Carregando...

Rumor: PlayStation 5 terá Monolith RDNA, Xbox Scarlett com RDNA2

Foto conceito.

Os rumores sobre a nova geração de consoles continuam a chegar e, portanto, informações sobre os peças do hardware como RDNA do novo Xbox Scarlett e do PlayStation 5 devem vazar. Se você pretende migrar para a próxima geração, é importante acompanhar tais dados para a escolha do seu próximo videogame também.

Por favor, note que esta informação é mais um agrupamento de vários detalhes da AMD, que foram combinados com os perfis do LinkedIn e muito mais dados que foram montados como um enorme quebra-cabeça para chegar em tais conclusões. Mas seguindo as anotações do @bluev iolet no Twitter, deve ficar claro que a AMD está atualmente trabalhando em duas soluções Zen 2 personalizadas exclusivas para Sony e Microsoft, mas aparentemente elas são bem diferentes umas das outras.

A GPU da Sony é 7nm, enquanto a Microsoft usa 7nm+. No processo de RDNA, a Sony parece usar um monolítico de RDNA com o PlayStation 5, enquanto a Microsoft usa a técnica de chiplets RDNA2. O RDNA2 ou RDNA+ é um desenvolvimento adicional do RDNA, que permite o Ray Tracing de hardware.

De acordo com a AMD, o RDNA é a arquitetura na qual a GPU de jogos de 7nm da AMD é baseada, oferecendo um desempenho de 1,25x por clock em comparação com processadores anteriores de 14nm. Equipada com memória GDDR6 e suporte PCI Express 4.0, a arquitetura RDNA está pronta para a próxima geração de jogos. Embora a Sony use uma forma avançada desse processo, há rumores de que a Microsoft usará o processo 7nm+ com o RDNA2.

Se os rumores forem verdadeiros, na prática, então o PlayStation 5 poderia se assemelhar a uma Radeon 5700 XT, enquanto o Xbox Scarlett poderia ir na direção do 5900 XT.

Isto é suportado por um tweet de Phil Spencer, que faz muito mais sentido  agora com esta informação do que época do GDC 2019:

….Raytracing será definitivamente um + em nossa tecnologia ….

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.