Carregando...

Sony anuncia plano para forçar retrocompatibilidade em futuros jogos do PS4 no Playstation 5

A Sony acaba de anunciar um plano que obriga a todos os desenvolvedores que irão lançar um jogo para o Playstaiton 4 após o dia 13 de julho de também criarem uma versão para o Playstation 5. Tal medida foi anunciada após a Microsoft oficializar que milhares de jogos estarão disponíveis no lançamento do Xbox Series X.

Isso significa que todos os jogos do PS4 recebidos pela Sony para testes após o meio daquele mês são tecnicamente retrocompatíveis – jogáveis ​​no console de última geração da Sony – embora seja responsabilidade do desenvolvedor de cada jogo garantir que esse seja o caso.

A documentação do desenvolvedor – lançada no site interno de parceiros da PlayStation e vista pela Eurogamer – detalha uma opção que os desenvolvedores devem verificar para confirmar se o jogo foi testado quanto à compatibilidade com o hardware PS5. Esta opção foi adicionada no final de abril em uma nova versão do kit de desenvolvedor de software PS4 da Sony.

Além disso, a documentação da Sony esclarece o que significa “retrocompatibilidade“. Um jogo será considerado retrocompatível com o PlayStation 5 somente se seu código de envio for executado sem problemas na máquina de próxima geração da Sony e oferecer os mesmos recursos no PS5 e no PS4.

Atenção, se um jogo foi originalmente enviado à Sony antes de 13 de julho de 2020, qualquer novo patch ou remasterização após essa data não exigiria retrocompatibilidade com o PS5, mas seria “fortemente recomendado” pela japonesa.

Se um jogo foi originalmente enviado à Sony após 13 de julho de 2020, qualquer patch ou remasterização futura desse jogo precisaria manter a retrocompatibilidade com o PS5. Uma vez que um jogo é compatível com PS5, ele deve permanecer assim.

Vale ressaltar que tudo isso se aplica aos jogos enviados à Sony após 13 de julho, que não são os mesmos lançados após essa data. Geralmente, os envios são feitos bem antes do lançamento para garantir que a equipe de certificação da Sony possa aprovar o jogo a tempo.

Por exemplo, o próprio Ghost of Tshushima da Sony é lançado em 17 de julho, mas terá entrado na certificação antes do encerramento de 13 de julho. Não precisará especificamente ser retrocompatível com o PlayStation 5. No entanto, como um dos títulos da Sony, talvez deverá suportar o PlayStation 5.

Muitos editores de terceiros já confirmaram que apoiarão o método Smart Delivery da Microsoft para propriedade entre gerações no Xbox, projetado para oferecer a melhor versão de um jogo para a plataforma em que você está jogando. A Ubisoft usará isso para fornecer a propriedade entre gerações do Assassin’s Creed Valhalla, assim como o CD Projekt Red com o Cyberpunk 2077. (A EA, enquanto isso, decidiu que alguns de seus jogos terão uma janela de “atualização” por tempo limitado ).

Quanto aos jogos lançados anteriormente, a Microsoft declarou sua intenção, há um ano, ter o catálogo completo do Xbox One trabalhando no lançamento do Series X, bem como todos os jogos do Xbox 360 existente no programa de retrocompatibilidade e do Xbox original também. E, como a Microsoft revelou à Digital Foundry em março, ela fornecerá melhorias – como a adição de HDR – aplicadas automaticamente.

Além disso, os jogos da retrocompatibilidade do Xbox poderá ter taxa de frama dobradas e resolução 4K. Já vimos como Red Dead Redemption (original) ficou com uma qualidade de remaster ou até mesmo The Witcher 2, um clássico do Xbox 360. Além disso, tais títulos irão se beneficiar do “Quick Resume“.

Esta atitude da Sony em obrigar desenvolvedores a suportar a retrocompatibilidade poderá consequências desconhecidas. Vamos acompanhar os próximos passos para entender como a indústria reagirá a isso.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.