Carregando...

Retrocompatibilidade completa no Playstation 5 pode ser impossível, diz dev

A retrocompatibilidade sempre teve um caso de amor com o Xbox, mas os público do Playstation 4 não teve a mesma sorte. Contudo, muitos fãs da Sony acreditavam em alguns rumores que afirmavam que o Playstation 5 teria retrocompatibilidade completa com todo o legado de jogos da japonesa, inclusive com o PSP. Bem, no último evento oficial da marca Mark Cerny deu um balde em água fria em todos.

Ocorre que, Cerny afirmou que apenas um pouco mais de cem jogos do PS4 estariam disponíveis no PS5, e nem especificou quais são. Por outro lado, os fãs do Xbox poderão rodar títulos do Xbox original, Xbox 360 e todos do Xbox One no Xbox Series X – a diferença é avassaladora. O público do PS5 poderá ter que comprar o mesmo jogo outra vez como ocorreu no PS4.

Agora, o diretor técnico da Cradle Games (criadores de Hellpoint) falou sobre porque ele acredita que a retrocompatibilidade total não será implementada no PS5. Conforme relatado pelo Gaming Bolt, Marc-Andre Jutras da Cradle Games tinha o seguinte a dizer:

“Como jogador, é difícil descobrir qual é o grande problema disso. Por que o PS5 não é retrocompatível com PS4, 3, 2, 1? Se eu conseguir encontrar algum emulador para todos eles, e os novos consoles forem tão poderosos quanto um bom PC para jogos, não há razão para que todos esses jogos não sejam executados, mesmo com falhas. Eu gostaria que eles pudessem encontrar uma maneira de lidar com isso e cobrir tudo, mesmo que não perfeitamente.”

Ele continuou: “Como desenvolvedor, no entanto, posso ver onde algumas coisas legais podem ficar um pouco embaçadas, especialmente se o objetivo é ter os jogadores mais antigos vendidos em algumas lojas.”

“Algumas empresas não existem mais e as licenças desses títulos podem não ser tão fáceis de descobrir. Também entendo que os consoles antigos podem ter algum tipo de DRM de hardware que pode impedir que os consoles mais novos leiam discos mais antigos.”

Por todos esses problemas, Jutras acredita ser impossível que a Sony incorpore isso ao seu console em algum momento futuro. Se você tem muitos jogos comprados em sua conta na atual geração e for usuário do Xbox, respire aliviado, mas se você tem um PS4 torça para que alguns de seus jogos amados possam ser jogados no novo console.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.