Ryzen no Project Scorpio, especificações e benchmark do novo console podem sair nesta semana

scorpio-amd-vega

Após o vazamento da lista com jogos que rodarão verdadeiramente 4k por Jez Corden, Windows Central e outros membros da indústria, estão quase confirmado que o Projeto Xbox Scorpio será exibido de alguma forma nesta semana.

Não, não estão dizendo que a Microsoft fará uma apresentação antecipada com a E3 2017 tão próxima de acontecer. O “burburinho” que está cada vez mais fortes é que as especificações finais da máquina serão finalmente reveladas e provavelmente acompanhadas por algum teste de benchmark ou desempenho.

Atento a isso, a famosa divisão Eurogamer Reino Unido, responsável por exaustiva análise de hardware, Digital Foundry, dever exibir seus testes. Não sabemos se este site fará a análise pelas ferramentas SDK para os desenvolvedores ou se a própria Microsoft fornece ao Digital Foundry o equipamento necessário para isso.

Não será um evento especial, mas apenas um olhar para as entranhas da máquina, o seu desempenho e tecnologia que tem. E é aí que vem o mistério, porque essas mesmas vozes que falam que tal apresentação que revelaria as especificações Project Scorpio coincidiria com o lançamento da nova Ryzen 5 da AMD.

Até agora, temos teorizado com a probabilidade evidente que de que o Project Scorpio usará a Ryzen. Ainda estamos esperando outro passo importante da AMD: sua nova GPU Vega e Ryzen 5, que seria o mid-range esta nova série de CPUs.

Coincidência? Nesta semana devemos matar a nossa curiosidade do que o monstro da Microsoft será construído. A AMD está causando uma reviravolta no mercados de PCs ao lançar processadores potentes a um preço muito inferior ao da Intel, aliado com o Scorpio, a propaganda para toda essa nova tecnologia poderá ser positiva.

62 comments on “Ryzen no Project Scorpio, especificações e benchmark do novo console podem sair nesta semana

  1. Provavelmente não será Vega e sim Polaris , VEGA é destinada para o alto seguimento e já está confirmando que terá uma série RX 5xx com chip Polaris renomeado .Quanto Ryzen eu espero que virá sim ,Ryzen são processadores de primeira linha ,ao contrário de Jaguar .

    1. Consoles podem usar versões modificadas…e como será lançado fim do ano, duvido muito que seja polaris…e sim um Vega modificada com desempenho menor.

      1. Improvável. Como Vega se trata de um chip Top de linha o seu die será grande (normal em todos os top) ,logo será caro .Não tem como reduzir o tamanho do chip que foi projetado para ser grande ,exceto se projetar um menor ( não é caso ).Mesmo se Vega contasse com uma versão menor que tivesse menos transistores que viabilizaria a disponibilidade no Xbox ,a Microsoft não teria tempo para lançar o console .

        1. as GPUs de videogame são versões bem customizadas, provavelmente vai ser uma mistura da polaris com a Vega e outras coisas especificas da MS..

          1. Versões customizadas de GPUs já existente ,sempre vieram a partir de uma GPU mediana .
            Vega nem está pronta , Microsoft não vai pega rum chip novo e lançar em 6 meses , Xbox Scorpio já está pronto em nível de hardware.

        2. Tem sim, se chama “custom”. Eles fabricam exatamente para aquilo, no entanto há indícios de que a AMD vai fabricar uma GPU para o consumidor final com o poder que a MS visa colocar no Scorpio, entre 6 e 6.5 teraflops, veja o link:

          http://wccftech.com/vega-teaser-slides-leak-nda/

          São várias GPUs Vegas e diferente do que diziam serão várias, não somente uma de 12 Teraflops.

      1. Não faz sentido ,pois o chip será muito grande e caro .Tem uma relação de custo aí que você não considerou ,quanto mais transistores o processador tiver mais caro será (comparação na mesma litografia).

        1. Não existe isso de não faz sentido.
          A Microsoft pode colocar o que ela quiser no SOC.
          Primeiro que a VEGA 10 tem 64 Núcleos, e ninguém vai usar 64 Núcleos num SOC.
          Segundo que os 64 Núcleos em 1.2GHz darão cerca de 12 Tera Flops, o dobro do Scorpio.
          Ou seja, mesmo que a Microsoft coloque 32 Núcleos VEGA no Scorpio, no mesmo Clock, teriamos os 6 Teraflops.
          Mas como consoles possuem tamanhos e sistema de refrigeração menores que um PC de alto desempenho, pode esperar por um SOC com cerca de 44~48 Núcleos VEGA e Clock entre 800~900mhz.

          1. Seu raciocínio é muito simples de entender ,mas não acontece assim (nunca ocorreu ) .
            Me diga um caso no qual pegaram um chip Top de linha e simplesmente o cortaram ?
            Realmente não faz sentido economicamente falando .São poucos waffles que conseguem a qualidade esperada é isso tem seu preço .Outro indício que você está equivocado,RX 580 a nova mid será uma Polaris ,se cortar Vega fosse uma tarefa tão simples assim teríamos Vega e não Polaris como a placa média .
            Espere e verá .

          2. Eles produzem SOC, criam seu IPC todo, controlador de memória, cpu, dps, gpu, memorias L1, L2 e L3…
            Tudo vai embarcado no SOC.

            Vamos lá…

            POLARIS 10 = RX 480
            TDP = 150W
            CLOCK = 1.2GHZ
            POTÊNCIA TOTAL = 5.8 TERAFLOPS

            Como vão colocar uma GPU que consome mais, e gera menos potência, com clock de 1.2GHZ num console? COMO???

            Questão não é de produzir uma VEGA full e corta-la ao meio ou na proporção ideal para o SCORPIO.
            A questão é que ao produzir todo layout do SOC do Scorpio, eles já fazem a produção do Waffle com o número exato de núcleos VEGA que eles irão precisa dentro do SOC do Scorpio.

            Não existe isso de produzir Waffle só de VEGA FULL com 64 Núcleos e cortar só 44 Núcleos, eles produzem o SOC inteiro já com tudo, controladoras, gpu, cpu, dps, l1, l2, l3.

            Não é uma placa que vc compra no Kabum e monta o Scorpio.

          3. “POLARIS 10 = RX 480
            TDP = 150W
            CLOCK = 1.2GHZ
            POTÊNCIA TOTAL = 5.8 TERAFLOPS”
            A memória unificada da PS rendeu 600 Teraflops de vantagem sobre o Xbox que usa basicamente os mesmos componentes.
            Acredito eu que será uma projeto a partir de uma RX 570 + Zen .Aqui está o pulo do gato quanto ao consumo , acredito que virá numa litografia mais avançado que a Samsung já desenvolveu desde o ano passado ( Finfet LPU ou outra ainda amais refinada) .

          4. Então me de um exemplo se quer no qual basearam o chip custam a partir de um chip top de linha .

          5. Exemplos de consoles com chips top de linha (para a época):

            -Xbox (o 1º): Baseado na GeForce 4 Ti
            -Xbox 360: Baseado na Radeon X1800.
            -Playstation 3: Usa uma GeForce 7900 GTX capada.

            Outros exemplos de consoles com designs da GPU baseados em modelos de GPUs dedicadas para PC (sendo a versão do console capada), tá no meu outro comentário em resposta à você, assim como a explicação do seu equivoco quanto a relação entre a diferença de poder computacional entre o XOne e PS4 e a memória.

          6. O chip do Xbox One é um exemplo. Nele há dois chips de 4 núcleos cada, lado a lado. São 8 núcleos e threads no total mas um núcleo não tem acesso aos 8 threads, uma vez que há essa divisão. Outro exemplo é o chip usado no PS4 PRO que recebeu um overclock.

            Você quer um chip top de linha porém nenhum deles está sendo usado em um console no momento. Não é garantido que o Scorpio virá com um chip customizado, porém não é impossível como já sabemos. Eu acredito que não será customizado e ele trará chips top de linha como: Rysen 7 1700 e uma GPU Vega que talvez não customizada também. Afinal, haverá vários modelos da GPU Vega e algum deles deve atender o que a MS planeja para o Scorpio.

        2. Pra mim faz faz sentido sim, porque a Polaris Rx480 (o ps4 pro é derivada desta) chega até 5.5tflops, abaixo dos 6tflops afirmados pela M$. Nesse caso, teriam que elevar o clock da GPU pra acima de 1ghz pra atingir os 6tflops, o que naturalmente seria inviável pra console.

          Sendo assim, eu ainda acredito que o Scorpio venha com a nova linha de GPUs AMD Vega (possivelmente Vega 11, a linha mais acessível), só que altamente customizada pra se adequar aos padrões de console.

          Lembrando que a Vega 11, segundo rumores, focará na maior eficiência energética + incremento de performance em relação à Polaris, caindo como uma luva naquilo que a M$ pretende com o Scorpio.

          1. PS 4 tem pouco mais de 4 Teraflops e seu chip é baseado numa RX 470 com alguns incrementos de Vega .

          2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tu é fanboy da Sony é? Kkkkk

            Não sonha, não tem nada de Vega na GPU do PS4/PS4 Pro

            Tuas alegações não fazem sentido do começo ao fim, primeiro quando você fala de preços e depois quando fala que tem indícios e agora quando diz que tem incrementos da tecnologia Vega no PS4 Kkkkk. Parte da Vega é na verdade a tecnologia “Zen”, também usada em “Rysen”. “ZEN” + GPU = Vega, “ZEN” + CPU = Ryzen. A Vega ainda vai além porque tem novas tecnologias de software voltadas para gráficos e também tem o setor da GPU chamada “Pixel art”…. vixe … a história é cumprida.

          3. Você acaba de confirmar que é rsrs

            Mas caso não seja, você deveria para de consultar tuas fontes ou acreditar em lezeira Sonysta porque sim estão mentindo pra você. Não vim te ofender, apenas quero abrir teus olhos.

          4. Meu último console foi o super NES .Eu jogo no PC , consoles são muito fracos pra mim . Abraço

          1. Eu sempre tive pra mim que o que realmente aquecia era o clock, daí vc veio e concordou comigo, mas já vi sites que dizem que diminuir o numero de componentes/transistores é o que vai diminuir o consumo de energia e calor. Eu achava que o Monstro virá com mais transistores, talvez 60 CUDAs, e menos clock… eu já não sei o que pensar. Se vc for prestar atenção o discurso da AMD atualmente é justamente o aumento de clock e redução de consumo e calor, então na verdade, ilustre, acho que o clock pesa menos no quesito calor do que a quantidade de componentes, mas com certeza ambos pesam. Até porque agora a arquitetura permite 14nm, o que é o principal fator da diminuição do consumo e permite aumento do desempenho, outro fator relacionado a arquitetura é a possibilidade de um núcleo poder compartilhar ‘todos’ os threads, isso sem duvidas multiplica o desempenho! Bom, somos leigos com um bom entendimento. Acho que com o anuncio oficial virá mais informações que nos ajudará a “compreender” essas novas tecnologias.

            Mas dê uma olha nesse link que passei, é interessante. Lá ele mostra mais informações sobre a família de GPUs Vega que ao contrário do que pensavam não será somente uma de 12 teraflops, mas sim várias. Ainda não há informações vazadas ou reveladas sobre quantos flops terá cada uma delas.

          2. Verdade, eu li com mais calma, e a AMD vem com outro método de dissipação do calor.

            O clock alto realmente aquece mais nas CPUs e GPUs tradicionais, mas com novas tecnologias chegando, mudam-se também os padrões.

    2. Vai ser VEGA. O próprio Phil Spencer disse que poderiam lançar o console ano passado, mas escolheram esperar para poder ter tecnologias de ponta. VEGA e ZEN já estão prontos desde o fim do ano passado, VEGA só não foi lançado por conta de otimizações da AMD. A Microsoft tem IP da Vega e Zen, podem lançar o Scorpio com metade dos núcleos VEGA que dará 6TeraFlops exatos, ou seja… Uma VEGA padrão tem 12 Teraflops com 64 Núcleos, a Microsoft pode lançar o SOC com 8 Zen 2.4ghz, e 32 Núcleos VEGA no mesmo clock.

      1. Não se corta metade do chip para ter metade de desempenho .
        Seria o mesmo que pedir uma pizza gigante sendo que queria só 4 fatias , porque não pegar logo uma grande que é bem mais barata .Esse é o ponto , estou fazendo essa análise pois não há indício nenhuma que terá Vega com die pequeno o que viabilizaria a implementação no Xbox . Quando Spencer disse que esperou pela tecnologia novo creio que se referiu a Ryzen . Falando em Ryzen o octa core mais barata sai por 350 dólares , creio que não seja um octa .

        1. Cara, de novo.
          Não é cortar literalmente, é embarcar a arquitetura VEGA dentro do SOC.
          Eles possuem o IP VEGA, eles querem um SOC que produz 6 Tera Flops na GPU, os engenheiros vão la, fazendo o layout do SOC todo, o que querem de memória L1, L2 e L3, que tipo de controlador de memória terá, que núcleos de CPU terá, que tipo de DSP terá, que tipo de núcleos de GPU terá, que tipo de litografia irão usar.

          Digamos que definiram o SOC na seguinte proporção:

          CPU: Raven Ridge 8 Núcleos em 2.0GHz
          GPU: VEGA 44 Núcleos em 850MHz
          LITOGRAFIA: 14nm

          Todo o SOC terá um tamanho total entre 300mm2 e 400mm2 que é a média do tamanho do SOC do Xone atualmente, que tem 1/3 ocupado por SRAM, que não terá no Scorpio.

          Daí eles chegam com o projeto pronto, perfeito… Vão numa produção de Semi Condutores, GLOBAL FOUNDRY, Samsung ou TSMC, que seja…

          Aí eles irão produzir todo o SOC, com todas as arquiteturas planejadas.

          Eles não vão produzir um Waffle inteiro de VEGA, cortar ao meio e colar no SOC do Scorpio, isso não existe.

          1. A versão top de linha é a Rysen 7 1800x que custa 500 dólares, a menor Rysen 7 é a 1700 que custa 329 dólares e tem 8/16 (núcleos/threads).

            Ilustre, a Reaven Ridge é a “Rysen 3” que ainda não foi lançada. As CPUs Rysen 3 são “embedded”, ou seja, já tem GPU incorporada. Não creio que a Raven Ridge seja usado no Scorpio, estas são mais fracas e não são visadas para atingir o 4K nativo. Elas será usadas como vc já citou em aparelhos móveis somente.

          2. Esse clock de 850Mhz é a GPU do Xbox One S. No Scorpions deva vir mais alto.

            Já a CPU rodando a 2.0Ghz, deva vir com esse clock ou parecido. Acho que pelo menos una 2.2Ghz.

            Já são 500Mhz a mais que o Jaguar do Xbox One e do PS4. Hehe!!!

        2. “” Não se corta metade do chip para ter metade de desempenho .
          Seria o mesmo que pedir uma pizza gigante sendo que queria só 4 fatias , porque não pegar logo uma grande que é bem mais barata. “”

          Nesse assunto que estamos debatendo esse raciocínio não existe! Quanto menos transistores e componentes mais barato será o hardware!

          Existe indícios que será vega, como citei antes, segundo fontes confiáveis o Scorpio será compacto. Podemos concluir que pra não ter problemas de aquecimento o monstro usará tecnologia que consome menos energia e tem maior desempenho por “watt”, veja os slides da AMD sobre as GPUs Vega:

          http://wccftech.com/vega-teaser-slides-leak-nda/

          Terá fonte interna inclusive…

          Sim será um octa core como diz no próprio site da Microsoft sobre o Xbox Scorpio, a CPU terá “8” núcleos. O Ryse para alto desempenho e 4K de menor desempenho é o Rysen 7 1700 que custa “para o consumidor final” 329 dólares (preço sugerido). Este é um Octa core 8/16 (núcleos/threads) de clock de 3.0Ghz. Aposto que será esse o usado no Scopio, e vale lembrar que para a MS que comprará aos milhares com certeza sai muito mais barato cada unidade, ora, é pessoa jurídica com contrato para vários anos… Além disso, o outro indicativo é que até agora não foi falado sobre o Scorpio justamente porque ele virá com a Vega que somente será revelada essa semana e com isso coincide com a revelação do Scorpio. Embora a Vega seja revelada essa semana os detalhes sobre esta já estão divulgados (ou vazados propositalmente) como passei no link acima.

      2. tem um de 2.4ghz? Eu achava que o máximo era de 1.6ghz, mas pode haver outros mesmo. Uma coisa é certa, segundo fontes o monstro será bastante compacto, o que indica que usará tecnologia que consome menos energia e por isso produz menos calor.

        http://wccftech.com/vega-teaser-slides-leak-nda/

        Fazendo o calculo de cabeça, a GPU já ultrapassa os 6 Teraflops com 32 CUDA rodando a 1.5ghz e segundo os slides que vazaram na fonte que coloquei aqui, até 1.5 ghz não vai precisar de arrefecimento extra. Se a GPU Vega do mutante monstro for rodar a 1.5ghz esta vai ter entre 32 e 36 núcleos. Quando eu tiver mais tempo farei o calculo bem direitinho. Dá uma olhada no Slide mostra que a família “Rage” (Vega, Rage>Fury/polaris) virão com HBM2. Estou torcendo pra que venha com HBM no mutante, até porque ele vai ser mais “compacto” né? A questão sobre memorio ainda não compreendo muito bem porque tem um slide que diz que 4GB HBM é > que 11GB GDDR5, porém eu não sei se eles só se referem largura de banda… eu achava que 4GB é pouca memoria… se alguém puder explicar…. a questão dos bits eu entendo e não sei se é por isso, eu tinha em mente que o espaço ocupado pelo jogo era inflexível e independente da taxa de bits de processamento da RAM. Com isso eu diria que o monstro viria com pelo menos 24GB de RAM pra acompanhar a quantidade de Teraflops e IA ( gerada pela CPU).

        Estou ansioso!

    3. Segundo a Windows Central, alguém com mais informações garantiu que o console monstro será bastante “compacto”, isso indica que ele provavelmente usará tecnologia mais recente, ou seja, que consome menos energia e consequentemente produz menos calor. Isso é necessário pra não passar por certo problemas de alta temperatura. Pra isso podemos esperar o Rysen e Vega nele, mas vamos esperar pra ter certeza.

    4. O mais provável seja a combinação de Vega com Ryzen, já que ambas as arquiteturas contarão com infinity fabric, que permitiria produzir um SoC de área maior por um custo menor (lembre-se que quanto maior o die, mais caro fica o produto final, pois são maiores as chances de vir algum defeito ou problema em alguma parte dele). E assim como Polaris, a arquitetura Vega terá dois chips também, 10 e 11 (uma versão mais parruda e outra mais fraca, mas de menor consumo), cada uma com uma versão XT (chip completo), e uma versão Pro (algumas CU desativadas, para reaproveitar dies que não passaram no teste de qualidade para ser um XT). O SoC pode muito bem ser montado por um ou dois CCX Ryzen (acho q ficariam em um modelo similar ao Ryzen 5, por questões de custo e dissipação de calor), e uma GPU Vega, com um underclock para reduzir o TDP, mas ainda sim atingindo 6 TFLOPs. Vide o PS4 Pro, que usa o mesmo design da RX 480, porém com clock de 850 MHz, o que lhe dá 4.2 TFLOPs, o mesmo tanto que uma HD 7970. E tanto o XOne quanto o PS4 possuem CUs desativadas em suas GPUs.

      1. Vega 11 será apenas uma versão pouco menor que Vega 10 ,do mesmo modo que Polaris 11 é uma versão pouco menor que Polaris 10 .Ryzen é caro para os padrões de CPUs adotadas por consoles , mas creio que AMD vai dar um jeito .
        Sobre Vega foi o que eu disse em outros comentários, eu nunca vi um console usar como base uma CPU top de linha e creio que não será dessa vez .É possível chegar a 6 Teraflops com Polaris (versão refinada ) e Ryzen o que viabilizaria economicamente .É esperar pra ver .

        1. Discordo completamente de você, quanto a polaris. A RX 580, que terá 6.15 TFLOPs, já tem um conector de 8 pinos na sua alimentação, ou seja, podemos esperar um TDP maior ou igual a 150W (isso pois já é uma versão refinada), e para a questão de design compacto que os consoles estão adotando, torna a adoção da mesma economicamente inviável, pois o produto sofreria de superaquecimento muito facilmente (e a Microsoft não vai arriscar passar por isso de novo). Quanto ao Ryzen, uma de suas características é justamente seu baixo custo de produção, pois ela é modular (os CPUs são compostos de 1 ou mais CCX compostos por 4 núcleos Zen, cada). Não acho q o Scorpio venha com 8 cores, mas sim 8 threads. E como eu disse anteriormente, tem a questão da infinity fabric, que será adotada também pela arquitetura Vega. Então, para a AMD também seria muito mais vantajoso o uso desse combo, pois haveria uma melhor comunicação entre a CPU e GPU, e facilitaria a adoção de técnicas de programação mais otimizadas para o Ryzen, por parte dos desenvolvedores. Ou seja, o Ryzen pode oferecer uma solução de baixo custo e baixo TDP (Eu apostaria num 4c/8t @ 1.6 a 1.8 GHz), e seriam uma solução bem melhor q Jaguar ou Excavator, e a Polaris necessita de um clock e um TDP muito alto (considerando as dimensões dos consoles das última gerações), além da Vega ser uma aposta de marketing melhor por parte da AMD. E quanto a numeração (10 e 11), é por ordem de desenvolvimento do chip. Então se começaram a desenvolver a Vega menor primeiro, ela seria a 10 (mas acho isso pouco provável)

          1. É plenamente possível chegar a 6 Teraflops com uma Polaris com clock mais baixo + Ryzen .
            A combinação de Ryzen e Polaris é bem mais eficaz que o caso do PS4 pro ,este usa CPU ultrapassada que já foi provado que não consegue empurrar todo o potencial de sua GPU – infelizmente não tenho mais a fonte da matéria pra lhe mostrar- .Temos que considerar também que a Microsoft pode melhorar o poder compicional de forma semelhante que a Sony fez com seu PS4 .O ponto que quero chegar é o seguinte ,se AMD consegue entregar um chip -Vega- com melhor eficiência energética,6 Teraflops num preço tão baixo que o torna possível ser adotado em consoles ,porque a AMD vai relançar a RX 480 ?Vai deixar de lançar um produto mais eficiente , atraente e com custo parecido ?
            Polaris faz muito mais sentido pra mim nesse momento,embora não descarte um chip Vega menor que será lançado no começo do ano que vem como substituto da atual série Polaris ,este chip que pode equipar o Xbox Scorpio .Vamos esperar dia 11 , é logo ali na esquina.

          2. Kra, não é possível uma Polaris chegar a 6 TFLOPs com menos clock, não sei de onde você tirou isso. O valor de 4.2 TFLOPs é potencial máximo de computação da gpu do ps4 pro, que é uma Polaris 10 XT com clock de 850 MHz. Isso é o valor máximo, dá gpu apenas. A RX 480 alcança um clock máximo de 1266 MHz, com um poder próximo a 5.8 TFLOPs. A RX 580 terá um clock de mais de 1300 MHz, para fornecer os 6.15 TFLOPs especificados. Eles vão reaproveitar a arquitetura na série 500 pq a polaris é uma boa alternativa para o mercado mid end, então seria idiotisse descartá-la tão precocemente (afinal, desenvolver uma arquitetura custa dinheiro e tempo). Mas uma Polaris 10 rodando com 1300+ MHz num case pequeno como o dos consoles de hoje é impossível. Vai ter superaquecimento. Vai ter chip fritando. Será muito mais lógico alcançar os 6 TFLOPs, com algumas CUs desativadas e um clock bem mais reduzido, para ter uma solução final que não esquente tanto. Lembra que a negociação entre Microsoft e AMD envolve a compra/venda de milhares de unidades de uma vez. Ou seja, uma ótima oportunidade de garantir um melhor uso do wafer, pois algum die q não possa ser aproveitado para as radeons com Vega, as vezes pode satisfazer as specs do scorpio (graças a tecnologias como a infinity fabric, que permite montar o chip por partes, tanto q a Intel mesmo já estuda usar um approach similar no futuro).

          3. Depois que vi a Sony colocar cerca 500 Gflops sobre a Microsoft por conta de implantação proprietária (memória unificada )eu duvido de nada ,500 Gflops é cerca de 30% de poder computacional a mais e usando basicamente o mesmo hardware do Xbox.

          4. Esse seu ultimo comentário está totalmente errado. A diferença de 500 GFLOPs em nada tem a ver com a memória. Primeiro porque ambos sistemas (XOne e PS4) utilizam memória unificada (ambos possuem 8 GB compartilhados entre a CPU e GPU, igual a um Desktop que usa uma APU AMD ou uma Intel HD Graphics), a diferença na memória dos dois sistemas é que no XOne os 8 GB são de DDR3 (menos problemas de latência, porém menor banda de memória) vs 8 GB DDR5 no PS4 (mais problemas de latência, porém maior banda de memória). A diferença de 500 GFLOPs (no departamento gráfico) se deve a diferença do processador gráfico utilizado nos dois consoles. O XOne utiliza o mesmo design da Radeon HD 7790, só que com 2 CUs desativadas (cada CU possui 64 stream processors), totalizando 768 SP, numa frequência de 850 MHz (vs 1 GHz da 7790). Enquanto o PS4 usa o design da HD 7870, também com 2 CUs desativados, com clock de 800 MHz (também inferior ao clock da HD 7870).

            Ou seja, a diferença de 500 GFLOPs entre os dois consoles não se deve à memória, mas sim porque é uma Bonaire XT (HD 7790) vs uma Pitcairn XT (HD 7870), ambas com 2 CUs desativados. Entendeu agora?

            EDIT: Ah, e antes que eu me esqueça, apesar do XOne usar DDR3, o seu SDK aloca mais memória para os programadores, e o sistema possui também 32 MB de eSRAM (que é muito mais rápida e eficiente, e cara, do que DDR3 e GDDR5)

  2. tomar que não saia por agora, a definição boa mesmo seria já anunciar com todo o esquema de compras. o povo não quer só ver, quer mesmo é comprar.

  3. se incorporar as ideias como do snes, o ceu é o limite, lembrem que a microsoft falou que o sistema do hardware tem um pouco de customização. para quem curte modificar como eu, trocar placas, colocar blocos de memoria. pode ser uma ótima ideia em vários angulos, vai aceitar mouse e teclado. ilimitado para minha imaginação.

  4. Só irei botar fé nesse projeto scopion se o chip de vídeo for separado do processador caso contrário o desempenho sempre será comprometido.

  5. E digo mais, a arquitetura Zen e Vega já estão fechadas desde 2015.
    A Microsoft pode colocar qualquer uma delas no seu SOC pois possui licença de IP da AMD.
    Quando você for ler sobre SOC do Xone, pode ler que o processador e gpu são baseada na arquitetura X, customizadas pela Microsoft.

    Se a Microsoft quiser, dentro do estudo de custo que eles possuem para o Scorpio, eles podem colocar especificações Raven Ridge e NAVI no Scorpio, com metade dos núcleos e clocks mais baixo, dentro das customizações necessárias que eles escolherem.
    Eles tem acesso e direito de uso de qualquer ipc da AMD.

    Até mesmo a Sony que usa Polaris no Pro possuí instruções que só chegaram na VEGA.

    Não existe essa de não lançou não irão colocar no console.
    Se a AMD não começou a vender, problema é dela.

    Mesmo caso que aconteceu com o Xbox 360, a Microsoft lançou o console com GPU Nvidia que só foi lançar no mercado de PC mais de um ano depois.

    1. Espere e verá ,se não tiver Vega com die pequeno não vai ter Vega no X box .Essa é a minha opinião, acho que dia 11 vamos ter as respostas.

      1. Não existe corte literalmente.
        Eles embarcam no SOC a arquitetura VEGA, se a AMD não produz VEGA com 36 Núcleos por exemplo, é porque ela não quer.

        A Microsoft pode pegar a arquitetura e criar quantos núcleos ela quiser dentro do seu próprio SOC.
        Ela que escolhe, daí tudo vai para a produção e geram Waffles completos do SOC inteiro do Scorpio e não de cada componente e depois colam com cola.

        Por isso eles podem colocar o que quiserem dentro do SOC.

    2. Rapaz o Xbox 360 usa VGA da AMD. O Xbox original que usa uma Nvidia. Era uma Geforce 3 Ti com desempenho de uma Geforce 4Ti 4200 do PC.

  6. Nossa ando lendo lendo e lendo e continuo com a pulga atras da orelha ..QUEL O VALOR DESTA BAGATELA QUANDO SAIR AQUI NO BRASILLLLLLL.

  7. Só falta a AMD entrar de “cabeça” no segmento mobile, com os Ryzen, disponibilizando inclusive APUs potentes com o Ryzen + Vega, seria o tiro de misericóridia na concorrência, apesar que as fabricantes estão nas mãos $$$$$$$$ da mesma, infelizmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *