Carregando...

Rumores e não-Rumores das maravilhas da Redstone 2 no Windows 10 Mobile

Rumores e não-Rumores das maravilhas da Redstone 2 no Windows 10 Mobile

live-tiles

Sim, chegou a hora de conferir se os rumores da Redstone 1 deram certo e o podemos ver na Redstone 2. Contudo, vamos falar mais de fatos do que rumores propriamente ditos nessa matéria.

Antes de tudo, é bom que as pessoas entendam o que são rumores e o que são informações oficiais. Por exemplo, o Windows Central afirmou que a Redstone 2 será focada no Windows 10 Mobile, e muitas pessoas falaram que “a Microsoft sempre promete isso“. Entenda, a Microsoft não prometeu  nada.

O que os rumores falavam sobre a Redstone 1?

windows-10-unificacao

Os rumores não foram bons na época. Diziam que  não teríamos muitos recursos e que a Microsoft estaria focada em aprimorar o Onecore, a unificação do sistema.

No final das contas, tivemos muitos recursos, mas outros não deram tempo de chegarem na Redstone 1, inclusivo recursos aclamadíssimos pela comunidade do Windows.

Rumores apontavam que chegaria um “Continuum mais robusto“, mas no sentindo de “continuidade” de apps, por exemplo, você poderá  editar um e-mail no Windows 10 Mobile e abrir o app de e-mail no PC para terminar a edição exatamente de onde você parou no celular. Esta opção já existe na Redstone 1, mas acho que deve melhorara agressivamente na Redstone 2, pois ele chegou no “finalzinho do segundo tempo”. Rumor do Ther Verge aprovado.

Tinha um Rumor de uma Cortana mais robusta, o que realmente aconteceu com sua integração entre os smartphones e PCs, mas também falavam que não ficaria presa na barra de pesquisa e apareceria “solta” no sistema. Esta última parte ainda não se confirmou, mas devemos ver na Redstone 2.

Quanto ao OneCore, não temos dúvida que este foi o foco maior. Muitos acham que Dona Sarkar trabalha melhor que Gabriel Aul em liberação de builds, porém ambos líderes pegaram o sistema em momentos distintos. A Microsoft trabalhou muito para diminuir a diferença entre os sistemas e com isso as build entre PC e celulares ficaram mais parecidas,  desde fevereiro vimos uma forte aceleração. No caso do Xbox One, o mais atrasado no “OneCore”, agora está quase atingindo a igualdade com os demais dispositivos neste quesito.

O OneCore é importantíssimo para a adição de novos recursos únicos para o ecossistema Windows e para facilitar a criação de aplicativos e jogos para toda a plataforma.

O que os Rumores falam sobre a Redstone 2?

surface-phone-teclado

Percebam, enquanto a Redstone 1 falavam que não teríamos muitos recursos, mas uma maior alinhamento da Plataforma Universal. A Redstone 2 é dita que terá foco no Windows 10 Mobile – RUMOR.

É questão de honra, Satya Nadella tem a missão de fazer a divisão móvel decolar, e “torrar” a compra da divisão de dispositivos e serviços da Nokia realizada por Ballmer só aumenta este peso. Nas palavras do novo CEO, em resumo, ele quer criar uma nova categoria de dispositivos, apostar no Continuum e confrontar o iPhone da Apple em um prazo de três anos. Ele quer fazer a mesma coisa que fizeram com os Surfaces, a estratégia é exatamente a mesma.

Tudo isso é só para dizer que a Microsoft sabe que os dispositivos móveis são importantíssimos para o Windows, eles já erraram uma vez, e não podem continuar errando. Ocorre que, atualmente, o Windows 10 Mobile é o sistema perfeito para o meio corporativo com o Continuum, segurança e programas de produtividades robustos, além de ser suportado por grandes empresas do ramo como a própria Microsoft, óbvio,  e também HP, Acer e Vaio. Para este nicho, ele já é perfeito.

Então, como vender um aparelho para o consumidor onde um dos seus principais diferenciais é o Continuum, mas só na semana passada que os novos apps Facebook e Messenger receberam suporte à isso.

Neste ano, os protagonistas serão: Windows Store no Xbox One, frutos do Project Centennial e  Xamarin gratuito para fomentar a criação de apps UWP. A Microsoft não escondeu isso na BUILD 2016, e é claro que isso terá reflexos variolosos para o Windows 10 Mobile no Continuum e melhoramento da sua loja.

A Microsoft está jogando Xadrez com Windows 10 para dar xeque-mate em todas as divisões. É ser inocente pensar o contrário.

Mas afinal, o que os rumores falam sobre a Redstone 2? Segundo o Windows Central, ele deve chegar no primeiro trimestre de 2017  para os consumidores, antes do Surface Phone e será a primeira vez que o Windows 10 focará diretamente no Mobile.  Até agora só isso, nada mais.

O que os FATOS falam sobre a Redstone 2?

Os fatos mostram que o foco no Windows Phone pode ser uma verdade. O vídeo acima é da Redstone 1, mas percebam que muita coisa ficou de forma, pois não deu tempo. A experiência “Continuum como continuidade” onde é possível atender ligações e gravá-las não chegou, por exemplo. Essa integração será um ponto alto do sistema, não só para ligações, mas para todo o resto.

Na BUILD 2016, a Microsoft soltou a bomba que irá realizar dois grandes desejos pedido pelos Insiders a respeito das Live Tiles, e são: Live Tiles Interativas e Live Tile Chaseable (nome estranho).

Tile Chaseable significa que quando um usuário tocar em uma live tile, ele será levado diretamente para o conteúdo mostrado na tile. Ou seja, viu uma notícia no MSN Notícia? Ao tocar no app você não terá que sair procurando aquela notícia exibida na tile, pois ele será aberto exatamente na notícia mostrada.

wp9-concept

Live Tiles Interativas, só elas já valeriam a Redstone 2, a foto cima mostra um conceito de como poderiam ser. A Microsoft confirmou que lançará isso, iria até anunciar na BUILD 2016, mas desistiu em cima da hora, pois disseram que precisavam resolver problemas, como por exemplo, o usuário poderia querer rolar a tela inicial para baixo, mas na verdade rolaria a tile, logo a empresa tem que resolver essa confusão.

Também devemos ver um Continuum mais robusto (x86 ???), afinal, é um dos carros-chefes do Windows 10 Mobile e do Surface Phone que nessa altura do campeonato ninguém duvida mais da sua existência.

Existe uma esperança que o Project Centennial seja útil para os smartphones com Windows 10 Mobile. Após a Anniversary, os Xbox e o legado dos programas Windows entrarão na Plataforma Universal, e assim a Microsoft vai oferecer o que só ela poder entregar – jogos e programas requisitados que os smartphones comuns não possuem. Ela sabe que isso vale ouro, espero que consiga nos entregar.

Os cartões interativos para a Central de Ações em conceitos, ninguém viu.  mas pode aparecer na Redstone 2.

cartoes-interativos-conceito

central-acoes-mobile

Outro ponto digno de nota, sobre a nova Central de Ações: cadê aquela beleza que foi anunciada pela Microsoft na Build 2016? Bem, será melhor entregue da Redstone 2, mas grande parte já está disponível para os desenvolvedores utilizarem. Por exemplo, Audictive Music Preview já deixa a Central de Ações bem bonita caso você utilize a Redstone 1.

[appbox windowsstore 9nblggh4rgf2]

Esperamos que mais desenvolvedores aproveitem isso!

Em suma, apesar de vários tantos recursos da Anniversary que já mostramos aqui, muitos virão por intermédio dos desenvolvedores e por outros produtos como PCs e Xbox; a Redstone 2 pode trazer algo sonhado pelos Insiders e pode focar no Windows Phone, pois se o próximo smartphone da Microsoft tiver a marca “Surface” ele vai precisar disso para inovar ainda mais.

Ansioso pela Redstone 2? Ou vai fugir do programa Windows Insider? Acha legal esses recursos? Live Tile Interativa vale a pena? Programas x86 no Mobile seria interessante para o Continuum?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.