Projeto Centennial pode criar apps e jogos UWP completos! (Xbox e Windows 10 Mobile entram aqui)

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A Microsoft possui a maior plataforma de software em termos de programas e jogos, o seu legado é fascinante e maior até que o Android ou iOS. Contudo, tais programas precisam se modernizarem, ganhar novas funções, nova aparência e novos poderes, e foi daí que chegou a Plataforma Universal do Windows – UWP.

Um verdadeiro ou completo UWP pode rodar não só no PC, mas também no Hololens, Surface Hub, Xbox e Windows 10 Mobile. Realmente é algo universal. Contudo, a ponte que converte um programa ou jogo do legado do Windows (Win32) em algo moderno é chamado “Desktop Bridge” ou “Projeto Centennial“.

O Projeto Centennial dá aos desenvolvedores a possibilidade de converterem o velho para o novo, os últimos exemplos disso foram o WhatsApp Desktop, Spotify e Apple iTune.

spotify-uwp

Contudo, muitos ainda têm o pensamento arcaico que o Centennial só empacota um aplicativo Win32, mas as coisas mudaram muito. Durante a BUILD 2017, foram explicados os avanços e vamos tentar tornar isso bem didático para que vocês entendam:

  • Plataforma Universal do Windows – é uma linguagem de programação para aplicativos modernos, com novas APIs e visual também moderno.
  • OneCore – é a unificação do coração do sistema, a meta é que no final só exista um único Windows.

Neste caso, vamos falar da UWP, e deixa o OneCore de lado, não confunda as duas unificações. Feita a divisão, agora você precisa saber sobre o procedimento básico para conversão usado no Projeto Centennial atual.

Conversão completa

steam-neon

Um jogo da Steam ou o próprio Photoshop podem ir para a Windows Store como fruto do Projeto Centennial e eles poderiam rodar no Xbox One ou Windows 10 Mobile, mas para tanto, devem completar todos os passos da conversão.

São 5 passos para que o Centennial converta o antigo para o novo, mas o desenvolvedor não é obrigado a realizar todos, se parar no primeiro passo, terá apenas o empacotamento, como se tivesse “zipando” o arquivo .exe em .appx. Parando por aqui, tal software não pode ir para o Xbox ou Windows 10 Mobile. Contudo, se o desenvolvedor continuar a conversão poderá torna-lo compatível com os outros dispositivos – BOOM!

Destarte, nem sempre a conversão é fácil de ser realizada. Existem algumas APIs mais complexas ou que ainda não existem na UWP, e por tanto, aí está uma grande limitação para alguns casos.

A Microsoft disse que dois terços do apps convertidos já são utilizáveis a partir do primeiro passo. Os outros passos são realmente para aproveitar APIs UWP para criar um app totalmente moderno, sem nenhum código legado.

A equipe por trás do Centennial continua a adicionar suporte para mais APIs que os desenvolvedores usam com mais frequentemente. “Nós vamos torná-lo mais fácil para você, o mais fácil o possível,” disse o funcionário da Microsoft na BUILD 2017.

Não é certeza que todos os apps do Projeto Centennial se tornem UWP completos, mas a intenção da Microsoft é essa. Apesar do OneCore unificar cada vez mais o sistema, ele não moderniza os apps. A intenção do Centennial é justamente essa!

Fonte: Windows Central, PCMag

41 comments on “Projeto Centennial pode criar apps e jogos UWP completos! (Xbox e Windows 10 Mobile entram aqui)

    1. Gosto da frase ”No momento Certo” já que no momento não oportuno todo um projeto bacana pode dar errado.

      Microsoft, Apple e a Google estão com vários projetos lançados em momentos errados que poderiam der dado certo em outro momento.

  1. ”Contudo, muitos ainda têm o pensamento arcaico que o Centennial só empacota um aplicativo Win32, mas as coisas mudaram muito”

    Não é um pensamento, é um fato… Todos sabem que as desenvolvedoras querem o mais fácil e isso ocorre muito, mas isso é bom pois os devs tem a opção de ver a adoção do app em quentão.

    Vários convertidos que eu usava se converteram de verdade e estão bem melhores.

      1. Na verdade, é o seguinte: CLR é o ambiente de execução das aplicações .NET.

        Para fins didáticos apenas, os fontes uma vez compilados dentro da plataforma, são convertidos para IL (Intermediate Language), e isso independe da linguagem, podendo ser C#, F#, etc. O CLR, através de um componente especifico, interpreta essa linguagem e converte para a linguagem de máquina na arquitetura desejada.

        Portanto, chamar o CLR de linguagem de programação não está correto, muito menos o UWP.

  2. “Plataforma Universal do Windows – é uma linguagem de programação para aplicativos modernos, com novas APIs e visual também moderno.”
    Plataforma Universal Do Windows (Universal Windows Platform Ou UWP) Não é linguagem, você pode escolher algumas linguagens pra programar e APIs que você pode usar em qualquer linguagem, ele é rodado através do Windows Runtime…

      1. O .Net pega na estrutura das aplicações em UWP e faz a conversão para usar essa lingua. Portanto o que o Yurih diz é verdade.
        Se fossemos pela sua lógica, então todos as aplicações correm numa só lingua: Assembly

          1. O Jorge começou a dar uns cortes, tomara que resolva.
            Tipo, quem tem win10m sabe muito bem o que ele tem de bom e onde falha…e gostamos mesmo assim. Não precisa vir um bando de mala ficar dizendo “verdades” , como eles gostam de chamar esses para posts ruins.

  3. Não entendi o que mudou de um ano pra cá.. desde o começo a bridge “empacota” o programa para usar na store e o dev tem que converter o programa para UWP se quiser que ele seja realmente universal..

    1. Ele também troca as APIs antigas pela as novas que fazem o mesmo, porém as APIs que não existem no novo ficam do jeito que está, estão os devs têm que consertar isso, e depois disso ele já é UWP.

  4. Tem mais de 450 mil APIs, infelizmente a grande maioria vai acabar parando no primeiro passo. Pelo menos a Loja ficará mais populada de apps.

  5. Desde o Windows 8 que é a mesma história. E olha os 3 exemplos citados:
    Spotify e iTunes que nem saíram ainda e Whatsapp que nada mais é do que um web-app rodando como um aplicativo.

    1. Não concordo não. A história hoje é bem diferente. Antes o que se chegava se tinha de se contentar, nada era atualizado. Hoje, os apps são atualizados constantemente. Há confirmação de importantes apps chegando, como o iTunes e WhatsApp. E suposições de chegada de apps (não me lembro disso no Windows 8, com uma loja paradíssima). No caso do Whats, mesmo sendo um web-app vejo como importante para o crescimento da loja da Microsoft. E creio que, com bom desempenho, será bem-vindo.

      1. O problema é que é algo antigo já… Já era pra ter virado tendência a muito tempo.
        Toda hora é um “agora vai” diferente…
        O próprio Evernote que está na loja agora nada mais é do que a versão antiga “empacotada”
        A real é que ninguém liga. Nem o próprio Office está na loja.

        1. O problema é antigo, mas investimento na loja, só se fez com a chegada do Windows 10. Antes disso, nenhuma ação era tomada para o aumento de apps na loja. Hoje, é notável o esforço que a Microsoft faz para a popularização da loja, não só na parte de apps, tanto de entretenimento (ou sistema…), quanto em ferramentas de desenvolvimento.

          A loja já está virando tendência nos jogos. Faltam os apps tomarem isso. E, eu vejo como um movimento natural. E está sendo. Nessa parte inicial, penso que o foco seja a presença de apps na loja, independentemente da forma que estejam. E, o grande porém é se os apps só serão para PC, que seria um grande problema, dentro da proposta dos UWPs.

          Sempre se usa o argumento do Office. Apesar da grande importância da suíte de escritório, a presença dela não era primordial de início. O processo de convertê-la seria maior que a adição (e atualização) de outros apps unitários do sistema, que já nasceram UWP. E já se confirmou que vem…

          1. Um bom passo foi o R.E 7 entrar no Xbox Play Anyware. Isso foi bom. Mas o CoD foi um verdadeiro fracasso se tratando de jogos. Está longe de ser tendência.
            Esse é o grande problema da Microsoft, tanto no Mobile quanto na loja de aplicativos. Não apresenta uma melhora gradual. Parece que a toda hora é um recomeço e um “agora vai” diferente.
            Se com o Windows 10 S não for pra frente, melhor esquecer a idéia.

          2. Quanto ao sucesso/fracasso dos jogos citados, ok. Mas não vejo forte correlação disso com o sucesso dos UWPs. Independentemente se um jogo é ou não é sucesso, mas ao usar UWP, será muito bom pra a Microsoft. Não é tendência, mas vejo que há tudo para ser. O custo no desenvolvimento UWP deve ser menor ao que fazer especificamente pra cada plataforma. Sendo assim, não vejo como os grandes jogos não comecem a vir assim e compartilhando tanto para PC e Xbox (no mínimo) quanto Xbox Play Anywhere.

            Desde o W10, não vi recomeço da loja. Só vejo adição de mais aplicativos. E cada vez melhores. Adotando mais rapidamente os padrões estabelecidos pela Microsoft. E penso que a estratégia UWP + loja não será abandonada nem a pau. Não tem números estrondosos, mas tá no caminho certo.

    2. Desde o Windows 8?
      Esses projetos saíram com o Windows 10, a baixa adoção do Windows 8 fez com que a Microsoft nem fizesse tanto esforço para conseguir desenvolvedores.

      Você é muito leviano em dizer que a proposta do Windows 10 não teve resultado.

      1. O Windows 10 eu acho MUITO bom. Já a loja ainda continua se esforçando pra ser algo bom.
        Tudo precisa ser melhorado gradativamente. Não tem essa de que tal projeto que começou que conta agora.
        Desde o Windows 8, a loja está lutando pra se firmar.

  6. OS caras estão se esforçando para trazer mais aplicativos e universalizar seus conteúdos e tem gente de mi mi mi?

    Quem sempre utilizou o Lumia, hoje ver a melhora e a maior quantidade de aplicativos disponibilizados!

    O mais engraçado é quem reclama, não ajuda em nada ou não tem uma solução para isso acontecer?

  7. “Plataforma Universal do Windows – é uma linguagem de programação” ??
    Tal como o nome indica é uma plataforma para construir apps para Windows usando uma API única entre as várias edições do Windows.
    São usadas várias linguagens de programação para se fazer uma aplicação usando a “Plataforma Universal do Windows”

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