Reino Unido investiga casos de abusos do Google contra o Windows Phone

google-satanas

Muitos acreditam que o Google tem intencionalmente realizado certas atitudes para impedir qualquer possibilidade de sucesso de uma outra plataforma móvel. Nós já testemunhamos a queda de um sistema que já foi popular, BlackBerry, e que agora se concentra em lançar produtos com o sistema operacional do Google – Android.

Agora, foram relatados que órgãos governamentais fiscalizadores do Reino Unido, UKs Competition e Markets Authority (CMA), designados à garantir a equidade e a transparência na concorrência, abriram uma investigação contra o Google sobre o possível abuso da sua posição dominante no mercado móvel. O Android tem tomado a maior parte do mercado.

Geralmente, um mercado é recomendado ter 3 principais concorrentes. Esta é a regra geral para garantir que os consumidores tenham escolha e que as empresas não tirem proveito de suas posições.

Na denúncia inclui:

  • Bloqueio de acesso a um ou mais dos seus serviços aos consumidores em uma plataforma concorrente, seja temporária ou permanente.
  • Bloquear acesso a um ou mais dos seus serviços numa plataforma concorrente, ou tornando mais o mais tedioso.

Há também a questão do Google não oferece qualquer um dos seus aplicativos na plataforma móvel da Microsoft. Seguido por seu bloqueio intencional do caso do aplicativo do Youtube. Foram várias atitudes suspeitas aos longo dos anos.

É óbvio que, a Google é uma empresa gigante e está em posição dominante, e por isso não pode fazer o que quiser para manter sua posição.

Se a investigação progredir, a Google teria de responder às preocupações da autoridade e fornecer provas em contrário. As empresas são obrigadas a cooperar com a CMA, ou poderiam enfrentar multas de abuso de mercado, que podem ser bem caras.

O processo ainda está em curso, eles estão recolhendo informações e provas apresentadas pelos consumidores.

A casa caiu? Ou tudo é mero acaso do destino? Ou seria culpa da Microsoft como muitos dizem?

Fonte: Governo do Reino Unido

95 comments on “Reino Unido investiga casos de abusos do Google contra o Windows Phone

    1. Se o app não é similar ao android/ios, como falta de algumas opções ou obsoleto demais para usar algumas funções… Ja se torna um app inviável e a google deveria atualizar ou remover.

      Mas acho correto cobrar isso somente de apps essenciais, que realmente seja necessário no dia a dia.

  1. Do mesmo jeito que o linux sofre abuso por n *ter o office,ou a sony por n ter forza no Playstation…porque a google seria obrigada a portar seus serviços pros concorrentes tsc tsc.

    1. se fosse assim a EA esta abusando tbm. Pq eh a unica dev d jogos q usam porsches em seus jogos. Outras devs nao podem usar. . Ha um grande diferença entre ter serviços exclusivos. O iOs tem yt liberado pela google. Pq a google bloqueia no windows?

      1. Talvez porque o windows phone não tem marketshare suficiente pra receber um cliente oficial?

        Alem disso,seguindo essa mesma linha de raciocinio sobre o youtube no Ios,eu estaria certo em dizer que a microsoft “bloqueia” o office no linux e libera no Osx?

        Acabei de olhar no netmarketshare, e o Osx tem 4,69% enquanto distribuiçoes linux tem 2,33 de share o que daria +- o dobro.Enquanto isso o Ios tem 27,89% enquanto wp tem 2,79%.

        Com base nisso,de maneira superficial daria pra dizer que o marketshare do Osx é o dobro do linux,e tambem que o Ios teria 10x mais share do que o wp.

        Entao,vendo as diferenças de share,porque o windows phone teria que ter os apps do google,sendo que é 10x menos usado que seu concorrente mais proximo?

        Se o linux que só tem 2x menos share que o Mac n tem o office,não faria sentido o wp ter o youtube tambem.
        É tudo uma questão de share.

        Estatísticas usadas para comparaçao:

        -Desktop OS: https://www.netmarketshare.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=10&qpcustomd=0

        -Mobile OS: https://www.netmarketshare.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=9&qpcustomb=1&qpct=2

          1. Mas aonde a google bloqueia o youtube no wp?Pelo que andei lendo a google bloqueou o app do youtube da microsoft pela falta de anuncios e a funçao de baixar os videos,o que pra mim é uma boa justificativa para um bloqueio.

            Apenas citando,o caso do bloqueio do app de email do windows é so uma questão de permissão na conta do google, Eu mesmo tive que alterar essa opção para poder usar o Cliente de email Geary do Eos pois a google impedia o login pelo app,e nem por isso considero “abuso”.

          2. Mas aí que tá, a M$ já tinha corrigido esse pedido (e estavam juntas trabalhando para as correções), mas posteriormente a Google bloqueou novamente e não informou o que foi violado e ficou por isso mesmo…
            Quem tá julgando abuso é o governo do Reino Unido.

        1. vdd. Concordo. Mais o windows tem em seu subsintema o ubuntu q pertence a linux. Essa questão d market share. Nao sou ligado. . . Mais todos nos sabemos q google realmente faz esse boicote contrai windows principalmente aos mobiles. Pagando as devs p nao liberarem p o windows com a alegação q no winstore nao seria rentável. Como nao eh rentável . Se mtos qerem. Aki em cs. Sou o único q usa wp.. Eu pego os androids daki. E olho os apps q mtos pedem p windows no feedsbacks. Fico impressionado o qnts d pedidos tem em apps simples na playstore do pessoal pedindo p lançarem no wp. E com base nisso a google abre o cofre . Boicote q ela nega . Mais q agora sera punida

    2. forza e um exclusivo microsoft nasceu no xbox. assim como good of war e do playstation. ninguém fala do StreetFighter que sempre foi multi ser exclusivo do playstation?. office não tem mercado no linux sé não a ms já tinha colocado lá..não entendi seu comentário.

      1. tava muito bem tbm até falar que “office nao tem mercado no linux”.
        Se for assim a google pode alegar que os serviços dela nao tem mercado no windows phone

        1. A obrigar fazer app para a plataforma não, mas bloquear aí sim que não pode. Office pode ser instalado no linux com wine sem restrição (ao menos o q lembro).

          1. mas esse wine é um emulador, e se nao fizer tudo certinho, nao funciona. Eu acho justo ela ter que liberar o software para linux tbm, do mesmo jeito que a google tem que liberar os apps dela pra WP

          2. Tecnicamente o wine é um tradutor que adiciona um camada de compatibilidade na execuçao do programa,traduzindo as chamadas e Apis do windows.

          3. Para o Office apenas com uma linha de comando se configura para rodar perfeitamente (diferente para jogos, que aí sim é uma grande dor de cabeça).

      2. Ta certo, aí eu migro pro Linux por ser um sistema livre e compro um pacote office, vai se manter super livre minha usabilidade… Não to defendendo a MS, mas vi ela lançar versões um pouco mais antigas para poder lançar com gratuidade para o Linux pq o Linux tem que ser free…

    3. Linux sofre aceitação não por culpa da Microsoft assim, e sim por que a comunidade Linux são arrogantes demais, acha que o usuário comum é obrigado a entender de código, entender de comandos, pois mesmo os Distros mais fáceis, ainda exigem muita compreensão de muita coisa e hoje em dia, as pessoas não tem tempo para isso, no Windows 10 Mobile isso já não ocorre, o sistema é até mais prático e fácil de usar que o Android.

    4. Mais do que justo a Microsoft não querer lança seu produto pra um sistemas que o usuario tem que saber programa pra instalar esse produto, sendo que nos dois outros sistemas é so ir clicando pra instalar

      1. Putz… Baixa o pacote deb e executa, inclusive o instalador do Ubuntu por exemplo faz tudo automático, inclusive atualiza os programas sem precisar fazer nada, tudo automático. Kkkkk
        Sem falar que lá tem loja também, busca, clica em instalar, espera, usa.

      1. O iOS tem perto de um bilhão de usuários, grande parte de alto poder aquisitivo. O Windows Phone/Mobile tem menos de 100 milhões e grande parte é de Lumia 520 e 535. E tô chutando um número muito alto, eu choro que o Windows Mobile tem hoje menos de 40 milhões de usuários, devido a fuga massiva a de usuários.

        1. Errou meu filho, quando de faz um app pro Windows 10 (UWP) se roda em tudo com apenas um código. Então é frescura da Google, ao invés de pegar aquele código do Chrome em C++ e jogar logo na plataforma universal, fica de frescura

          1. E ainda teria a vantagem de que seria inviável bloquear os anúncios tendo um app UWP do Youtube, por exemplo.

  2. ótimo! Tomara que seja obrigada a lançar apps para o windows/mobile tambem.
    Concorrencia é sempre bem vinda!!
    agora, eu só sinto falta de uma terceira opçao nos PCs também. Gosto muito do ubuntu, mas ele é o windows phone no quesito “programas e jogos”

      1. E a Google ganha o que com a Microsoft lançando Office para o Linux ??? (só a M$ ganha popularizando ainda mais o seu produto) Para o Android tem uma porrada de app da M$.

        1. Nao é questao de google ganhar ou perder…é questao de manter 3 (TRÊS) concorrentes (como foi dito no texto) para um mercado mais saudável.

          1. Concordo, mas não entendo qual a relação do mobile com PC. Uma vez que a maior representante linux mobile (Android) está muito bem de app M$, assim como IOS.

          2. MAs ai que tá…nao tem relação. Pelo que entendi, não é dito que tem que ter 3 concorrentes em cada mercado?
            Mobile: windows, iOS e android
            PC: Linux, windows e o OS dos Macs (esqueci o nome).

            O Android pode ser o representante do linux, mas apps de android não rodam no ubuntu, e outras distros. Por isso acho que a MS deveria lançar para linux de pc mesmo.

          3. Concordo. Na era Ballmer ocorreu altas tretas, mas não ficaria surpreso sair Office para Linux (uma vez que ultimamente a M$ está em love. Fazendo parceria com a Canonical, lançando Skype para Linux e entre outras coisas).

          4. veja bem isso o google pega o Linux e cria uma distribuição, fato!
            depois não permite que o Linux o qual ela usou para criar tal distribuição use do frutos proporcionados, fato!
            e vejo muita gente dizendo que a Microsoft só pensa em sim e blá 3x!
            e estes mesmo dizem algo como se o google fosse a mais nobre das empresas!

      2. Entendo acho justo o que você falou. Mas o caso Google X Microsoft é diferente, o Goggle tem muito a ganhar disponibilizando seus serviços pra MS e mesmo não fazem. Nesse sentido eu acredito que há má vontade da Google.

        Agora, no caso do Linux, a MS não tanto o que ganhar. Como disse acho justo o que você falou, mas vejo a verdadeira maldade pelo lado da Google.

      3. Uma coisa não tem a ver com a outra. Não investigam a empresa não lancar seu próprio serviço à outra e sim bloquea-los propositadamente. O office não é bloqueado, pelo contrário, a partir de 2007 ficou até mais usar o seu formato xml

        Já o Google bloqueia qualquer serviço que tente usar suas APIs no Windows Phone.

          1. Eu não falei nada de youtube ou gmail, mas ja que vc falou, veja que a investigação engloba a interrupção permanente OU TEMPORÁRIA. O google ja bloqueou api do youtube específicamente para o Windows Phone, ja boicotaram o exchange, o Android puro nem aceita conta de calendario do Outlook, que tem um publico absurdo, seria o mesmo que a microsoft bloquear o gmail no internet explorer anos atras, seria bom isso, não??

            Eu não entendo o que o pessoal gosta de defender o google, ficaram com a visão da Microsoft dos anos 90 e não enxergam o que o google tá pior que ela em pleno 2016.

  3. Espero que o mundo todo faça esse tipo de investigação e multe todas as empresas que não ajudam para ter competitividade entre elas. Google sempre prejudicou o Windows Phone/10Mobile. Microsoft jamais cometeu essa deslealdade para com o Android

  4. Isso esta na cara, esta desculpa da Google em não oferecer aplicativos para o Windows devido ao share do sistema é uma desculpa esfarrapada, isso é para impedir que o sistema cresça, lembre-se, maioria dos usuários usam Android, mesmo que os serviços da Microsoft sejam melhores, eles querem alguns que a Microsoft não ofereça, como é o caso do Youtube e o buscador da própria Google.

    1. Concordo, acho inclusive já passou da hora da Microsoft lançar todos os seus serviços e produtos pra plataforma Linux. Até pq tem mais gente usando computadores com Linux do que celulares com Windows.

          1. se não me engano tem o 2013 free… eu acho assim, que a MS não libera pro Linux pq a Ideia do Linux é ser um sistema livre e os serviços da ms alguns são pagos…não sei se é por isso mas pode ser que seja..

  5. Os cliente do youtube sao ótimos, e a google nao proibiu nenhum, inclusive alguns clientes como o tubecast sao vendidos e sem propagandas, nao acho a google tão ma assim.

      1. Proibiu pq ela violava os termos de uso, pode dar uma pesquisada ai q vc irá ver q era desleal com os anunciantes e com o próprio youtube.

  6. Até que enfim um orgão regulamentador viu o que o Google vem praticando a anos e se investigar mais a fundo, poderá encontrar outros abusos, como pagar para que uma empresa não desenvolva app para outra plataforma, com medo de perder cada vez mais o mercado… Pode ser dominante e estar a mais tempo no mercado, mas com outra empresa mostrando o poder do seu SO, eles corriam o risco de perder muito mercado….

    Assim como a Microsoft foi julgada e culpada por práticas no Windows, por ser a empresa dominante, está na hora do Google também sofrer com isto, pois também usou sua posição para não perder mercado para o Windows Phone/Windows Mobile, já eu a Apple não oferece riscos por ter um público diferente das outras 2 concorrentes….

  7. Lembro que a Microsoft foi obrigada a OFERECER outros navegadores da concorrência por causa da dominância do IE… já com relação ao Google ninguém toma nenhuma atitude. A Google fica o tempo todo mandando eu instalar o Chrome enquanto acesso qualquer página do YouTube.
    Acho legal que usuários e empresas adoram jogar pedra na Microsoft e lamber as bolas da bosta da Google. Marketing é tudo. Falta marketing cool pra Microsoft. A Google dá uma de cool e consegue ter o cu das pessoas pra enfiar suas merdas lá dentro.

    1. Hahahaha achei engraçado seu comentário e realmente é verdade o que você disse. O marketing da Microsoft é ridículo, já a Google tem um marketing muito bom. Ainda hoje o marketing é a alma do negócio, só ta faltando alguém avisar lá na Microsoft porque parece que eles não sabem.

  8. Por mais que alguém diga “mas é questão de mercado business, ninguém dá bala para o concorrente” ainda assim por mil e outros motivos não entendo essa briguinhas dos grandes da tecnologia, tudo tem de ser universal e acessível a todas as plataformas, e isso pode chegar a afetar a afetar daqui a alguns anos em problemas de desigualdade social. Isso só alimenta o egoísmo e o idiotismo no mundo.

  9. Exato! E tem que investigar mesmo e barrar os abusos. Esse eh o verdadeiro capitalismo, e a google é muito corporativista. Livre mercado é livre mercado. Mostre que tem o diferencial, conquiste clientes pelo seu trabalho, e nao com falcatruas com carinha de estatal¬_¬

  10. Minha opinião: Os demais países também deviam seguir o exemplo do Reino Unido, que está de parabéns. Talvez agora vejam que é muito ruim ter apenas duas plataformas dominantes. Deve existir pelo menos um equilíbrio. A diferença é absurda.

  11. A google sempre fez esse tipo de coisa. quem tinha Windows 7 deve lembrar da extensão do google que inutilizava o internet explorer e instalava todas as API’s do chrome, pra vc usar praticamente um Chrome instalado em cima do internet explorer ashuashas E nao sei se vocês perceberam isso também, mas por exemplo, se você pesquisa um termo no Microsoft edge, e depois pesquisa o mesmo no chrome, os resultados do chrome são mais precisos do que do edge

  12. Eu acho justo a Google bloquear a API dos seus programas para a Microsoft no Windows 10 Mobile de nada adianta ter os serviços da Google na plataforma, não é isso que vai atrair mais clientes.

      1. Não é isso que vai fazer novos usuários aderirem à plataforma.
        A Microsoft devia era deixar isso de lado e mostrar pra Google que eles não significam nada e focar no que mais importa que são os famigerados aplicativos modinha… e ponto

    1. Uma coisa é falar mal da postura e estratégia de mercado.
      Isso não tem nada a ver com a qualidade dos serviços dela.
      Meio que óbvio isso.

  13. Que canseira isso.
    Por mim podem se pegar nos tapas MS, Google e Apple, contanto que depois se acertem e lancem coisas maravilhosas com preços justos.

    Pedro: Morra MS
    João: Morra Google
    Paulo: Morra Apple
    Mateus: cadê meu Pokémon Go Oficial.
    Jesus: não tem o que fazer crianças? Devemos amar a todos independente do que fazem ou deixam de fazer. Quanto ódio nesse coraçãozinho.

  14. O pessoal ta vendo as coisas por outros olhos, o problema nao é o app do youtube e nem o office no linux, uma empresa nao precisa lançar seus aplicatovos para todas as plataformas, a questão é q a google retirou o suporte a varios serviços q ja tinha no windows phone,veja bem o waze depois da compra do google nao atualizaram o app, o sistema de compra pelo celular via nfc,foi só a google coprar q encerraram o suporte, os desenvolvedores do windows tinha acesso ao admob principal rede de anuncios mobile,e a google comprou, e nao oferecem mais suporte ao wp, por isso da discussão, e o email é mais uma das novidades junto com uma remuneração diferenciada de pagamentos da admob para devs windows

  15. O problema é que a Microsoft não fez o sistema dela dar certo. Não fez ter participação relevante a ponto de atrair interesse da Google e de MUITOS outros desenvolvedores.
    Imaginemos que se atualmente o WIndows 10 Mobile tivesse 25% de participação, Android 55% e iOS 30%. Dúvido que algum desenvolvedor iria ignorar um sistema com tal participação.
    Mas assim como o Windows Phone, a Google ignorou o Firefox OS também. Se amanhã surgir um outro sistema, enquanto não tiver participação relevante, será ignorado também.
    É um circulo vicioso. A Microsoft não fez o Windows Phone ser relevante, e os desenvolvedores não lançavam nada pq não tinha relevância…
    Existe sim um culpado no fracasso do Windows no Mobile. Se chama Microsoft.

  16. Deixa eu ver se entendi o pessoal está defendendo a MS a mesma q meteu um processo na Motorola/Google por uso do Active Sync nos aparelhos, que basicamente iria banir TODOS aparelhos da MOTOROLA. Google por sua vez mandou cortarem suporte de TODOS serviços que utilizavam Active Sync, um deles foi u Gmail(foram vários) que por sua vez a Google deu um deadline para migrarem se não me engano em 3 meses para uma API aberta deles… Nesse meio tempo a MS ficou comendo mosca, e ela utilizava basicamente só Active Sync nos seus serviços do WP, chegou a data e lá foi o pessoal do WP sem serviço do Google… E detalhe quem fez a lambança inicial de “mimimi minha API” foi ela mesmo… Agora a MS comprou a Xamarin e mandou TODOS os devs q usavam RoboVM pastarem, deu o prazo de 1 ano para mudarem de framework ou usarem Xamarin ( https://robovm.com/robovm-winding-down/ ). Não sei quanto a vcs, mas só acho q ela continua a criar inimigos no meio dos devs. Cara como ela se preocupava na época do WM 5.x-6.x em compatibilidade, parece q depois do “WP 7” a retrocompatibilidade para os devs não é prioridade. Depois de anos esperando o lançamento do “Windows Mobile 7” ela me lançou um “WP7” e o foco nem era “países de 3 mundo”, e ficamos a ver navios com aparelhos defasados com WM 6.x e chupando dedo pq os clientes tinham q comprar aparelhos usados. Esperei a volta da MS no mundo móvel, mas não com esses BETAS do “WP7.x-8.x”, quando vi o W10M vi uma esperança, então comprei um Lumia 925 pensando em desenvolver para WP8.1 e o “novo” W10M e lá tomo outro choque de realidade q o meu aparelho seria “incompatível”. Caramba eles não aprenderam NADA, sério eles ficam se boicotando sempre… Falta de maturidade de uma empresa dessa, parece q é o garoto mimado da bola, só pq tem um marketshare enorme no PC acha q é dono de tudo e olha q já escutei de tudo desde q desenvolvia em C# para WM. Muitas promessas e todas quebradas, infelizmente não dá para confiar mais, essa “unificação” q todo fã fala q vai mudar o jogo, porém nem todo app faz sentido rodar no em outro tipo de dispositivo além do smartphone. Google não é santa também, afinal ela não se cansa de comprar empresas e descontinuar serviços, mas das 3 maiores Apple/Google/Microsoft a MS foi a última a abrir sua cabeça. Pq quem nunca usou o webkit basesado no KHTML do KDE, ou CUPS do Linux q foi cedido pela Apple, ou até mesmo o Mono/Xamarin(C# feito pelo Miguel ex-MS) que foi utilizado pelo pessoal do Unity q foram feitos vários jogos… Na verdade o mundo dá voltas, porém a MS demorou anos para aprender q ficar lá no canto com a bola e metendo processo em todos traria inimigos grandes e devs irritados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *