Carregando...

Samsung Omnia HD i8910 vs Samsung Omnia II i8000

Guerra de Titãs? Provavelmente sim! O Samsung Omnia i8910, também conhecindo como o Omnia HD, é um dos aparelhos mais modernos no mercado e supera o N97 da Nokia em vários aspectos como GPS, qualidade da filmagem, Touch, velocidade do sistema, etc. O Samsung Omnia 2 fica do outro lado, o lado da Microsft, com Windows Mobile 6.5, um ótimo processador, aceita as melhores interfaces do mercado e esbanja brilho e qualidade de imagem com sua tela espetacular.

Quanto ao tamanho e peso, O Samsung Omnia 2 tem medidas de 118 x 59.6 x 11.9mm pesando 129g, enquanto o Omnia HD possui 123 x 58 x 12.8mm e pesa 149g. O primeiro é menor e mais leve em aspectos gerais, porém o segundo é um pouco mais fino.

Em relação ao diplay, O Omnia 2 tem uma tela AMOLED de 3.7 polegadas touchscreen resistive com display 480×800 pixel de resolução, enquanto o i8910 tem uma tela de 3.7 polegadas touchscreen capacitive porém não é multi-touch. Os dois possuem uma tela brilhante AMOLED, com uma ótima qualidade de imagem. Quanto há quantidade de cores o Omnia 2 possui 65 mil cores, e o Omnia HD 16 milhões, porém apesar de parecer uma diferença enorme, os olhos humanos não podem perceber tantas cores, não deixa a imgem ruim e ainda aumenta a economia da bateria.

Quanto a Conectividade sem fio, Ambos os telefones são quadband e GSM-based. Ambos os telefones possuem 3G, WiFi, EDGE, GPRS, Bluetooth e porta microUSB e a falta porta de infravermelho. Porém o bluetooh do Omnia 2 tem um melhor suporte A2DP, sendo mais avançado.

O ponto mais favorável em favor do Omnia HD é a Câmera e Gravação de Vídeo: O Omnia HD tem uma câmera de 8Mpx e faz filmangem é 720p (Qualidade de DVD) entando o i8000 tem uma câmera de 5mpx, com detector de sorrios, e filma à 410p, não pense que é pouco, a qualidade também é ótima. Os dois tem auto focus, mas o flash do Omnia 2 é melhor e vai te garantir fotos melhores em lugares com condição de iluminação desfavoráveis.

O Armazenamento e Memória são similares, O Omnia 2 e o Omnia HD tem armazenamento interno de 8 ou 16GB, 256 MB de memória flash e slot para cartão microSD (capaz de armazenar até 32GB), porém há versões em que o primeiro possui 2GB.

Quanto ao processador,o Omnia 2 roda um poderoso processador de S3C6410 800MHz, enquanto o Omnia HD é alimentado pelo processador de 600MHz ARM Cortex A8. O processador do primeiro vence por ter um processador mais rápido, pois aplicativos abrem mais rápido e também respondem rapidamente.

Para a comparação quanto ao teclado o Windows Mobile dá uma ajuda ao Omnia 2, já que o teclado do Omnia HD é não fique em modo QWERTY retrato, onde você pode ver realmente onde é o lugar que você está digitando e não abrindo em uma tela escondendo o site por exemplo. Sei que há teclado virtual para Symbian feito por terceiros, mas até agora a interface é terrível.

O Omnia 2 oferece uma escolha de dois naveadores de web – Opera Mobile como opção padrão e o Internet Explorer. Por outro lado, o HD vem com o padrão da S60 5th Edition, visto pela primeira vez no Nokia 5800. Um ponto relevante para o melhor neste quesito é o fato do navegador do Omnia 2 suportar Flash, graças ao Internet Explorer.

Ambos os telefones espanjam recursos como acelerômetro, sensor de proximidade, sensor de luz ambiente e GPS. o TV-out do Omnia 2 é mais completo sendo que o do Omnia HD é somente para o SD.

Samsung Omnia 2 utiliza como padrão interface TouchWiz 2.0, onde tem um atrativo de um cubo giratório cheio de funções, ao contrário do iPhone, sem falar que você pode colocar a interface Sense do HTC HD2 que é incrivél. A quantidade de interfaces para Windows Mobile supera qualquer outro sistema mobile. O Omnia HD possui uma interface 3D, com um gerador de tarefas que tem inspiração no Palm Pre. Enquanto que no Omnia i8000 você clica no cubo e altera as as aplicações abertas, visualizando o conteúdo da sua janela, no Symbian você tem que que segure o botão do meio e ele só mostra os ícones pedidos, sem ter uma vista da janela completa.

O ponto mais importante e a diferença mais relânte para a escolha do seu aparelho é o Sistema Operacional. O Omnia 2 é executado na recente plataforma Windows Mobile 6.5, enquanto que o Omnia hD funciona com Symbian OS v9.4 Series 60 rel. 5. O Windows Mobile é muito mais customizável, e possui vários aplicativos pois já tem cerca de 10 anos, também possui uma loja com vários aplicativos online e vários aplicativos gratuitos. A maioria dos aplicativos feito para wm rodam em qualquer versão do sistema operacional, seja 5, 6, 6.1 ou 6.5, bem diferente do Symbian. As aplicações do WM são atualizadas com mais frequências e bem mais trabalhadas e hoje não é mais visto como um sistema somente corporativo. O Symbian possui milhares de aplicativos, tem uma ótima assitência no Brasil pois é o sistema mais usado, porém apesar de não ser oficial, o sistema será subistituido pelo Maemo, que é um sistema mais completo porém por ser recente com poucos aplicativos.

Para decidir qual, vai depender muito do usuário e principalmente qual a plataforma que ele se identifica mais. Boa Escolha!

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.