Retrocompatibilidade completa no Playstation 5 pode ser impossível, diz dev

A retrocompatibilidade sempre teve um caso de amor com o Xbox, mas os público do Playstation 4 não teve a mesma sorte. Contudo, muitos fãs da Sony acreditavam em alguns rumores que afirmavam que o Playstation 5 teria retrocompatibilidade completa com todo o legado de jogos da japonesa, inclusive com o PSP. Bem, no último evento oficial da marca Mark Cerny deu um balde em água fria em todos.

Ocorre que, Cerny afirmou que apenas um pouco mais de cem jogos do PS4 estariam disponíveis no PS5, e nem especificou quais são. Por outro lado, os fãs do Xbox poderão rodar títulos do Xbox original, Xbox 360 e todos do Xbox One no Xbox Series X – a diferença é avassaladora. O público do PS5 poderá ter que comprar o mesmo jogo outra vez como ocorreu no PS4.

Agora, o diretor técnico da Cradle Games (criadores de Hellpoint) falou sobre porque ele acredita que a retrocompatibilidade total não será implementada no PS5. Conforme relatado pelo Gaming Bolt, Marc-Andre Jutras da Cradle Games tinha o seguinte a dizer:

“Como jogador, é difícil descobrir qual é o grande problema disso. Por que o PS5 não é retrocompatível com PS4, 3, 2, 1? Se eu conseguir encontrar algum emulador para todos eles, e os novos consoles forem tão poderosos quanto um bom PC para jogos, não há razão para que todos esses jogos não sejam executados, mesmo com falhas. Eu gostaria que eles pudessem encontrar uma maneira de lidar com isso e cobrir tudo, mesmo que não perfeitamente.”

Ele continuou: “Como desenvolvedor, no entanto, posso ver onde algumas coisas legais podem ficar um pouco embaçadas, especialmente se o objetivo é ter os jogadores mais antigos vendidos em algumas lojas.”

“Algumas empresas não existem mais e as licenças desses títulos podem não ser tão fáceis de descobrir. Também entendo que os consoles antigos podem ter algum tipo de DRM de hardware que pode impedir que os consoles mais novos leiam discos mais antigos.”

Por todos esses problemas, Jutras acredita ser impossível que a Sony incorpore isso ao seu console em algum momento futuro. Se você tem muitos jogos comprados em sua conta na atual geração e for usuário do Xbox, respire aliviado, mas se você tem um PS4 torça para que alguns de seus jogos amados possam ser jogados no novo console.

165 comments on “Retrocompatibilidade completa no Playstation 5 pode ser impossível, diz dev

  1. Que vergonha de console, não é capaz nem de rodar os jogos da sua última geração, é um console para burro mesmo, ou massa casual, pq para gostar de uma merda dessa tem que ser muito anticonsumidor

    1. Do PS3 para o PS4 usaram a desculpa da arquitetura, na realidade sempre usaram essa desculpa, mas agora que o PS4 é só um PC low end não tem desculpa que se sustente.

    2. Qualquer consumidor um pouquinho informado prefere o Xbox. Mas a maioria é “massa de manobra”, facilmente influenciada; imagina um pai de família indo comprar um console pro seu filho, vendedores sempre empurrarão PS pq este é o queridinho das mídias físicas. Se o cara não está informado ele vai ser levado ao PS de uma maneira ou de outra. Ter a opção de escolher o XB por conta própria hoje é quase que uma “libertação”.

        1. “vão atrasar segundo o Phil”
          Você não sabe ler e em interpretação de texto é pior ainda.

          “Eu diria que o maior fator desconhecido provavelmente é a produção de jogos – sendo honesto. A produção de jogos é uma atividade de entretenimento em larga escala no momento. Temos centenas de pessoas se reunindo, construindo ativos e trabalhando a parte criativa. No lado do hardware, nos sentimos bem com nossos planos, obviamente há algum impacto nos cronogramas, mas no geral estamos alinhados com o que pensávamos que seria”.

          “Estamos aprendendo todos os dias, mas também preciso garantir que a segurança e o bem-estar das equipes sejam a coisa mais importante, e não apressar sem necessidade as coisas que não estiverem prontas”.

          Onde está escrito que os jogos vão atrasar?????

  2. Problemas que os sonistas vive todos os dias. Lembrando que eu não citei todos.

    ☑ Console menos poderoso.

    ☑ Sem retrocompatibilidade.

    ☑ Exclusivos saindo para outras plataformas.

    ☑ Sem serviços como game pass.

    ☑ PlayStation Network “PSN” com problemas constantes.

    ☑ Jogos mais caros.

    ☑ Studios com vários problemas.

      1. Fala isso porque não tem retrocompatibilidade no seu console.
        Não reconhecer algo tão bom só porque a sua empresa não tem, tudo isso
        por ser fanboy nível extremo por uma marca. Se a Sony mandar você tomar
        no cu, você toma.

  3. Vejamos a diferença da biblioteca *exclusiva do Xflop COM ou SEM retrocompatibilidade.

    Xflop sem retrocompatibilidade: Forza, Gears e Halo.

    Xflop com retrocompatibilidade: Forza, Gears e Halo.

    *Mentira, Xflop não possui exclusivos. Hihihi

          1. Xflop não possui exclusivo.

            Lembrei o motivo de comprar console de nova geração, jogar Halo, Forza e Gears do Xflop360. Hihihi

          2. Lembrei o motivo de comprar console de nova geração, remaster de ps2, remaster de ps3 e remaster de ps4. Hihihi

          3. PS4 massacrando o Xflop até o ultimo minuto dessa geração fechando o ano com grandes exclusivos AAA, The GOTY of US Part II e Ghost of Tsushima. Xflop nasceu morto.

            Se engane ou chore, a realidade é uma só!

          4. No seu entendimento a palavra EXCLUSIVO só denotaria “coisa alguma”, mas o dicionário no diz: que não é compatível com alguma coisa OU coisa alguma.

            Vou tentar simplificar para vê se você entende:
            não é compatível com alguma coisa – O jogo só tem no PC/Console A, logo o jogo seria exclusivo para o console B, pois ele necessitaria de ter um PC ou o Console A para jogar o jogo.

            não é compatível com coisa alguma – Você joga somente no PC ou somente no Console A ou somente no Console B, logo nenhuma outra plataforma conseguiria executa-lo.

            Se segundo o teu entendimento o Xbox não tem exclusivos por estarem disponíveis para ser jogados no PC, God of War, Uncharted 4, Spider Man, entre outros, não são exclusivos, pois podem ser jogados no PSNOW.

            Você pode indagar; mas não é nativo.
            Isso não importa, seja nativo ou não, é indiferente, pois não necessitou da pessoa ter o PS4 na sua casa.

            NEXT PLEASE.

          5. No seu entendimento a palavra EXCLUSIVO só denotaria “coisa alguma”, mas o dicionário no diz: que não é compatível com alguma coisa OU coisa alguma.

            Vou tentar simplificar para vê se você entende:
            não é compatível com alguma coisa – O jogo só tem no PC/Console A, logo o jogo seria exclusivo para o console B, pois ele necessitaria de ter um PC ou o Console A para jogar o jogo.

            não é compatível com coisa alguma – Você joga somente no PC ou somente no Console A ou somente no Console B, logo nenhuma outra plataforma conseguiria executa-lo.

            Se segundo o teu entendimento o Xbox não tem exclusivos por estarem disponíveis para ser jogados no PC, God of War, Uncharted 4, Spider Man, entre outros, não são exclusivos, pois podem ser jogados no PSNOW.

            Você pode indagar; mas não é nativo.
            Isso não importa, seja nativo ou não, é indiferente, pois não necessitou da pessoa ter o PS4 na sua casa.

            NEXT PLEASE.

          6. xbox pode até não ter exclusivo, mas com o xbox series X além de estar jogando a melhor versão dos jogos dos consoles, e melhor que 80% de que m joga no PC, vu poder jogar cyberpunk, AC valhalla sem precisar comprar uma versão melhorada, toda biblioteca do xbox one, se eu quiser posso jogar o crysis do 360 sem precisar comprar o remaster kkkkkk, além de ter o game pass, e o sonysta vai ter o que na nova geração GOW exclusivo a 60 dólares, para jogar tudo capado, sem retro, sem Smart delivery, sem game pass, sem nada kkkkk é prefiro que os jogos saiam para PC mesmo e to nem ai se vou ficar sem exclusivo já que vão estar tudo day one no meu game pass, imagina só compro o SX, já tenho halo infinite, forza motorsport 8, hellblade 2 etc etc tudo na faixa, enquanto o sonysta vai ter que comprar o console que vai rodar capado e pagar 60 dólares em todo e qualquer jogo, quem será que esta na vantagem?

          7. Já tem o Xflop Série X???? Se tiver eu considero como arjumento válido, se não tiver, vou considerar como qualquer outro arjumento. Kkkk

          8. independente se eu tiver o SX ou não, vou jogar halo infinite pelo game pass, vou jogar forza motorsport 8 pelo game pass, e qulquer jogo que a microsoft anunciar durante o ano vou jogar pelo game pass, pq os jogos serão cross gen, agora e o sonysta? eu vi vc falando em outros comentarios PS4 tem nioh 2, FFVII, TLOUS2, Ghost of Tsushima só ai são 1000 reais amigo, será que vc jogou ou vai jogar todos eles? eu duvido com essa crise sei não heim, agora tudo que entra no game pass eu to jogando só não vou jogar RDR2 pq já tenho em mídia fisica, ser´que ter um jogo só numa plataforma conpensa mesmo? pq imagine são 1000 reais em 4 jogos ai vc quer jogar um FIFA , um COD, o AC valhalla, o RE3 remake o cyberpunk , os avengers , só os 4 exclusivo +os jogos que eu citei da 2500 reais em um ano, pesadinho heim, mas se vc quer pagar 250 reais em cada jogo pq seu console tem exclusivinho, eu prefiro que os jogos do xbox vão para PC mesmo afinal halo, forza, hellblade 2, minecraft dungeons, e qualquer jogo que a microsoft anunciar first party já ta garantido que eu vou jogar ai vai me sobrar dinheiro para mim comprar o AC, RE3, o cyberpunk , fifa, COD, isso se alguns deles não entrarem no game pass também né kkkkkkkk

    1. Vejamos a diferença da biblioteca *exclusiva do Playsterco COM ou SEM retrocompatibilidade.

      Playsterco sem retrocompatibilidade: remaster, remaster, remaster.

      Playsterco com retrocompatibilidade: remaster, remaster, remaster

      *Mentira, Playsterco tá virando multi. Hihihi

          1. a IP de death tStranding é da sony,assim como o motor usado no jogo também é, além de que detroit become human também é uma IP da sony ou seja ta virando multi sim

          2. Kkkk… como pode falar tanta besteira em um post só! Kkkk Detroit é da Sony também? Kkkkk

    2. Eu não compro consoles por exclusivos se eu quiser jogar exclusivo eu compro um Pc você fala como se exclusivos fosse a única coisa que importa, eu tô nem aí pra isso se eu quiser eu baixo emulador e jogo exclusivo de switch, PS3 Xbox 360 e ainda baixo a psnow e jogo os exclusivos de ps4

      1. Kkk… vai lá então, jogar um PS4 stremado para a tela do seu PC, isso se vc conseguir.

        Incrível como o arjumento muda conforme o controle de danos, bora o PSnow não funciona no BR, hora funciona perfeitamemte e todos podem usufruir dessa beleza. Kkkk

        Realidade: Xflop não tem exclusivo, jogo multiplafaorma tem para todas as plataformas, Xflop One morreu, PS4 2020 com Nioh2, Dreams, FFVII Remake, The GOTY of US Part II e Ghost of Tsushima, Xflop One com Grounded e Super Sapos. Kkkk

        1. Eu consigo jogar no psnow mais de vez em quando cai a resolução eu tenho 300 megas de internet e se o Xbox não tem exclusivos o PS4 também não tem por causa da psnow

          1. Kkkkk…. quanta merda defecada. Não adianta criar controle de danos, o fato é que Xflop não tem jogo.

            Você pode ter internet de 1gbs kkkk que ainda sim não conseguirá jogar Psnow no seu entulho.

            PSnow = PS4 na nuvem
            Xflop = Todos os joguinhos nativos no PC.

          2. Não vem com essa desculpa de que os jogos não estão rodando no Pc se dá pra jogar no Pc não é mais exclusivo não importa se é na nuvem ou não tem pra windows que é da Microsoft

          3. Vc tá jogando em um sistema PS4 que vc ta pagando por isso. Pode chorar a vontade, a realidade é uma só. Kkkkkk

          4. Oficialmente vc está jogando em um PS4 por streaming. Até ai tudo normal, Xflop sem exclusivo, Xflop Flopado e 2020 em branfo so esperando o Xflop Série X.

            Sem contar a realidade que vc não joga nada pelo PSnow, nem Geforce now, nem tranqueira nenhuma, no maximo GP R$1,00.

          5. Se está jogando jogos do PS4 no windows que é da Microsoft não é exclusivo não interessa se está rodando através do PS4 porque tem como jogar no windows e o psnow tem diversos exclusivos de ps4 e geforce now tem jogos grandes como que the witcher assassin’s Creed como não joga nada. Você não sabe nem quais jogos tem

          6. Você consegue jogar esses jogos PlayStation sem pagar por um PlayStation por streaming???? Se a resposta for não, vc precisa de um PlayStation. Kkkk

            Acorda, nem vc acredita no seu controle de danos. Kkkk

          7. Não importa para qual plataforma está stremando. Que console vc esta pagando para ser stremado????

            To vendo aqui os exclusivos PS no Wikipédia, Plataforma: PlayStation 4. Kkkkk

            Será que a realidade está errada e só vc é o dono da razão? Kkkkk

            Fica triste não, essa geração já ta acabando, logo logo o cachorro morto Xflop One vai deixar de ser chutado e vai ser enterrado, pois morto tá desde 2013. Kkkk

        2. Final fantasy 7 remake é só exclusivo temporário nioh 2 vai sair pra Pc e dreams é uma versão piorada do project spark só que o project spark foi descontinuado por causa de falta de marketing e era bem difícil criar um jogo por ele mais vai ter uma “continuação” a Microsoft vai ver o dreams fazendo sucesso e vai lançar uma continuação do project spark

          1. Qual desses que eu citei posso jogar nesse momento em outra plataforma que não seja o PS4???? Kkkkk

            Me responda.

          1. ta vamos na geração do xbox one microsoft tinha 343 de halo, turn 10 de forza, the coalition de gears, a RARE e a Mojang, agora ela tem 343, turn10 , the coalition , Rare , mojang, Playground com 3 equipes, ninja theory com no minimo 2 equipes, compulsion, obsidian com 3 equipes, double fine, the initiative com 2 equipes, a inxile, a undead labs, words edge ou seja ela tem 14 estudios e no minimo 20 equipes trabalhando em jogos diferentes, e vai continuar trabalhando em forza gear e halo?ou seja vai ter halo da 343, da playground, da compusion e da the initiative? kkkkkkkk vai sonhando sonysta, e o detalhe o unico jogo mostrado pós compra dos estudios foi hellblade e grafico no nivel de forza, gear e halo, ou seja cade os jogos indies da microsoft?

          2. Promessas e mais promessaas. Phill nem lembra mais a quantos anos solta o famoso “esse vai ser o melhor ano para a Xflop, essa vai ser a melhor e3, essas vai ser a e3 com mais jogos”. Kkkk Chega o grande dia, temos indie, jogo mobile, multiplataforma, controle colorido e boneca. Kkkkkkk

          3. Recore
            Project Spark
            State of Decay
            Sea of Thieves
            Battletoads
            Ori
            Grounded
            Crackudão

            Quer mais? Kkkkk

          4. Recore é a da asobo Second party
            project Spark é da skybox labs ou seja Second Party
            crackdown 3 é da sumo digital ou seja second party e dreams não fica atrás
            State of decay é da undead labs antes da compra Second party
            sea of thieves é da RARE first party mas me diz um jogo da RARE que tem graficos melhor, então faz parte do estilo do estudio
            battletoads é um first party não pode julgar como indie se segue o que o jogo sempre foi
            ori é da moon studios Second party e como assim indie? para vcs sonystas não pode existir jogo plataforma ou metroidvânia? os jogos tem que ser em primeira ou terceira pessoa para ser AAA? não to entendendo
            Grounded já estava em desenvolvimento antes da compra da obsidian second party ou o the outer worlds vai entrar na lista também?
            Crackdown 3 é sumo digital mais um second party

            ou seja vc não sabe nem que é first party, e fica passando vergonha na internet, todos os jogos que vc citou o unico que é feito por um estudio microsoft é sea of thieves o resto é tudo estudio parceiro

            enfim jogos first party da microsoft é

            halo da 343
            halo wars da 343
            forza motorsport da turn 10
            gears of war da the coalition
            gears tatics da the coallition
            sea of thieves da RARE
            hellblade 2 da ninja theory

            e o que vem por ai dos novos estudios

            forza horizon 5 da playground
            RPG da playground
            ??? the initiative
            ??? compulsion
            ??? obsidian
            ??? undead labs
            ??? inxile
            ??? double fine
            everwild da RARE
            minecraft dungeons da mojang

          5. Ou seja, de fato a Microsofret não tem nada mesmo. Kkkkk Forza, Gears, Halo, Gears, Forza e Halo…. kkkkk

  4. Ps4 ja é um lixo,agora esse ps5 planilha ssd edition consegue ser pior sem msm existir de fato ,pqp kkkk…na moral,que videogame lixo

  5. Que vergonha de console, não é capaz nem de rodar os jogos da sua última geração, é um console para burro mesmo, ou massa casual, pq para gostar de uma merda dessa tem que ser muito anticonsumidor

          1. Só se os doentes çonistas preferirem ir da pior experiência possível e pra jogar Quantos Erros e Flopfall ??????

      1. Capado nada!!!

        A intenção da Sony é vender os games retrocompativeis!!

        “Mas como desenvolvedor, no entanto, posso ver onde algumas coisas legais podem soar ruins nele, especialmente se o objetivo é vender jogos antigos em algumas lojas.

  6. Não vai ter retrocompatibilidade completa, como o CEO da Sony na Europa disse isso é perda de tempo, o que vale muito a pena é fazer remaster vide o que aconteceu com o PS4 que tem uma porrada de Remsters, mas é o que os sonystas preferem comprar 2 ou 3 vezes o mesmo jogo.

  7. Detalhe: A qualidade dos jogos da retro no XSX vai ser melhorada inclusive com HDR. Pra Sonysta retro nao faz diferernca, segundo o boquirroto Jim Ryan, o chefe da divisao de games da Sony. Sonysta nao joga jogo velho. Pra mim jogo velho e um jogo que eu ja zerei. Se eu nunca joguei e jogo novo. E se o jogo velho for bom a retro me possibilita jaga-lo de novo como ja fiz inumeras vezes.

  8. Normal. Isso acontece com o Xbox também. Muitos jogos da geração passada não foram emulados por causa dessas coisas(licenças, etc).

  9. Essa retrocompatibilidade do PS5 vai ser mais um banho de água fria nos sonystas, tenho certeza que não vai ter nem metade ds jogos que eles nem anunciaram, vai ser só um cala boca com alguns jogos pingados e mal otimizados.

      1. Também tem a desculpa de: Não comprei console novo para jogar jogo velho, mas pagarei para jogar mais um remaster do remaster.

          1. Jogando control no PS NOW! ID Olokomeufersay corre lá na minha ID, vagabunda! ???

          2. Jogar com oq se até uma calculadora é mais potente q seu pczinho do Pablo Vittar ???????

    1. Qual news ? Essa aqui ?

      https://www.gamevicio.com/noticias/2020/05/rumores-sobre-um-possivel-reboot-de-halo-infinite-em-2018-sao-falsos/

  10. Deve ser por este motivo que a compatibilidade dos Xbox One e XSX com o primeiro Xbox não chegam a 50 jogos.

    Totalmente compreensível.

    Mas concordo que ao menos o PS3 deveria fazer um esforço

  11. Na minha opinião Windows club, Retrocompatibilidade completa no Playstation 5 não pode ser impossível não, não diz dev. Na minha opinião. Ok Windows club.

  12. Mais uma vez, o Sonysta toma no toba !
    Que delícia ler esse tipo de matéria.
    PS5 já começa com retrocompatibilidade capada.
    Tenho arquivado aqui, vários vídeos, dos Sonystas fanáticos, como Drake Sincero, Games sem Regras, Playstation Mil Grau, tirando onda, com uma patente da Sony, que consistia em retrocompatibilidade com o ps1, PS2, PS3,PS4. E na verdade, o ps5, mal vai ter retro com o PS4, delícia demais +++++++++±+++++.

  13. Jorge passando pano na Sony!!!! Quer minimizar o dano!!! Jorge Sonysta ????
    Pessoal essa é a mensagem que Jorge fez na matéria.

    “Como desenvolvedor, no entanto, posso ver onde algumas coisas legais podem ficar um pouco embaçadas, especialmente se o objetivo é ter os jogadores mais antigos vendidos em algumas lojas.”

    A verdadeira mensagem é essa.
    Mas como desenvolvedor, no entanto, posso ver onde algumas coisas legais podem soar ruins nele, especialmente se o objetivo é vender jogos antigos em algumas lojas.

  14. Só tenho uma coisa para falar. Estou jogando Dantes Inferno na retrô do Xbox One. Que jogo incrível. Privilégio ter um Xbox One e poder jogar estes clássicos entre safras de jogos novos (já refutando aqueles que dizem que compram vídeo games modernos para jogar jogos novos). Bem entre um Ori 2, Gears 5 do Game Pass, a gente vai jogando um Far Cry 3, um Dantes Inferno… e a vida segue muito boa.

  15. Tudo indica, que mais uma vez, a Sony demostra desinteresse em oferecer a retrocompatibilidade para seus gados.
    É uma pena, pois eles estavam tão felizes, comemorando as patentes envolvendo retrocompatibilidade com todas as gerações anteriores rsrsrsrsrsrsrsrrsrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *