Carregando...

Rumor | Primeiros detalhes do AMD Flute, processador que trará vida ao Xbox Scarlett

A AMD é responsável por dar vida ao ambicioso projeto da Microsoft para a nova geração de consoles. A fabricante de processadores e placas gráficas é responsável para a concepção do novo console da Redmond, Project Scarlett, uma máquina que reivindica a ser até a quatro vezes mais potente que o Xbox One X. Agora, por apenas alguns minutos, um processador desconhecido da AMD com o nome de código Flute apareceu no banco de dados do UserBenchmark. Será o novo processador do novo console?

De acordo com o renomado portal de tecnologia Tom’s Hardware, esse AMD Flute pode ser o responsável por dar vida ao Xbox Scarlett, o novo console da Microsoft que estará à venda no final do próximo ano de 2020. Até agora, suas informações foram repassadas de forma muito discreta. Sabíamos que o console usaria um processador Zen 2 e gráficos Navi, mas os recursos foram especialmente difusos e a Microsoft não ofereceu detalhes específicos.

O Xbox Scarlett terá, de acordo com esse benchmark, um processador com 8 núcleos e 16 threads em frequências de 1,60 Ghz na base e 3,2 Ghz no turbo que, na verdade, seriam os mesmos do chipset AMD Gonzalo que traria para a vida ao Sony PlayStation 5, o rival mais direto do console da Microsoft.

Há também novos detalhes do gráfico. Scarlett montaria um Navi 10 Lite com arquitetura RDNA, embora a frequência seja um mistério. Para se ter uma ideia, a AMD Gonzalo, a solução projetada para o PlayStation 5, usaria uma frequência de 1.8Ghz algo que nos faz pensar que, a partir de Redmond, eles poderiam ter optado por um similar ou talvez mais poderoso.

Scarlett, em perspectiva, seria em torno de 10 e 11 teraflops, sendo mais poderoso que todas as máquinas atuais e até mesmo o poder de computação da nuvem como o Google Stadia.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.