PS4 e Xbox One unidos não atingem nem a metade das vendas de hardware de PCs em 2016

windowsclub-pc

Uma pesquisa da Jon Peddie Research acerca do mercado de peças para computadores pessoais afirmou que a venda de hardware para PCs foi 122% maior que a venda de consoles em 2016. Isso quer dizer que o valor movimentado pelo mercado de hardware para computadores foi mais que o dobro do valor movimentado por todos os consoles de videogame.

Ainda de acordo com Jon Peddie, os consoles movimentaram um total de US$ 90.4 milhões entre o começo de janeiro e o final de setembro de 2016. Nesse mesmo período, o mercado de hardware para PC movimentou US$ 200.9 bilhões. Diferença brusca.

A razão do sucesso

gtx-1080

Placas de vídeo. Essas foram as principais responsáveis pela movimentação desse montante expressivo. Entre o segundo e o terceiro trimestre de 2016, houve um aumento de 20,4% nas vendas.

A Nvidia foi a empresa que se saiu melhor nesse período, vendo um aumento de 39,31% na sua venda de placas de vídeo. Sua principal concorrente, a AMD, também aumentou suas vendas de placas de vídeo, mas em apenas 15,38%.

Tanto a Nvidia quanto a AMD disponibilizaram suas novas linhas de placas de vídeo. A Nvidia lançou a linha GTX 10, que tem a GTX 1080 como sua top de linha; a AMD, por sua vez, focou no mercado de entrada com sua linha Radeon RX 400. A realidade virtual também teria estimulado isso, segundo a pesquisa.

A pesquisa ainda critica os desenvolvedores de jogos por priorizarem os consoles com conteúdo e jogos exclusivos, e as vezes esquecerem ou deixarem o PC para o segundo plano com jogos portados com falhas. Também lembra que em algumas parte do mundo, como os Estados Unidos, os PCs voltaram a ser bem vendidos após anos de queda.

22 comments on “PS4 e Xbox One unidos não atingem nem a metade das vendas de hardware de PCs em 2016

    1. Sim mas sabe pq?
      Vc viu o preço do BF1 pra PC……ta surreal, sei que o preço nao esta alto so pra PC mas acontece q os games para PC eram mais baratos q os de console, pois geralmente PCs nao usam midia fisica.
      Mais este ano ta complicado bagarai kkkkk
      Eu msm terminei de montar um PC com uma GTX1070 e tals agora junta uma grana pra compra os games, na esperaca de rolar uma promo pq ta dificil =(

      1. o problema do PC online são os cheaters cara… eh muito chato, o jogo perde a graça, no VG vc encontra gente no servidor por anos, exatamente por não ter essa palhaçada, isso t motiva… no PC a galera compra um milhão de jogos e não joga 10, e os menos de 10 que jogam acabam enjoando pq ou o jogo tem muito cheater, ou pq não tem galera o suficiente jogando, ou por diversos outros motivos, no final, se vc gosta de jogar online o VG é melhor, se vc curte gráficos e quer jogar offline ai o PC tá tranquilo, apesar de com o passar do tempo o PC se tornar muito mais caro do que o VG… por exemplo, eu jogo todos os jogos (mesmo os lançamentos) com a mesma qualidade gráfica (ou as vezes até melhor) desde o lançamento do VG… já quem está no PC, se estava jogando o ultra em 2013 provavelmente não está jogando no ultra hj (a não ser que tenha trocado de placa de vídeo) ou seja, VG é muito mais prático, é muito mais fácil, tem o problema de quem gosta de jogar com mouse e teclado e tals (eu não curto) mas faz parte…

          1. cara… não é regra… depende muito… olha isso por exemplo:
            Shadow of Mordor: 160 na xbox live store (digital) 79 no submarino (fisico)
            GTA V: 200 reais na xbox live store (digital) 135 no submarino

            Inclusive, tirando nas épocas de promoção da xbox live, é muito mais fácil achar mais barato em mídia física…

  1. Não entendi a crítica no final, só pq existe mais vendas de hardware não significa que dá mais dinheiro no software.. Sem contar que os valores não significam quantidade de jogadores.. Um jogador de PC gastando 900 dólares na máquina, nessa pesquisa vale o mesmo que 3 jogadores de console que pagaram 300 no console

  2. a venda de consoles não é tão importante para a MS, agora quero ver a comparação com o tanto que a venda de consoles mais a LIVE deram para a MS contra esse lucro de venda de hardware para PC´s…

  3. “A pesquisa ainda critica os desenvolvedores de jogos por priorizarem os consoles ”

    Pesquisa totalmente tendenciosa pra promover computadores. Essa relação de hardware de pc e console não tem nada a ver. So porque placas de vídeo vendem mais não quer dizer que pessoas jogam mais no PC. Plas de videos não servem só para jogos.

  4. Consoles 90,4 milhões, PC’s 200 bilhões? Está certo isso? Acredito que nessa conta toda aí, ele deve ter incluído PC’s domésticos não destinados a jogos, em PC’s pra jogos , creio que deve vender até menos, eu conheço muita gente que tem consoles, mas não conheço ninguém com um pc gamer, mas isso não quer dizer nada.

  5. A comparação feita em valores mostra que as vendas não foram o dobro, e sim que os hardwares alcançaram valor em dobro, isso tendo em vista que o hardware de pc é quase o dobro do valor de um console… além dos periféricos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *