Carregando...

Project xCloud: requisitos da largura de banda para streaming do Xbox One

Em outubro, o acesso prévio ao esperado Project xCloud será finalmente lançado para usuários de três países. A Microsoft anunciou nesta semana que, a partir de outubro, os usuários nos Estados Unidos, Reino Unido e Coréia poderão usufruir de um dos recursos mais esperados pelos jogadores do Xbox One, um recurso que nos permite nada mais e nada menos do que jogar jogos do Xbox One em dispositivos portáteis como o nosso smartphone.

Com este breve lançamento, a Microsoft atualizou o site xCloud e publicou os requisitos mínimos e recomendados para executar o aplicativo em boas condições. Como a Microsoft apontou, o streaming pode funcionar com NAT moderado e conectado a uma rede sem fio, embora seja recomendável que a conexão seja com fio e que o NAT seja aberto.

A largura de banda necessária para o seu correto funcionamento também foi estipulada. Em princípio e como requisito mínimo, seria necessária uma conexão que ofereça uma largura de banda de 4,75 Mbps, mas o recomendado seria de 9 Mbps. A latência também é uma coisa importante ao executar o xCloud, a Microsoft recomenda no máximo 125 ms, mas especifica que, para uma operação perfeita, precisamos ter uma latência de 60 ou menos. Por outro lado, a Microsoft também recomenda que, ao fazer essa conexão, mantenha a porta 3074 livre.

Posteriormente, o Project xCloud também permitirá a reprodução de streaming nos servidores do Azure (como o Google fará com o Stadia), embora a partir desta opção não haja detalhes sobre como ele funcionará exatamente e as modalidades e preços que ele pode oferecer. O pré-acesso de outubro começará com alguns jogos selecionados como Halo 5, Gears 5, Killer Instinct ou Sea Of Thieves.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.