Rumor: Microsoft, Google e Amazon vão comprar grandes estúdios, e assim iniciar uma nova era na indústria dos games

Grandes empresas de entretenimento e tecnologia – Microsoft, Amazon e Google – estão abordando grandes empresas do setor de videogames para adquiri-los. No meio da semana passada, ecoamos as declarações de Brad Sams, jornalista especializado em Microsoft, que garantiu que muitos grandes estúdios estão recebendo ofertas de compra. O próprio Sams investigou o assunto em um vídeo em seu canal no YouTube.

“Tenho ouvido muitas conversas a portas fechadas sobre aquisições no setor”, diz ele a partir do minuto 12 do vídeo inserido abaixo dessas linhas. “Há muita coisa acontecendo agora. É difícil ver quais empresas serão adquiridas por quais fornecedores, mas posso dizer que existem alguns grandes nomes da indústria que estão sendo abordados, pela Microsoft incluída, mas você também tem a Amazon e você também tem o Google “.

Para estabelecer um paralelo da importância dessas aquisições sem citar nomes próprios, Sams dá o exemplo da aquisição da Codemasters (empresa britânica especializada em jogos de corrida, como a licença F1 e Dirt ) pela Electronic Arts. “A Sony faz parte da conversa, mas não parece tanto quanto o Google e a Amazon”, acrescenta.

O insider garante que conhece três empresas que serão adquiridas ou que estão em negociação, mas não sabe quando serão feitas as compras ou o anúncio delas porque esses movimentos exigem muitas negociações e requisitos legais.

Sams apresenta duas razões pelas quais as três empresas de tecnologia estão comprando estúdios. “Você tem a Amazon e o Facebook que realmente precisam de novas propriedades intelectuais e você tem a Microsoft que está construindo este programa de videogame chamado Game Pass, e há muitas empresas que estão apenas sendo confundidas com as outras.” A Amazon lançou o Amazon Luna nos Estados Unidos no final do ano passado. O Facebook está dando os primeiros passos em sua plataforma de jogos em nuvem móvel. Google Stadia no final de 2019, mas foi no ano passado, quando abriu suas portas para todos os jogadores que não querem pagar uma assinatura.

A outra razão é a recuperação do valor econômico da indústria de videogames durante a pandemia do coronavírus, enquanto outros setores de entretenimento e tecnologia vêem os preços das ações cair. “As avaliações dessas empresas de jogos para celular estão crescendo muito rápido como a indústria … Não quero dizer condensação, mas de repente há novos jogadores-chave na indústria”, diz o jornalista no vídeo.

Em setembro de 2020, a Microsoft anunciou a aquisição da ZeniMax Media por 7,5 bilhões de dólares. A compra, que será formalizada ao longo de 2021, é um dos movimentos econômicos mais importantes da indústria de videogames. Com a compra, a Xbox Game Studios adicionou ao seu catálogo todas as propriedades intelectuais de estúdios como Bethesda (The Elder Scrolls, id Software (Doom) e Arkane ( Dishonored).

A ideia que se tem atualmente é que no futuro o streaming deverá popularizar ainda mais os games, afinal você não precisará pagar cinco mil reais em um videogame ou muito mais que isso num PC Gamer. Bastará que você tenha uma internet decente e pronto, poderá jogar na sua TV ou até mesmo no seu celular.

Amazon, Microsoft e Google são os gigantes em nuvem e fazem parte das empresas mais ricas do planeta o que faz com que a competição entre elas seja ainda mais acirrada, principalmente entre  a Microsoft e Amazon que são voltadas ainda mais ao servidores em nuvem.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *