Review: Nokia MD-12, alto-falante portátil e surpreendentemente poderoso

md-12-orange-2

A Microsoft sempre lança alguns acessórios para seus smartphones, incluindo muitas vezes fones e alto-falantes, que geralmente são conhecidos por boa qualidade e um design diferente. O alto-falante portátil MD-12 não é exceção. O seu design pequeno, compacto e leve, não sugerem a potência e qualidade do som que o produto possui.

Como eu já escrevi na introdução, a caixa de som é pequena e leve. Você não terá quaisquer problemas de carregá-la no bolso do paletó; só não poderia colocá-lo em seu bolso da calça jeans, uma vez que é muito volumoso. O Nokia MD-12 está disponível em uma grande variedade de cores. Meu dispositivo possui a cor laranja brilhante, e sim, é realmente brilhante. Conhece o laranja néon de canetas marca-texto? Então, é justamente nesta tonalidade, e tenho certeza que o verde também é assim. O corpo é feito de plástico, o que parece ser de policarbonato tal como usado nos Lumias. A grade na parte superior é feita de metal, alumínio e, provavelmente, a parte inferior tem uma borracha macia, de modo que o alto-falante não pode escorregar.

No entanto, mais atraente que o seu design é a surpreendente potência e qualidade de som. O alto-falante é projetado para ser colocado em uma superfície sólida como uma mesa, pois irá utilizá-la também para melhorar o som. Explico melhor, as ondas sonoras que saem do alto-falante por si não soam bem. Você pode facilmente testar isso, segurando-o em sua mão durante a reprodução de música; perceba a diferença. Em uma mesa a caixa de som pode transferir a maioria das vibrações e se tornará uma parte do alto-falante. Enquanto as frequências altas ainda sairá no alto-falante em si, tons mais baixos serão audíveis a depender do tipo de superfície que a caixa de som estiver posicionada.  E na verdade, este projeto realmente acaba por ser uma boa ideia. O som é ótimo.

Claro, você não pode esperar high-end de qualidade sonora. Entenda que, você não pode levar um sistema de som com você, e é essa a intenção do MD-12. Se você quiser dar uma festa em sua casa, não vai impressionar ninguém, mas uma vez que você sair com, digamos,  com teus amigos ao parque e senta em uma mesa de piquenique, você pode ter um bom e poderoso alto-falante com você.

Para uma festinha de momento ele pode ser ideal se você seguir esta dica: Coloque o alto-falante no meio de uma bacia plástica e coloque aquela tigela sobre uma mesa. Claro, isto ainda não irá substituir seu sistema de som, mas em uma festa sem aviso isto fará seu trabalho muito bem.

Na verdade, mesmo sem a bacia o som pode ficar bom. Eu escuto rock e não havia nenhuma música que soou como se a caixa de som estivesse no seu limite. Para meu gosto, poderia ser um pouco mais pesado, então o baixo soaria um pouco mais alto, mas isso acontece com todos, já que é uma questão de gosto. Em geral eu avaliaria o som tão bom – não comparando com alto-falantes reais, mas considerando as circunstâncias do design e portabilidade. E a tigela fará com que a caixa de som pareça que tenha volume mais alto e o baixo mais claro.

Para reproduzir música, claro que, você precisa conectar seu dispositivo no MD-12. Você também pode usar Bluetooth ou um cabo, e ainda a caixa de som tem chip NFC  que é realmente fácil de usar. Se seu dispositivo não oferece suporte a NFC, como alternativa pode pressione o botão na frente do alto-falante; Depois disso, você irá encontrar o MD-12 em sua lista de dispositivos Bluetooth.

Há algo a ser dito sobre a vida da bateria. Nokia alega ser até 15 horas, o que posso confirmar.Isso vai depender do volume em que você gosta de ouvir suas músicas; em um volume inferior você pode desfrutar de ainda mais tempo. Contudo, na maior parte do uso foi utilizado no nível mais alto e também ouve troca de dispositivos (PC e Lumia) e as 15 horas foram confirmadas. Sem dúvidas você vai utilizar o dispositivo durante toda a noite sem problemas.

Nota: A Nokia só me enviou o alto-falante sem a embalagem e acessórios no seu interior. Foi-me dito no manual de instrução que o MD-12 vem somente com um cabo Micro USB.

No Brasil

No Brasil o acessório foi entregue gratuitamente para os primeiros compradores do Nokia Lumia 930. A Microsoft prometeu entregar o produtor por R$ 199,00, mas deve ter tido algum erro, na loja online da loja o acessório apareceu com preço de R$299,00, e agora foi removido da loja. Deve ter tido algum erro.

Segue um vídeo que achei bacana que mostra seu uso:

[youtube]kuwe4wt_jjc[/youtube]

Fonte: WPoweruser 

4 comments on “Review: Nokia MD-12, alto-falante portátil e surpreendentemente poderoso

  1. Eu tenho a MD-12 e não poderia reclamar mesmo que fosse ruim porque ganhei ela quando comprei meu 930. Ela realmente me surpreendeu por ter um bom som apesar de ser pequena. A bateria é isso tudo mesmo. No fim ela é boa pra ouvir música em ambientes pequenos, como um quarto de hotel, por exemplo. A única coisa que não funciona muito bem o tempo todo é a conexão. Se fico trocando de dispositivos (meu celular e o daminha esposa), em certo momento tenho que excluir a MD-12 da minha lista de dispositivos bluetooth e emparelhar novamente. Faltou dizer que ela aparece na lista do centro de dispositivos e você pode fixar um tile dela na tela inicial e ver quanto ela tem de bateria ainda, por exemplo. Eu não consegui testar, mas li que ela inclusive tem um microfone embutido por onde é possível falar, mas quando tentei atender uma chamada com ela não funcionou.

  2. Eu não gostei do som do MD-12, acabei ficando com o MD-51. tem baixos melhores e o som tem um pouco mais de qualiade, o som do MD-12 me soou como radinho de pilha de puta, rs. Lógico o MD-51 é bem mais caro, mas vale a pena pra quem gosta e meu uso é o mesmo que você indica (aquela festinha/ jantar inesperado, uso na sacada do apê pra fazer um churrasquinho com os amigos e funciona muito bem).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *