Satya Nadella quer que o Xbox domine os jogos em nuvem

Famosa é a citação de Satya Nadella em que, no início de seu mandato, ele disse que o Xbox não era uma das divisões centrais da Microsoft. Tudo isso parece ter mudado e os entrevistadores do Fortune não hesitaram em perguntar ao CEO da Microsoft sobre isso, em uma nova entrevista publicada na manhã passada. O mais surpreendente para muitos é ler que, com essa frase, Nadella não pretendia subestimar sua divisão de jogos.

De acordo com o sucessor de Steve Ballmer, o que ele estava tentando dizer é que o Xbox era uma divisão valiosa por si só, embora não pertencesse ao núcleo da empresa. De qualquer forma, isso mudou e agora os videogames estão no centro da Microsoft, a nuvem, o Azure e a computação remota. Tanto que, de acordo com Nadella, a ferramenta de segurança Azure Sphere é obtida diretamente dos protocolos de segurança Xbox e Live.

Pode ser difícil para muitos entender como a Microsoft pretende competir com o Xbox e o xCloud, enquanto atende a um de seus principais concorrentes (Sony). Perguntado se o objetivo da empresa é conquistar a sala das casas com seu console Nadella fala assim:

A sala não é mais o único lugar para brincar. Nós amamos nosso console e estamos prestes a lançar um novo, mas também estamos expandindo para o PC, onde por muito tempo nossa única contribuição foi o Windows. Por outro lado, esperamos conquistar o jogo na telefonia móvel com o xCloud em breve. Você pode começar com um jogo no seu console, depois passar para o PC e terminar no seu celular. Essa é a nossa ideia.

A Microsoft terá sucesso em sua estratégia de vários dispositivos? O futuro dirá. O próprio Nadella reconhece que cada empresa tem seus próprios planos e coisas a dizer, e é muito difícil saber o que acontecerá em cinco anos, mas o que está claro é que a Microsoft irá brigar para ser a melhor nesta área.

85 comments on “Satya Nadella quer que o Xbox domine os jogos em nuvem

  1. Com o Xcloud não será necessário um console? Por exemplo, não precisaria comprar o Scarlett, como será que vai ser, curioso pra ver na prática

    1. Não é substituir. Cada produto tem seu nicho. O xCloud, por exemplo, será de graça para quem tiver o Xbox e usá-lo como seu servidor.

    1. Nem lançou ainda, tá muito precoce para dizer se o pessoal quer ou não.

      Além disso, os jogos por celulares já são sucesso e muito. Meio difícil acreditar nessa pesquisa.

    2. 17% dos gamers? Vc está falando de um público específico, de nicho, que é o de consoles; estes representam algo em torno de 200 milhões de jogadores. Mas o streaming vai além e poderá alcançar um público maior, em torno de 2 bilhões de pessoas. Uma coisa nada tem a ver com a outra, são públicos diferentes; e o serviço via streaming não é excludente do de consoles e PCs, ou seja, eles podem conviver juntos, num ecossistema, que é o que a Microsoft formará no futuro. Saiba que a Tecent arrecada mais que a Sony, a Microsoft e a Nintendo fazendo “joguinhos” para dispositivos móveis; imagine que com o xCloud (streaming) poderemos jogar grandes jogos também nos dispositivos móveis e isso será uma “revolução”. Existe aqui um mercado muito maior, e a Microsoft quer integrá-lo ao de consoles e de PCs. Foda d+!!!

    1. Não acredito que será pago. Acho que para quem já tiver um XB, uma conta XB Live, poderá continuar seus jogos (comprados ou através do Game Pass) gratuitamente.

    1. Na minha opinião markus felicius, Querer sim é poder sim. Quem domina o mundo dos games é a Microsoft e Xbox sim. Na minha opinião. Ok Markus Felicius.

        1. Pq nao vai decolar ??se a sony decolou cm esse serviço porco chamado Psnow e olha que nem tecnogia pr isso sony tem
          Entao no seu mundo a Psnow que vai usar a tecnogia da Microsoft é boa
          E o xbox que vai usar tecnologia da Microsoft na qual ela pertence nao vai ser ???? que mundo tu vive cara???? tu é burro assim mesmo??? e outra o xcloud estava pr testar na E3 e já tem alguns usuarios no USA testando e vc fala que nem saiu do papel????
          Cara quando sabemos de algo ficamoas calado pr nao passar vergonha fica a dica

          1. Decolou onde meu jovem? o PS Now esta no escanteio, a maior plataforma da sony ainda é o PS4, que não demonstra cansaço, o burro nessa historia seria você que esta cantando vitoria em algo que ainda é ” TESTE “, que nos mortais não sabemos como vai funcionar em qualquer internet, em nenhum momento eu disse que PS NOW é melhor .

    2. Tecent ganha mais que a Sony. Microsoft tem mais plataformas que a Sony e ainda usa servidores em nuvem. Até a Sony dará dinheiro para a Microsoft por conta disso. Dominar algo é relativo. A Sony já domou no PS2, a Nintendo no Super Nintendo, mas os tempos mudaram.

      1. Que diferença faz de onde vem o dinheiro? o que importa para nos jogadores é a plataforma para jogar, e a Sony tem mais plataforma que a MS, o PS4 vende o dobro que o Xbox one, PC não conta porque quem domina é a Steam

    3. O carro Gol foi líder do mercado por 25 anos e hoje luta para ficar entre os TOP 5 veículos mais vendidos. Não consigo ver grandes novidades no Playstation, a não ser criar os mesmos estilos de jogos. Será que o PlayStation terá a mesma história do Gol? Quem domina hoje não necessariamente domina no futuro. Quem dorme na praia a maré leva.

    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Obrigado Markus, alegrou meu dia!
      Que tal jogar um multiplayer no PS?? opa… caiu de novo!

      essa foi boa kkkkk

  2. Alguém aqui ja recebeu a alpha do Bleeding Edgeou no momento só tão soltando os códigos nos EUA? Porque eu fiz a minha inscrição pro game no dia da E3 e até agora nada, e já vi vários perfis sobre Xbos americanos falando que já puderam jogar a alpha mas ainda não vi nenhum perfil brasileiro falando sobre isso.

    1. Eu tambem fiz minha inscrição, até chegou um email pra mim so que eu não conseguir testa tambem, vou esperar uma beta para todos mesmo .

    2. Ve o seu e-mail, eu fui aceito mas depois recebi outro e-mail falando q se eu não recebi o jogo, é pq ainda não expandiram pra outros países, mas devo ficar atento pq em breve deve chegar.

    3. O windows club quando divulgou isso esqueceu de dizer que era só pro USA e de quebra ainda tinha que ser um daqueles insides cobaia do xbox rsrs

  3. “Você pode começar com um jogo no seu console, depois passar para o PC e terminar no seu celular. Essa é a nossa ideia.”

    Não tem como achar isso ruim, tem que ser muito idiota para críticar isso.

        1. O serviço nem foi lançado ainda e você já fala que é merda! Eu tenho “xbox one s” e quero que o “Xcloud” dê tão certo quanto o “Google Stadia”, isso é muito bom pra comunidade gamer! Vê o que o Vinícius Bezerra falou, e vê se eu não tenho razão..!

      1. Veja o útimo video do davy jones sobre o Stadia que vc vai ver como esse serviço da Google vai ser uma furada da porra,Ele testou o Stadia na E3 e disse que a imagem do jogo nao eram boas,E olha que ele testou em um ambiente totalmente controlado.
        No caso da Sony a psnow está tao boa que no lançamento dela na Espanha estava tudo cagado onde os usuarios ficaram esperando por horas pr entrar e isso quando nao caiam,Psnow está tao boa que a Sony meteu o pé da Amazon e pedir socorro sabe pr quem ??? MICROSOFT……Preciso rebater teu argumento ainda Ponei????

        1. A Microsoft tem ótimos servidores com azure! Mais não tem quem bata de frente com a google em relação a internet! Ela é a rainha da internet se ela não conseguir com seus cabos submarinos de fibra óptica e seus servidores, quem vai conseguir???

        2. Eu vi o video, agora eu te pergunto você já jogou em um Xcloud para saber se ele faz melhor? se a Sony recorreu a MS BLZ, ela sabe o que melhor para ela, isso só prova que a Sony esta melhorando e se preparando para oferecer o melhor, agora você vai me dizer que o PS now não vai funcionar porque usa o Azure?

      2. Acho que não será concorrente direto. Os anúncios recentes sobre o Stadia, apontam para o mesmo tipo de projeto da Apple, ou seja, jogos mais simples em sua grande maioria, mas, com alguns nomes mais conhecidos. Ou a Google está escondendo cartas na manga ou se empolgou demais no anúncio. Resta apenas esperar para termos certeza.

        1. Pelo que sei vai ser o mesmo que um PS4, a Ubisoft esta apoiando com gosto o projeto, jogo grande não deve faltar, o problema é que antes do anuncio dele as pessoas achavam que ele era um sistema por assinatura, coisa que nunca foi prometido, o defeito esta nos jogadores e não no Stadia, o Google já colocou as cartas na mesa, o que vier de bom no futuro sera um bonus

          1. kkk espera-se um serviço legal né, ele não é. Dave Jones testou e bombardeou de críticas, pra ser bom os jogos deveriam ser pelo menos mais baratos

          2. De fato teria que ser mais barato, mas isso o Google pode rever depois caso não consiga crescer o esperado

      3. Stadia tem dois problemas: 1) testes mostraram que parece ter uma taxa de compressao alta e que influenciam na qualidade da imagem negativamente, 2) não terem um serviço de assinatura para competir com Game Pass ou PSNow, até agora você tem que comprar o jogo e ainda assinar o serviço para usar o streaming.
        PSNow seria o único concorrente direto já que sua infraestrutura será também Azure, porém vão ter que colocar jogos mais atrativos no serviço, mesmo tendo mais jogos a qualidade dos que estão no Game Pass é maior, sem contar os First Party Xbox Game Studios.

          1. Claro que enquadra. O xCloud é exatamente o que a Microsoft quer para vender o Game Pass em qualquer dispositivo, somando streaming + catálogo de jogos, assim como é a PSNow. Acho que você que não percebeu o que está sendo feito.

        1. Boa analise, só gostaria de corrigir uma coisa, a assinatura é opcional ela serve para jogar em 4K e para ganhar jogos grátis, do resto é só comprar o jogo e jogar em 1080P, jogos viram com o tempo, quando sair um jogo para PS4/ONE deve sair para o Stadia também, a Ubisoft e a Platinum já mostraram entusiasmo no Stadia.

          1. Você está correto, vai existir um plano gratuito do Stadia para jogar em resolução até 1080p, mas será lançado posteriormente.

  4. Se o xCloud funcionar bem vai ser um tiro certeiro da Microsoft, o q tem de gente q joga nos celulares e não compram console. No celular talvez eu jogue alguns índies, metal slug, fazer uns 1000g. Mas pra jogar mesmo vou de console.

  5. A tecnologia Streaming do xCloud tem capacidade de logo ser implantada para redes com conexão wifi e mesmo plataformas mobile com um bom padrão. Mas a grande revolução chegará em breve com as redes 5G.

    Alguns países começaram recentemente as suas redes 5G para os consumidores e os resultados são surpreendentes, até mesmo pelo preço. Veja o exemplo inglês, onde a rede chegará em outubro com acesso ilimitado e preço no plano tradicional de £22.

    Após a instalação do streaming com 5G dificilmente haverá um retorno aos modelos tradicionais.

  6. Tem mais que obrigação, depois da negação que foi essa geração não-nuvem, mas eu duvido que esse projeto ganhe tração tão cedo.

      1. Chegar é uma coisa, outra é sobreviver, é essa a grande questão, a MS esta bem preparada mas quem vai ditar as regras é os usuários

        1. Concordo, mas acho q tem duas visões disso, na primeira é pra galera do Xbox, poder jogar pelos celulares vai ser uma opção daora e fico tranquilo quanto a isso, porém na segunda visão, é a do Xcloud separadamente nos celulares, aí realmente vai depender do interesse dos usuários, mas vamos ver.

          1. Pois é, são 2 mundos diferentes, mas tenho minhas duvidas se vai ser sucesso nos celulares, os jogos de hoje não são feitos pensando nas telas sensíveis, andar com um celular e um controle extra não me parece ser a melhor opção no geral

          2. Há muito tempo que a Microsoft trabalha com opções que vai poder deixar você jogar por toque na tela, por controle convencional do Xbox e ela ainda tá trabalhando em um controle mais específico.

            Conheça mais do Xcloud.

  7. A MS só tem que lançar um controle de celular oficial decente tipo Ipega pra vender bem seu produto, talvez incluindo 3 meses de xcloud ou algo assim.

  8. A Microsoft tem uma visão muito clara do futuro dos jogos; e é bom já deixar claro que o streaming não concorre necessariamente com o mercado de consoles e de PCs; são públicos diferentes, mas que podem conviver naturalmente num ecossistema, que é o que a MS está a montar a partir da próxima geração: console XB + PC + streaming (xCloud). Esta fala do Nadella sinaliza muito bem isso. No futuro, quem já tiver um XB e já assinar o GP poderá usufruir da plataforma streaming da MS, continuar seus jogos sem pagar mais por isso. A MS caminha pra dominar o mercado de jogos como um todo, e as contratações de estúdios e os altos investimentos neles fazem parte desta estratégia, para tornar o GP um serviço único, imbatível e definitivo de jogos em que você poderá acessar através de um console XB, de um PC, de um dispositivo móvel via streaming, ou de todas estas formas conjuntamente, pois todo esse ecossistema estará integrado com seus saves, conquistas, configurações, vinculados à XB Live. Todas essas possibilidades para o consumidor têm muito valor. É um futuro almejado pelos consumidores quando a tecnologia ainda não permitia que fosse possível: “quando eu poderei jogar onde eu quiser e como eu quiser?” Com o avanço da tecnologia e do 5G, este que será 10x mais rápido que o 4G atual e não terá instabilidades, esse futuro será possível.

  9. Entre Google Stadia X MS xcloud acho que a ms seria melhor, afinal ela entende de jogos, ao contrário da Google, que apesar de ser uma empresa muito talentosa, não é do ramo. Mas, não tenho interesse nenhum nisto. A principal vantagem seria jogar em qualquer lugar, mas, faço isto a noite depois do serviço. Não ter que comprar o console é bom, mas, comprei o meu no início da geração, já são 6 anos, e “esta amortizado”. No mais é só desvantagem: latência, precisar de Internet muito boa etc. Vamos ver no que dá isto.

  10. Muita coisa boa está por vir ! De fato hoje, em meu estilo de vida eu necessito da mobilidade para jogar e o Xbox não foi feito para ficar viajando como se fosse um notebook.
    Desejo muito poder jogar via streaming tanto no Notebook quanto no celular, só precisarei do controle conectado via bluetooth.
    O Game Pass Ultimate já é um começo, porem o Notebook precisa ser Gamer para rodar bem os games mais recentes, o que se torna inviável no Brasil. Streaming para que eu possa aproveitar o poder do Xbox remotamente é a saída e a Microsoft está indo por este caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *