Sets: Microsoft anuncia a maior mudança no uso do Windows desde o Windows 95

sets

E como praxe, os rumores se confirmaram, e vá  logo aprendendo como usar o Windows 10 em 2018 com o vídeo abaixo liberado oficialmente pela própria Microsoft.

A Microsoft revelou mais informações sobre os Sets, sua nova interface multi-janela baseada em abas/ guias para o Windows 10. Pode lembrar o ChromeOS ou um navegador web moderno. Inicialmente, funcionará apenas em aplicativos UWP, mas a Microsoft espera expandi-la para aplicativos mais simples, como o Notepad e as versões especiais do Office, em última instância, suportar aplicativos complexos como o Photoshop. A Microsoft permitirá aos usuários desativar tal recursos em aplicativos específicos.

A Microsoft descreve o Sets ele como sendo uma forma fácil de organizar o que você está fazendo. Por exemplo, ele pode reunir diferentes aplicativos e sites da Web em uma só janela, com diferentes guias para cada item.

O conceito por trás dessa experiência é garantir que tudo como páginas wens, documentos de pesquisa, arquivos e aplicativos, estejam conectados e disponíveis em um clique. Como o Office, o Windows e o Edge se tornam mais integrados para criar uma experiência perfeita, para que você possa voltar ao que é importante e ser produtivo, recuperando esse momento, economizando tempo – esse é o verdadeiro valor dos Stes.

O recurso inicialmente só estará disponível para Insiders selecionados, mas dever chegar para todos na próxima grande atualização de recursos do Windows 10. Veja isso demonstrado no vídeo abaixo:

[youtube]3lEjuU-XFHg[/youtube]

Dado que, desde o Windows 3.1, usamos a sobreposição de janelas de aplicativos, a novidade é muito significativa, mas é claro que, hoje em dia, muita coisa pode ser feita em páginas da web e, como  Office Online, e assim juntar tudo pode fazer sentido.

O que vocês acharam? Será mais fácil usar o Windows dessa forma?

58 comments on “Sets: Microsoft anuncia a maior mudança no uso do Windows desde o Windows 95

    1. pelo que eu vi parece ser opcional. se abrir direto do ícone do app vai continuar abrindo separado, dai se quiser tudo na mesma janela é só ir no “+” para abrir o quer na nova guia.

    1. é o windows copiando a ideia do chromeos.. ja to até vendo.. nuvens.. edgeos .. duvido nada que o windows s se torne um edge com varias funções do win

    1. Caso tenha olhado o vídeo, pode notar que vai ser totalmente integrado ao office 365. Quem mexe muito em vários tipo de documentos, vai ter uma praticidade muito maior. Já que esta tudo integrado, office, OneDrive, arquivos e edge.
      obs: como citado na matéria. futuramente mais apps podem ganhar suporte a essa função.

          1. Eu imagino a pequena raposa, mimada, que comprou uma bola só pra poder brincar com a turminha do bairro. Ai qdo alguém é do contra diz: ” a bola é minha”.
            Ai vem a mãe raposa e diz: Tesouro, não se misture com essa gentalha. Kkkkk

    2. na vdd pense por outro lado.. você está fazendo uma pesquisa ou uma redação de determinado assunto porém você precisa pesquisar algo relacionado sobre o msm.. vc poderia pesquisar sem sair da janela onde o word tá.. dai a outra janela que talvez possa ser algo de outro interesse não te atrapalharia.. ou bagunçaria.. ja fiquei varias vezes perdido assim.. talvez isso não ajude a quem não precisa

      1. tá, mas pra que? se vc tá no word e quer pesquisar, é só apertar “winkey” e digitar o que vc quer que a cortana vai pesquisar pra vc

        em vez da MS refinar a UI ela quer enfiar um monte de gambiarra

        a MS pelo visto não aprendeu com um dos seus maiores fail, que foi o Windows 8

    3. A taskbar faz esse papel mas de maneira meio ruinzinha, né…

      Principalmente porque é mais lenta, as janelas às vezes são de tamanho diferente e demoram mais pra carregar do que uma aba (pouco mais, é verdade)…

      Fazer o Office funcionar em abas facilita muito porque daí é possível trazer conteúdo do Edge muito mais facilmente.

        1. Eu concordo com o que você falou. Mas tem um porém: o gerenciador de janelas do Windows tem algumas deficiências que atrapalham em muito a eficiência de quem trabalha, como por exemplo a ausência de um critério consistente pra mostrar as janelas de fundo. Pra termos uma janela de fundo visível no Windows hoje é necessário recorrer à mesma gambiarra que já existia no Windows 95, ou seja, clicar em outra janela ou na área de trabalho. Considero um método lento demais.

          Com teclas de atalho deve ser mais rápido, mas ainda incômodo.

  1. Aqui no trampo isso seria uma mão na roda. Fico direto com uma caralhada de planilha de Excel e doc do Word aberto, e essas abas seriam tudo o que eu precisava.

  2. Cara, a matéria indica que pode ser desativado, então menos mimimi e espera a porcaria da função chegar para então desativar, e deixa quem gostou utilizar e pronto… Cambada sai da mata para reclamar do acréscimo de funções em um SO.. Não use, simples… mas que venham mais novidades para quem gosta… Não sei se vou usar, mas se estiver disponível, ótimo.. Vão procurar uma namorada, porque isso tá parecendo carência de atenção!

    1. Concordo, até o ponto em que seja obrigado e não tenha como desativar, como aconteceu com diversos softwares, inclusive da MS, como o menu em Abas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *