Scanner de íris vs retina vs impressões digitais: Qual o mais seguro?

iris-scanner

Vamos explorar alguns dos principais mecanismos de autenticação biométrica disponíveis na atualidade, inclusive em alguns smartphones.

A Apple, apesar de não ser a pioneira, ao trazer o detector de impressões digitais em seus aparelhos, revelou uma tendência que começou a ser seguida pelos seus concorrentes. A Microsoft, diferentemente, e por imagens vazadas até então, resolveu optar por incorporar um scanner de íris em seus novos aparelhos poderosos. Quem estaria certo? A Microsoft ou seus principais concorrentes?

Nesta matéria vamos abortar os prós e contras de cada tecnologia.

Scanner de Retina

Scanner de íris usar a câmera do seu smartphone para digitalizar a íris (no grosso modo é isso). Scanner de Retina (o que você costuma ver nos filmes) usa luz infravermelha e é um processo de detecção mais lento que requer o contato mais próximo e mais prolongado. Também é mais caro do que scanner de íris e não é necessariamente mais seguro. A retina também muda ao longo de sua vida, diferentemente da íris.

Por tais motivos, dificilmente vamos ver scanner de retina nos smartphones.

Scanner de íris vs impressões digitais

scanner-iris-digitais

Dentre as grandes fabricantes, a Microsoft irá estrear o scanner de íris em smartphones, e devemos ver os benefícios na prática dessa tecnologia só no lançamento dos Lumias 950 XL e 950. Mas já sabemos muitas detalhes que podemos comparar com o mecanismos preferido dos seus concorrentes.

Enquanto o scanner de íris e impressões digitais são mecanismos de identificação biométrica, através da íris temos alguns benefícios notáveis. Ao contrário de um scanner de impressão digital, que requer contato físico com um dispositivo, um olho pode ser digitalizado a uma certa distância distância.

Uma desvantagem notável do Touch ID da Apple é que ele não pode detectar os dedos úmidos ou sujos com poeira, por exemplo.

Além de ser preciso, scanner de íris também é rápido. Atualmente são usados para a identificação de vários indivíduos chegando a processar 50 pessoas por minuto enquanto elas se movimentam a um ritmo normal.

Scanner de digitais pode levar vários segundos para reconhecer uma impressão digital, e é provável que por íris o processo seja mais rápida e mais preciso, já que pode ser feita por uma certa distância, mesmo que exista movimento.

Além disso, quando o usuário dormir, a sua esposa, por exemplo, poderá utilizar o seu dedo para desbloquear o aparelho ou realizar compras. Quanto ao scanner de íris, logicamente não é possível explorar essa falha.

Outro ponto de destaque é que estas tecnologias não serão utilizadas somente para desbloquear a tela do aparelho, mas também para realizar compras e validar acesso em aplicativos. No caso do scanner de digitais pode ser um pouco incomodo ficar procurando botões para cada autenticação, já no scanner de íris ele poderá ver se realmente é você que está acessando o seu Facebook ou WhatsApp de uma forma menos intrusiva.

Desvantagens da íris

A maioria dos sensores requerem iluminação decente, e uma íris pode ser afetada pelo consumo de álcool e cirurgias, como a realizada para a catarata do olho.

Scanners de íris também às vezes podem ser enganados por imagens de alta qualidade do olho, mas alguns conseguem identificar se o olho é realmente de uma pessoa viva.

Conclusão

olho-iris-hello

Claro que vamos precisar realizar testes sobre a nova tecnologia que será apresentada pela Microsoft. Porém, de acordo com o que sabemos até então, o olho parece ser o mecanismo mais rápido, seguro e confiável para identificação. Pode parecer estranho e algo que só víamos em filmes, mas estamos prestes a ver esta tecnologia se tornar realidade e ser viável nas mãos um grande fabricante.

Afinal, os olhos sempre foram conhecidos como as janelas de nossas almas, e agora eles estão prestes a se tornar as chaves para desbloquear as portas do nosso mundo digital.

Fique livre apara comentar e postar seu mecanismo de preferência!

47 comments on “Scanner de íris vs retina vs impressões digitais: Qual o mais seguro?

  1. Creio que a grande questão aí não é a segurança em si mas sim a praticidade. Creio que os dois são seguros o suficiente. A não ser que o usuário seja um espião ultra secreto do governo.
    Acho o digital mais prático para dispositivos móveis. É mais fácil você tirar o celular do bolso e simplesmente apertar o botão do celular enquanto olha para outro lugar do que ser obrigado a olhar para o celular para desbloquear. Talvez seja questão de costume. Vamos ver como vai ficar isso aí.

    1. se vc ta olhando pra outro lugar como vai saber que autenticou a digital? e como foi dito na reportagem.. a ideia não é só usar pra desbloqueio.. mas no lugar de outras senhas tbm.. ai por exemplo vc vai acessar o facebook.. no caso de digital apareceria uma mensagem “Coloque a digital para autenticar” já com o leitor de íris seria algo automático.. o site pede a autenticação.. o leitor já confirma que é vc e autoriza

      1. É.. de repente para autenticação em Apps seja interessante mesmo.
        Já para desbloqueio do aparelho só vendo funcionar para ver se vai ser prático mesmo.

        1. Acredito que toda vez que uma pessoa pega o celular pra bloquear, ela automaticamente o coloca na direção de seu rosto (esteja ele baixo ou levantado) e desbloqueia o celular olhando pra ele. Se realmente for assim, não é tão ruim utilizar o leitor de íris sem precisar fazer pose de selfie.

          1. Eu acho que ao apertar o botão de bloqueio/liga-desliga e olhar para o celular de forma normal, ele deverá desbloquear.

      1. Quem nunca pegou o celular e desbloqueou sem olhar.. Por estar conversando com alguém. Ou mesmo dirigindo. Vai desviar seu olhar do trânsito para desbloquear o celular?

        1. Geralmente quando se desbloqueio o celular é para ver algo no celular. Não faz sentido fechar os olhos ou virar a cara para isso.

          No carro, use a Cortana ok. É mais seguro.

        2. Mas não é preciso olhar diretamente imagino eu, só é preciso que a câmera veja seu olho.

          Minha preocupação é em baixa iluminação, será que a luz Da tela do celular é suficiente para o sensor identificar o olho?

  2. claro que o scanner de íris é melhor. A Microsoft acertou ao escolher essa. Sim, tudo tem sua desvantagem, mas se eliminar por desvantagem… O scanner de íris ainda ganha

  3. um olho não fica parado, ele, se mexe, retrai ou expande e e pulsa com as veias. com sistemas de qualidade é facil preceber uma foto do verdadeiro.

  4. “Além disso, quando o usuário dormir, a sua esposa, por
    exemplo, poderá utilizar o seu dedo para desbloquear o aparelho ou
    realizar compras. Quanto ao scanner de íris, logicamente não é possível
    explorar essa falha.” Já vejo o Partido da Mulher Brasileira protestando contra esse exemplo claramente machista do autor. RSrsrsrsrsrs

  5. Se o scanner de íris tiver a mesma eficiência do leitor de impressão digital já está de bom tamanho, melhor ainda se tiver tudo escuro e mesmo assim for preciso. Se faltava uma inovação por parte da MS, eis que surge! Só resta esperar pra ver os resultados.

  6. E no escuro do seu quarto a noite? Espero que de pra usar senha numérica nessa hora, porque se não será uma bosta, ligar a luz do quarto pra desbloquear o aparelho

      1. Ali em cima disse que vai usar a câmera, por isso falei o escuro, e a luz do smart em brilho baixo longe do rosto que é o certo de estar a noite não é suficiente, ainda mais se a foto na tela de bloqueio tiver cores escuras

        1. Não, cara. Eu queria dizer que a câmera vai precisar de um emissor de luz infravermelha para funcionar. E independente da luz ambiente vai funcionar.

          1. Na verdade não é a câmera e sim um sensor de infravermelho pra reconhecer, estou vendo alguns vídeos do

            ARROWS NX F-04G no youtube pra ter uma noção.

          2. Cara, tem uma câmera. Observa no inicio do video quando o chinês desbloqueia na tela aparecer o rosto dele e uma luz em volta do olho.

  7. Essa era uma dúvida que eu tinha, sobre a iluminação, essa na verdade é uma GRANDE desvantagem, na verdade pra mim, as desvantagens do leitor de íris são bem mais relevantes do que do leitor de digitais, mas não quero me precipitar, bora esperar dia 6 pra ver certinho como vai funcionar.

  8. Imagina no trem, busão, ou no carro dirigindo ou como passageiro, tendo que ficar levantando o celular à altura dos olhos e olhando igual um idiota toda hora pra desbloquear e todo mundo vendo…
    Nada é mais prático e comodo que meu leitor de impressões digitais no botão de energia… =D

      1. Esse sonete é doidão, kkkkkkkkk não sei que diabos ele está fazendo aqui, mas como o Windows Club tem aquela coisa de liberdade, kkkkkkkk Só observo!! OO

        1. Minha mão tá coçando para comparar os novos Lumias com esse Xperia. Se seguir a tradição, vamos ver outra surra dada pela Microsoft.

          Quero ver a sonete infartar.

  9. “Além disso, quando o usuário dormir, a sua esposa, por exemplo, poderá utilizar o seu dedo para desbloquear o aparelho ou realizar compras.” KÇSDFÇKSDFÇKÇFDSJSDFÇKSDF desculpa mas eu to rindo

  10. por isso q a microsoft fez os lumias 950 e 950XL não tão bonitos kkkk é pro cliente olhar pra ele na marra e assim acabar se acostumando com o visual kkkkk mas eu gostei do leitor de iris, espero q venha em um futuro lumia 850, quem sabe…

  11. O que importa pra mim é ser diferente, não gosto de ser mais do mesmo. E vai que dê certo e as oems fabriquem smarts com win10 pra desfrutar do recurso? Custa nada tentar…boto fé nesse recurso.

  12. Essa câmera é tecnologia desenvolvida pela Intel, uma busca rápida no google por Intel RealSense dá pra ver direitinho como funciona (muto bem)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *