Carregando...

Rumor: Sony tentará tirar o posto de console mais poderoso da Microsoft com o PS5 Pro

Foto conceito.

A atual geração de console é a primeira que viu o lançamento de modelos high-end de consoles básicos da Sony e Microsoft, e parece que será o mesmo para a próxima geração de consoles. Embora a Sony ainda não tenha dito nada sobre o assunto, parece que um modelo do PlayStation 5 Pro será realmente lançado e será lançado juntamente com o modelo básico para roubar o posto de “console mais poderoso do mundo” que hoje é ocupado pela Microsoft e seu Xbox One X.

De acordo com o jornalista japonês Zenji Nishikawa, a Sony está lançando dois modelos PlayStation 5 diferentes no próximo ano, um básico e o modelo Pro. Segundo o jornalista, a Sony reconheceu o interesse em um modelo sofisticado e quer dar aos jogadores o que eles querem desde o início da geração.

Sendo um rumor, temos que levar tudo com cautela até que uma confirmação oficial chegue, mas pode haver mais do que apenas algum mérito no que Zenji Nishikawa revelou, pois ele provou ser extremamente confiável, depois de falar sobre o Nintendo Switch Lite antes do anúncio oficial.

No mês passado, tivemos a chance de aprender mais sobre o design do PlayStation 5, graças a um vazamento que mostrava o design do kit de desenvolvimento. O console ainda não foi revelado na íntegra, mas alguns pequenos detalhes foram revelados no início deste ano, confirmando que a CPU será baseada na terceira geração da Ryzen Line da AMD e a GPU suportará o Ray Tracing.

A CPU é baseado na terceira geração da linha Ryzen da AMD e contém oito núcleos da nova microarquitetura Zen 2 de 7 nm da empresa. A GPU, uma variante personalizada da família Navi da Radeon, oferecerá suporte ao Ray Tracing, uma técnica que modela o deslocamento da luz para simular interações complexas em ambientes 3D. No caso da Microsoft, já foi confirmado pela The Coalition que o próximo Xbox, apelidado de Project Scarlett, terá núcleos dedicados ao Ray Tracing.

O console PlayStation 5 ainda não foi totalmente revelado, nem o Xbox Scarlett. Manteremos você atualizado o mais rápido possível, portanto, fique atento às últimas notícias. Será que a Microsoft deixará a Sony lançar um console mais poderoso que o dela?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.