Carregando...

Sonho no PS4? Microsoft gostaria de levar o Xbox Game Pass a todas as plataformas

A notícia não é exatamente nova, mas uma reconfirmação de algo que a Microsoft já tinha sido dito. Entre os serviços de assinatura existentes no mercado, o Xbox Game Pass é o serviço mais completo e atraente. Este serviço é atualmente exclusivo para plataformas Xbox, onde é o caso de consoles que oferece um catálogo melhor. Para expandir o negócio, uma opção analisada é aquela que abre as portas para entregar esse serviço a todas as plataformas. Durante a Gamescom 2019, alguns membros da Microsoft deixaram claro que gostariam de levar o Xbox Game Pass para todas as plataformas.

Em uma entrevista ao Gamereactor, o chefe dos serviços de jogos, Ben Decker, compartilhou sua visão de como este serviço poderia ser trabalhado no futuro. Sendo um serviço de assinatura, quanto mais assinantes você tiver, mais benefícios terá, e é um dos principais recursos cujo crescimento está permitindo que a Microsoft ganhe mais dinheiro. Decker comenta que “nós gostaríamos de ver o Xbox Game Pass em todas as plataformas e eu acho que é um objetivo de longo prazo”. Agora, não se assuste, porque no que se refere a esses planos, “não temos um plano específico no momento”, no entanto, é claro que a Microsoft gostaria de levar o Xbox Game Pass para todas as plataformas.

Alguns podem pensar que isso é possível já que os jogos da Microsoft Game Studios, agora Xbox Game Studios, foram enviados para o Nintendo Switch. Mas devemos lembrar que os planos para lançar jogos em outras plataformas foram fechados até então. Ainda assim, não espere que os jogos da Xbox Game Studios irem ao Playstation 4 da Sony. A ideia aqui parece estar mais relaciona ao Project xCloud.

Embora agora seja destinado a ser usado em um dispositivo móvel, seja ele um tablet ou smarthphone, um aplicativo que permite executar jogos do Xbox via streaming pode ser algo que é distribuído de forma intercambiável em muitos dispositivos, incluindo outras plataformas. Se o Project xCloud funcionar apenas por browser, por exemplo, qualquer dispositivo com navegador com internet poderá ser utilizado para jogar os jogos do Xbox.

Então, se você possui um PS4 e sonha desfrutar de todos os jogos do Xbox Game Pass, terá que esperar, a empresa disse que ainda não tem os planos específicos e que não pretende lançar jogos na plataforma rival. Deverá aguardar avanços do Project xCloud para tanto ou comprar um Xbox One se prefere baixar os jogos e jogar com maior estabilidade.

A Microsoft gostaria de alcançar mais plataformas, mas o que ela realmente quer é obter seu serviço chegue para mais usuários e que o conceito de plataforma não é um problema. O xCloud poderia ser a solução que a Microsoft está considerando para atingir esse objetivo, uma plataforma para a qual uma nova opção poderia ser habilitada, permitindo que o usuário usasse seu próprio console para jogar a partir do seu celular.

Além disso, muito provavelmente os fãs do PS4 e Nintendo Switch devem ter smartphones, e poderão assinar o Xbox Game Pass por lá em algum momento lá no futuro. Vamos ter que esperar, assumimos que até o London X019, para ter novas novidades sobre o xCloud, mais sabendo que eles devem habilitar uma fase beta para um maior número de audiências antes do final do ano.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.