Project xCloud é o caminho para o Xbox alcançar os jogadores de países em desenvolvimento, diz Phil Spencer

O Project xCloud recebeu detalhes adicionais na E3 2019, mesmo que a Microsoft não tenha revelado algumas informações importantes, como preços. Contudo, existe uma dúvida ser ele poderá chegar a países que estão ainda em desenvolvimento, os conhecidos como de “terceiro mundo”, e dentre eles podemos destacar a África, Índia ou até mesmo o Brasil.

Sabemos agora que os proprietários de consoles Xbox poderão usar seu próprio console para transmitir seus jogos gratuitamente, sem qualquer taxa anexada. No entanto, o lance real da Microsoft com o Project xCloud é ampliar o mercado de sua marca.

Em conversa com a GamesIndustry após a apresentação da E3 em 2019, o chefe Phil Spencer apontou para territórios inexplorados como a África e a Índia como áreas onde os consoles não se saem bem, ao contrário dos smartphones. Assim, o Project xCloud pode ser a maneira perfeita de fazer com que esses jogadores joguem títulos do Xbox.

Sabemos que os primeiros clientes do xCloud serão pessoas que possuem um Xbox. Vai ser: ‘Ah, eu quero jogar no meu Xbox quando estiver fora de casa’. No mês passado, Catherine [Gluckstein, chefe de equipe de estratégia do Xbox] e eu estávamos na África. Não há muitos Xboxes na África. Não há muitos consoles de jogos. 1,2 bilhão de pessoas no continente da África. A idade média é de 19 anos no continente. Eles conhecem Fortnite, conhecem Halo, conhecem Gears of War. Eles simplesmente não têm um dispositivo.

Há jogadores lá, mas o dispositivo que eles têm é um smartphones Android. Então, hoje eles estão fora do que é um E3 – fora de assistir – por causa da capacidade que eles têm.

Quando penso nos dois bilhões de jogadores em todo o mundo, o que triplicou nas duas últimas décadas, penso realmente em como atendemos os dois bilhões que jogam hoje com o máximo de conteúdo e serviços que podemos oferecer, mas também há a lugares como a África. Eu estava olhando para alguns dos números móveis da PUBG na Índia e eles são loucos – eles tiveram 100 milhões de downloads ou algo assim. Você vê esses mercados onde os jogos podem crescer para os próximos dois bilhões ou até mais… Existem sete bilhões de pessoas no planeta. Para mim, acho que todos deveriam jogar videogames.

A grande questão em torno do streaming de jogos via nuvem continua sendo a qualidade da experiência, que será em grande parte determinada pela latência. O Project xCloud deve começar os testes públicos ainda este ano e o Google Stadia será lançado em novembro, portanto não estamos muito longe de experimentar como esses serviços funcionarão na prática.

27 comments on “Project xCloud é o caminho para o Xbox alcançar os jogadores de países em desenvolvimento, diz Phil Spencer

  1. mano ontem fui procurar o jogo Ashen na Windows Store e não achei mais o jogo, quando fui pesquisar vi que ela saiu da steam também e virou exclusivo da epic, q merda e essa? ele era um jogo play anywhere.

    1. Desde o lançamento ta exclusivo da Epic, só que é temporário e quando perder a exclusividade será playanywhere e provavelmente vai entrar no gamepass pc.

    2. O loko, saiu do game pass? Ainda bem que zerei, tirando uma fase bugada demais no começo, e o último chefe mais bugado ainda o jogo é top.

    3. Aquele dos sem rosto? A Epic fez muita grana essas duas gerações e agora tá tentando usar isso pra montar a própria plataforma.

          1. Tem. Terminei ele em 40 horas, mas da pra você terminar em 20, caso nāo queira explorar tudo. É um jogo excelente.

          2. Tem. Terminei ele em 40 horas, mas da pra você terminar em 20, caso nāo queira explorar tudo. É um jogo excelente.

  2. mano ontem fui procurar o jogo Ashen na Windows Store e não achei mais o jogo, quando fui pesquisar vi que ela saiu da steam também e virou exclusivo da epic, q merda e essa? ele era um jogo play anywhere.

  3. Então, olha só que interessante, Jorge. Exatamente o que estávamos falando no post anterior.

    “No entanto, o lance real da Microsoft com o Project xCloud é ampliar o mercado de sua marca…”

    Isso não vai anular o mercado de hardware em si, quem quiser comprar um Xbox, pode comprar.

    Mas a questão de ampliar a marca mesmo em outras plataformas, não é descartado fora do projeto xCloud.
    Ter o melhor hardware, software, serviços e conteúdo, é o que dará a marca uma valorização maior.

    Mas mesmo que disponibilizem seus conteúdos e serviços para outras plataformas, o hardware não seria um impedimento. Neste caso, não precisa ser um PS para ter acesso.

    Entendo a preocupação de alguns no que se refere a publicação dos jogos da MS em qualquer lugar, mas isso não quer dizer que todos irão comprar PS por isso.

    “Não há muitos consoles de jogos. 1,2 bilhão de pessoas…”

    É muita gente que não tem acesso. Se existe a possibilidade de ampliar, com certeza o farão independente do hardware.

    1. O pessoal não entende que quem quer console não vai sair dele pra jogar no PC ou Android e vice versa, eu mesmo tenho como plataforma principal o pc mas para jogos mais casuais prefiro o Xone do que o ps4 (game pass é muito atrativo)

      1. Eu prefiro muito consoles principalmente pela comodidade e não ter cheaters, se um dia a ms parar com o hardware e tiver só para pc, infelizmente vou ter que voltar para o ps, espero que isso nunca aconteça, pois o xbox one s e x foram 2 obras de arte em questão de arquitetura de hardware e visual.

      2. Exatamente… Ninguém vai deixar de consumir consoles, aliás, poderia até haver um certo crescimento, visto que, se a pessoa curtiu muito determinados títulos e quiser uma experiência diferente, vai adquirir um console.

        Assim como eu que jogo multi. Sai do PS e fui para o Xbox X por causa do hardware, serviços, sistema, etc… E não por causa dos jogos em si, continuo com os mesmos jogos.

        1. Até a geração passada ainda havia motivo pra ter PC como plataforma principal de jogos em detrimento de consoles. Se vc pegar um Rage, um crysis 3 ou um skyrim de console e comparar com os de PC, vc irá concordar comigo, mas hoje? Os PCs podem oferecer algo mais bonito, mas nos consoles não estará feio como nos casos que citei. Já chegamos num patamar que não dá pra reclamar. Eu já tive um one S e estou com o One X. Tem alguns jogos que apresentam uma bela diferença, mas os jogos não ficam feios no S por causa disso. PC pra mim é pra trabalho e olhe lá, já não sou mais entusiasta de punhetação de software e benchmark.

  4. Acho interessante do ponto de vista da inclusão do máximo de pessoas possível no mercado de jogos … mas tem que colocar na conta que a maioria desses paises a internet é sofrível e cara … alguns até com limitações de uso de dados em redes fixas imagina móvel… mas ai não é culpa da Microsoft ou Sony ou qualquer outra empresa afinal você pode disponibilizar o serviço pra todos mas isso não quer dizer que todos poderão usar…

  5. kkkk

    Caixista é bobo mesmo, se nem em países desenvolvidos o streaming ainda tem dificuldades de ser minimamente bom imagina em países em desenvolvimento kkk

    Tem que perguntar pra ele o porque do Xcloud não ser lançado no Brasil ainda

    Afinal nosso país é no perfil do que ele fala ai

    1. Vale reforçar que o Xcloud ainda não foi lançado de fato, está em fase de testes. Então a rigor, o serviço não foi lançado em lugar nenhum oficialmente.

      A título de comparação, vale lembrar também que o Brasil não esteve na lista e países contemplados no lançamento do Gamepass, aparecendo uns 3 meses depois. Então pode ocorrer algo similar com com o Xcloud, ressalvadas as dificuldades naturais que o país impõe em vários aspectos, o que não significa que a MS esteja deixando o Brasil de lado, portanto.

      Embora a India seja um país em desenvolvimento tão quanto o Brasil e com seus desafios sociais, o ramo de TI cresce exponencialmente por lá, bem como infraestrutura de internet. Sem contar que hoje a India é o país com a maior taxa de crescimento econômico do mundo, enquanto o Brasil simplesmente estagnou na última década. Há também aspectos ligados a burocracia e legislação, que ajudam muito a tornar o país mais atrativo para novos investimentos, algo no qual o Brasil também peca, e muito.

    2. Vc tem de se informar mais. A MS demorou a se aventurar no mundo do streaming exatamente por esses desafios. Ela teve de desenvolver durante anos tecnologias de transmissão, compactação, predição, microprocessamento local, etc, para superar os vários gargalos dessa tecnologia. Por isso ela tem os menores tempos de latencia e a menor necessidade de banda de todos os serviços, além disso ao usar os xbox One X nos servidores como base de processamento dos jogos garantiu a compatibilidade e a variedade de jogos da plataforma Xbox. Pode ter certeza, se tem alguma empresa que pode fazer esse modelo de negócio dar certo, a única que tem chance é a MS por esses fatores e por experiencia, abrangencia e liderança global nesse setor.

  6. Alguém pode me tirar uma dúvida? Na E3 falaram que o seu console Xbox iria servir com seu próprio servidor, isso significa que seria eliminada aquela dificuldade que estavam dizendo que ia ter sobre isso? Por exemplo, o cara que mora no interior de Roraima e está muito longe dos servidores da MS em São Paulo não iria mais ter esse problema se alguém perto dele tivesse um Xbox (já que ele iria funcionar como um servidor) ?

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