusividade correto? ou a hipócrita ovelhinha vai dizer que não?

        2. Não, o que eu referi é que pra Microsoft o Windows tem muito mais valor, relevância, domínio, dinheiro que o Xbox.

          Portanto o console como conhecemos aparenta ser cada vez menos relevantes pra MS e pro mercado.

          PS: viu as vendas do Dmc 5, 80% no PS4, 20% PC+Xbox.

          1. Mano vc vem citar vendas de Dmc5 como argumento?É óbvio que vai vender mais no PS4 vcs compraram o console para jogar Gold of War hack’n Slash e a Sony vem e lança um joguinho de drama KKK Dmc5 tinha que tapar o buraco kkkk Mas falando sério agora,esse tipo de jogo vende mais no PS mesmo,a franquia DMC só chegou no Xbox apartir do 4 e a galera do Xone n é muito ligada a esse tipo de jogo de nicho singleplayer only…Agora vc pega as vendas de um battlefield ou um jogo da Ubisoft da vida e as vendas são equiparáveis.

            Enfim a MS vive falando que vão continuar investindo em consoles,que o Xbox é o foco da empresa no quesito jogos…Estamos vendo o resultado disso com a compra dos novos estúdios de jogos,updates na Xbox live,jogos toda semana na retro,jogos AAA no gamepass,Xbox One X com o melhor hardware entre os consoles e por aí vai…A única coisa é que a MS tem grana para manter 3 plataformas de jogos,Windows,Xbox e futuramente Xcloud…Diferente da Sony que abandonou o psvita(já até tive um,hardware muito bom mas com um software lixo e sem jogos bons) e que mantém a PS now de forma cara e dacadente.

          2. E porque todos os demais jogos vendem muito mais no PS ovelhinha burra? controla este dano também.

          3. “que o Xbox é o foco da empresa no quesito jogos”

            Como vc pode continuar a bancar a palavra deles se a cada dia que passa o console Xbox fica mais irrelevante? tudo, exatamente tudo de bom que tem no Xbox está migrando ao PC, seja seus games, serviçoes e features.

            O futuro do Xbox é o mesmo de uma EA, third rodando em tudo que é hardware

          4. Mas como você pode afirmar isso se a Loja da Microsoft no PC é horrível? A impressão é o inverso, parece que até o momento a Microsoft estava priorizando o seu console – passou por uma grande reestruturação; e só agora vai levar o sistema XBOX efetivamente pro PC, com a mesma qualidade e prioridade. Essas são as informações oficiais.

          5. Traduzindo: a MS tentou de tudo para tentar alavancar o fracassado xbox, como não houve e nem haverá exito, ela vai investir em toda e qualquer plataforma que aceitar seus jogos para serem vendidos FATO!!!!!!!!!!!!!!

          6. Eu falo do valor de cada um, pra mIcrosoft o windows é muito, mas muito mais importante que o Xbox, não falo de loja e sim de peso nas receitas da empresa, o Xbox é apenas 1/10 das receitas da Microsoft, uma das menores divisões desta rica empresa.

  7. Incrível, estamos regredindo, comprei o xbox para não jogar PUBG no celular, embora seja mais divertido no multiplayer do mobile, ai os cara quer investir em jogar no celular, vai entender…

    1. Eu vejo de forma diferente: Eu compro um jogo, mas só posso jogá-lo quando estou em casa, ou seja, tenho um tempo bem limitado pra jogar. Eles estão me dando a opção de jogar os jogos que comprei e tenho direito em qualquer lugar que estiver, talvez na viagem de ida e volta do trabalho ou até no horário de almoço. Isso pra mim é um avanço.

    2. Errado, colega. Isso é evolução e expansão. Você poderá jogara no seu Xbox quando bem entender, porém, com um detalhe que lhe permitirá continuar seu mesmo jogo em outras telas quando não estiver em casa com seu console.

    3. Evoluindo com uma grande porta que está a se abrir: o streaming será cada vez mais importante no mundo e mudará muitos mercados, inclusive o de games. Com a evolução dos “clouds” e da tecnologia 5G, as fabricantes de consoles como a Microsoft e a Sony poderão superar a “barreira” dos consoles. E digo, isso MUDA NADA pra quem prefere consoles, pois continuará a jogar neles sem problema algum. O próprio Diretor do projeto xCloud da Microsoft “desmentiu” no Inside Xbox de ontem os rumores de que a Microsoft estaria “abandonando” os consoles. Uma piada isso, a “mídia” vai passando vergonha.

  8. Na moral? Venho quase todo dia zoar caixista nesse site por conta de hipocrisia. E agora tirando console war do jogo, se for esse mesmo o futuro dos jogos será bastante interessante para o consumidor. Imagina só se preocupar com o jogo que irá jogar e não mais de hardware. Imagina eu poder deletar finalmente a partição com windows para poder jogar decentemente no fedora ou macos. Poder jogar até do note, sem ver a maquina virando um sol nas minhas pernas.. tomara que seja rapido essa transição.

    1. Tbm penso assim embora eu seja Caixista…oque fode é a internet do Brasil…Mas ia ser ótimo poder jogar qualquer jogo em qualquer hardware e ainda ter a opção de ter um console para jogar os jogos nativamente offline…Os sonystas deveriam cobrar o mesmo da Sony assim como os Nintendistas deveriam comprar da Nintendo…

      1. Temos um verdadeiro Cartel comandada pela Anatel, que se diz defensora do consumidor, mas é a primeira a abrir as pernas para operadoras, afinal, elas sustentam a Anatel por fora.

  9. Fiquei feliz esses dias de ter comprado uma tv 4K da Samsung para minha casa e vim de fabrica instalado o Steam Link, apesar do streaming da Steam ainda ser algo local achei bem bacana, é isso que eu gostaria de vê para o futuro, vc compra uma tv ela já vem com app do Xbox, Nintendo, PlayStation já instalado de fabrica, basta vc escolher uma ou mais das assinaturas e jogar, não fica mais preso a console nenhum, fora o fato de jogar em outros aparelhos como smartphone, tablet e Pc…eu acho algo muito fantástico de se imaginar. E futuramente vim um serviço nuvem da Steam, EA, Ubisoft e aí vai…não se limitando apenas em Xbox, Nintendo e PlayStation.

    E o Joystick?? É por sua conta sem restrições

  10. Tenho visto muita euforia nos comentários desde o Inside Xbox de ontem, então vou dar minha opinião sobre o assunto. Uma coisa é visível: esse negócio de jogo preso em uma única plataforma não tem sido algo rentável nos últimos anos. É só ver que tivemos menos jogos exclusivos em relação as gerações anteriores. Até mesmo o Switch que se imagina que é mais rápido e barato de fazer jogos para ele tem lançado poucos exclusivos. Vários jogos multiplataformas tem flopado, imagine exclusivos, com isso as empresas tem tentado expandir seus mercados, Sony com a PS Now e a Microsoft com xCloud, Gamepass, etc. Aí vai vir alguém me dizer: ”ah, mas tal jogo do PS4 vendeu 10 milhões”. Sim, mas sabemos que tem várias unidades vendidas em bundles, fora que muitas cópias foram vendidas em promoção. Não é um cálculo de 10 mi x 60$, até porque tem lucro dos varejistas etc. É só ver que o presidente do Playstation disse que a Sony vai fazer ainda menos jogos. Aí te pergunto: o que é melhor, ter jogos presos em uma plataforma sendo lançados de forma escassa e arriscar de ver franquias indo pra geladeira porque venderam pouco, ou ter jogos em vários dispositivos dando lucro para as empresas possibilitando-as de lançarem mais e mais jogos?

    1. Um jogo lançar em várias plataformas em tese deve alcançar um maior público, entretanto um jogo ruim de médio/baixo orçamento lançado em muitas plataformas continuará sendo Flop, veja o Crackdown 3 5 anos em desenvolvimento, imagina o quanto esse jogo custou pra MS, no lançamento por exemplo no Reino Unido um dos principais mercados da MS o jogo vendeu somente 4 mil cópias, um Flop gigantesco que vai botar está franquia na estatística de jogos fracassados. O mesmo pode-se dizer de Left Alive que lançou a pouco e não vendeu nem mil cópias, estar em várias plataformas não necessariamente seguinifica sucesso e rentabilidade.

      O jogo precisa ser bom pra gerar receitas

      1. O problema é que sonysta não é só fanboy da Sony e do console PS, é fanboy tb de “jogos exclusivos”. Não pode avistar um jogo com “Only Playstation” que já coloca em listinhas e faz aquele “hype” na estratosfera.

    2. Um jogo lançar em várias plataformas em tese deve alcançar um maior público, entretanto um jogo ruim de médio/baixo orçamento lançado em muitas plataformas continuará sendo Flop, veja o Crackdown 3 5 anos em desenvolvimento, imagina o quanto esse jogo custou pra MS, no lançamento por exemplo no Reino Unido um dos principais mercados da MS o jogo vendeu somente 4 mil cópias, um Flop gigantesco que vai botar está franquia na estatística de jogos fracassados. O mesmo pode-se dizer de Left Alive que lançou a pouco e não vendeu nem mil cópias, estar em várias plataformas não necessariamente seguinifica sucesso e rentabilidade.

      O jogo precisa ser bom pra gerar receitas

      1. Cara, você precisa se informar mais. Sim, Crackdown 3 deve ter custado relativamente alto por causa do envolvimento de um grande ator, mas não mais além disso. Não pelo jogo em si. Depois vou printar uma entrevista com um dos desenvolvedores que li na Revista Xbox, edição de fevereiro, lá ele explica muitas coisas, inclusive o que eu já te falei aqui: que a demora no desenvolvimento deste jogo tem relação direta com o “amadurecimento” da “nuvem”. Isso é importante para a Microsoft, pro futuro do projeto xCloud. Inclusive ele cita que a maior parte do jogo foi feito no último ano praticamente, em 2018. Ou seja, os 5 anos não foram de desenvolvimento em si, apesar do jogo ter tido muitas “idas e vindas”. Essas “falácias” que você tem que desapegar, mas só com informações corretas pra isso.

        Mas concordo que essa expansão de jogos e serviços não garante o sucesso de um jogo; mas sim a sua qualidade.

        1. Ele tá bloqueado pra mim e só consegui ler o que ele escreveu quando desloguei minha conta. Ele fala que das vendas no UK, mas esquece de outros grandes mercado do Xbox como EUA, México e outros países do mundo. E ele esquece também que a MS não lucra só com a venda direta de um jogo, mas também com as pessoas que assinam o Game Pass durante a época de lançamento do game.

  11. Primeira vez que vejo esse cara aí da Sony Playstation dizer palavras tão sábias e coerentes.
    Já melhorou meu conceito quanto a ele.
    Mas, o pessoal da guerrinha vai sim querer polemizar. Com certeza.

  12. O unico porem é que a Sony não possui um sistema operacional para os PCs/Notebooks/Tablets/Smartphones…

    Vai ser dificil demais a sony conseguir vencer a Microsoft sem um sistema online decente e nem sequer um sistema operacional que preste…

    Se mesmo vendendo o dobro de Ps4 que a Microsoft os lucros da SOny não passam o da Microsoft, imagine quando ninguém mais querer comprar o Ps5 porque o Ecossistema Xbox é e sempre foi superior.

  13. O Mobile está dominando o mundo. Jogos pra celular dão lucro absurdo. E aí sonysta, preparados pra última geração de consoles?

  14. Em um futuro próximo só vai precisar de uma TV android ou Smartphone para rodar jogos através de um aplicativo que rodará jogos por streaming

  15. Nesse caso a Microsoft e a Google sairam na frente e futuramente outras empresas entrarão na corrida a Sony ainda está parada no tempo já era para ter expandido o Psnow

    1. O Now está expandindo, chegou em vários países da Europa essa semana, Europa que diga-se é Sonysta em sua esmagadora maioria. Sobre Google e Microsoft estarem a frente eu discordo, em experiência a Sony já está a frente delas, em estrutura que é o que eu acredito que vc falou ainda precisa melhorar bastante. Enfim é difícil afirmar que as duas estão na vanguarda sendo que seus serviços até este momento não passam de protótipos, vamos ver quando começarem realmente a funcionar pra julgar quem larga na frente

      1. A Sony sabe muito bem da importância da expansão do streaming, e consequentemente da expansão de seus jogos e serviços. Esta matéria mostra um pouco disso. Não se iluda, não seja fanboy de “jogos”. A Sony seguirá o mesmo caminho que a Microsoft está seguindo e ambas poderão ter a Google como concorrente. E tudo isso não anula nem desmerece o mercado tradicional de consoles. Uma coisa não anula a outra. A plataforma é só uma preferência pessoal, onde cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Agora, nisso acho que a Sony tem uma grandes desvantagem: apesar de ter o PSNow a mais tempo, a expansão via “streaming” não depende só dela querer, mas de altos investimentos em sua rede online e em servidores dedicados pra isso, ou não alcançará seus mercados. E ela sabe disso, diferente de “fanboys” que usam de “falácias” pra hatear gratuitamente o XBOX. Esta plataforma, o XBOX, está a se tornar um “ecossistema” incrível. Neste ponto é que a Microsoft está bem na frente, apesar de estar vendo a Sony “se mexendo” também.

        1. Mas a Sony já está em seus mercados ué

          Estados Unidos e maiores mercados europeus.

          Sobre o ecossistema eu só posso rir de vc, em que isso tem tornado a divisão Xbox relevante até hj? pra quando vai ser essa super relevência? kkk

          Vcs são doidos eu acho

    2. Sairiam na frente com a Psnow arrecadando mais que Gamepass e EA Acess em todas as plataformas somadas?

      Tá na hora de acordar filhote, procurar infos ao invés de ficar só no grupinho de Xbox.

      1. Então, eu disse o mesmo abaixo, os caras julgam o potencial da MS como algo já concreto, não é porque a Microsoft tem muita grana que necessariamente ela já está na frente mesmo sem entrar no ramo de Streaming, veja os ex:
        Windows Phone
        Windows Store
        Xbox/Xbox One
        Zune

        Estes produtos foram lançados pela MS e até hj não conseguiram a vanguarda e alguns até foram extintos pela concorrência

    3. Acho que quem saiu na frente foi a Sony, já está com seu serviço operacional a anos, a Ms e google ainda tentando lançar, a Nintendo já tem no Japão também mas pelo jeito será só la mesmo, o diferencial da MS é colocar o sistema no celular.

  16. Se a Microsoft não consegue nem consolidar o Xbox one ,acha que vai conseguir competir com jogos mobile ? Se eu quiser jogar no celular ,e só baixar milhões de jogos que o Google play oferece .O fato e que o Xbox hj não tem jogos que chamam atenção do grande público ….fato !

    1. Vendas físicas, é o negócio dos pôneys. São acostumados com venda e troca de usados em seus ixcruzivus, normal com outros single players offline.

  17. Mais uma vez a Microsoft inovando no mundo dos jogos, quem sabe a Sony traga e melhore o PS now trazer para o Brasil até acho possível agora fico receoso se for por streaming com a qualidade da PSN vai ser sofrível, só se tiver opção de download em todos os jogos.

  18. Como o proprio apresentador falou no inside, É mais uma OPÇÃO para os gamers, NÓS NAO ESTAMOS SAINDO DA FORTE INDUSTRIA DE CONSOLES!

    voce, vai sair de casa, e pode continuar seu jogo no celular.. no notebook de algum parente, no tablet , etc.. M$ ta traçando o rumo da industria!

    1. Isso. A MS está expandindo o seu mercado para PC’s, Smatphones e SmartTV’s, além dos consoles. Se quiser jogar Halo em um console só poderá por meio de um Xbox.

    2. EXATAMENTE! Falei isso em resposta ao “Alexandre Domingos”, abaixo… Mas não acho que seja a Microsoft quem esteja “traçando” esse rumo, na verdade ela está apenas se antecipando a esse novo mercado para os jogos e serviços, um mercado muito maior, que será inevitável no médio e longo prazo, mercado este que parece que terá a Google como concorrente tb.

      1. se ela esta fazendo na frente, esta sim guiando a industria, e se por acaso der errado estara influenciando as empresas a tomarem decisoes diferentes;

    1. A PSNow utiliza servidores da amazon pra funcionar, a sony depende da boa vontade deles pra disponibilizar o serviço. Então é bem provável que a ms chegue aqui antes.

          1. Ok vc me pegou. Eu realmente achei q a sony usava de graça os servidores. E tb q a Amazon fazia gato de energia pra não ter q pagar nada.

    2. Isso não é nenhuma novidade, a Microsoft e principalmente o Xbox tem o Brasil como mercado principal deles. Pode ver que tudo do Xbox tem legalidade aqui. Somos privilegiados com serviços do Xbox o Brasil, muitos países da Europa não tem isso.

      Sem contar que tem um servidor Azure bonitinho aqui no país. só esperando o Xcloud pra nós. rs

      1. Logico que tem que ter mesmo, afinal a MS não pode se dar ao luxo de nada, e mesmo no brasil toma surra do PS. FATO!

  19. Zorzelito é tão preguiçoso que usou o google para traduzir e nem trabalho de revisar ele teve kkkkkkkkk, que site de merd@ é este?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *