Serviço de jogos em nuvem Amazon Luna usará servidores Windows

A Amazon anunciou seu novo serviço de jogos em nuvem chamado Luna ontem, que será lançado primeiro em uma prévia limitada nos Estados Unidos. Por US $ 5,99, uma assinatura Luna+ fornecerá acesso a um catálogo de jogos nos dispositivos Fire TV da Amazon, PCs e Macs com Windows, bem como iPhones e iPads pela web.

No lançamento, o catálogo Luna+ incluirá alguns jogos muito bons, como Control, Metro Exodus, Resident Evil 7: Biohazard ou A Plague Tale: Innocence. Um canal separado da Ubisoft fornecerá acesso ao próximo Assassin’s Creed: Valhalla, Watch Dogs: Legion e mais jogos da Ubisoft.

Não estava claro como a Amazon conseguiu disponibilizar todos esses jogos no Luna no lançamento, mas desde então aprendemos que o serviço de streaming de jogos usará servidores Windows, o que deve tornar mais fácil para os desenvolvedores de jogos trazerem seus jogos e futuros jogos dos PCs Windows para o serviço.

Como um lembrete, o Google escolheu uma abordagem completamente diferente com sua plataforma Stadia, que é baseada no Linux e requer algum trabalho dos desenvolvedores de jogos para portar seus jogos nesta nova plataforma. Até agora, o Google conseguiu convencer grandes editoras como Ubisoft, Square Enix, Bungie e Rockstar Games a trazer seus jogos para o Stadia, mas no geral o catálogo de jogos na plataforma do Google continua muito pequeno.

O Google também escolheu um modelo de negócios diferente para o Stadia com uma assinatura do Stadia Pro que oferece alguns novos jogos grátis todos os meses, mas outros jogos do Stadia precisam ser comprados separadamente. O Amazon Luna é muito mais semelhante ao serviço Cloud Gaming da Microsoft (Project xCloud) e Xbox Game Pass, onde os usuários pagam uma assinatura mensal para desfrutar de um catálogo de jogos atualizado com frequência.

No início deste ano, o chefe do Xbox, Phil Spencer, disse que a Amazon e o Google eram os verdadeiros rivais da Microsoft no espaço de jogos, não a Sony ou a Nintendo. Graças ao seu ambiente Windows, preços agressivos e integrações com o Twitch, o Luna poderia forçar o Google a fazer algumas mudanças sérias em sua plataforma Stadia.

A Microsoft provavelmente também terá que se mexer, já que seu próprio serviço de jogos em nuvem permanece disponível apenas em dispositivos Android, enquanto Stadia e Luna têm presença de PC e TV. A Amazon também conseguiu contornar as regras restritivas da App Store da Apple, disponibilizando o Luna no navegador móvel Safari da Apple, algo que pode dar algumas ideias à Microsoft e ao Google.

O Amazon Luna estará disponível apenas nos Estados Unidos no lançamento e não temos ideia de quando será lançado.

79 comments on “Serviço de jogos em nuvem Amazon Luna usará servidores Windows

    1. Aí vc nego comentando merda falando que a Amazon vai ser a nova líder, que é impossível pra Microsoft combatê-la. Famosos “analistas” formados pela internet, sabem merda nenhuma kkkk

      1. Mas essa briga não existe da forma que assistimos com os consoles. Veja bem, quantos anúncios do Grupo Facebook são pagos nos vídeos que assistimos do YouTube? No final das contas, os modelos de negócio dessas empresas se adaptam ao menor custo e menor mão de obra / manutenção. Não existe “ideologia” nesse tipo de negócio. Acho que a TI aprendeu bem com a guerra de navegadores e a bolha da internet dos anos 90 e claro, esse é um aprendizado que a Sony, com uma tímida experiência nesse setor, não possui.

  1. O Stadia vai ter mudar o modelo do negócio, pois parece a Çony cuspindo na cara do cliente. Não me surpreenderia se a Amazon comprasse a Ubisoft, que ultimamente tem deixado bastante a desejar pra mim. A Microsoft não bobeou e fisgou a Bethesda por um preço bastante surreal equivalente aos direitos de Star Wars + Universo Marvel. Se a Amazon comprasse a divisão de jogos da Warner eu ia ficar bem triste. Os jogos que eu mais gostei nesta geraçao tiveram a produçao de algum estudio da Warner ou tiveram a Warner como editora.

  2. Não é a toa que o Nadella é CEO da Microsoft, antes ele era o chefe da divisão da computação em nuvem, que hoje que enche os bolsos da Microsoft com dinheiro infinito. Até o Pentagono paga o aluguel do Azure.

    1. Azure quando mais clientes mais dados são gerados Microsoft.
      É uma máquina de fazer dinheiro. Nadella bateu todas as expectativas dos analistas em relação a ele por várias vezes. Esse cara é um gênio! Ele pensa fora da curva. Estamos muito bem representados. Por sinal tava vendo os papos de Tim Dog, Microsoft tem ainda alguns bilhões pra gastar em estúdios. Estamos em uma fase nova na Microsoft, acho que todos nós estamos percebendo que o rumo até mesmo de nossas conversas mudou. Não estamos mais gastando muito do nosso tempo aqui com Sonystas. Estamos falando do futuro da marca Xbox, dos novos rivais. De possíveis aquisições etc. Até o nivel da WC mudou!

  3. fico feliz q a amazon tenha entrado, pq a sony não to mais botando fé q vá ser uma rival para a MS… pelo menos a AMAZON sabemos que tem grana, se pegar gosto pela coisa vai nós consumidores só temos a ganhar… apesar de q até hj a MS, mesmo não tendo uma rival no streaming, soh jogou bonito…

  4. Agora ficou mais claro as movimentações da Microsoft… As declarações do Phil sobre os reais concorrentes e a compra da Bethesda. Jah sabia do Luna e começaram a reforçar os estúdios.

  5. Se ele entrar no Amazon Prime, eu provavelmente vou assinar também. O Amazon Prime assim teria filmes, música, desconto em compras na Amazon e jogos. Seria um serviço excelente.

    Acredito que serviços é o futuro e acho que vai ser comum termos uma série de assinaturas mensais. A MS deve pensr parecido, daí o investimento em estúdios, mais que a concorrência com a Sony em consoles, isso garante a fatia dela nesse mercado. Adquirir o Spotfy pra ramificar os serviços poderia ser uma boa pra MS também… Se em que acho qie por ora a ideia é somente investir em jogos mesmo

  6. A questão de rodar em browser sempre foi possível usando web assembly. Não entendo porque a MS não fez isso. Talvez tenha alguma diferença secreta no client.

  7. Te falar q esse Luna me chamou muito a atenção quando eu li “jogos da ubisoft day one” hm… Fc6… Ac Valhalla…. Além dos já lançado por ela… Beeeem interessante

  8. – Microsoft com 50-60 milhões de consoles vendidos está mirando num mercado de 3 bilhões de jogadores (console, PC, celular, tablet e TV);
    – Sony com 120 milhões de consoles vendidos está mirando no mesmo mercado de 120 milhões de jogadores (consoles).

    Se a Sony realmente tivesse interesse em jogar pela nuvem ela investiria no PS Now, mas já falou recentemente que pra ela não compensa lançar seus jogos em um serviço, ou seja, ela ainda não percebeu o quanto é rentável serviços de assinaturas e será engolida pela Microsoft (xCloud + Game Pass), Amazon Luna e Google Stadia.

    1. Não se trata de investimento em nuvem. Se trata de estrutura pra esse investimento, Sony é incapaz de conseguir isso só com o sucesso do Playstation.
      Por isso ela aluga.

    2. N compensa lançar os jogos em serviço pois investem muito e claramente o retorno desde modelo seria a médio/longo prazo. A Microsoft tem muita grana pra queimar até começar a ter lucros, me parece q a Sony jah n tem 🤔… Acredito q a curto prazo, melhor pra Sony seria lançar mais dos seus jogos para o PC, pois eh assim q ela mais ganha dinheiro, neh?!

  9. Vale lembrar que a Microsoft será a única empresa que terá um ecosistema integrado entre console, PC, smartphone e TV. Todos jogadores jogando juntos independente da plataforma e ainda terá o saving na nuvem, ou seja, jogue no celular e depois continue no console de onde parou.

    Amazon e Google não tem consoles e Sony não tem serviço em nuvem a altura de competir com esse novo mercado.

    1. talvez a google compre a divisão de VG da sony e ai poderemos ver uma treta fenomenal entre google e MS… ai fiii eh grana x grana… que ganhe o mais louco kkk

    1. Existem servidores linux e Windows. É servidores, mesmo. Porém, podem confundir achando que vão usar o Azure, mas não vão, é AWS mesmo.

      Este site roda num servidor Linux.

          1. retardado, basta digitar isso no google antes de vomitar bosta. isso que dá a escr0ta da sua mãe defecar vc.

          2. Kid, linux não precisa de proteção, ele é uma zona neutra.
            A microsoft não abdica de 60mil patentes ou gasta 60 bilhões pra ‘proteger’ ele, ela investe.
            Em um ambiente open source ou em um ambiente de software livre não existe propriedade intelectual privada, nunca ouviu falar de GNU?
            Ela faz isso justamente pq o linux é mais leve, versátil e tem um marketshare infinitamente superior ao windows em grandes servidores e datacenters.

  10. Macs com Windows

    Sério mesmo que tem gente que instala Windows em Mac? Eu nunca gostei da Apple, mas eu valorizo o fato de eles fazerem o sistema operacional do próprio hardware deles, Mac tem o MacOS e o iPhone o iOS.

    Porque uma pessoa pessoa instalaria um Windows em um Mac? Não seria mais fácil comprar um PC com Windows? (pergunta sincera)

    1. Eu explico:

      -Algumas IDE de desenvolvimento roda melhor em Win do que MAC.
      -Algumas linguagens de programação são proprietárias da Microsoft, tais como C++ e C#.
      -Integração com o GIT HUB é bem melhor no Windows.

      Então, o pessoal do MAC usam virtualização (máquina virtual) VMware e VMbox a fim de emular o Win para rodar estas IDE em cluster, ou para; Facilitar o desenvolvimento de projeto.

  11. Bacana e louco mesmo seria se acontecesse isso:

    -John carmack e john romero fazem as pazes, e vão trabalhar juntos na ID software, agora da XGS, e fazendo um novo Commander Keen.

    -Zenimax, deixando os jogos todos como Multi, pra MS ganhar mais dinheiro nas suas franquias, e o tal acordo, dar certo e dar frutos em dinheiro.

    Pra mim, essa foi a maior bomba da história dos games essa jogada da MS.

    Quake, Doom, Commander Keen, Fallout, Prey, Wolfenstein é a cara do Xbox. Pra quem jogou em MS-DOS sabe o que eu digo.

      1. Seria uma jogada Monstra da MS… Inacreditável.

        Além de unir empresas, unir pessoas?

        Isso sim seria algo monstro de se ver. Voltar aos tempos clássicos de disquete, mas agora no Xbox.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *