Project Astoria: aparelhos compatíveis, segurança, beta privado, testes na loja e muito mais

android-windows-10

Vamos lá para uma compilação de informações sobre o Projeto Astoria.

O Windows 10 Mobile tem muitas cartas na mangas, e nem todas os nossos olhos podem ver. O Projeto Astoria é apenas uma tantas outras novidades que permitem a portabilidade de aplicativos do Android no novo sistema móvel da Microsoft. A facilidade é extrema e isso deve motivar os desenvolvedores a converterem seus aplicativos baseados no Linux para a plataforma da Microsoft.

Vale para todo ecossistema do Windows 10?

Inicialmente não, somente para o Windows 10 Mobile, mas a Microsoft pretende otimizar este projeto para que no futuro possa criar aplicativos universais e funcionarem também no Windows 10 PC e Xbox One.

O Project Islandwood, que realiza esta mesma função ao portar aplicativos da Apple, já foi lançado e também já permite a conversão em aplicativos universais.

Aparelhos compatíveis

O projeto está em desenvolvimento, e por hora somente alguns aparelhos com Windows 10 Mobile são suportados, segue a lista:

  • Lumia 435
  • Lumia 635 (versão com 1 GB de RAM)
  • Lumia 730
  • Lumia 820
  • Lumia 830
  • Lumia 920
  • Lumia 925
  • Lumia 928
  • Lumia 929 (Lumia Icon)
  • Lumia 930
  • Lumia 1520

Serviços do Google

App-para-Android-no-Windows-Phone

Não é a primeira vez que o Android não aparece com os serviços do Google, basta olhar para o Nokia X,  Amazon e os dispositivos BlackBerry.  O Projeto Astoria também não pode, por razões óbvias, usar dos direitos dos serviços do Google: a equipe de desenvolvimento, portanto, criou uma interface que permite que o aplicativo use os serviços da Microsoft, em vez de Google com poucas alterações no código original.

  1. Os serviços atualmente suportados são: analytics, mapas e localização, banners publicitários, mensagens em nuvem, serviços de jogos, tais como compras no aplicativo.
  2. Os serviços não são suportados são: Android Pay, Cast, Drive, Fit, Google+, dispositivo wearables.

O Windows 10 Mobile até então, é muito mais robusto que o Windows Phone 8.1, chegando a ser capaz de virtualizar o Android 4.4 KitKat, e por essa razão é simples a conversão desses aplicativos. Obra de engenharia que parece ter sido bem-sucedida pela equipe da Microsoft.

Quem pode utilizar o Projeto Astoria neste momento?

Poucos desenvolvedores selecionados pela Microsoft. Atualmente o projeto está em beta privado, logo ainda devemos ver uma grande evolução.

Aplicativos convertidos já começaram a subir para a Windows Store

windows-store-apps

Segundo relatos de WMPowerUser, a Microsoft já começou o processo de publicação na Windows Store que abrange os aplicativos do sistema operacional do robô verde. Desde agosto do ano passado, a empresa tomou uma série de aplicativos para convertê-los pelo Projeto Astoria, para que possam ser examinados internamente.

Ainda é um mistério saber quais aplicativos irão inaugurar essa novidade.

Características exclusivas do Windows serão mantidas

O Projeto Astoria também pode usar alguns recursos não disponíveis no Android, como o Live Tile, banner rotativo, serviços em nuvem e aqueles que recolhem dados sobre avarias em apps. O aplicativo Android terá limitações, muitas delas provavelmente em busca da segurança, já que o sistema do Google é responsável por ter uma vasta quantidade de vírus.

Limitações:

  • Você não pode substituir partes da interface como a tela de bloqueio, discador, teclado e Laucher.
  • Os widgets não são suportados pela natureza do Windows Mobile. Como mencionado anteriormente, no entanto, o aplicativo pode usar a Live Tile.
  • O aplicativo não pode instalar outros aplicativos e não pode obter permissões especiais por questão de segurança.
  • As ferramentas para limpar a memória e para gerir esses processos não são permitidas, portanto, você não pode instalar ferramenta para a limpeza de arquivos e software antivírus.
  • O app convertido do Android não terão acesso aos nossos documentos, nossas chamadas não atendidas e calendário, enquanto os serviços em segundo plano (para downloads de música ou jogos), contatos, músicas e fotos será regularmente acessível.
  • Pedômetros não pode ser usado, enquanto os sensores de movimento clássicas são suportados.
  • Os sensores de temperatura (tanto a do ambiente), a pressão, a humidade não podem ser usados.
  • Quanto à conectividade, no entanto, Bluetooth, Wi-Fi, P2P, NFC e USB não são suportados (Wi-Fi e Bluetooth há problemas particulares).
  • O sistema de backup irá ignorar o aplicativo Android.

Esta matéria pode sofrer alterações já que o projeto ainda está em desenvolvimento. Por hora, é isso que sabemos.

O que você achou? Deixe sua opinião?

41 comments on “Project Astoria: aparelhos compatíveis, segurança, beta privado, testes na loja e muito mais

    1. Relaxa. Essa lista que foi colocada na matéria é referente a um processo que já foi ensinado, onde vc baixa um apk e usa no seu aparelho. O que a Microsoft está testando é a inclusão desses aplicativos na loja para que todos baixem sem gambiarras. Lógico que pode acontecer de algum aplicativo não rodar em determinado aparelho por causa de hardware, algo normal.

  1. Apps com todas essas restrições e que ainda não podem usar a internet vão ser um “sucesso”, podem acreditar!
    “Quanto à conectividade, no entanto, Bluetooth, Wi-Fi, P2P, NFC e USB não são suportados (Wi-Fi e Bluetooth há problemas particulares).”

        1. O redator não usou o termo “manipular”, ele usou os termos “não suportado”. Isso significa que são recursos não suportados.

          1. Eu li essa material no site do wmpoweruser e lar ele disse que algumas funções realmente não era suportado, mas a Microsoft está trabalhando pra deixar algumas dessas funções disponíveis até o final do ano.

    1. Calma amigo, lógico q vai usar a net, inclusive já usei o Instagram do Android. Temos q ter cuidado ao analisar esses termos já q na linguagem técnica significam uma função diferente do que simplesmente usar dados da Internet por exemplo e etc. Não se prenda apenas ao termo usar internet fora do contexto real do app

    1. acho que isso ai é o mais fácil de fazer cara, não sei nada de programação, mas desenvolvi o design de um app para um parceiro meu e foi muito pratico, ele me entregou um layout de todas as telas do app e pediu para eu refaze-lo com outro design e ai só dependeu de mim, depois colocou o layout que desenvolvi e colocou o app pra funcionar novamente

        1. MS vai levar a sério o Windows Phone mesmo agora, depois de comprar a Nokia Device, ficou tudo muito fragmentado, aos poucos que as coisas estão se organizando, e se o problema desses putos dos devs for o “quem quer rir faz rir” quem mais tem grana pra brincar nesse jogo de disputa de Smarts é a MS, se alguns tiverem sendo beneficiados pela google, com certeza a MS gato vei nisso vai saber dá um jeitinho “Brasileiro” nesses putos pra fazer o gosto dela tb. eu lembro que ninguém botava fé quando a MS meteu a cara no ramo de videogames lá pra 2000/2001, vi em sites internacionais matérias quase que rindo da idéia e veja hoje o que o Xbox é, pode não ser o Lider mas com certeza tem um grande mercado mundial em suas mãos tb, no ramo do smart não vai ser diferente, ela foi esperta ao invés de começar do zero fabricando smarts. ela comprou Logo a Fabrica de uma das melhores empresas no ramo que é a Nokia recheada de patentes e tecnologia para entrar na brincadeira, ela tem poder suficiente para ficar preparando o motor do carro enquanto os outros já largaram, mas depois que esse carrim sair da garagem mô vei, aperta o cinto…

  2. e parece que ta tendo evolução esses problemas da pra se resolver ainda ate o lançamento do Windows 10,e tenho certeza que a Microsoft vai lançar já com um monte de apps portados pra se um chamariz de pessoas

  3. Pessoal EU tenho o Lumia 1320, ele tem 1 de ram. Porque ele não está nessa lista? Eu posso instalar em outros lumias alem desses?

  4. Pessoal menos panico, TODOS os aparelhos que forem atualizados pro Win10 terão suporte ao Astoria, é algo dentro do proprio SO, não um app a parte.
    Até pq aqueles que não tivessem suporte não rodariam os apps portados e dai qual a razão pra todo esse serviço da MS?

  5. Na verdade a matéria está um pouco confusa. O Astoria é um projeto amplo que permite tanto portar os aplicativos para o Windows e tornar eles Windows Apps, quanto permite rodar o app já pronto diretamente sem nenhuma modificação, como é o caso dos .apks, atualmente esta lista de aparelhos que suportam rodar os .APK de forma direta SEM MODIFICAR NADA. Os Apps que forem portados para Windows, irão se tornar Windows APP’s e eles deverão ter todos os acessos a Windows API de forma tradicional e usar todos os recursos do sistema pois se tornaram apps windows, já os .apk que rodarem sem modificações, esses sim serão limitados por questões de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *