Carregando...

Project Scorpio vai rodar jogos de PC UWP em 4K; a ambição da Microsoft é maior do que imaginávamos

Project Scorpio vai rodar jogos de PC UWP em 4K;  a ambição da Microsoft é maior do que imaginávamos

scorpio-2

O Projeto Scorpio teve os bastidores do desenvolvimento de seus jogos vazados pelo Windows Central. Então jovens, vamos fazer um resumo que é muita informação.

Project Scorpio é o codinome do próximo console da Microsoft. Detalhado na E3 2016, o Project Scorpio ostentará 6-teraflops de poder computacional e será lançado no próximo ano, superando facilmente os 4.2-teraflops do PlayStation 4 Pro da Sony.

Phil Spencer, líder do Xbox, descreveu que o Projeto Scorpio foi projetado para jogar nativamente em 4K e “VR de alta-fidelidade.”

Com a novidade de hoje, agora temos uma ideia melhor de como o Project Scorpio vai atingir os 4K em seus jogos, sem ter jogos exclusivos que não rodariam no Xbox One.

Projeto Scorpio vai rodar jogos de PC na resolução 4K da Plataforma Universal do Windows nativamente.

A Coalition confirmou anteriormente que Gears of War 4 está pronto para ser executado na resolução 4K no Project Scorpio. Isso ocorre porque o Scorpio pode rodar jogos da Windows Store criados em UWP em resolução 4k. Se você já jogou Gears War 4, Forza Horizon 3 ou Rise of Tomb Raider em uma resolução 4K em um PC high-end, você já terá uma ideia de quão lindo os jogos ficarão.

Com mínimas alterações, os desenvolvedores foram capazes de criar apps para Windows 10 e Windows 10 Mobile que funcionam em todos os tipos de dispositivos, incluindo celulares, laptops, tablets, Xbox One e até mesmo o HoloLens.

Ainda segundo o Windows Central, qualquer jogo criado nativamente para UWP será executado no Xbox Scorpio com poucas alterações.

Projeto Helix

Xbox-One-Vendas

Este é um projeto misteriosos, mas que finamente tivemos novas informações. O Xbox Scorpio terá uma ferramenta para criar jogos que servirá para todos os hardwares da Microsoft, inclusive para o Xbox One.

Um jogo criado no Projeto Helix poderá ser otimizado para atingir ao máximo do Xbox One original, e ao mesmo tempo explorar o poder do novo monstro da Microsoft.

Uma vez criado um game com o Projeto Helix, na verdade serão criadas três versões (como se fosse uma mínima, recomendada e ultra).  Quando o usuário for baixar um jogo, os servidores irão  detectar o hardware do console em questão e enviará os arquivos próprios para cada console.

É especulado que o novo Call of Duty que chegou recentemente na Windows Store, também esteja em preparação para chegar ao Scorpio. É um “beta”.

A casadinha da Microsoft

terry-pc

 

Tudo isso significa que os desenvolvedores que estão criando jogos para Xbox Scorpio, já estão também criando jogos para Windows Store que rodarão em PCs e até mesmo em celulares com Windows 10 – jogos bem mais simples, óbvio.

Outros bons exemplos são: GWENT, Cuphead e Everspace que rodarão 4k nativamente no Scorpio.

O Projeto Helix chegou para “imortalizar” o Xbox One original, pois ao criar novos games, obrigatoriamente será criado uma versão “não tão exigente” para que consoles mais antigos não fiquem sem jogos.  Além disso, será criada uma versão para PC.

Se tudo isso se concretizar, vamos ver o nascimento de uma nova plataforma gamer liderada pelo Scorpio e suas ferramentas de desenvolvimento.

 

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.