Rumores e não-Rumores das maravilhas da Redstone 2 no Windows 10 Mobile

live-tiles

Sim, chegou a hora de conferir se os rumores da Redstone 1 deram certo e o podemos ver na Redstone 2. Contudo, vamos falar mais de fatos do que rumores propriamente ditos nessa matéria.

Antes de tudo, é bom que as pessoas entendam o que são rumores e o que são informações oficiais. Por exemplo, o Windows Central afirmou que a Redstone 2 será focada no Windows 10 Mobile, e muitas pessoas falaram que “a Microsoft sempre promete isso“. Entenda, a Microsoft não prometeu  nada.

O que os rumores falavam sobre a Redstone 1?

windows-10-unificacao

Os rumores não foram bons na época. Diziam que  não teríamos muitos recursos e que a Microsoft estaria focada em aprimorar o Onecore, a unificação do sistema.

No final das contas, tivemos muitos recursos, mas outros não deram tempo de chegarem na Redstone 1, inclusivo recursos aclamadíssimos pela comunidade do Windows.

Rumores apontavam que chegaria um “Continuum mais robusto“, mas no sentindo de “continuidade” de apps, por exemplo, você poderá  editar um e-mail no Windows 10 Mobile e abrir o app de e-mail no PC para terminar a edição exatamente de onde você parou no celular. Esta opção já existe na Redstone 1, mas acho que deve melhorara agressivamente na Redstone 2, pois ele chegou no “finalzinho do segundo tempo”. Rumor do Ther Verge aprovado.

Tinha um Rumor de uma Cortana mais robusta, o que realmente aconteceu com sua integração entre os smartphones e PCs, mas também falavam que não ficaria presa na barra de pesquisa e apareceria “solta” no sistema. Esta última parte ainda não se confirmou, mas devemos ver na Redstone 2.

Quanto ao OneCore, não temos dúvida que este foi o foco maior. Muitos acham que Dona Sarkar trabalha melhor que Gabriel Aul em liberação de builds, porém ambos líderes pegaram o sistema em momentos distintos. A Microsoft trabalhou muito para diminuir a diferença entre os sistemas e com isso as build entre PC e celulares ficaram mais parecidas,  desde fevereiro vimos uma forte aceleração. No caso do Xbox One, o mais atrasado no “OneCore”, agora está quase atingindo a igualdade com os demais dispositivos neste quesito.

O OneCore é importantíssimo para a adição de novos recursos únicos para o ecossistema Windows e para facilitar a criação de aplicativos e jogos para toda a plataforma.

O que os Rumores falam sobre a Redstone 2?

surface-phone-teclado

Percebam, enquanto a Redstone 1 falavam que não teríamos muitos recursos, mas uma maior alinhamento da Plataforma Universal. A Redstone 2 é dita que terá foco no Windows 10 Mobile – RUMOR.

É questão de honra, Satya Nadella tem a missão de fazer a divisão móvel decolar, e “torrar” a compra da divisão de dispositivos e serviços da Nokia realizada por Ballmer só aumenta este peso. Nas palavras do novo CEO, em resumo, ele quer criar uma nova categoria de dispositivos, apostar no Continuum e confrontar o iPhone da Apple em um prazo de três anos. Ele quer fazer a mesma coisa que fizeram com os Surfaces, a estratégia é exatamente a mesma.

Tudo isso é só para dizer que a Microsoft sabe que os dispositivos móveis são importantíssimos para o Windows, eles já erraram uma vez, e não podem continuar errando. Ocorre que, atualmente, o Windows 10 Mobile é o sistema perfeito para o meio corporativo com o Continuum, segurança e programas de produtividades robustos, além de ser suportado por grandes empresas do ramo como a própria Microsoft, óbvio,  e também HP, Acer e Vaio. Para este nicho, ele já é perfeito.

Então, como vender um aparelho para o consumidor onde um dos seus principais diferenciais é o Continuum, mas só na semana passada que os novos apps Facebook e Messenger receberam suporte à isso.

Neste ano, os protagonistas serão: Windows Store no Xbox One, frutos do Project Centennial e  Xamarin gratuito para fomentar a criação de apps UWP. A Microsoft não escondeu isso na BUILD 2016, e é claro que isso terá reflexos variolosos para o Windows 10 Mobile no Continuum e melhoramento da sua loja.

A Microsoft está jogando Xadrez com Windows 10 para dar xeque-mate em todas as divisões. É ser inocente pensar o contrário.

Mas afinal, o que os rumores falam sobre a Redstone 2? Segundo o Windows Central, ele deve chegar no primeiro trimestre de 2017  para os consumidores, antes do Surface Phone e será a primeira vez que o Windows 10 focará diretamente no Mobile.  Até agora só isso, nada mais.

O que os FATOS falam sobre a Redstone 2?

[youtube]cdFUv-gvtK0[/youtube]

Os fatos mostram que o foco no Windows Phone pode ser uma verdade. O vídeo acima é da Redstone 1, mas percebam que muita coisa ficou de forma, pois não deu tempo. A experiência “Continuum como continuidade” onde é possível atender ligações e gravá-las não chegou, por exemplo. Essa integração será um ponto alto do sistema, não só para ligações, mas para todo o resto.

Na BUILD 2016, a Microsoft soltou a bomba que irá realizar dois grandes desejos pedido pelos Insiders a respeito das Live Tiles, e são: Live Tiles Interativas e Live Tile Chaseable (nome estranho).

Tile Chaseable significa que quando um usuário tocar em uma live tile, ele será levado diretamente para o conteúdo mostrado na tile. Ou seja, viu uma notícia no MSN Notícia? Ao tocar no app você não terá que sair procurando aquela notícia exibida na tile, pois ele será aberto exatamente na notícia mostrada.

wp9-concept

Live Tiles Interativas, só elas já valeriam a Redstone 2, a foto cima mostra um conceito de como poderiam ser. A Microsoft confirmou que lançará isso, iria até anunciar na BUILD 2016, mas desistiu em cima da hora, pois disseram que precisavam resolver problemas, como por exemplo, o usuário poderia querer rolar a tela inicial para baixo, mas na verdade rolaria a tile, logo a empresa tem que resolver essa confusão.

Também devemos ver um Continuum mais robusto (x86 ???), afinal, é um dos carros-chefes do Windows 10 Mobile e do Surface Phone que nessa altura do campeonato ninguém duvida mais da sua existência.

Existe uma esperança que o Project Centennial seja útil para os smartphones com Windows 10 Mobile. Após a Anniversary, os Xbox e o legado dos programas Windows entrarão na Plataforma Universal, e assim a Microsoft vai oferecer o que só ela poder entregar – jogos e programas requisitados que os smartphones comuns não possuem. Ela sabe que isso vale ouro, espero que consiga nos entregar.

Os cartões interativos para a Central de Ações em conceitos, ninguém viu.  mas pode aparecer na Redstone 2.

cartoes-interativos-conceito

central-acoes-mobile

Outro ponto digno de nota, sobre a nova Central de Ações: cadê aquela beleza que foi anunciada pela Microsoft na Build 2016? Bem, será melhor entregue da Redstone 2, mas grande parte já está disponível para os desenvolvedores utilizarem. Por exemplo, Audictive Music Preview já deixa a Central de Ações bem bonita caso você utilize a Redstone 1.

[appbox windowsstore 9nblggh4rgf2]

Esperamos que mais desenvolvedores aproveitem isso!

Em suma, apesar de vários tantos recursos da Anniversary que já mostramos aqui, muitos virão por intermédio dos desenvolvedores e por outros produtos como PCs e Xbox; a Redstone 2 pode trazer algo sonhado pelos Insiders e pode focar no Windows Phone, pois se o próximo smartphone da Microsoft tiver a marca “Surface” ele vai precisar disso para inovar ainda mais.

Ansioso pela Redstone 2? Ou vai fugir do programa Windows Insider? Acha legal esses recursos? Live Tile Interativa vale a pena? Programas x86 no Mobile seria interessante para o Continuum?

84 comments on “Rumores e não-Rumores das maravilhas da Redstone 2 no Windows 10 Mobile

    1. Cara, não espere por isso, como desenvolvedor eu sei que se eles não fizeram nada agora, não farão depois. Esses aparelhos já são considerados obsoletos, não levo nem fé nos 640 e 640XL. Com a chegada dos Surphace Phone os que devem continuar são os Lumias 650 e 950.

      1. Aparelhos com 512 MB de ram até rodam bem o sistema, mas quando chegam nos novos aplicativos como os novos do Facebook e outros, não dá certo.

  1. Será possível instalar a versão mobile em um tablet lançado com Android por ex. O xoon 2 da Motorola ? Tenho um desses e considero um bom dispositivo , gostaria de testar com redstone

      1. Não ah problema nenhum em ser otimista afinal vc acredita no sistema ate criou um blog* e quando gostamos de uma coisa devemos acreditar e desejar o melhor .

        1. Estragaram na Redstone? Pelo não tem usado e sua base de informações é rasa…. A assistente ta melhor que nunca, faz tudo que foi anunciado e pela demora faz ainda mais.

          1. Menos haterismo kkkkkk eu falo o que to usando, tenho base para isso não so da cortana como tambem do Now. Cortana ja nasceu mais esperta que o Now e Sire, e na build que estou agora, nao ta devendo para elas.

            Obs.: Posso dar um credito ao Now por sua personalidade intrometida pelo fato dele não precisar das permissões que a cortana solicita. Então, ele é mais patico pois colhe tudo que é feito no aparelho e a Cortana ainda solicita para vasculhar, se a pessoa nem se ligar e fica pobre e sem e não ajuda tanto.

    1. O que aconteceu com a Cortana hein? No início, eu conseguia fazer coisas tipo “Lembre-me de lavar a camisa quando chegar em casa”. Ontem fui fazer isso pra mostrar meu amigo, passei vergonha, ela pesquisou no Bing. Antes eu perguntava “onde fica Tangamandápio” e ela mostrava no mapa, ontem ela pesquisou no Bing. Antes eu conseguia perguntar como estará o tempo na segunda-feira, ontem ela pesquisou no Bing. Mas aí na hora que eu chamei ela de burra, ela deu uma daquelas suas respostas “engraçadinhas”. Pedi pra contar piada e ela contou a mesma piada de sempre. Ou seja, ela só serve pra no máximo 10 comandos, mais nada! Enquanto isso, meu amigo me humilhou com a Siri dele. Ela tem voz robótica, mas pelo menos faz tudo. Perdi totalmente a esperança com a Cortana, parece que a Microsoft desistiu dela.

        1. A Cortana me deu muita expectativa, mas hoje eu vejo que a equipe brasileira está mais parada que tudo (acho que as demais também). A Cortana ganha de longe na naturalidade da voz e no tom humanizado, mas o Google Now e a Siri, por mais que tenham voz robótica, funcionam. Cortana não faz NADA! Nem procurar restaurantes próximos a mim ela faz mais (no começo até fazia)

          1. Ilusão de fanboy. Melhor que o que, cantar, contar piadas? Pra coisas úteis, o Google Now cumpre muito bem seu papel, principalmente se você mora numa cidade de média pra grande, exemplo onde eu moro, consigo fazer muita coisa, ter muita informação útil sobre tudo do que preciso. Enquanto isso, a cortana mau funciona em português.

          2. Eu ali ? ou ? ou ? ou ?. Enfim, o fato de não conseguir fazer algo na assistente em português que chegou mais cedo que as concorrentes, não quer dizer que a tecnologia seja fail como esta colocando. É uma pena que aqui ela não conte piadas ou cante pois nunca consegui fazer isso, mas outras coisa que faço no Now faço nela aqui também, inclusive esse texto foi escrito por ela ?. Os emojis não pois acho que ela não entende ☹.

          3. Diz coisas que tenham jeito,nenhum usuário de Windows mobile pode ter a veleidade de querer comparar a bronca da Cortana com o Google Now,a Cortana manda para o Bing ou abre umas quantas apps,o Google faz tudo ou quase.Eu já comparei ambos,e pélo menos em PT-BR não tem comparação.

        2. E MELHOR,,,
          TUDO ISSO
          NA VERSÃO OFICIAL EM PT-BR

          MAS É ASSIM MESMO, OS FANBLOYS SÓ SABEM PUXAR O SACROSANTO SAQUINHO DO MERDELLA
          SÃO OS MERDELLAS BOYS

      1. Esse negócio de lembrar de fazer quando sair ou chegar em casa so funciona se você tem marcado no mapas o local de sua casa, depois que aprendi kkkk a marcar local ela lembra, analisa percursos e muita coisa. Talvez seja um privilegiado ou a quantidade de microfones do meu 930 faz ela me entender melhor.

      2. Eu tbm percebi isso, mas na versão em português. Depois percebi que por alguma razão bizarra ela só responde algumas coisas se ativar os serviços de localização, até coisas que não dependem da localização.

  2. uma coisa que eu fiquei curioso mas pode ser bobagem, é que na propaganda do Xbox play anywhere uma conquista é desbloqueada de um surface book com a mesma animação de desbloqueio do Xbox e não na notificação do windows, mas pode ser uma montagem.

  3. ajudem a votar 🙂
    feedback-hub:?contextid=334&feedbackid=c623cce9-3f2b-4b0a-bfe7-abc8ab6504fe&form=1&src=2
    feedback-hub:?contextid=316&feedbackid=8bf962e8-51e9-48b1-bd15-24ee4c3ceeee&form=1&src=2

  4. Cara live tile interativa, interação na central de açoes como por exemplo o player aparecendo na central enquanto toca e visualização em modo horizontal igual ao Pc no celular ja seria show demais. Vc poder mover o player na tela de bloqueio e controle de volume dem ter que ficar apertando o botão ao lado do aparelho.

    1. O Player na Central de Ações parece não ser uma prioridade, pois ele já aparece em qualquer lugar do sistema ao pressionar os botões do volume. Poderia só poluir a Central de Ações, a não ser que contém recursos extras.

  5. Acredito que todas essas informações eram para ser implantadas no 8.1 e agora com o 10 elas deram revisadas para a inserção no sistema.

  6. Se acontecer vai ser legal! Não vejo sentido em abandonar a linha lumia por completo, porém eles devem ao menos saber o que estão fazendo já que olá jogada é impulsionada por dinheiro!

  7. Tipo a MS de vez de primeiro deixar o windows phone 8.1 bom pra os usuários que seus celulares n são compatíveis com W10M ela quis logo pensar no futuro e lançou o W10M desesperadamente. Agora temos um sistema com falhas, sempre com: Carregando, Retornando e fechando do nada. O sistema ta bom? Sim.! Mais tudo que tem para alavancar o sistema ela não implementa como: live tiles explosiva, live tiles translucida, live tiles 3D, e uma porrada de novidade e não lança pro seu sistema. Esse negocio de esperar 2017 pra ser o ano de subir o sistema mobile, ela tem que focar agora, tudo que os usuários querem e aproveita essas OMS que estão aderindo seu sistema da uma enxurrada de novidades pra todos aderir o windows 10 mobile em massa.

  8. alguem sabe resolver? estou preso no 8.1 desde sabado de madrugada,nao consigo mais achar atualizaçao no release preview,meu celular é da serie x20,ou seja nao consigo mais ir para a versao 10.586.494,meu receio é q o modo release preview esteja agora reservado apenas para as cumulativas da redstone,alguem tem informaçao?? ou pode me ajudar?…

        1. Comigo está acontecendo a mesma coisa. Não estou conseguindo sair do 8.1. O jeito vai ser mudar os registros do celular, e depois que atualizar, voltar ele ao normal.
          Infelizmente o cerco está se fechando cada vez mais para a linha x20 🙁

          1. verdade,Franklin vc sabe alterar os registros do smart no windows 8.1?? se souber me diz ou manda link de tutor,pq nao achei como..

          2. Realmente dá certo atualizar pro 10 se mudar os registros? quando entrar me diz como mudar os registros para eu tentar aqui…

    1. Sim. Desde terça que aparelhos antigos não elegíveis não podem mais atualizar para o Windows 10 Mobile de forma nenhuma. Vi membros do meu grupo relatando sobre isso.

      Grupo Windows no Telegram

      telegram.me/grupowindows

  9. A microsoft pode fazer milhões de melhorias no windows 10 mobile, pode acrescentar milhões de funcionalidades, mas ela não vai conseguir crescer no seguimento mobile se os aplicativos e jogos não começarem a chegar na loja, outra coisa que ela precisa entender é que ela tem que começar a ganhar mercado primeiramente a partir de países emergentes e pra isso ela tem que investir pesado em celulares de entrada e em celulares intermediários ou seja oferecer o melhor pelo menor preço como a nokia fez com o 520,630,730 que foram sucesso de vendas ai sim ela vai começar a ganhar mais usuários e por consequência os aplicativos chegarão a loja agora se for querer competir diretamente vai continuar na mesma situação pq ao meu ver a única coisa que vai fazer alguém optar na hora da compra por um windows phone ao invés de um celular com android é o custo beneficio.

  10. Os erros de português, grafia e semântica nesse texto me deram nervoso! Hahaha. Jorge procure reler e editá-lo por gentileza!
    Alguns recursos não vieram ainda. Fato. Mas se caso a Microsoft for focar de verdade no Mobile nessa Redstone II, ok! Mas, também, fica o fato deles terem tido mais 6 meses e não focarem em estabilidade e agora na Redstone II irão implementar mais recursos? Live Tiles interativas? Bem, me desculpem os leigos, mas isso não será bom para 90% dos donos de aparelhos com Windows Mobile no Brasil. Simplesmente o que já era instável ficará impraticável. Aparelhos com 1 GB RAM já é o limite do limite para se rodar satisfatoriamente o Windows 10 Mobile. Ainda mais na Redstone I e digo mais, com várias limitações de tarefas de segundo plano e Multitarefas. Eu posso me ater a fatos baseado que, com aplicativos, testei e comprovei que o Windows 10 Mobile na Treshold já rodava a 1,1 GB RAM sem aplicativos abertos! Na Redstone I com Cortana ativada e Hey Cortana 1,5 GB RAM (!!!) SÓ O SISTEMA! Óbvio que esses teste fiz com aparelhos com 2GB RAM e 3 GB RAM. Sinceramente, não sei como a MS fará, mas se não fizer direito, deixando alguns recursos de lado para aparelhos com pouca RAM, vai dar merda. Melhor haver mimi com donos de aparelhos que foram deixados de lado do que mimimi com aparelhos lentos etc e tal. Já basta os retardados que reclamam no Insider, sendo que os mesmos nem deveriam estar no programa.

    Fora esses problemas, aguardarei extremamente ansioso essas atualizações da RDII. São coisas preciosas que aguardamos há anos (E digo anos pois estou aqui desde 2012 “aturando” o Windows Phone – agora Windows Mobile de novo – e vendo seus concorrentes terem recursos que só chegarão agora para nós em 2017…).

    Quer ver notícias, comentar sobre elas, e interagir com pessoas inteligentes sobre Windows e tecnologia? Acesse:
    .
    Grupo Windows no Telegram
    .
    telegram.me/grupowindows
    .

  11. SÓ ACHO…

    promessas e mais promessas, nunca cumpridas ,,,
    desculpas esfarrapadas

    ENFIM
    NUNCA TIVE QUE PASSAR POR ESTAS INCERTEZAS E BABAQUICES, EM MAIS DE TRÊS DÉCADAS QUE UTILIZEI OS SISTEMAS, CELULARES E SMARTPHONES DA NOKIA…

    SÓ ACHO !

    Hastag
    #FORAMERDELLA

    1. no Mobile “isso” as pastas, já no PC são chamados de grupos, mas pessoalmente prefiro os grupos… Nas pastas tem Tile que não aparece..

  12. não tem jeito galera, eu gosto muito do W10M mas acho que até a MS definir o que quer da vida vou ter que ir para o IPHONE pq nem smart pro BR ela tá trazendo, logo, não vou comprar nada que não tenha garantia… mais fácil comprar um IPHONE SE e esperar o W10M se decidir… vou manter meu 930 pra acompanhar as novidades mas provavelmente vai ser meu segundo smart, o oficial não dá… mas o W10M tem muito futuro, vou aguardar…

    1. Ela já está assim, agora os mortos do desenvolvedores tem que atualizar seus programas com esses recursos, tempo tiveram, no primeiro beta do android N, trouxe essas mensagens, o whatsapp foi lá e deu suporte ao beta, win 10 vai chegar na segunda versão e eles não deram suporte nem a primeira

  13. Sobre esse Audictive Music Preview, alguém que usa, pode enviar um print da central de ações para que possa ver o que estão dizendo, digo o resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *