Carregando...

Rumor: PS5 Pro é a arma da Sony contra o Xbox Series X, mas não preocupa a Microsoft (ainda)

PlayStation 5. Conceito baseado em patentes da Sony.

Em alguns de nossos primeiros rumores do Xbox Series X, descobrimos os codinomes para a família de console de última geração, chamada Project Scarlett. Entre esses consoles estão o “Anaconda”, que agora sabemos ser o Xbox Series X, e “Lockhart”, que ouvimos repetidamente de fontes confiáveis ​​e precisas como uma versão mais acessível do Xbox Series X, embora não tenha tanto poder.

Essa abordagem de lançamento de console em duas frentes ainda não se materializou oficialmente, já que a Microsoft apenas anunciou o Xbox Series X até agora. Da mesma forma, a Sony anunciou apenas um console para seus esforços de próxima geração, o PlayStation 5, que em geral se espera (embora não confirmado) seja menos poderoso do que o Xbox Series X no papel. Na prática, teremos que testar quando os jogos forem lançados e provados nas máquinas, mas outro “boato” circulando sugere que a Sony também pode estar preparando um lançamento em duas frentes.

O Tom’s Guide, entre outros, divulgou um “boato” do NeoGAF, por meio de um suposto especialista da indústria de jogos, que afirma que haverá um PlayStation 5 “Pro” sendo lançado simultaneamente com o “9TF” PlayStation 5, para competir diretamente com o 12TF Xbox Series X. Essas informações realmente fazem algum sentido?

Presumivelmente, mesmo um console de 9TF será caro, com a Bloomberg relatando que a Sony está lutando para manter os custos de fabricação do PS5 abaixo de US $ 450. Um console ainda mais poderoso elevaria esse preço ainda mais, possivelmente além do mesmo do Xbox Series X, se de fato exceder 12TF. Não tenho certeza se faz muito sentido para a Sony enviar o que são efetivamente dois consoles top de linha, fazendo com que esse boato pareça mais o desejo de alguém do que a dura realidade, na esperança de que a Sony possa oferecer um console mais poderoso do que a Microsoft quando os dois fabricantes de console enfrentam este ano. Mas quem sabe? Será algo bem inédito um fabricante lançar dois produtos top de linha com preços altos.

A Microsoft também não anunciou o Lockhart, o que supostamente será significativamente mais barato que o Xbox Series X e PS5, projetado com acessibilidade financeira em mente, embora com alguns recursos de última geração, como velocidades de SSD e possivelmente Ray Tracing a 1080p. Construir um console de “próxima geração” mais barato, com jogadores de 1080p em mente, faz muito mais sentido para mim do que construir dois consoles “de ponta”, mas, novamente, quem sabe? Dos japoneses podemos esperar de tudo.

Felizmente, ambas as empresas começarão a se abrir sobre toda a gama de componentes internos, recursos e preços de seus consoles de última geração, mais cedo ou mais tarde, já esses “rumores” estão ficando irritantes. Esperamos que a Sony se pronuncie o mais breve possível.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.